Upgrade em som antigão!

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Upgrade em som antigão!

por crisln » Qui Abr 01, 2010 10:31 am

Olá a todos,

Preciso de um auxilio quanto a uma dúvida e possível recomendação de equipamentos para o som do meu Punto.
Possuo um trio que me acompanha a muito tempo quando instalo o som do carro.
- Tenho um módulo Aquarius mosfet 3 canais (150RMS total) que é de 2000.
- Tenho um uma caixa selada selenium storm 8” também de 2000.
- E tenho um Sony cdx-r3417x de 2005.

Junto a isso, instalei no Punto kits 2 vias Bravox CS60 nas 4 portas.

Quem houve o som no carro acha bom a primeira vista, mas minha esposa possui um novo Ka onde instalamos kits coaxiais H-buster nas portas e um Sony GT217X simples (2008), sem amplificador.

Gente, o som do carro dela é muito melhor que o que eu tenho com toda esta tralha no meu!
O som é equilibrado, com médios agudos e graves bons.
O meu, quem ouve depois, parece que ta abafado, faltando algum brilho.

Minha dúvida:
- Estes equipamentos antigos podem estar prejudicando a qualidade do meu som? (todos estão em perfeito estado de funcionamento, e nunca apresentaram problemas).
- Se eu trocar o ampli e o radio por modelos mais novos, vou ter um ganho considerável tendo em vista que a qualidade sonora dos equipamentos tenha melhorado substancialmente nestes 10 anos?
- Caso as 2 dúvidas acima sejam respondidas com sim, que equipamentos vocês recomendam para ouvir som dentro do carro, com qualidade?

Se puderem me ajudar, agradeço.

Abraço

Cristiano
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Upgrade em som antigão!

por crisln » Seg Abr 05, 2010 9:44 pm

Ninguem pra ajudar? :lol:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipe.mm » Seg Abr 05, 2010 11:27 pm

kra, eh mto relativo isso.. tem tantos fatores..

algumas tentativas que vc pode fazer:

- verificar eq do player;
- verificar esse amp (q marca eh essa!?!?!?! auheiuh);
- ver o ganho do crossover do kit, se for o CS60D tem uma atenuaçao no crossover que pode ser escolhida entre -3dB, 0 e +3dB senao me engano..;
- tentar retirar os tweeters do kit do lugar original e colocar em cima do painel e direcionados;

Bom, suas dúvidas são pertinentes, e de fato o amp e o player podem ser os causadores disso.. mas como disse, soh testando pra ver!
E as vezes, os HBuster sao tao gritantes, e nao tem nenhum grave que pode parecer pro seu ouvido que ta equilibrado, sei la..

;P
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por crisln » Qui Abr 08, 2010 6:30 pm

Felipe, valeu pelas dicas.

Já testei algumas e realmente não há ganho com este conjunto que tenho.
Sobre o Módulo, realmente é pré-histórico.. hehehe... na época nem existia RCA ainda neste tipo de equipamento... é parafuso e fio desencapado.

Sobre o Hbuster, por incrível que parece, ele tem grave, médio e agudo definidos... em volume rasoavel pra ouvir dentro do carro. Este eu consegui equalizar bem usando as opções do player Sony e o Loudness pra dar um reforço nos graves.

Vou inverter a questão, e passar uma configuração pra tu me dizer se está legal (partindo do princípio que vou trocar ampli e player e manter os kits bravox e o sub de 8".

Opção 1:
- Player Pioneer DEH 2280ub (lançamento) + Hurricane HA4.120

Opção 2:
- Player DEH 7880 (tem mais equalizações disponíveis, mas não tem USB) + Hurricane HA4.120

Opção 3:
- o que tu recomenda, fora estas 2?

Se puderes me ajudar, agradeço.

Abraço,
Cristiano
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipe.mm » Qui Abr 08, 2010 7:23 pm

Cara, o melhor player que vc pode comprar eh oq tem mais ajustes e que caiba no seu BOLSO..

eu dei uma olhada por cima e ta tdo mto kro me parece, entao eu recomendo vc procurar inclusive pelos Alpines, ano passado na loja q eu montei o som um 9884 ja com o cabo usb embutido estava por 600 e pouco.. e olhando hj eu vi o 7180 por 700 na internet.. entao pesquise bem.. pois um Alpine tem melhor qualidade de som e talz.. vc tera q procurar em lojas e talz pra acha-los..

provavelmente qq marca ira te satisfazer, mas lembrando:

- Kenwood
- Pioneer
- Alpine
- Sony (pode valer a pena)
- Clarion

nao sai dessas que nao vai se arrepender... qto ao amplicador, bem, o Hurricane eh o mais basico e que tem certa qualidade.. mas veja bem, tem melhores opçoes que talvez valha mais a pena pagar 200 reais a mais para se ter um produto com montagem solida e ainda qualidade melhor..

vc pode procurar por Audiobank KA4100 (pouca coisa melhor, nao acho q valha mais a pena), pelo Audiophonic Club 4100, Hertz EP4.. pelo que dizem o Hertz se sai melhor q o Audiophonic, e, ambos estao na msm faixa de preço...

ainda tem uma recomendaçao do triatletadan qto aos amps da Helix, marca bem conhecida la fora:
http://audioschulz.com.br/produtos/helix/serie/?sr=dark_blue&opc=amplificadores

o modelo mais condizente seria o DB FOUR.. mas qto a ele nao te posso passar nenhuma informaçao, soh q eh de uma marca bem reconhecida!!

eh isso.. abs ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por crisln » Qui Abr 08, 2010 9:07 pm

Cara, como sempre, ótimas as tuas explicações (já vi várias em outros posts que pesquisei).

