Regulagem Elétrica do Farol

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Re: Regulagem Elétrica do Farol

por Ferranda » Ter Abr 27, 2010 8:25 pm

AAAAAHHHHH meu amigo...
Cutucou a onça e agora quer figir !!! :twisted:

Agora sem sacanagem...
solde os fios no terminal , e mande ver na fita isolante.
O farol inteiro foi conectado dessa forma, não vai ser aí que o bicho vai pegar!!!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Ter Abr 27, 2010 8:29 pm

luizeduardo escreveu:O motor do Stilo do meu irmão não é este aí não!
Aliás, como no Stilo o motor fica dentro do farol talvez ele não tenha vedação contra umidade.
Abaixo o GM e que fica externo ao farol cód.90 590 665:

Imagem

Luiz, realmente não posso afirmar se é esse modelo ou não.
O cara da funilaria falou que o modelo era do stilo, porem esse pessoal de funilaria e bem enrrolado . rsrsrsrs
O importante é que aparentemente eles seguem um padrão de fixação e pinagem.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Ter Abr 27, 2010 8:58 pm

Vou imprimir a foto e levar, mais fácil! :wink:
De fato, se desse pra colocar o pino com parafuso regulável seria perfeito, meus motores estão bons depois da "reforma" o problema é este pino que aqui está curto, agora eu deixei ele apenas com a cabeça encostando no trilho interno, assim tenho que andar no -2, no -1 atrapalha um pouco quem vem de frente e no 0 ilumina o céu! :twisted:
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por luizeduardo » Ter Abr 27, 2010 9:36 pm

Ronaldo, o que você acha de fazer um furinho com uma Drill na cabeça do pino e colocar um parafuso para que você possa ajustar o comprimento?
O pino tem que ficar firme no encaixe do farol para que não haja vibração, para tal passe fita veda rosca (Teflon) na ponta. O Teflon suporta temperaturas bem altas, na casa dos 200C.

Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por JRFabbi » Ter Abr 27, 2010 9:45 pm

Então, eu pensei nisso também e foi por isso que usei hoje o farol com o pino atrás do trilho (ao invés de dentro) mas assim ficou alto de mais, qualquer milímetro a mais já muda pra caramba, seria perfeito usar metade da cabeça eu acho.

Vendo seu desenho ai pensei em retirar a cabeça e colocar um parafuso por dentro do pino onde eu poderia regular a distância da cabeça, o problema é que o trilho não será empurrado para cima, assim teria que cobrir a parte de baixo do parafuso (com fita, a idéia é boa) pra levantar o farol, a cabeça do parafuso o puxaria para baixo... Como já destrui um dos parafusos vou tentar isso nele e se der certo mexo no outro. (O:-))
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por JRFabbi » Ter Abr 27, 2010 9:59 pm

Essa é pra galera que está ansiosa por um How-To!

Segue o esquema de ligação que eu recebi pra montar o meu cluster.
Imagem

Algumas considerações:
- Onde está "bateria" pode ser ligado ao farol baixo, se ligar na bateria também não tem problema algum, a unica coisa é que o cluster "dorme" depois de um tempo e com isto ele perde a resistência indo para o nível "0".

- Onde está "botoeira" é o conjunto de botões do Grande Punto, ele não sabia o pino mas analisando a placa descobri que os sinais dos dois botões são enviados pelo pino-9 do conjunto de botões, precisa levar um fio dos botões até o cluster.

- O pino-1 do cluster já está ligado, o negativo do circuito é comum.

- Todos os outros pinos precisam ser ligados:

->Precisa ser levado um fio do pino-9 dos botões ao pino-14 do cluster.
->Um fio com algum positivo (bateria ou farol baixo) ao pino-8 do cluster (este positivo o cluster usará para criar a resistência com o pino-7, é importante ser o MESMO positivo que irá para os motores para que a referência seja a mesma).
->Um fio com negativo nos motores
->Um fio saindo do pino-7 e indo para o fio de controle dos motores, esta é a tensão variável de acordo com o nível mostrado no display, o problema é que o nível "0" do cluster não possui resistência alguma e com isto os motores nem saem do lugar, eu coloquei um potenciometro entre o pino-7 e os motores sendo que os motores aqui vão para o nível máximo quando se tem uma resistência de 6k entre o pino-7 e o pino de controle, o legal do potenciometro é que dá pra fazer um ajuste fino e depois controlar os níveis pelo painel do carro.

E ai, acham que dá pra entender? :roll:
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Ferranda » Ter Abr 27, 2010 11:12 pm

(:D) (:D) (:D)
To entendendo sem ter que dar!!!
Rsrsrsrsrsrs.
O pepino é o cluster
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Qua Abr 28, 2010 7:26 am

Sim, o cluster nosso não tem o circuito entre o pino-8 e o pino-7...
Pelo que lembro que ele disse no telefone é apenas um transistor (ligado a uma saída digital interna do processador do cluster), um capacitor e um resistor, o transistor recebe a tensão do pino-8 e devolve no pino-7 (bem basicamente falando) de acordo com o que recebe de sinal da saída digital interna que é controlada pelo SW do cluster.

No sábado vou ver como que o cara lá pode fazer para o pessoal que tá afim de implantar isto.
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por apmed2000 » Qua Abr 28, 2010 11:43 am

caraca... (~X()
não tenho a mínima noção do que vocês estão falando... :oops:
mas, se conseguirem "alguém" p/ instalar estou dentro. (:D)
abrs.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por luizeduardo » Qua Abr 28, 2010 12:39 pm

Também queria muito a regulagem de altura, acho muito útil! (=D>)
P/ falar a verdade quase dexei de comprar o T-Jet por não tê la...
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo