Regulagem Elétrica do Farol

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Re: Regulagem Elétrica do Farol

por JRFabbi » Qui Abr 15, 2010 10:16 pm

Ferranda escreveu:Pronto.

Misterio resolvido...

O sistema funciona assim:

São tres fios: positivo (Alimentado pelo farol baixo), negativo, e um retorno em serie com resistores no positivo.
A chavinha de posição já possui as resistencias corretas para cada nivel, podendo ter até 4 posicoes.

Até tava a fim de trazer da Italia os botoes originais que ficam junto com o menu, + - e milhas, mas dando uma olhada no chicote, não tem fiação. Ou seja, tem que fazer tudo.... rsrsrsrs

Acho que vou colocar uma caixinha a parte, inclusive podendo ficar até dentro do porta luvas. Não é uma coisa que se altera sempre.

Abçs

A parte teoricamente "difícil" está pronta mas no primeiro teste os motores não fizeram absolutamente nada... :?
Como estou sem multímetro fica difícil descobrir o que pode estar errado mas o esquema de ligação é o seguinte:
- Ligar no pino-14 do cluster o sinal dos botões (ok, ligado e funcionando, pelo display o número da posição sobe e desce, botões ok)
- Ligar no pino-8 do cluster um sinal positivo
- Ligar no pino-7 do cluster o sinal do motor onde ele receberá a tensão variável (4 níveis, de 0 a 3)

O pino-7 envia o seguinte (segundo o cara que adaptou meu cluster) para cada nível:
Nível 0: 12,74v
Nível 1: 9,63v
Nível 2: 7,75v
Nível 3: 6,57v

Vou conferir todos os valores mas queria saber se alguém consegue testar os motores pois queria ter certeza que com "apenas" isso (a tensão variando no fio de sinal) os motores começam a ajustar o pino... Sábado vou desmontar tudo novamente com um multímetro pra tentar procurar pelo problema e resolve-lo.
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por JRFabbi » Sex Abr 16, 2010 11:26 am

Ferranda escreveu:Cheguei exatamente nesse ponto em que vce chegou.

O Botão que eu comprei de "sucata" era de um marea, que utiliza o mesmo sistema dos GM.

Desmontando a placa dos botões, perceba que não existe fiação pronta para a regulagem dos faróis, seria necessário alterar inclusive o chicote. Os pulsos seriam interpretados por um modulo a parte, que no stilo já é existente, porem no stilo, tudo está incorporado na central do CB, já que inclusive a informação é apresentada no painel. Isso quem me falou foi o pessoal da Fiat.
Teoricamente teria como fazer um circuito com um PIC para interpretar esses pulsos, (que são negativos) dos botões e mandar um sinal para os motores dos faróis.

Achei muito trampo, por uma função sem "tanta" serventia, e acabei jogando a toalha.

Só pra completar, pelo que é visto na imagem a baixo realmente quem controla é a central do CB (ou cluster), tive que mandar a minha de volta para a Marelli pra que o circuito fosse instalado e o software do CB alterado... a dúvida é, por que os motores "não funcionam"? ... Precisava garantir com alguém que os motores funcionam tentando "seguir" a tensão conforme ficou explicado acima... Talvez os motores que vieram com meus faróis projetores é que estejam com problemas. :?

Imagem do circuito "CAF" em funcionamento no CB ao acionar o farol baixo:
Imagem
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por luizeduardo » Sex Abr 16, 2010 2:19 pm

Ronaldo, posta umas fotos dos seus motores e se possível onde eles encaixam no farol.
Ah... PARABÉNS CARA!!!

Grato, Luiz.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por JRFabbi » Sex Abr 16, 2010 2:39 pm

Vou tirar uma foto a noite quando chegar em casa mas nos projetores os motores estão logo abaixo do projetor do farol, se girar os motores eles saem, não é difícil. Eu tirei eles pra fazer o teste e liguei direto no CB alterado e eles não funcionaram, liguei antes na bateria e eles também não funcionaram (mesmo colocando um resistor pra abaixar a tensão no fio marrom) e mexendo no potenciometro interno.
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por jaydee_ro » Sex Abr 16, 2010 4:03 pm

Curti o simbolozinho da regulagem do farol...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Sex Abr 16, 2010 4:07 pm

É, agora dá pra saber o porque daquele "buraco", aquilo aparece quando aciona-se o farol baixo (em quanto o alto estiver ligado também, na realidade ao girar a alavanca para a segunda posição)... O triste é o fato dos motores (ao menos os meus) não funcionarem conforme era previsto... :x

Vou tentar arrumar outros motores pra testar fora do módulo e se der certo tentar adaptar, sei lá... o mais "difícil" eu consegui... o que deveria ser mais fácil não quer funcionar, arrumei um multimetro pra brincar hoje e amanhã, vamos ver se dou um jeito...
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por luizeduardo » Sex Abr 16, 2010 4:08 pm

Ronaldo só p/ você saber, este sujão aí em baixo é o meu, uso projetor de Astra no farol dele e o neblina é projetor também.
Mas os meus não possuem motor, aliás até daria p/ acoplar um da linha GM (externo) na regulagem de altura manual, mas aí eu precisaria criar uma nova.
Os Puntos europeus possuem regulagem de altura, mas nos faróis originais né?
Qualquer ajuda que precisar estamos aí!

Imagem

Abs!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por JRFabbi » Sex Abr 16, 2010 4:23 pm

Opa, toda a ajuda é bem vinda!!! hehehe
Eu uso os projetores da Junyan (comprados na TunningImports) e eles são feitos para o Grande Punto e sendo assim possuem regulagem elétrica compatível com a "original" (os faróis são plug&play no Grande Punto). Como eles são Plug&Play nos Puntos de lá o que eu fiz foi conversar com um amigo da Marelli e pedi pra ele montar o mesmo circuito que existe lá (no caso ele usou o projeto do GP Abarth que tem o mesmo painel, no caso a placa, do T-Jet) e ele fez isto, soldou os componentes que a placa brasileira não tem e trocou o software do CB para o de lá, com isso o sistema passou a receber a info dos botões e liberar os sinais para os motores assim como mostrar no display a informação.

Você sabe se os motores da GM dos faróis possuem 3 fios também? (positivo/negativo/positivo vindo do botão do console)
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por luizeduardo » Sex Abr 16, 2010 5:17 pm

Sim, os GM são 3 fios. A diferença é que nos GM existe um reostato (rodinha) que faz variar a resistencia para o servoposicionador (motor), logo as posições não são pré-definidas como nos FIAT.
O meu farol eu também comprei na Tunning Imports, mas não veio com motor :cry:
O circuito do GP teoricamente é feito para o farol original (H4), mas o principio de funcionamento é o mesmo.
Qualquer coisa agente compra uns bife e umas Krill e vai até Itupeva trocar umas ideias... hehehe!

(:D)
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por JRFabbi » Sex Abr 16, 2010 5:28 pm

Eu fui instalar em Sampa, foi o próprio pessoal da TunningImports que instalou o meu mas na época deixamos os motores desativados...
A alteração feita foi para ligar a função "CAF" (Controle de Altura do Facho) que no Brasil existe apenas no Stilo, a idéia é igual a dos GM porém é feito por um circuito digital, você entra com os 12v pelo pino-8 do CB e ele solta de 12v a 6v no pino-7 do CB (de acordo com o selecionado no display), logo o funcionamento dos motores deve ser o mesmo porém com estágios... O mais provável é que apesar do meu farol ter vindo com motores os motores dele não estejam funcionando, né?

Vou postar uma foto dos motores até as 19hs (quando chego do trampo em casa) pra verificar com alguém que já tenha visto os motores da GM se seria possível utiliza-los neste farol da Junyan, assim é bom que sendo possível você poderia instalar no seu também! 8)

Gostei da idéia do churras, aproveitar que meu painel está todo desmontado!!! hehehehe
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

AnteriorPróximo