Eu acabei de vir da casa do meu irmão, que também tem um punto e instalou a pouco tempo um pioneer 2180. Ele, assim como minha esposa, não tem amplificador e só acrescentou uns kits 2 vias na frente.
Nossa, que diferença absurda do som do meu carro... realmente o som do pioneer ta muito bom, isso que é um player simples.

Eu vou começar trocando o player mesmo por um mais novo, e ver como fica... se achar que pode melhorar ainda mais, acho que vou comprar um desses Audiophonic, que pelo que pesquisei e vi me pareceu ser muito bom mesmo.

Quanto as marcas, ja tive clarion e kenwood (entre 1995 e 2003), e sempre me agradaram quanto a qualidade mesmo.
O Bolso é aquilo... eu compro o que estiver no melhor custo benefício para o que preciso... num player entre 400 e 600 acho que encontro o que preciso.

Valeu o help.

Abraço,
Cristiano
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por alm » Qui Abr 15, 2010 7:19 am

crisln escreveu:Ninguem pra ajudar? :lol:

Bom dia ,nao quero me entrometer só quero mostrar esse caranga com os produtos helix http://www.youtube.com/watch?v=3RJ00TZSK5s&NR=1
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por qsboy » Qui Abr 15, 2010 10:24 am

Esses falantes Bravox q você colocou são o CS60 B, D, K, CF? Você também instalou o kit de 6 polegadas nas portas trazeiras?

Vou dar uma dica ae.

Compra um amplificador similar aos:
- hurricane HA 4.120 (70 rms em 4 ohm :) )
- Audiobank KA 4.100 (100 rms em 4 ohm pode ficar forte pros falantes de 50 ou 60 watts, se for o cs60d acho que não forçaria mto)
- Audiophonic Club 4100 (80rms em 4 ohm :twisted: )
- algum outro que forneça na média de 70 rms em 4 ohm para 4 canais.

Liguei cada canal em um canal do kit 2 vias.

Deixe seu amplificador somente para o subwoofer (pelo menos tente extrair o maximo de potencia pra ele.

Acho que a partir dai você pode verificar um som mais limpo...
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por crisln » Qui Abr 15, 2010 8:46 pm

qsboy escreveu:Esses falantes Bravox q você colocou são o CS60 B, D, K, CF? Você também instalou o kit de 6 polegadas nas portas trazeiras?

Vou dar uma dica ae.

Compra um amplificador similar aos:
- hurricane HA 4.120 (70 rms em 4 ohm :) )
- Audiobank KA 4.100 (100 rms em 4 ohm pode ficar forte pros falantes de 50 ou 60 watts, se for o cs60d acho que não forçaria mto)
- Audiophonic Club 4100 (80rms em 4 ohm :twisted: )
- algum outro que forneça na média de 70 rms em 4 ohm para 4 canais.

Liguei cada canal em um canal do kit 2 vias.

Deixe seu amplificador somente para o subwoofer (pelo menos tente extrair o maximo de potencia pra ele.

Acho que a partir dai você pode verificar um som mais limpo...

Opa,
Bom, tenho novidades sobre o assunto também.

Primeiro, vamos as respostas:
- Na frente instalei o kit original bravox cs60 fiat (http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=536)
- Diferente do que eu pensava e informei (lembrei e fui conferir agora) nas de traz eu mantive os falantes originais, já que não iriam ser ligados no módulo... só aí já vi que fiz m..., e em breve vou colocar uns coaxiais descentes ali, ou algo melhor, já que não tem como por 2 vias devido ao espaço do twitter ser fake.

A novidade:
Nessa semana passei em uma loja pela manhã e achei o pioneer 2280 que havia visto e me interessado. O meu antigo ainda entrou por 100 conto na negociação, e fiz negócio na hora.
Eu queria um 3180 ou 4180, mas não encontrei. Não me arrependi deste 2280, muito bom o som, não tem tanta regulagem mas já melhorou muito a qualidade e consegui dar uma equalizada legal.

Minha idéia é pegar mais adiante um módulo desses que tu falou (provavelmente o club 4100) e mais o par de falantes trazeiros (dessa vez, descentes).

Agora... curti tua idéia de deixar o módulo antigo pro sub, e colocar o resto no novo... acho que dessa forma eu consigo a qualidade que pretendo com volumes médios, que é o que costumo usar... sem precisar ficar jogando tudo no pico pra gritar.

Valeu pelas dicas.
Abraço,
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jaydee_ro » Sex Abr 16, 2010 9:26 am

Opa... vc queria um Pioneer 3180 ou 4180? Vc manja que eles são 2DIN dae né? Teria q adaptar o painel pra caber...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo