Friso no Punto: protege ou não?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Friso no Punto: protege ou não?

por shadowcps » Qua Mai 19, 2010 10:30 am

Pessoal

devido a muitas opiniões da maioria daqui de que os frisos do Punto são inúteis, para desespero de alguns que os usam incluindo eu mesmo, resolvi colocar à prova essa questão / dúvida para verificar se o friso protege ou não.

Para isso desenvolvi um gabarito simples, composto apenas por uma tira de sarrafo de 5 cm aplainado, cortado em 90 graus e com umabase feita de outro pedaço do próprio sarrafo, para que o mesmo ficasse em posição vertical, apoiando-o em piso cerâmico nivelado.

Uma vez desenvolvido o gabarito (também poderia ter sido usado um fio de prumo), o mesmo foi encostado ao friso do carro e aí, a surpresa: por uma questão simples de ilusão de ótica devido ao design do carro, "parece" que a maçaneta e linha de friso dela são mais salientes do que os frisos plásticos porém, existe uma diferença de 1,5 cm aproximadamente, ficando os frisos superiores e maçanetas, mais para dentro.

Tudo isso foi devidamente fotografado, como pderão ver em seguida:

o gabarito, sobre piso plano e já posicionado, encostando no friso:

Imagem

Imagem

Demais fotos mostrando vários ângulos e distâncias entre a linha do gabarito e as áreas da carroceria, frisos e maçaneta:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em resumo: o friso oferece sim proteção e o seu uso (ou não) depende apenas e tão somente, de gosto pessoal ou utilidade, assim como fazer ou não bocão, skypoor, rodas de aro 22" e demais modificações.

Abraços.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Re: Friso no Punto: protege ou não ? SIM, PROTEGE

por fledinho » Qua Mai 19, 2010 7:39 pm

Se protege ou não eu sinceramente não sei, mas que é feio pra #@%&!, isso é. (MINHA opinião).
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por serginhulost » Qua Mai 19, 2010 8:34 pm

feio nao eh horrivelll
mata o carro
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Deivis » Qua Mai 19, 2010 8:58 pm

naum entendi muito bem, na foto o sarrafo esta encostado na lata do carro (num tem protecao)??? :shock:
e outra, pela saliencia do desenho do carro naum oferece a protecao contra portas de outros carros que se abrem e bate na parte mais alta no punto.
Desfazendo (mp): Molas JJ e kit Xenon 6000k H1
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Takinarios » Qua Mai 19, 2010 9:43 pm

Protege como se ta encostado na lataria tambem?
Velha Guarda
Velha Guarda

por Guilherme.Pizaia » Qui Mai 20, 2010 12:40 am

Takinarios escreveu:Protege como se ta encostado na lataria tambem?

x2

Cara, por experiencia própria... O friso no punto é praticamente inutil, na maioria das batidas (PRINCIPALMENTE) no que se refere a portas abertas (do punto ou de outro carro ao lado) o friso nunca é o primeiro a ser atingido... Aqui em casa meu pai (que ta mais acostumado com o carro dele) ja deu umas encostada com a porta na parede de leve pra minha agonia e o friso nao chegou nem perto de proteger, é muito poucos casos q protege (pelo menos comigo)
E eu to achando feio tbm
Haehaehaehaehae
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por AraujoJr » Qui Mai 20, 2010 12:42 am

Deivis escreveu:naum entendi muito bem, na foto o sarrafo esta encostado na lata do carro (num tem protecao)??? :shock:
e outra, pela saliencia do desenho do carro naum oferece a protecao contra portas de outros carros que se abrem e bate na parte mais alta no punto.

Exatamente...hehe, a foto mostra o sarrafo encostando na lataria acima do friso....o que detona a teoria!!! tb nao entendi...

A maçaneta tudo bem, esta um pouco longe, mas a lata logo abaixo encosta sim, e se nao encosta é por um pentelhésimo....ou seja, continuo achando que além de ser horrivel, o friso nao protege nada,e essas fotos ajudam a comprovar isso ainda mais!!!!
até porque como o Deivis disse...independente do friso ser a parte mais externa da porta ou nao, ele é muito baixo, nenhuma porta de outro carro bate tao embaixo....vai bater sempre em cima.

Alías, lhe sugiro fazer outro teste, que teria lhe tomado bem menos tempo que esse....para o carro perto da parede e abre a porta normalmente...e ve se arranha!
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricciardi » Qui Mai 20, 2010 1:32 am

O maior problema é que as portas dos outros carros nao sao retas como esse gabarito, elas pegam bem no meio da porta e o friso fica muito embaixo...
Nao tem jeito, o giugiaro não colocou friso no Punto, nao vamos contra o criador heheheh
Meu flickr
Velha Guarda
Velha Guarda

por carlos.morceli » Qui Mai 20, 2010 4:30 am

Eu coloquei no meu e gostei, ele preto. Casou com os detalhes pretos do t-jet.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por shadowcps » Qui Mai 20, 2010 8:05 am

gentemmm, passei como foi feito o gabarito e o método, para que outros que tenham a dúvida possam repetir em casa. É óbvio que para posicionar a câmera a mesma precisa ficar em ângulo com a carroceria, ângulo esse que interfere na própria imagem da foto como por exemplo, aquela que parece que o sarrafo está encostando tbem na curvatura mas se aumentarem a foto verão que existe luz passando pela fresta portanto, não está encostado: existe um vão de aproximadamente 1.5 mm. Quem tiver saco e vontade em 5 minutos pode fazer o mesmo em casa e ver por si mesmo. E em qualquer carro atual, com as linhas laterais em curvatura, o friso ou borrachão fica numa posição mais interna da curva (isso já acontecia por exemplo, com o 147, que apresentava pequena curvatura lateral) ou seja, o friso / borrachão de qualquer carro, não protege contra batidas de portas com portas de outros carros justamente por causa das curvaturas e laterais (exceto nos jeeps, troller e carros com design reto), que sempre terão seus pontos mais externos se tocando antes portanto, a "proteção inexistente" neste caso específico não é problema exclusivo do Punto, como costuma ser colocado aqui. Esses frisos / borrachões, idenpendente da marca, foram na verdade desenvolvidos pra oferecer proteção contra superfícies planas como por exemplo, paredes, colunas e obstáculos existentes nas calçadas - superfícies retas - e, nesses casos a proteção é efetiva. O que acontece é que brassileiro acha que friso tem que proteger contra portas de carros que, como dito antes, serem curvas, os pontos mais externos delas é que se tocarão. Sobre colocar ou não, se mata ou se é horrível, eu, por exemplo, abomino o bocão, que é coisa da personalidade de carro da Audi e VW mas como é opinião pessoal prefiro, por questões de ser políticamente correto - o que deixei de ser agora - não emitir a minha opinião sobre isso para não ferir ninguém, ainda mais considerando que a placa é instalada na posição dela e aí, mata o bocão com aquela coisa branca "flutuando" no meio dele. Opinião e gosto não deveriam entrar em discussão por que, geralmente, causam polêmicas. Abraços de quem tentou, apenas, ser útil apresentando fatos sobre a existência sim, de proteção oferecida pelos frisos - objetivo do tópico ao ser criado.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Próximo