[Passo a Passo] Projeto de som Punto ELX (fotos)
Pronto!
Fiz o duto na caixa!
Confiram no fim do 1o post!
Fiz o duto na caixa!
Confiram no fim do 1o post!

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Boa Carlos !!
A caixa bass reflex gera um acrescimo de 3 dB na região de sintonia, e so nela, de resto toca como uma suspensão acustica. Estou pensando seriemente nisso... minha caixa tem 30 L (precisaria de 42 para uma boa bass reflex pro JL 10W6...) e meu falante requeriria um duto ENORME pra esse volume pra ficar bem sintonizado... (uns 3"x 50 cm) matando ainda mais o volume interno da caixa... ou seja a emenda pode sair pior que o soneto....
Alem desse ganho, a caixa bass reflex tem um delay carateristico que prolonga os graves na faixa de sintonia, que fica legal para musica com graves profundos e espaçados (Hip Hop, RAP etc...) preenchendo melhor a cabine.
Caixas Bass reflex te duas preocupações a mais que a sintonia do duto e o volume....
O Group Delay (que é a diferença de velocidade de propagação entre as diversas frequencias) e a velocidade do ar no duto (se muito alta (>25m/s) causa um FUU-FUU no duto.
Quanto a dutos curvos uma dica
Não usem o joelho de 90 graus e sim a curva curta.
O cotovelo tem um "calo" dentro que atrapalha o funcionamento do duto.
Joelho
Curva Curta
Para saber quanto ele acrescenta no duto, desconte as junções (onde um tubo entra dentro do outro) meça a curva menor e maior por dentro da curva some e divida por dois. A Curva curta de 90 soma 20 cm no duto, pra facilitar
PRa quem quer ver como funciona o comportamento das caixas, tem um software gratis, bem preciso:
http://www.linearteam.dk/default.aspx?d ... =winisdpro
Esse software trabalha com volume liquido, ou seja o volume que aparece ali deve ser acrescido do que o duto ocupa (o ar de dentro do duto não é dele é da caixa, pense nele como um cilindro solido) e o ocupado pelo falante.
Alem disso a area de passagem do duto deve ser efetiva, ou seja 9,6 cm pro PVC de 100mm (ulgo 4 polegadas) e 7,2 cm para o de 75mm (Vulgo 3 polegadas)
[]
Sandro
A caixa bass reflex gera um acrescimo de 3 dB na região de sintonia, e so nela, de resto toca como uma suspensão acustica. Estou pensando seriemente nisso... minha caixa tem 30 L (precisaria de 42 para uma boa bass reflex pro JL 10W6...) e meu falante requeriria um duto ENORME pra esse volume pra ficar bem sintonizado... (uns 3"x 50 cm) matando ainda mais o volume interno da caixa... ou seja a emenda pode sair pior que o soneto....
Alem desse ganho, a caixa bass reflex tem um delay carateristico que prolonga os graves na faixa de sintonia, que fica legal para musica com graves profundos e espaçados (Hip Hop, RAP etc...) preenchendo melhor a cabine.
Caixas Bass reflex te duas preocupações a mais que a sintonia do duto e o volume....
O Group Delay (que é a diferença de velocidade de propagação entre as diversas frequencias) e a velocidade do ar no duto (se muito alta (>25m/s) causa um FUU-FUU no duto.
Quanto a dutos curvos uma dica
Não usem o joelho de 90 graus e sim a curva curta.
O cotovelo tem um "calo" dentro que atrapalha o funcionamento do duto.
Joelho

Curva Curta

Para saber quanto ele acrescenta no duto, desconte as junções (onde um tubo entra dentro do outro) meça a curva menor e maior por dentro da curva some e divida por dois. A Curva curta de 90 soma 20 cm no duto, pra facilitar

