Regulagem Elétrica do Farol
Re: Regulagem Elétrica do Farol
FUNCIONA!!!
Após a reforma dos motores (tive que soldar novamente os motores na placa do circuito, estavam soltos!!!) liguei novamente o circuito CAF do CB e controlei os motores pelos botões do painel, 100% (pra não dizer 1.000%).
Se eu não estiver morrendo a hora que terminar de instalar tudo "bonitinho" faço um vídeo mostrando o painel e o facho do farol se alterando conforme o botão no CB é pressionado.

Após a reforma dos motores (tive que soldar novamente os motores na placa do circuito, estavam soltos!!!) liguei novamente o circuito CAF do CB e controlei os motores pelos botões do painel, 100% (pra não dizer 1.000%).
Se eu não estiver morrendo a hora que terminar de instalar tudo "bonitinho" faço um vídeo mostrando o painel e o facho do farol se alterando conforme o botão no CB é pressionado.
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Re: Regulagem Elétrica do Farol
Segue o primeiro vídeo do funcionamento do sistema de regulagem elétrica dos faróis, tá ruinzinho pois fiz agora (depois de instalar tudo no lugar) e estou meio quebrado!!!
Depois vou postar os passos que segui para conseguir e dai vocês verificam se será viável ou não, quero levar o carro para o cara da Marelli que alterou meu CB ver como ficou no final e dai dou um toque pra ver se ele pode fazer pra mais gente e quanto ficaria a "brincadeira".
Abraços e um muito obrigado a todos os que ajudaram (de alguma maneira) pra que este projeto desse certo, agora vou voltar ao desenvolvimento do programa pra Windows Mobile que (em tese) fará o SMS funcionar pra quem tem celular com WinMo.

Depois vou postar os passos que segui para conseguir e dai vocês verificam se será viável ou não, quero levar o carro para o cara da Marelli que alterou meu CB ver como ficou no final e dai dou um toque pra ver se ele pode fazer pra mais gente e quanto ficaria a "brincadeira".
Abraços e um muito obrigado a todos os que ajudaram (de alguma maneira) pra que este projeto desse certo, agora vou voltar ao desenvolvimento do programa pra Windows Mobile que (em tese) fará o SMS funcionar pra quem tem celular com WinMo.
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Re: Regulagem Elétrica do Farol

Re: Regulagem Elétrica do Farol
Ainda não havia colocado fotos da botoeira que controla a regulagem elétrica instalada no painel, inutilizei a função da luz de neblina para evitar gerar comandos não interpretados pelo CB.
Console depois de montado:

Botoeira montada:

Algumas fotos que poderão ser utilizadas num HOW-TO caso o eng. da Marelli aceite alterar o CB (cluster) do pessoal interessado:
Parafuso de trava da moldura do cluster, fica em baixo entre o volante e o painél, pra chegar ali é necessário retirar a parte de baixo da "caixa" do volante.

Display com a função CAF, o simbolo aparece ao acionar o farol baixo.

Parte de trás do cluster (ou CB), tem apenas um conector com 18 pinos, originalmente o meu tinha 9 fios chegando, agora são 12.

Foto do cluster de frente.

Caixa de fusiveis aberta e caixa do volante sem a parte de baixo, só assim pra conseguir retirar a moldura do cluster.

Local do cluster no painel com o chicote original.

Moldura do cluster solto, o fato de ela ficar presa em baixo foi o primeiro sinal de que não seria fácil, o cluster em sí possui apenas dois parafusos em cima e duas borrachas (anti-ruido) em baixo, ele sai soltando a parte de baixo da moldura, só a de cima não resolveu.

Tirando o fato da alteração no CB o resto pode ser feito em casa (tendo as ferramentas necessárias) mesmo.
Console depois de montado:

Botoeira montada:

Algumas fotos que poderão ser utilizadas num HOW-TO caso o eng. da Marelli aceite alterar o CB (cluster) do pessoal interessado:
Parafuso de trava da moldura do cluster, fica em baixo entre o volante e o painél, pra chegar ali é necessário retirar a parte de baixo da "caixa" do volante.

Display com a função CAF, o simbolo aparece ao acionar o farol baixo.

Parte de trás do cluster (ou CB), tem apenas um conector com 18 pinos, originalmente o meu tinha 9 fios chegando, agora são 12.

Foto do cluster de frente.

Caixa de fusiveis aberta e caixa do volante sem a parte de baixo, só assim pra conseguir retirar a moldura do cluster.

Local do cluster no painel com o chicote original.

Moldura do cluster solto, o fato de ela ficar presa em baixo foi o primeiro sinal de que não seria fácil, o cluster em sí possui apenas dois parafusos em cima e duas borrachas (anti-ruido) em baixo, ele sai soltando a parte de baixo da moldura, só a de cima não resolveu.

Tirando o fato da alteração no CB o resto pode ser feito em casa (tendo as ferramentas necessárias) mesmo.
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Re: Regulagem Elétrica do Farol
PRONTO... how to lá na área de artigos, please...
- Velha Guarda
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Re: Regulagem Elétrica do Farol
Eu vou fazer, calma! kkk
Vou fazer com um esquema com a pinagem do cluster e da botoeira também!!!
O problema é o passo "mande seu cluster de volta pra fábrica"
Vou fazer com um esquema com a pinagem do cluster e da botoeira também!!!
O problema é o passo "mande seu cluster de volta pra fábrica"

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Re: Regulagem Elétrica do Farol


Parabens Amigão...
Ficou show de bola.
Muito bom mesmo
Fiquei 1/2 longe pois estava viajando.
esse foi o 1º topico que entrei quando liguei o micro. rsrsrsrsrs

- Velha Guarda
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Re: Regulagem Elétrica do Farol
Opa, valeu!!!
Então, você tinha razão em várias coisas!!! hehehehe
Realmente é tudo controlado pelo CB e até aparece no display as informações, realmente faltava um fio entre o CB e os botões (apenas um pois ele diferencia qual botão foi pressionado por resistências diferentes).
Ficou show mas é coisa de gente maluca fazer isso!
Então, você tinha razão em várias coisas!!! hehehehe
Realmente é tudo controlado pelo CB e até aparece no display as informações, realmente faltava um fio entre o CB e os botões (apenas um pois ele diferencia qual botão foi pressionado por resistências diferentes).
Ficou show mas é coisa de gente maluca fazer isso!

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Re: Regulagem Elétrica do Farol
Gente maluca não, gente curiosa....
Bem que a fiat poderia ter feito isso de fabrica.
Felizmente aqui somos uma familia, a troca de informações é muito legal, todos aprendemos. Ficou perfect.
Eu tambem tinha desmontado o motor dos projetores e detectei o pessimo sistema de conexão entre o motor e a plaquinha. Coisa de prod. china. rsrsrsrs
Pena que estava em viagem, senão tinha te retornado a respeito da coloração do chicote errada.
Vai uma dica: se vce conhece alguma boa aficina (funilaria) os caras tem um monte desses atuadores 1/2 que sucata.
quando a galera bate, a oficina recebe os novos farois já com o motor, eles arrancam do velho (Quebrado) e guardam.
Fica a dica caso esses "originais" do projetor abram o bico.
PS: Se existir uma fila, to nela. rsrsrsrs
Abraços

Bem que a fiat poderia ter feito isso de fabrica.
Felizmente aqui somos uma familia, a troca de informações é muito legal, todos aprendemos. Ficou perfect.
Eu tambem tinha desmontado o motor dos projetores e detectei o pessimo sistema de conexão entre o motor e a plaquinha. Coisa de prod. china. rsrsrsrs
Pena que estava em viagem, senão tinha te retornado a respeito da coloração do chicote errada.
Vai uma dica: se vce conhece alguma boa aficina (funilaria) os caras tem um monte desses atuadores 1/2 que sucata.
quando a galera bate, a oficina recebe os novos farois já com o motor, eles arrancam do velho (Quebrado) e guardam.
Fica a dica caso esses "originais" do projetor abram o bico.
PS: Se existir uma fila, to nela. rsrsrsrs
Abraços

- Velha Guarda
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Re: Regulagem Elétrica do Farol
Pois é, acho uma palhaçada um carro desse nível não vir com isto de fábrica!
Valeu pelo 'perfeito' mas ainda estou quebrando a cabeça com os motores, os parafusos de regulagem deles são curtos e a regulagem máxima (quando encaixados corretamente) fica muito baixa, estou tentando modificar alguma coisa mas tá difícil, o que deveria ser a parte mais simples do projeto é a que mais tá pegando!!!
Vou retirar um motor e levar numa oficina pra ver se eles tem algum que se encaixe, valeu a dica!!!
Abraços.
Valeu pelo 'perfeito' mas ainda estou quebrando a cabeça com os motores, os parafusos de regulagem deles são curtos e a regulagem máxima (quando encaixados corretamente) fica muito baixa, estou tentando modificar alguma coisa mas tá difícil, o que deveria ser a parte mais simples do projeto é a que mais tá pegando!!!
Vou retirar um motor e levar numa oficina pra ver se eles tem algum que se encaixe, valeu a dica!!!
Abraços.
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