VelociRaptor 600 é o burro de carga mais furioso

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

VelociRaptor 600 é o burro de carga mais furioso

por rodrigodk » Sex Ago 06, 2010 9:18 pm

*** QUe lokoooo .. monstrção mas com um visual moderno.. show!! ***

http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... 281%29.jpg
http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... 600_02.jpg
http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... 600_03.jpg
http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... 600_04.jpg
http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... 600_07.jpg

A Hennessey é uma preparadora fenomenal. Já bolou um Camaro com mais de 800 cavalos e um assustador Lotus Elise com uma das melhores relações peso-potência já vistas pela humanidade. Caminhando por ali, é difícil não achar que todo mundo lá sofre de algum tipo de loucura tuning. Um Corvette aqui, um Viper ali. Um Camaro com motor de Corvete ao lado de um Jeep Grand Cherokee logo depois de um Buick Grand National desmontado perto de um Ford GT recebendo dois turbos. Tem até alguns GT-R por lá.

Essa sensação ficou ainda mais forte quando andei até a pista quarto-de-milha no "quintal" da empresa. São 10 da manhã, mas já está tão quente que o asfalto parece derreter a sola do meu tênis. Os alunos da escola de preparação da Hennessey estão testando seus projetos pessoais, que incluem um Civic SI turbo e um Mustang. Fomos até o imponente VelociRaptor 600 azul e John Hennessey preparou uma arrancada.

Imagem

Na outra faixa estava aquele Civic turbo. É mera coincidência e algo que duvidamos que vá acontecer com frequência, mas se você estiver em uma situação como esta, não aposte no Civic. Apesar de ter quase o dobro do peso, a Raptor parece nem se esforçar enquanto detona na pista, e faz o Civic parecer um garoto tentando desesperadamente equiparar-se a um atleta olímpico. É uma visão estranha, mas estamos no Texas e eu já vi embates mais estranhos.

A fórmula para a Raptor não é muito diferente da abordagem típica da Hennessey: um monte de indução forçada somado a uma preparação refinada. Nesse caso são dois turbos de 58 mm com wastegates de 44 mm instalados no para-choque reforçado da picape com um par de intercooles logo atrás da grade dianteira admitindo ar para o novo V8 de 6,2 litros. Basicamente um enorme kit de preparação.

A potência conservadoramente declarada é de 622 cv com 88,2 kgfm de torque. Digo "conservadoramente" porque o dinamômetro mediu 525 cv nas rodas traseiras e considerando 20% de perda de potência até as rodas o número fica perto de 630 cv. O dino da Hennessey mostrou que a perda de potência no carro original de fábrica era cerca de 23% em relação ao número da Ford. É possível extrair mais potência do V8, mas não antes de retrabalhar a transmissão original de seis marchas.

Quando chegou a minha vez de cair na reta, pisei no freio com o pé esquerdo e subi o giro até a picape reagir. A picape comporta-se mais como um javali enfurecido que com um velociraptor, gerando um ruído que compete com o estímulo visual do conta-giros subindo de 2300 a 4000 rpm em um piscar e a sensação aural dos turbos fazendo seu trabalho de comprimir moléculas.

Mas depois desses momentos loucos, a VelociRaptor se estabiliza e roda sem problemas. A sensação de velocidade que existe abaixo de 100 km/h meio que se esvai à medida em que a picape se aproxima de 160 km/h perto do fim da pista. Uma pegadinha do tamanho ou apenas a suspensão fora-de-estrada fazendo seu trabalho? É difícil dizer, e a sensação não dura tanto porque há uma tenda no fim da pista e eu não gostaria de passar por cima dela (embora eu poderia, afinal, a picape não é minha).

Como a Hennessey ainda está preparando a picape, não posso discutir números de aceleração ainda, mas posso lembrá-los de que fiz o quarto-de-milha em 14,09 segundos com uma aceleração de zero a 100 em 5,6 segundos na VelociRaptor 500, e posso dizer que a 600 é ainda mais rápida. Se eles puderem atingir suas metas, ficarei impressionado, mas não surpreso.

Depois de algumas arrancadas, levei a picape a uns morros em rodovias quase abandonadas do Texas. É o lugar aonde essa picape pertence. A suspensão foi projetada para passar pela terra em velocidades absurdas. O maior sinal de que eu não estou dirigindo a F-150 da sua mãe não é a potência, mas sim o som dos gases comprimidos saindo pelas válvulas de escape como os gritos sensuais de uma tenista obstinada.

O que qualquer pessoa que tenha dirigido um Raptor fala é da estabilidade quase inexplicável em asfalto regular e esta versão não é diferente. Até certo ponto. Com toda a potência despejada em pneus lameiros, a traseira acabará saindo em um quase-drift que vai fazer você sorrir e depois se borrar de medo.

http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... tor_01.jpg
http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... tor_03.jpg
http://www.jalopnik.com.br/sites/defaul ... tor_06.jpg

F J
Power...
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3340
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: VelociRaptor 600 é o burro de carga mais furioso

por je9445 » Sáb Ago 07, 2010 12:11 pm

Show
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato
 
Mensagens: 3914
Registrado em: Sex Jul 02, 2010 4:25 pm
Localização: Lauro de Freitas-BA

Re: VelociRaptor 600 é o burro de carga mais furioso

por Rev0ltz » Dom Ago 08, 2010 9:44 am

Insano!

Imagem

Punto SPO|RTING E-Torq 1.8 16V - 2010/2011 - HEMORRAGIA
VÍDEOS DO MAIOR ENCONTRO DE PUNTOS DAS AMÉRICAS
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=15728
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 06, 2009 1:36 pm
Localização: Campinas-SP

Re: VelociRaptor 600 é o burro de carga mais furioso

por Eduardo Formiga » Ter Ago 10, 2010 11:18 am

Bi-turbo né isso?

putz, 400m em 15.6s
anda muuuuuito
Punto Essence 1.6 E-TorQ Vermelho Alpine
Opcionais: Creative II / Kit Casual / Vidro elétrico traseiro
Acessórios: Rodas T-jet 17" / Farol T-jet / Xenon 8.000k Koyama / Osram Night Breaker / Bancos de couro
Tópico do carro: viewtopic.php?f=23&t=11739
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 194
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 2:34 pm
Localização: Bahia

Re: VelociRaptor 600 é o burro de carga mais furioso

por Lbonetto » Ter Ago 10, 2010 11:25 am

ca-ra-lho !
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador
 
Mensagens: 1703
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
Localização: são paulo

Re: VelociRaptor 600 é o burro de carga mais furioso

por andretissot » Ter Ago 10, 2010 2:14 pm

(=D>) QUE CANHÃO !!!

TISSOT
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2352
Registrado em: Dom Out 12, 2008 6:34 pm
Localização: Curitiba-PR


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes