[Duvida] Cabos de força e RCA

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

[Duvida] Cabos de força e RCA

por viinicius » Qua Jul 07, 2010 9:42 am

Bom dia pessoal,
Estou aqui para tirar algumas duvidas, pois vou compras os cabos de alimentação para meu som.

O meu som vai usar 2 amplificadores ( 2x hurricanes 4.120)
E gostaria de saber se vai dar para instalar tudo com o tamanho desses cabos.

8m de cabo de alimentação Pompeia de 16mm²
8m de cabo de alimentação Pompeia de 9mm²
20m de cabo para falantes Pompeia paralelo cristal 2x2,5
2 Fusiveis de 60A (bananinha de R$10 no leosom)

Fui fazer orçamento em uma loja, os caras cobraram R$342 pra instala meu som. por isso vou comprar eu mesmo e só pedir pra eles instalarem (cabos incluso no orçamento).

1. Vai dar pra instalar tudo certinho com o tamanho desses fios?
2. Vou ter que realmente comprar 2 fusiveis? não da pra puxar só um cabo da bateria e fazer a ligação entre os 2 modulos?
3. Meu cd player (8080) possui 3 pares de saida rca, vou ter que usar 4 cabos rca e 1 y mesmo?

O socket utilizou esses materiais para fazer a instalação do som dele, e a unica diferença de som é que eu tenho 2 subs.

Material utilizado:
- 6m cabo de alimentação 21mm²
- 6m cabo de alimentação 16mm²
- 6m cabo remote 1mm²
- 4m cabo paralelo 4mm² para subwoofer
- 20m cabo paralelo 2,5mm² para falantes
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: [Duvida] Cabos de força e RCA

por guiteixeira » Qui Jul 08, 2010 12:20 am

E a bateria amigo ? :shock: dois amplificadores vão ser suficientes pra descarregar seu carro se ele fica parado 1 semana.. ate menos! pelo menos no meu era assim! Ta pensando em ligar os dois amp no pompea 16 mm ? vai fritar o cabo meu amigo! E Caso utilize mais de um amplificador, cada um deve ter um fusível perto deles que suporte a corrente de cada amplificador. E perto da bateria, um outro fusível que suporte a soma das correntes dos amplificadores.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por viinicius » Qui Jul 08, 2010 11:46 am

guiteixeira escreveu:E a bateria amigo ? :shock: dois amplificadores vão ser suficientes pra descarregar seu carro se ele fica parado 1 semana.. ate menos! pelo menos no meu era assim! Ta pensando em ligar os dois amp no pompea 16 mm ? vai fritar o cabo meu amigo! E Caso utilize mais de um amplificador, cada um deve ter um fusível perto deles que suporte a corrente de cada amplificador. E perto da bateria, um outro fusível que suporte a soma das correntes dos amplificadores.

Então brother,
Estava pensando em puxar 2 cabos da bateria com 2 fusiveis de 60a perto da bateria com esse cabos de 16mm..Não pretendo mais ligar os 2 ampli em um cabeamento só.
Que que você acha?

E alguem me indica uma loja boa aqui no ABC ou sp (ipiranga).. não muito fora dessas regiões
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por guiteixeira » Qui Jul 08, 2010 1:11 pm

Então cara voce tem que ver o seguinte:

Me preocupa no seu projeto as bitolas usadas. Se o amplificador tiver uma eficiencia baixa(pesquisei mais nao achei aqui) , aliado a um cabo grande (6m) ja esquenta igual uma lampada incandescente de 50w. Isso pode derreter o isolamento do cabo positivo , esbarrar na lataria (negativo) e curto circuito no seu carro!) Nao sou profissional nessa area pra te dar certeza , mais recomendaria você a estudar a bitola ideal. Procura saber com alguem que ja tem isso instalado! Na net tb tem 309430943 tabelas com todos esses dados direitinhos. Mas te garanto que ligar os 2 amp em um cabo de 16 e gostar muito de adrenalina! :lol: Ja vi gente usando , mais cada um com o seu ne.. no meu nao faço.

Tenha em mente que quanto mais comprido o cabo , maior a bitola.
Quanto menos eficiencia e maior potencia , maior a bitola tb.

Sobre puxar 2 positivos da bateria pro porta mala e bem chato viu ? Nao e impossivel , mas o espaco pra eles entrarem no carro e ir para o porta mala sao bem pequenos!!! puxa 1 ja e dificil.
No meu preferei mexer com um amp somente por causa disso. Menos espaco , menos aquecimento , menos trabalho. Voce ja comprou os dois ? pensa na hipotese de usar so 1 com mais canais!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por viinicius » Qui Jul 08, 2010 7:59 pm

guiteixeira escreveu:Então cara voce tem que ver o seguinte:

Me preocupa no seu projeto as bitolas usadas. Se o amplificador tiver uma eficiencia baixa(pesquisei mais nao achei aqui) , aliado a um cabo grande (6m) ja esquenta igual uma lampada incandescente de 50w. Isso pode derreter o isolamento do cabo positivo , esbarrar na lataria (negativo) e curto circuito no seu carro!) Nao sou profissional nessa area pra te dar certeza , mais recomendaria você a estudar a bitola ideal. Procura saber com alguem que ja tem isso instalado! Na net tb tem 309430943 tabelas com todos esses dados direitinhos. Mas te garanto que ligar os 2 amp em um cabo de 16 e gostar muito de adrenalina! :lol: Ja vi gente usando , mais cada um com o seu ne.. no meu nao faço.

Tenha em mente que quanto mais comprido o cabo , maior a bitola.
Quanto menos eficiencia e maior potencia , maior a bitola tb.

Sobre puxar 2 positivos da bateria pro porta mala e bem chato viu ? Nao e impossivel , mas o espaco pra eles entrarem no carro e ir para o porta mala sao bem pequenos!!! puxa 1 ja e dificil.
No meu preferei mexer com um amp somente por causa disso. Menos espaco , menos aquecimento , menos trabalho. Voce ja comprou os dois ? pensa na hipotese de usar so 1 com mais canais!

Eu vou puxar 2 cabos de alimentação da bateria mesmo, vai acabar com a bateria rapidão, mais vamo que vamo! kkkkkkkk
E as bitolas eu acho que é suave usar 16mm², são apenas 480rms que os modulos vão mandar, acho que da conta sim.. mais vou colocar um cabo pra cada ampli.
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por viniat » Qui Jul 08, 2010 8:21 pm

Só faz igual eu...

To usando um cabo de 9 ou 8mm para alimentar um Blaupunkt THA475 e um MTX de 1000RMS

iuahuoiahoiuahuiohauihauiohuioahiua

Sim... em 1 musica as coisas começam a feder, dai tem que baixar o volume. Estou com o de 35mm no porta-malas, mas to com preguiça de instalar.

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por guiteixeira » Sex Jul 09, 2010 12:38 am

ao seu amp ai amigo :churras: :lol:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por viinicius » Seg Jul 12, 2010 11:09 am

Falei com o Socket, e ele me deu uma boa ideia.
Puxar um cabo de 21mm² até o malas.. e do malas colocar um distribuidor para os 2 amps com bitola de 16mm².

Boa opção né?
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por viinicius » Qua Jul 14, 2010 10:50 am

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por edisonamn » Dom Ago 01, 2010 10:52 pm

Boa noite,
sou novo aqui no forum.... estou para compra meu Punto por essa semana :D não vejo a hora de sair do gol G5.
Seguinte, tenta passar um cabo de 35mm direto. E usa um distribuidor de força. vais usar uns 5 metros de cabo 35mm mais um disjuntor na ponta perto da bateria. aqueles disjuntor residencial da certo. usa 4 metros 16mm sendo que 1 metro para positivo para cada modulo e 1 metro pro negativo para cada modulo. O cabo rca procura usar stetsom ou taramps. sao bons. vais pagar uns 90 pila por cada cabo. sobre o cabo y nao precisa, pq no modulo se usares em bridge vais precisar de outro y, entao puxa de uma vez o rca normal.
sobre os cabos do falante, sao os 20 metros mesmos ... agora do sub,.... nao precisa daquilo tdu... uns 2 m a 2,5m da certo se for 1 sub. se nao compra os 4 metros.
Sobre o fusível andei pesquisando e poem um de 40 ah, se nao vai torra teu modulo se der curto.

bom, se conseguires passar o de 35mm avisa, vou fazer isso no meu quando comprar !

sobre os modulos, pretendes por onde? nas laterais da pra fazer algo ? tipo embaixo das laterais do porta mala...
abraço
Punto Essence 1.8 16v Dualogic Prata + Creative 4.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo