ABS não disponível !!! Por causa das rodas maiores ???
Re: ABS não disponível !!! Por causa das rodas maiores ???
Takinarios escreveu:O que muda é a velocidade real, a do velocimetro é a mesma. Sempre tem um erro, Por ex antes deu colocar as rodas quando marcava 60km/h no velocimetro em radares e no gps marcava 51, e depois da roda marca 56/57 km/h.
Eu desisto.....hahahah
Velocidade LINEAR ou velocidade real...como queiram....NAO MUDA COM O RAIO DO CONJUNTO, nao sou eu quem esta dizendo isso. é a fisica gente!! haha
espero que vcs nunca precisem fazer uma prova importante de movimento circular...hehehe
O que ta acontecendo no seu carro é que vc deve ter alterado em algum milimetros o raio do conjunto, entao o seu velocimetro esta calculando a velocidade baseado em parametros que nao sao mais reais...por isso a diferença entre velocimetro e GPS diminuiu....mas o que mudou foi a amostragem da medição no ponteiro, devido aos calculos, e nao sua velocidade real...essa nao muda, NUNCA!
O GPS continua vendo sua velocidade como antes, pq ele enxerga seu deslocamento, mas o velocimetro esta sendo enganado por parametros errados, pq ele enxerga numero de voltas do eixo e baseado no valor pre programado do raio do conjunto, que nao é mais o real, ele calcula a velocidade....portanto no carro a velocidade nao é MEDIDA, ela é CALCULADA, por isso tem esse erro proposital incluido no velocimetro, o que é medido no carro são os numeros de volta do eixo, só!
Só pra ilustrar e tentar fazer todo mundo entender de uma vez...rs..
Todo mundo ja viu ou usou aquele medidor de velocidade em bicicleta, não?!
entao...vc tem que posicionar o sensor no aro numa posição especificada no manual, e depois vc tem que dizer ao computador qual o aro da bicleta, na hora de configurar, nao é isso?
e porque isso? porque ele so vai medir o numero de voltas, e baseado no valor do aro que vc programou, ele te da a velocidade calculada.
se vc programou pra sua bike aro 21, e resolver colocar o computador numa bike de criança e nao mudar a programação, vc vai enganar o computador, ele vai dar uma medição errada pq o aro esta errado , um aro menor da mais voltas pra percorrer uma mesma distancia que um aro grande, a velocidade ANGULAR é maior, mas a LINEAR é a mesma! o calculo no velocimetro é que esta errado.
entao nao confundam velocidade calculada no velocimetro com velocidade real...e nenhuma das duas com velocidade angular...sao coisas diferentes.
VELOCIDADE REAL, FISICAMENTE FALANDO, INDEPENDE DO ARO!!..e ponto final!!
quem ainda duvidar, procure um livro de física....rs....pq eu sou Engenheiro, fiz 9 cadeiras de física na faculdade, alem de dar aula dois anos de física em cursinho, entao, podem acreditar em mim.....hahaha
meu ultimo post sobre isso...haha, chega!!
abraços!

XV,XR,XS
- Velha Guarda
JRFabbi escreveu:Se você alterar o diâmetro do conjunto roda+pneu a velocidade será diferente pois o sistema do carro converte "rpm" em velocidade e pra ele cada volta do conjunto deveria girar x metros, o problema é o hodometro que errará a distância percorrida e seu carro pode marcar menos ou mais km do que rodou...
Pra dar pau no ABS só se utilizar diâmetros diferentes em alguma roda, ai já era pois o sistema EBD sempre tenta manter o "rpm" (e não a velocidade) em todas as rodas mas como o diâmetro é diferente aquela roda vai girar mais ou menos e o "rpm" será diferente, só assim pra acusar alguma anomalia.![]()
Os donos de veículos com ABS só precisam se preocupar com isso em relação ao step, se aquele pneu tiver um conjunto diferente quando você precisar utiliza-lo não terá o ABS.
perfeito! nao quis falar em rpm, mas é exatemente isso...
erro na medição, a velocidade é diferente no velocimetro, mas nao na realidade, e essa consequencia de erro no hodometro e possivel mal funcionamento do EBD tb é fato!

XV,XR,XS
- Velha Guarda
AraujoJr escreveu:Takinarios escreveu:O que muda é a velocidade real, a do velocimetro é a mesma. Sempre tem um erro, Por ex antes deu colocar as rodas quando marcava 60km/h no velocimetro em radares e no gps marcava 51, e depois da roda marca 56/57 km/h.
Eu desisto.....hahahah
Velocidade LINEAR ou velocidade real...como queiram....NAO MUDA COM O RAIO DO CONJUNTO, nao sou eu quem esta dizendo isso. é a fisica gente!! haha
espero que vcs nunca precisem fazer uma prova importante de movimento circular...hehehe
O que ta acontecendo no seu carro é que vc deve ter alterado em algum milimetros o raio do conjunto, entao o seu velocimetro esta calculando a velocidade baseado em parametros que nao sao mais reais...por isso a diferença entre velocimetro e GPS diminuiu....mas o que mudou foi a amostragem da medição no ponteiro, devido aos calculos, e nao sua velocidade real...essa nao muda, NUNCA!
O GPS continua vendo sua velocidade como antes, pq ele enxerga seu deslocamento, mas o velocimetro esta sendo enganado por parametros errados, pq ele enxerga numero de voltas do eixo e baseado no valor pre programado do raio do conjunto, que nao é mais o real, ele calcula a velocidade....portanto no carro a velocidade nao é MEDIDA, ela é CALCULADA, por isso tem esse erro proposital incluido no velocimetro, o que é medido no carro são os numeros de volta do eixo, só!
Só pra ilustrar e tentar fazer todo mundo entender de uma vez...rs..
Todo mundo ja viu ou usou aquele medidor de velocidade em bicicleta, não?!
entao...vc tem que posicionar o sensor no aro numa posição especificada no manual, e depois vc tem que dizer ao computador qual o aro da bicleta, na hora de configurar, nao é isso?
e porque isso? porque ele so vai medir o numero de voltas, e baseado no valor do aro que vc programou, ele te da a velocidade calculada.
se vc programou pra sua bike aro 21, e resolver colocar o computador numa bike de criança e nao mudar a programação, vc vai enganar o computador, ele vai dar uma medição errada pq o aro esta errado , um aro menor da mais voltas pra percorrer uma mesma distancia que um aro grande, a velocidade ANGULAR é maior, mas a LINEAR é a mesma! o calculo no velocimetro é que esta errado.
entao nao confundam velocidade calculada no velocimetro com velocidade real...e nenhuma das duas com velocidade angular...sao coisas diferentes.
VELOCIDADE REAL, FISICAMENTE FALANDO, INDEPENDE DO ARO!!..e ponto final!!
quem ainda duvidar, procure um livro de física....rs....pq eu sou Engenheiro, fiz 9 cadeiras de física na faculdade, alem de dar aula dois anos de física em cursinho, entao, podem acreditar em mim.....hahaha
meu ultimo post sobre isso...haha, chega!!
abraços!
Acho que voce nao entendeu o que eu quiz dizer oO
Eu disse que por exemplo o velocimetro marca 60 km/h, mas por causa do erro, a velocidade real do carro é 51 km/h.
No meu caso o diametro total aumentou, entao quando marca 60 km/h a velocidade real do carro é de 57 km/h, isso porque o velocimetro calcula a velocidade a partir da rotaçao da roda. como voce e o JRFabbi comentaram.
- Velha Guarda
perfeito!
mas ele esta calculando pensando que ainda é o conjunto original, por isso esta dando diferença, porque na verdade agora vc esta alcançando a mesma velocidade com uma rotação menor.
mas ele esta calculando pensando que ainda é o conjunto original, por isso esta dando diferença, porque na verdade agora vc esta alcançando a mesma velocidade com uma rotação menor.

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Aham oO
Mas tem jeito da arrumar isso? Por que nos EUA por exemplo tem cara que coloca aro 30 em carro sedan normal, como civic, so levantando um pouco a suspencao pra cabe, fica feio pra #@%&!, mas deve altera muito o velocimetro oO
Mas tem jeito da arrumar isso? Por que nos EUA por exemplo tem cara que coloca aro 30 em carro sedan normal, como civic, so levantando um pouco a suspencao pra cabe, fica feio pra #@%&!, mas deve altera muito o velocimetro oO
- Velha Guarda
cara, so mudando os parametros do computador que faz o calculo....eu duvido que isso seja feito legalmente, pq influi diretamente na medição do hodometro..

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Araujo...
Estamos todos falando exatamente a mesma coisa. Porem de formas diferentes.
Claro que a velocidade real não se altera!
Senão era baba... rsrsrsrs era só colocar aro 20 de Ferrari para se andar a 300 km/h num Mille...
Ou aro 300 de caminhão de mineração para se andar na velocidade da luz....
UHHHUUUU
Ao se mudar o diâmetro do conjunto roda pneu, altera-se muitas coisas. Inclusive a relação cambio / diferencial leva em conta o diâmetro do conjunto.
Um tempo atrás um amigo meu com um 500 de 100CV cometeu esse erro, ele instalou umas rodas e pneus que eram bem maiores que o original.
Para resumir, o carro em 5marcha, não deslanchava, pois não alcançava a rotação de torque do motor 16V.
Estamos todos falando exatamente a mesma coisa. Porem de formas diferentes.
Claro que a velocidade real não se altera!
Senão era baba... rsrsrsrs era só colocar aro 20 de Ferrari para se andar a 300 km/h num Mille...

Ou aro 300 de caminhão de mineração para se andar na velocidade da luz....

Ao se mudar o diâmetro do conjunto roda pneu, altera-se muitas coisas. Inclusive a relação cambio / diferencial leva em conta o diâmetro do conjunto.
Um tempo atrás um amigo meu com um 500 de 100CV cometeu esse erro, ele instalou umas rodas e pneus que eram bem maiores que o original.
Para resumir, o carro em 5marcha, não deslanchava, pois não alcançava a rotação de torque do motor 16V.

- Velha Guarda
HUAhAUhAUhauHAuah....Eu to quase desistindo de tentar entender isso ...
O Autor Legítimo de " FoTos a Céu AbErtO "....
Agora É Remapear a Injeção...???...

Agora É Remapear a Injeção...???...

- Piloto de Kart de feriado
Ricardo_Ctba escreveu:HUAhAUhAUhauHAuah....Eu to quase desistindo de tentar entender isso ...
hahahahahaahha
ta traqnuilo Ferranda!! foi bom pra lembrar meus tempos de cursinho..haha

XV,XR,XS
- Velha Guarda
AraujoJr escreveu:Ricardo_Ctba escreveu:HUAhAUhAUhauHAuah....Eu to quase desistindo de tentar entender isso ...
hahahahahaahha
ta traqnuilo Ferranda!! foi bom pra lembrar meus tempos de cursinho..haha
Tem engenheiro pra KCT aqui. rsrsrsrs.
Eu fiz Eletronica e depois de um tempo voltei para a cadeira e fiz complementação para Eng. Ambiental e legislação ambiental.

O legal é realmente trocar informação...
Aqui tem gente de tudo que é area, ao se colocar uma formula a lá 2.pi.R já vai ter uma galera correndo do topico...

- Velha Guarda