How To - Plafonier traseira no Punto
How To - Plafonier traseira no Punto
Amigos.
Desculpem a falta de fotos, mas vou tentar explicar nos minimos detalhes :
O Punto não tem luz atras, o que dificulta muito pegar objetos no banco traseiro á noite em locais escuros, resolvi por mãos á obra.
Material e ferramentas:
Plafonier traseiras do Siena = R$ 31,00 (Em qualquer concessionária, com lampada já)
10 M de cabo paralelo polarizado entre 2 x 0,35 e 2 x 0,5 mm2 (Nem mais grosso nem mais fino) no meu usei 0,5mm2
Estilete
Fita isolante
Ferro de solda
Estanho
2 cintas plasticas tipo hellerman
Espaguete que caiba os 3 condutores dentro. (+- 40 cm)
Um cuidado muito importante é onde colocar a plafonier.
Nosso forro de teto não tem espaço até a lata para comportar a nova plafonier, portanto esqueçam aquele tutorial europeu, porque se cortar ali vai ficar com um buraco no forro do teto e sem o que encaixar ali.
Analisando todo o forro, onde tem mais espaço e a curva do forro do teto logo acima do encosto de cabeça central traseiro.
A plafonier ficara na curva o que a deixará inclinada para frente.
A minha ficou +- 3 cm da dobra
Pegue o 10 m de cabo e dobre no meio.
Nós vamos precisar de 1 positivo e 2 negativos, logo separe o negativo do cabo numa ponta transformando o pedaço de 10 m em 1 pedaço de 5 m com 1 fio positivo apenas e outro de 5 m com 2 negativos e 1 positivo.
Corte esse pedaço de 5 m de positivo que sobrou fora e amarre o 2.o negativo com fita isolante aos dois outros cabos, fazendo um chicote de 5 m de 3 fios (1 positivo e 2 negativos)
A plafonier do Siena, tem 3 pinos, como o conector não é facil de achar, solde o positivo do cabo de 3 vias no pino do meio, os outros são os negativos , respectivamente o permanente e o controlado pelas portas.
Usei temo contratil para isolar entre os pinos, mas serve fita isolante mesmo.
Coloquei um espaguete ali para melhorar o acabamento e uma cinta hellerman segurando o cabo na alça do conector para evitar danos por puxões e segurar o espaguete.
Agora chega a hora critica... cortar o forro do teto :O
Delimite a area da plafonier com fita isolante (a area onde vai entrar a plafonier)
Tenha ABSOLUTA certeza que a plafonier , que tem uma aba de acabameto, não vai ficar pra fora ou pegar em uma area onde não vai ficar assentada.
Tenha ABSOLUTA certeza que a delimitação para o corte esta no tamanho certo (melhor errar pra menor que pra maior) e reto, porque depois de cortar não tem volta. a Plafonier é presa por ganchos de pressão logo se cortar maior não vai ficar no lugar.
Mete a faca !! o forro é bem facil de cortar.
Com o buraco feito abra o porta malas e retire a parte de cima da borracha de vedação e metade de cada lado. e só puxar ela está ali por pressão.
Enfie o cabo pelo buraco e o pegue no porta malas, deixe uma folga suficiante para que a plafonier possa ser removida para uma troca de lâmpada.
Coloque a plafonier no local.
Agora é passar o cabo para frente
Retire a parte de cima da borracha da porta do passageiro traseira e dianteira e mande o cabo por ali não é dificil
Você vai ter que desencaixair a coluna dianteira direita para passar o fio, passando por ai, não se preocupe de passar na frente do para sol.
Leve o cabo até a posição da plafonier dianteira, puxe a plafonier dianteira deixando exposto seu buraco de encaixe.
Passe o fio por ali e puxe.
Agora ajeite o fio na frente do parasol e puxe a sobra.. vai ver o cabo sumir pra dentro do forro do teto
Reencaixe as peças desencaixadas (borrachas colunas)
Corte o que sobrar de cabo e ligue os 3 cabos em paralelo com os tres cabos da plafonier dianteira. Dica, descasque o cabo da plafonier dianteira perto do teto sem cortar isole e aproveite a mesma espuma que está lá para dar acabamento.
Lembra-se o cabo do meio é o positivo e os outros dois um negativo permanente que permite a plafonier ser ligada com as portas fechadas e o outro é comandado pelas portas. logo teste a correspondência entre os negativos. Ligue o positivo (que é o fio do meio), e isole.
Ligue os dois negativos e teste se a plafonier traseira está funcionando corretamente (com ele na posição central ao abrir as portas ela deve acender, com as portas fechadas e as luzes desligadas ao colocar na posição on ela deve acender). Se não estiver funcionando inverta os negativos na frente. Penda com a cinta hellerman, coloque a plafonier dianteira no lugar, cheque se todas as borrachas e acabamentos estão bem encaixados e ... Pronto voce não perecisa mais tatear no escuro para pegar coisas no banco de tras
Consideração final.
Tome cuidado para que no trajeto do cabo do porta malas até a plafonier dianteira, ele não fique preso contra cantos de lata porque com o atrito e vibração pode romper o isolamento e entrar em curto.
[]
Sandro
Desculpem a falta de fotos, mas vou tentar explicar nos minimos detalhes :
O Punto não tem luz atras, o que dificulta muito pegar objetos no banco traseiro á noite em locais escuros, resolvi por mãos á obra.
Material e ferramentas:
Plafonier traseiras do Siena = R$ 31,00 (Em qualquer concessionária, com lampada já)
10 M de cabo paralelo polarizado entre 2 x 0,35 e 2 x 0,5 mm2 (Nem mais grosso nem mais fino) no meu usei 0,5mm2
Estilete
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Um cuidado muito importante é onde colocar a plafonier.
Nosso forro de teto não tem espaço até a lata para comportar a nova plafonier, portanto esqueçam aquele tutorial europeu, porque se cortar ali vai ficar com um buraco no forro do teto e sem o que encaixar ali.
Analisando todo o forro, onde tem mais espaço e a curva do forro do teto logo acima do encosto de cabeça central traseiro.
A plafonier ficara na curva o que a deixará inclinada para frente.
A minha ficou +- 3 cm da dobra
Pegue o 10 m de cabo e dobre no meio.
Nós vamos precisar de 1 positivo e 2 negativos, logo separe o negativo do cabo numa ponta transformando o pedaço de 10 m em 1 pedaço de 5 m com 1 fio positivo apenas e outro de 5 m com 2 negativos e 1 positivo.
Corte esse pedaço de 5 m de positivo que sobrou fora e amarre o 2.o negativo com fita isolante aos dois outros cabos, fazendo um chicote de 5 m de 3 fios (1 positivo e 2 negativos)
A plafonier do Siena, tem 3 pinos, como o conector não é facil de achar, solde o positivo do cabo de 3 vias no pino do meio, os outros são os negativos , respectivamente o permanente e o controlado pelas portas.
Usei temo contratil para isolar entre os pinos, mas serve fita isolante mesmo.
Coloquei um espaguete ali para melhorar o acabamento e uma cinta hellerman segurando o cabo na alça do conector para evitar danos por puxões e segurar o espaguete.
Agora chega a hora critica... cortar o forro do teto :O
Delimite a area da plafonier com fita isolante (a area onde vai entrar a plafonier)
Tenha ABSOLUTA certeza que a plafonier , que tem uma aba de acabameto, não vai ficar pra fora ou pegar em uma area onde não vai ficar assentada.
Tenha ABSOLUTA certeza que a delimitação para o corte esta no tamanho certo (melhor errar pra menor que pra maior) e reto, porque depois de cortar não tem volta. a Plafonier é presa por ganchos de pressão logo se cortar maior não vai ficar no lugar.
Mete a faca !! o forro é bem facil de cortar.
Com o buraco feito abra o porta malas e retire a parte de cima da borracha de vedação e metade de cada lado. e só puxar ela está ali por pressão.
Enfie o cabo pelo buraco e o pegue no porta malas, deixe uma folga suficiante para que a plafonier possa ser removida para uma troca de lâmpada.
Coloque a plafonier no local.
Agora é passar o cabo para frente
Retire a parte de cima da borracha da porta do passageiro traseira e dianteira e mande o cabo por ali não é dificil
Você vai ter que desencaixair a coluna dianteira direita para passar o fio, passando por ai, não se preocupe de passar na frente do para sol.
Leve o cabo até a posição da plafonier dianteira, puxe a plafonier dianteira deixando exposto seu buraco de encaixe.
Passe o fio por ali e puxe.
Agora ajeite o fio na frente do parasol e puxe a sobra.. vai ver o cabo sumir pra dentro do forro do teto

Reencaixe as peças desencaixadas (borrachas colunas)
Corte o que sobrar de cabo e ligue os 3 cabos em paralelo com os tres cabos da plafonier dianteira. Dica, descasque o cabo da plafonier dianteira perto do teto sem cortar isole e aproveite a mesma espuma que está lá para dar acabamento.
Lembra-se o cabo do meio é o positivo e os outros dois um negativo permanente que permite a plafonier ser ligada com as portas fechadas e o outro é comandado pelas portas. logo teste a correspondência entre os negativos. Ligue o positivo (que é o fio do meio), e isole.
Ligue os dois negativos e teste se a plafonier traseira está funcionando corretamente (com ele na posição central ao abrir as portas ela deve acender, com as portas fechadas e as luzes desligadas ao colocar na posição on ela deve acender). Se não estiver funcionando inverta os negativos na frente. Penda com a cinta hellerman, coloque a plafonier dianteira no lugar, cheque se todas as borrachas e acabamentos estão bem encaixados e ... Pronto voce não perecisa mais tatear no escuro para pegar coisas no banco de tras

Consideração final.
Tome cuidado para que no trajeto do cabo do porta malas até a plafonier dianteira, ele não fique preso contra cantos de lata porque com o atrito e vibração pode romper o isolamento e entrar em curto.
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Sandro
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Re: How To - Plafonier traseira no Punto
Tópico muito útil, sempre pensei em fazer no meu exatamente com essa plafonier do Siena traseira.
Isso era outra coisa que me intrigava, desconfiava disso. O forro é muito perto do teto mesmo.
Acho que visualizei aonde vç colocou a plafonier, mas peço que quando possível coloque fotos dela no lugar pra gente ter uma idéia melhor.
sepacheco escreveu:Nosso forro de teto não tem espaço até a lata para comportar a nova plafonier, portanto esqueçam aquele tutorial europeu, porque se cortar ali vai ficar com um buraco no forro do teto e sem o que encaixar ali.
Isso era outra coisa que me intrigava, desconfiava disso. O forro é muito perto do teto mesmo.
Acho que visualizei aonde vç colocou a plafonier, mas peço que quando possível coloque fotos dela no lugar pra gente ter uma idéia melhor.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
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Muito bom Sandro!
Só estão faltando as fotos!
Agora uma dúvida...
Você já tem luz no assoalho, ?no porta-luvas? (acho) e agora outra plafoniera... mas tudo está ligado na plafoniera original (segundo vc).
Isso não vai gerar roubo excessivo de corrente da plafoniera? O fusível não vai ficar sobrecarregado?

Só estão faltando as fotos!
Agora uma dúvida...
Você já tem luz no assoalho, ?no porta-luvas? (acho) e agora outra plafoniera... mas tudo está ligado na plafoniera original (segundo vc).
Isso não vai gerar roubo excessivo de corrente da plafoniera? O fusível não vai ficar sobrecarregado?
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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É igual a esta que vc colocou Sandro? Ou da menor?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strada-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ena-05-_JM
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O Primeiro link é da dianteira do siena
a do segundo link é a que estou usando só que aoriginal que é cinza mais claro... e custa o mesmo
Claro que pensei no consumo carlos.. que M de engenheiro eletricista seria se não pensasse nisso ?
O circuit da plafonier dianteira é um circuito de 15A com cabos de 0,5 mm2 que ilumina tambem o painel o porta malas e o radio (á confirmar o radio)
Meu radio está em circuito independente.
Cada lampada incandecente consome +- 1 A maximo logo a plafonier traseira com lampadas incandecente consumiria 1 A adicional que o circuito aguenta perfeitamente.
No Meu caso uso leds são 42 leds ao todo com consumo de +- 9 mA cada
ou seja 0,378A.. ou seja sobra circuito !
fotos do CEL da plafonier instalada
Apagada
Acesa
[]
Sandro
a do segundo link é a que estou usando só que aoriginal que é cinza mais claro... e custa o mesmo

Claro que pensei no consumo carlos.. que M de engenheiro eletricista seria se não pensasse nisso ?
O circuit da plafonier dianteira é um circuito de 15A com cabos de 0,5 mm2 que ilumina tambem o painel o porta malas e o radio (á confirmar o radio)
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Cada lampada incandecente consome +- 1 A maximo logo a plafonier traseira com lampadas incandecente consumiria 1 A adicional que o circuito aguenta perfeitamente.
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sepacheco escreveu:O Primeiro link é da dianteira do siena
a do segundo link é a que estou usando só que aoriginal que é cinza mais claro... e custa o mesmo
Claro que pensei no consumo carlos.. que M de engenheiro eletricista seria se não pensasse nisso ?
O circuit da plafonier dianteira é um circuito de 15A com cabos de 0,5 mm2 que ilumina tambem o painel o porta malas e o radio (á confirmar o radio)
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http://img.photobucket.com/albums/v203/ ... pagada.jpg
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http://img.photobucket.com/albums/v203/ ... racesa.jpg
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Sandro
Ficou legal hein...
Estou pensando em fazer!
Quer dizer então que posso encher o carro de plafonieras e "gambiarrar" na original?

Outra coisa...
O "entra" e "sai" da plafoniera (ao trocar a lampada, por exemplo)... não vai folgar o forro e com o tempo cair?
E oq seriam essas cintas plasticas tipo hellerman?
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socket escreveu:sepacheco escreveu:O Primeiro link é da dianteira do siena
a do segundo link é a que estou usando só que aoriginal que é cinza mais claro... e custa o mesmo
Claro que pensei no consumo carlos.. que M de engenheiro eletricista seria se não pensasse nisso ?
O circuit da plafonier dianteira é um circuito de 15A com cabos de 0,5 mm2 que ilumina tambem o painel o porta malas e o radio (á confirmar o radio)
Meu radio está em circuito independente.
Cada lampada incandecente consome +- 1 A maximo logo a plafonier traseira com lampadas incandecente consumiria 1 A adicional que o circuito aguenta perfeitamente.
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Ficou legal hein...
Estou pensando em fazer!
Quer dizer então que posso encher o carro de plafonieras e "gambiarrar" na original?
Outra coisa...
O "entra" e "sai" da plafoniera (ao trocar a lampada, por exemplo)... não vai folgar o forro e com o tempo cair?
E oq seriam essas cintas plasticas tipo hellerman?
Opa não é bem assim... no MAXIMO 2 A até pode por a mais depois disso não recomendo... vai depender do que tem ligado junto
Cinta Hellerman é aquela que tem uma cabecinha quadrada que você enfia a outra ponta e conforme vai puxando ela vai travando.
Como você acha que a plafonier da frente é fixada ? e ela é BEM mais pesada !
En todos os sienas, palios, unos e puntos são fixadas sem reforço por tras só no gancho de pressão x forro do teto.
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Sandro
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sepacheco escreveu:socket escreveu:sepacheco escreveu:O Primeiro link é da dianteira do siena
a do segundo link é a que estou usando só que aoriginal que é cinza mais claro... e custa o mesmo
Claro que pensei no consumo carlos.. que M de engenheiro eletricista seria se não pensasse nisso ?
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Sandro
Ficou legal hein...
Estou pensando em fazer!
Quer dizer então que posso encher o carro de plafonieras e "gambiarrar" na original?
Outra coisa...
O "entra" e "sai" da plafoniera (ao trocar a lampada, por exemplo)... não vai folgar o forro e com o tempo cair?
E oq seriam essas cintas plasticas tipo hellerman?
Opa não é bem assim... no MAXIMO 2 A até pode por a mais depois disso não recomendo... vai depender do que tem ligado junto
Cinta Hellerman é aquela que tem uma cabecinha quadrada que você enfia a outra ponta e conforme vai puxando ela vai travando.
Como você acha que a plafonier da frente é fixada ? e ela é BEM mais pesada !
En todos os sienas, palios, unos e puntos são fixadas sem reforço por tras só no gancho de pressão x forro do teto.
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Sandro
Mas a plafoniera da frente tem uma base de ferro interno... agarrada na lataria... ela ajuda a prender!
Então me diz Sandro...
Vou colocar luz na mala (ainda não decidi qual tipo)...
Já tenho luz no porta luvas (igual do Palio Weekend)...
E ligando agora essa plafoniera traseira...
Dá pra aguentar tudo "na" plafoniera frontal?
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Note que o gancho pega no forro....
Na mala não decedi ainda... vão ser 10 leds...
O meu carro simplesmente não tem a porcaria do fio da fechadura do porta malas..
Estou pensando seriamente em por outra plafoner do Siena na mala
Você vai colocar mais 3 lampadas incandecentes no circuito original... são 3 A +- .... bem o maximo que vai acontecer vai ser queimar o fusivel do circuito.. (NUNCA troque um fusivel por um de corrente mais alta por que ele está queimando) se começar á queimar , pense em leds...
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Sandro
Na mala não decedi ainda... vão ser 10 leds...
O meu carro simplesmente não tem a porcaria do fio da fechadura do porta malas..
Estou pensando seriamente em por outra plafoner do Siena na mala

Você vai colocar mais 3 lampadas incandecentes no circuito original... são 3 A +- .... bem o maximo que vai acontecer vai ser queimar o fusivel do circuito.. (NUNCA troque um fusivel por um de corrente mais alta por que ele está queimando) se começar á queimar , pense em leds...
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Sandro
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