PRa quem quer ver como funciona o comportamento das caixas, tem um software gratis, bem preciso:
http://www.linearteam.dk/default.aspx?d ... =winisdpro
Esse software trabalha com volume liquido, ou seja o volume que aparece ali deve ser acrescido do que o duto ocupa (o ar de dentro do duto não é dele é da caixa, pense nele como um cilindro solido) e o ocupado pelo falante.
Alem disso a area de passagem do duto deve ser efetiva, ou seja 9,6 cm pro PVC de 100mm (ulgo 4 polegadas) e 7,2 cm para o de 75mm (Vulgo 3 polegadas)
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 968
- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
- Localização: Curitiba-PR
sepacheco escreveu:Boa Carlos !!
A caixa bass reflex gera um acrescimo de 3 dB na região de sintonia, e so nela, de resto toca como uma suspensão acustica. Estou pensando seriemente nisso... minha caixa tem 30 L (precisaria de 42 para uma boa bass reflex pro JL 10W6...) e meu falante requeriria um duto ENORME pra esse volume pra ficar bem sintonizado... (uns 3"x 50 cm) matando ainda mais o volume interno da caixa... ou seja a emenda pode sair pior que o soneto....
Alem desse ganho, a caixa bass reflex tem um delay carateristico que prolonga os graves na faixa de sintonia, que fica legal para musica com graves profundos e espaçados (Hip Hop, RAP etc...) preenchendo melhor a cabine.
Caixas Bass reflex te duas preocupações a mais que a sintonia do duto e o volume....
O Group Delay (que é a diferença de velocidade de propagação entre as diversas frequencias) e a velocidade do ar no duto (se muito alta (>25m/s) causa um FUU-FUU no duto.
Quanto a dutos curvos uma dica
Não usem o joelho de 90 graus e sim a curva curta.
O cotovelo tem um "calo" dentro que atrapalha o funcionamento do duto.
Joelho
Curva Curta
Para saber quanto ele acrescenta no duto, desconte as junções (onde um tubo entra dentro do outro) meça a curva menor e maior por dentro da curva some e divida por dois. A Curva curta de 90 soma 20 cm no duto, pra facilitar
PRa quem quer ver como funciona o comportamento das caixas, tem um software gratis, bem preciso:
http://www.linearteam.dk/default.aspx?d ... =winisdpro
Esse software trabalha com volume liquido, ou seja o volume que aparece ali deve ser acrescido do que o duto ocupa (o ar de dentro do duto não é dele é da caixa, pense nele como um cilindro solido) e o ocupado pelo falante.
Alem disso a area de passagem do duto deve ser efetiva, ou seja 9,6 cm pro PVC de 100mm (ulgo 4 polegadas) e 7,2 cm para o de 75mm (Vulgo 3 polegadas)
[]
Sandro
Bom Sandro...
Eu ia usar o joelho comum mesmo, que tem esse calo...
Não sabia desse defeito... mas por sorte tive que furar em cima, dispensando o uso de joelho...
Ainda bem!

Realmente uma das preocupações foi com o vento no duto e o group delay... e conciliá-los para ter o famoso pico das dutadas!
A opção mais aceitável foi 33m/s (pico) para o vento no duto e um group delay abaixo de 12 milisegundos sem usar um duto gigante ou muito profundo... então acabei batendo num duto de 3" x 28cm!
O duto está soprando forte e nem se ouve o FUFU assim... se tem é bem fraco...
Mas foram feitos vários cálculos para obter a melhor relação possível e terminei nessa configuração!
Não é fácil definir isso... mas foi o que deu pra fazer!
E ficou bem ao meu gosto! Está me envolvendo bastante no carro!
Facilmente rola aquela sensação de "surdez momentanea" devido à propagação do som no interior do carro... (típico ambiente de discoteca

Sobre o winisd é um bom software. Mas o bassbox mostra melhor os resultados das simulacoes da caixa... Só é mais chato de usar...
Sandro,
Pq vc não mostra fotos do seu projeto na mala?
Queria saber o que você fez aí!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Sempre fui adepto de acabamentos BEM simples... não curto coisa muito cheia de coisa
Retirei os carpets laterais, fiz uma caixa moldada com reforços internos de 3 camadas de fibra no lado esquerdo com 30 L pra um JL 10W6.
Do outro lado fiz um suporrte moldado em fibra e MDF que suporta um Banda 5.0 performance (ponto fraco do meu sistema....não achei nada abaixo de 3 K pra valer a pena substitui-lo) um processador Dolby Alpine PXA e um mega capacitor 1,5 F (os dois ultimos escondidos) foi tudo acabado com carpet original, perdi pouco porta malas.
Tem ainda um changer alpine CHA-1412 de 12 discos encostado na parte da frente do porta malas, ligado via AInet no processador.
O PXA está ligado ao Banda com cabos Monster THX, e do processador vai uma fibra optica e o cabo AINET (para controle) até a unidade central do DVD Alpine IVA 310 que fica embaixo do banco do Passageiro.
Nos locais originais, na frente tenho um Kit componente Oz audio Matrix elite 180 e atras dois coaxiais NAR de Kevlar.
O Cabo de alimentação é de 21mm2 e os cabos de falante são Santo Angelo de 2 x 2,5mm2 oxigen free PSW12XP
Preciso urgente trocar o amp... tá matando o sistema. e a caixa selada tambem não deu o grave que eu gosto, sorte que o PXA tem eq parametrico pro sub que dá uma amenizada.
[]
Sandro

Retirei os carpets laterais, fiz uma caixa moldada com reforços internos de 3 camadas de fibra no lado esquerdo com 30 L pra um JL 10W6.
Do outro lado fiz um suporrte moldado em fibra e MDF que suporta um Banda 5.0 performance (ponto fraco do meu sistema....não achei nada abaixo de 3 K pra valer a pena substitui-lo) um processador Dolby Alpine PXA e um mega capacitor 1,5 F (os dois ultimos escondidos) foi tudo acabado com carpet original, perdi pouco porta malas.
Tem ainda um changer alpine CHA-1412 de 12 discos encostado na parte da frente do porta malas, ligado via AInet no processador.
O PXA está ligado ao Banda com cabos Monster THX, e do processador vai uma fibra optica e o cabo AINET (para controle) até a unidade central do DVD Alpine IVA 310 que fica embaixo do banco do Passageiro.
Nos locais originais, na frente tenho um Kit componente Oz audio Matrix elite 180 e atras dois coaxiais NAR de Kevlar.
O Cabo de alimentação é de 21mm2 e os cabos de falante são Santo Angelo de 2 x 2,5mm2 oxigen free PSW12XP
Preciso urgente trocar o amp... tá matando o sistema. e a caixa selada tambem não deu o grave que eu gosto, sorte que o PXA tem eq parametrico pro sub que dá uma amenizada.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 968
- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
- Localização: Curitiba-PR
sepacheco escreveu:Sempre fui adepto de acabamentos BEM simples... não curto coisa muito cheia de coisa
Retirei os carpets laterais, fiz uma caixa moldada com reforços internos de 3 camadas de fibra no lado esquerdo com 30 L pra um JL 10W6.
Do outro lado fiz um suporrte moldado em fibra e MDF que suporta um Banda 5.0 performance (ponto fraco do meu sistema....não achei nada abaixo de 3 K pra valer a pena substitui-lo) um processador Dolby Alpine PXA e um mega capacitor 1,5 F (os dois ultimos escondidos) foi tudo acabado com carpet original, perdi pouco porta malas.
Tem ainda um changer alpine CHA-1412 de 12 discos encostado na parte da frente do porta malas, ligado via AInet no processador.
O PXA está ligado ao Banda com cabos Monster THX, e do processador vai uma fibra optica e o cabo AINET (para controle) até a unidade central do DVD Alpine IVA 310 que fica embaixo do banco do Passageiro.
Nos locais originais, na frente tenho um Kit componente Oz audio Matrix elite 180 e atras dois coaxiais NAR de Kevlar.
O Cabo de alimentação é de 21mm2 e os cabos de falante são Santo Angelo de 2 x 2,5mm2 oxigen free PSW12XP
Preciso urgente trocar o amp... tá matando o sistema. e a caixa selada tambem não deu o grave que eu gosto, sorte que o PXA tem eq parametrico pro sub que dá uma amenizada.
[]
Sandro
Pq nao mostra 1 foto Sandro?
E muito me admira ver você usando um amplificador Banda!

Tá esperando o que pra colocar um duto na caixa?

Eu já andava meio desgostoso com o grave da selada (embora fosse bom, não era aquele pico que eu sempre gostei)...
Realmente não imaginava que fosse dar tanta diferença ao colocar um simples tubo!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Seu desejo é uma ordem
[]
Sandro



[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 968
- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
- Localização: Curitiba-PR
Ficou bem compacto Sandro!
Eu teria feito o mesmo se tivesse usado fibra... mas preferi mandar bala no MDF...

Eu teria feito o mesmo se tivesse usado fibra... mas preferi mandar bala no MDF...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Nachos escreveu:Boa, sandro! Nao perdeu qse nada da mala. Que hu e mids/tw vc ta usando? Penso em pegar um w6 tbm, mas o v2 de 10". Será que dá uma boa resposta em musicas rapidas?
A Ideia era essa mesmo, simples e sem preder porta malas (280 L de fabrica foi sacanagem da Fiat...
Nos locais originais, na frente tenho um Kit componente Oz audio Matrix elite 180 e atras dois coaxiais NAR de Kevlar.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 968
- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
- Localização: Curitiba-PR
qualidade dos altofalantes bravox
Bom dia Socket.
Como voce qualifica a qualidade destes alto-falantes Bravox CS60D em relação aos altofalantes originais?
Grato.
Como voce qualifica a qualidade destes alto-falantes Bravox CS60D em relação aos altofalantes originais?
Grato.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 21
- Registrado em: Ter Abr 01, 2008 2:58 pm
- Localização: S.B.Campo/SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes