Saiba como montar um ‘kit básico’ de limpeza e manutenção
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Saiba como montar um ‘kit básico’ de limpeza e manutenção
*** LeSSSSgal... ***
Produtos automotivos ganham espaço com recorde de vendas de veículos.
Empresas nacionais brigam por qualidade para competir com chineses.
Os seguidos recordes de vendas da indústria automobilística nacional têm incrementado as gôndolas de supermercados com itens específicos para carros. Com o aumento da frota circulante, os produtos básicos para limpeza e manutenção ganham cada vez mais espaço nas prateleiras. Diante do apelo comercial, quem deve ficar atento é o consumidor, para não levar para casa produtos que vão acabar no armário pela falta de uso.
De acordo com o coordenador de serviços automotivos do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), José Palacio, consultado pelo G1, o kit básico para cuidar do carro — sem precisar da ajuda de um lava-rápido — deve conter: cera neutra para pintura, silicone para limpeza de painéis plásticos, ‘pretinho’ para os pneus, silicone para as partes plásticas, xampu, solvente neutro, estopa macia e limpa para-brisa.
“É recomendável usar produtos de marcas conhecidas, pois se não forem de boa qualidade, danificam o carro. É o caso da cera, que pode manchar a pintura, e do silicone, que se tiver excesso de álcool resseca o painel. E, pior, você não vê na hora”, observa Palacio.
Segundo ele, a cera deve ser manipulada na sombra e com uma estopa macia. “Mesmo as de boa qualidade, se forem usadas no sol, mancham porque a lataria fica muito quente”, diz. O especialista ressalta que a cera só deve ser aplicada de seis em seis meses, no mínimo, para não agredir a pintura.
Bancos de carros devem ser lavados com xampu
específico ou lavagem a seco.
Sobre o estofamento, Palacio recomenda limpar com xampu específico ou com espuma de lavagem a seco, caso for de tecido. Em bancos de couro, ele aconselha a limpeza apenas com um pano limpo com água e são ou produtos ‘multiuso’. “Não se deve passar nos bancos de couro nem o silicone e muito menos lustra móveis, como muita gente faz. O assento é um item de segurança e qualquer produto que se passa no banco acaba deixando-o escorregadio. Em uma frenagem brusca, o corpo se desloca”, ressalta Palacio.
Para tirar piche grudado na lataria, o coordenador do IQA recomenda solvente neutro. “Não pode ser querosene”, alerta. Já o uso do ‘pretinho’, produto que protege o pneu, deve ser usado em pequenas quantidades. “O pretinho é importante, mas se passar demais ele vai espirrar e grudar na roda e na pintura”, afirma.
Entre todos estes cuidados, ao levar em conta a questão da segurança, o item mais importante é o xampu de para-brisa. Como ele desengordura o vidro, ajuda a deslizar as palhetas do limpador. “Se o vidro está muito sujo e não há este produto no compartimento de água, o vidro embaça, o que é muito perigoso”, destaca o especialista. Segundo ele, o uso de detergente resseca a borracha das palhetas, por isso não é recomendável.
Em relação a todos os produtos, José Palacio aconselha a não deixar nenhum dentro do carro, pois podem ter substâncias inflamáveis. “A temperatura dentro de um carro fechado pode chegar a 50°C”, alerta.
Aumento das vendas atrai até montadoras
De carro novo e poder aquisitivo maior, o brasileiro tem se dedicado cada vez mais aos itens automotivos. A constatação é do gerente de compras do Grupo Pão de Açúcar, Marcos Betelli, que registrou crescimento de 40% no setor automotivo da rede Extra. Betelli destaca que a projeção para este ano é de expansão de 30%. "Somente no primeiro trimestre as vendas subiram 40%", afirma Betelli.
Produtos de limpeza para carros ganham
destaque nos supermercados.
Sobre o mix de vendas, o gerente do Grupo Pão de Açúcar destaca que, no ano passado, 45% foi de pneus, 25% de produtos de limpeza e 30% de baterias, óleos e lubrificantes. Para este ano, o mix deverá ficar em 32% para pneus, 15% para produtos de limpeza e 20% para óleos e lubrificantes. Dentro do segmento de limpeza, Betelli ressalta que os produtos mais procurados são os aromatizantes para ambientes, conhecidos por "cheirinho". "É o item que mais cresce em vendas", destaca o gerente de compras.
A expansão do mercado de produtos específicos para limpeza e manutenção de veículos tem forçado as fabricantes nacionais a investir em tecnologia e se profissionalizarem cada vez mais. O avanço é uma resposta à entrada de produtos chineses. “O brasileiro é apaixonado por carros, até porque o automóvel faz parte do patrimônio da família. Então, a qualidade é muito importante”, afirma o gerente nacional de vendas da Rodabrill, Mário Menegatti Júnior.
No Brasil, há dez grandes fabricantes neste segmento, sendo que cinco se concentram no estado de São Paulo. Entre elas está a Rodabrill, que viu seu faturamento crescer 25% em 2009 na comparação com os resultados de 2008. Para este ano, a expectativa é aumentar em mais 25% o faturamento. “Acabamos de lançar um aromatizante novo e acreditamos que as vendas vão subir 50%”, avalia Menegatti Júnior.
E a aposta da Rodabrill está nos supermercados. De acordo com o gerente de vendas, 30% do faturamento é oriundo de canais automotivos, como postos de combustíveis e lava-rápidos. Os outros 70% vem dos supermercados. “Os supermercados se dedicam cada vez mais ao mercado automotivo, porque este tipo de produto tem margem de lucro maior do que a do arroz, por exemplo”, destaca Menegatti Júnior.
No campo de aromatizantes, a empresa apostou em fragrâncias específicas para o consumidor brasileiro. “As chinesas não agradam tanto os clientes no Brasil”, observa sobre a vantagem diante da concorrência. Já os produtos oriundos dos Estados Unidos perdem a competitividade pela restrição de acesso à compra. “Eles normalmente são vendidos em canais específicos, como telefone e televenda”, explica o gerente.
Vendas de produtos para carros devem continuar a crescer em 2010 .
Apostando no diferencial, o departamento de pós-venda da General Motors firmou parceria com uma fabricante de produtos automotivos (o nome não pôde ser divulgado) e lançou um kit exclusivo para as concessionárias da rede Chevrolet. A comodidade da seleção de produtos vendidos em único pacote é mais uma estratégia da marca para fidelizar clientes.
“A gente identificou esse kit como sendo uma necessidade dos clientes de querer ter sempre um produto à mão para necessidades ‘corriqueiras’. Fornecer isso com a qualidade estabelecida pela GM foi o que norteou a gente”, diz o gerente de produto de Pós-Vendas da GM do Brasil, Waldemar Mistro.
O kit da GM possui desengripante (lubrificante), silicone, graxa branca (para aplicação em dobradiças, trilhos de bancos, fechaduras, chassis etc) e Optkleen (xampu de para-brisa). De acordo com Mistro, quem vai estabelecer o preço do kit será cada concessionária.
F G1
Produtos automotivos ganham espaço com recorde de vendas de veículos.
Empresas nacionais brigam por qualidade para competir com chineses.
Os seguidos recordes de vendas da indústria automobilística nacional têm incrementado as gôndolas de supermercados com itens específicos para carros. Com o aumento da frota circulante, os produtos básicos para limpeza e manutenção ganham cada vez mais espaço nas prateleiras. Diante do apelo comercial, quem deve ficar atento é o consumidor, para não levar para casa produtos que vão acabar no armário pela falta de uso.
De acordo com o coordenador de serviços automotivos do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), José Palacio, consultado pelo G1, o kit básico para cuidar do carro — sem precisar da ajuda de um lava-rápido — deve conter: cera neutra para pintura, silicone para limpeza de painéis plásticos, ‘pretinho’ para os pneus, silicone para as partes plásticas, xampu, solvente neutro, estopa macia e limpa para-brisa.
“É recomendável usar produtos de marcas conhecidas, pois se não forem de boa qualidade, danificam o carro. É o caso da cera, que pode manchar a pintura, e do silicone, que se tiver excesso de álcool resseca o painel. E, pior, você não vê na hora”, observa Palacio.
Segundo ele, a cera deve ser manipulada na sombra e com uma estopa macia. “Mesmo as de boa qualidade, se forem usadas no sol, mancham porque a lataria fica muito quente”, diz. O especialista ressalta que a cera só deve ser aplicada de seis em seis meses, no mínimo, para não agredir a pintura.

específico ou lavagem a seco.
Sobre o estofamento, Palacio recomenda limpar com xampu específico ou com espuma de lavagem a seco, caso for de tecido. Em bancos de couro, ele aconselha a limpeza apenas com um pano limpo com água e são ou produtos ‘multiuso’. “Não se deve passar nos bancos de couro nem o silicone e muito menos lustra móveis, como muita gente faz. O assento é um item de segurança e qualquer produto que se passa no banco acaba deixando-o escorregadio. Em uma frenagem brusca, o corpo se desloca”, ressalta Palacio.
Para tirar piche grudado na lataria, o coordenador do IQA recomenda solvente neutro. “Não pode ser querosene”, alerta. Já o uso do ‘pretinho’, produto que protege o pneu, deve ser usado em pequenas quantidades. “O pretinho é importante, mas se passar demais ele vai espirrar e grudar na roda e na pintura”, afirma.
Entre todos estes cuidados, ao levar em conta a questão da segurança, o item mais importante é o xampu de para-brisa. Como ele desengordura o vidro, ajuda a deslizar as palhetas do limpador. “Se o vidro está muito sujo e não há este produto no compartimento de água, o vidro embaça, o que é muito perigoso”, destaca o especialista. Segundo ele, o uso de detergente resseca a borracha das palhetas, por isso não é recomendável.
Em relação a todos os produtos, José Palacio aconselha a não deixar nenhum dentro do carro, pois podem ter substâncias inflamáveis. “A temperatura dentro de um carro fechado pode chegar a 50°C”, alerta.
Aumento das vendas atrai até montadoras
De carro novo e poder aquisitivo maior, o brasileiro tem se dedicado cada vez mais aos itens automotivos. A constatação é do gerente de compras do Grupo Pão de Açúcar, Marcos Betelli, que registrou crescimento de 40% no setor automotivo da rede Extra. Betelli destaca que a projeção para este ano é de expansão de 30%. "Somente no primeiro trimestre as vendas subiram 40%", afirma Betelli.

destaque nos supermercados.
Sobre o mix de vendas, o gerente do Grupo Pão de Açúcar destaca que, no ano passado, 45% foi de pneus, 25% de produtos de limpeza e 30% de baterias, óleos e lubrificantes. Para este ano, o mix deverá ficar em 32% para pneus, 15% para produtos de limpeza e 20% para óleos e lubrificantes. Dentro do segmento de limpeza, Betelli ressalta que os produtos mais procurados são os aromatizantes para ambientes, conhecidos por "cheirinho". "É o item que mais cresce em vendas", destaca o gerente de compras.
A expansão do mercado de produtos específicos para limpeza e manutenção de veículos tem forçado as fabricantes nacionais a investir em tecnologia e se profissionalizarem cada vez mais. O avanço é uma resposta à entrada de produtos chineses. “O brasileiro é apaixonado por carros, até porque o automóvel faz parte do patrimônio da família. Então, a qualidade é muito importante”, afirma o gerente nacional de vendas da Rodabrill, Mário Menegatti Júnior.
No Brasil, há dez grandes fabricantes neste segmento, sendo que cinco se concentram no estado de São Paulo. Entre elas está a Rodabrill, que viu seu faturamento crescer 25% em 2009 na comparação com os resultados de 2008. Para este ano, a expectativa é aumentar em mais 25% o faturamento. “Acabamos de lançar um aromatizante novo e acreditamos que as vendas vão subir 50%”, avalia Menegatti Júnior.
E a aposta da Rodabrill está nos supermercados. De acordo com o gerente de vendas, 30% do faturamento é oriundo de canais automotivos, como postos de combustíveis e lava-rápidos. Os outros 70% vem dos supermercados. “Os supermercados se dedicam cada vez mais ao mercado automotivo, porque este tipo de produto tem margem de lucro maior do que a do arroz, por exemplo”, destaca Menegatti Júnior.
No campo de aromatizantes, a empresa apostou em fragrâncias específicas para o consumidor brasileiro. “As chinesas não agradam tanto os clientes no Brasil”, observa sobre a vantagem diante da concorrência. Já os produtos oriundos dos Estados Unidos perdem a competitividade pela restrição de acesso à compra. “Eles normalmente são vendidos em canais específicos, como telefone e televenda”, explica o gerente.

Apostando no diferencial, o departamento de pós-venda da General Motors firmou parceria com uma fabricante de produtos automotivos (o nome não pôde ser divulgado) e lançou um kit exclusivo para as concessionárias da rede Chevrolet. A comodidade da seleção de produtos vendidos em único pacote é mais uma estratégia da marca para fidelizar clientes.
“A gente identificou esse kit como sendo uma necessidade dos clientes de querer ter sempre um produto à mão para necessidades ‘corriqueiras’. Fornecer isso com a qualidade estabelecida pela GM foi o que norteou a gente”, diz o gerente de produto de Pós-Vendas da GM do Brasil, Waldemar Mistro.
O kit da GM possui desengripante (lubrificante), silicone, graxa branca (para aplicação em dobradiças, trilhos de bancos, fechaduras, chassis etc) e Optkleen (xampu de para-brisa). De acordo com Mistro, quem vai estabelecer o preço do kit será cada concessionária.
F G1
Power...
Re: Saiba como montar um ‘kit básico’ de limpeza e manutenção
bom post!
Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X
Take a look at it: viewtopic.php?f=23&t=8643

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- Velha Guarda
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- Registrado em: Qua Jul 01, 2009 5:38 pm
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Re: Saiba como montar um ‘kit básico’ de limpeza e manutenção
Eu acho que esses produtos vendem muito sim nos mercados, tem muita gente que prefere cuidar do carro em casa e nem manda em lava car, tenho alguns desses em casa, mas como estou me mudando pra um AP agora será impossível lavar o carro, então agora só lava car mesmo !!!
TISSOT
- Velha Guarda
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