Limpeza do carter... vc ja fez?:
Re: Limpeza do carte.. vc ja fez?:
essa limpeza do blow by vem desde os (momento história FIAT
) tempos dos 147, que foram os primeiros a usar esse sistema e nada mais é do que retirar a mangueira que vem do respiro do carter e vai até a entrada do sistma de injeção e, dentro dela, tem uma telinha metálica anti-chama, por onde os vapores passam mas impedem que, com o calor, inflamem. Essa telinha pode ficar obstruída com borra de óleo e aí, cria pressão no carter e como é a única saída, toda a sujeira é empurrada com ciolencia pra cima, junto com óleo e aí é aquela beleza: o carro parece que está pulverizando uma fazenda com fumaça branca (óleo queimado). Essa limpeza é feita tirando essa telinha de dentro da mangueira e lavando-a com gasolina ou outro solvente e depois, colocando-a de novo. O importante é elaestar lá e não, a posição, que nem tem posição fixa.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:essa limpeza do blow by vem desde os (momento história FIAT) tempos dos 147, que foram os primeiros a usar esse sistema e nada mais é do que retirar a mangueira que vem do respiro do carter e vai até a entrada do sistma de injeção e, dentro dela, tem uma telinha metálica anti-chama, por onde os vapores passam mas impedem que, com o calor, inflamem. Essa telinha pode ficar obstruída com borra de óleo e aí, cria pressão no carter e como é a única saída, toda a sujeira é empurrada com ciolencia pra cima, junto com óleo e aí é aquela beleza: o carro parece que está pulverizando uma fazenda com fumaça branca (óleo queimado). Essa limpeza é feita tirando essa telinha de dentro da mangueira e lavando-a com gasolina ou outro solvente e depois, colocando-a de novo. O importante é elaestar lá e não, a posição, que nem tem posição fixa.
Tá melhorando!

Alguém tem foto ou sabe onde fica no Punto?
- Motorista de Auto Escola
Alguem tá querendo ganhar dinheiro nas suas costas....
Use o oleo especificado, trocado no periodo correto e SEMPRE com o filtro junto. Quando seu carro for fazer a revisão dos 80.000 Km ai pode pensar em abrir pra dar uma veirficada.. o 1.4 não suja mais que o 1.8... ambos são motores de baixa temperatura, que tem menos problema de oxidação termica do oleo. No caso de motores que trabalham com temperatura alta (Marea 2.0,2.4,1.8, ford Zetec rocam, VW EAXXXX 16V, VW 1.8 20V, Tjet) o cuidado com oleo deve ser maior, mas nada que trocado no prazo e na especificação certa traga problema.
O Carter é uma tampa de aço ou aluminio que vai agragada ao bloco por parafusos, não precisa aplainar, já que usa uma junta quimica ("cola") ou elastica para acoplamento, e trabalha quase sem pressão, retirá-lo é BASTANTE simples exceto por alguns carros onde ele fica obstruido pelo agregado da suspensão dianteira, como no Vectra, Civic até 2006, Marea, mas não é o caso do Punto 1.4
Mas não tem nenhum motivo em abri-lo a não ser que esteja desconfiando de oxidação termica (Borra) mas ai é melhor abrir a tampa de valvulas primeiro pois ali é onde começa a se acumular os depósitos.
NUNCA use flush no seu carro.. estraga todos os retentores, se a borra estiver instalada o correto é desmontar o motor, fazer limpeza quimica, trocar tudo que for de "borracha" e tiver contato com o oleo (retentores).
O Flush pode aglutinar pequenos depositos e entupir areas de circulação estreita como os furos do virabrequim ou injetores de oleo de pistão causando a quebra do motor.
[]
Sandro

Use o oleo especificado, trocado no periodo correto e SEMPRE com o filtro junto. Quando seu carro for fazer a revisão dos 80.000 Km ai pode pensar em abrir pra dar uma veirficada.. o 1.4 não suja mais que o 1.8... ambos são motores de baixa temperatura, que tem menos problema de oxidação termica do oleo. No caso de motores que trabalham com temperatura alta (Marea 2.0,2.4,1.8, ford Zetec rocam, VW EAXXXX 16V, VW 1.8 20V, Tjet) o cuidado com oleo deve ser maior, mas nada que trocado no prazo e na especificação certa traga problema.
O Carter é uma tampa de aço ou aluminio que vai agragada ao bloco por parafusos, não precisa aplainar, já que usa uma junta quimica ("cola") ou elastica para acoplamento, e trabalha quase sem pressão, retirá-lo é BASTANTE simples exceto por alguns carros onde ele fica obstruido pelo agregado da suspensão dianteira, como no Vectra, Civic até 2006, Marea, mas não é o caso do Punto 1.4
Mas não tem nenhum motivo em abri-lo a não ser que esteja desconfiando de oxidação termica (Borra) mas ai é melhor abrir a tampa de valvulas primeiro pois ali é onde começa a se acumular os depósitos.
NUNCA use flush no seu carro.. estraga todos os retentores, se a borra estiver instalada o correto é desmontar o motor, fazer limpeza quimica, trocar tudo que for de "borracha" e tiver contato com o oleo (retentores).
O Flush pode aglutinar pequenos depositos e entupir areas de circulação estreita como os furos do virabrequim ou injetores de oleo de pistão causando a quebra do motor.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
Se está falando da valvula blow by ou de purga do canister ai é OUTRA historia, praticamente não desmonta nada é um serviço muito simples de fazer e é feio nas revisões periodicas do carro, inclusive tá previsto no manual.
[]
Sandro
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
- Piloto de Auto Escola
bom, o flushing basicamente é a injeção de um "detergente" no carter, para remover incrustrações.
achei bem esclarecedor esse post de outro forum:
http://www.portalmercedes.com/w168-1997 ... -t7785.htm
e aqui, um video :
http://www.youtube.com/watch?v=WmMPmVI60LM
claro que feito pelo fabricante do produto então, ele exagera o processo inclusive recomendando o uso antes de cada troca de óleo, mas o processo ilustrado no video é lento demais e geralmente começa a ser notado em motores com mais de 60 mil km, assim como aquela quantidade imensa de limalha e sujeira no fundo do carter. Pra que vc tenha uma ideia, quando foi aberto o motor de meu 147, com 30 anos, nem foi mexida na parte de baixo ou seja, ainda á original, e só foi feita a limpeza do carter e colocado oleo novo.
Rodrigo de lá por favor, ESQUEÇA essa história de flush. Use óleo recomendado, de qualidade, em trocas regulares, assim como troca do filtro e seja feliz.
achei bem esclarecedor esse post de outro forum:
http://www.portalmercedes.com/w168-1997 ... -t7785.htm
e aqui, um video :
http://www.youtube.com/watch?v=WmMPmVI60LM
claro que feito pelo fabricante do produto então, ele exagera o processo inclusive recomendando o uso antes de cada troca de óleo, mas o processo ilustrado no video é lento demais e geralmente começa a ser notado em motores com mais de 60 mil km, assim como aquela quantidade imensa de limalha e sujeira no fundo do carter. Pra que vc tenha uma ideia, quando foi aberto o motor de meu 147, com 30 anos, nem foi mexida na parte de baixo ou seja, ainda á original, e só foi feita a limpeza do carter e colocado oleo novo.
Rodrigo de lá por favor, ESQUEÇA essa história de flush. Use óleo recomendado, de qualidade, em trocas regulares, assim como troca do filtro e seja feliz.

- Moderador
Sandro, eu não estou descordando de vc, mas vc tem certeza q ao se retirar o carter não há a ncecessidade de aplainar? Eu sei q se retirar o cabeçote tem q aplainar pra por denovo, então ao meu ver com o carter acontece o mesmo, ou não?
Tb comcordo q esse flush é uma furada, mas a Ford recomenda o uso de flush indiretamente. Digo indiretamente, pq no manual não consta isso mas nas concessionárias ele "recomendam". Isso aconteceu na 1ª revisão do Focus da minha mãe, mas eu mandei fazer só o q estava no manual e, por desencardo de conciencia, liguei pra Ford pra ver a posição da fabrica e a resposta q eu recebi foi mais ou menos que como as CC são representantes da Ford, o q elas recomendam é o recomendado pela fabrica. Mesmo assim não engoli e não deixei usarem o Flush na 2ª revisão.
Tb comcordo q esse flush é uma furada, mas a Ford recomenda o uso de flush indiretamente. Digo indiretamente, pq no manual não consta isso mas nas concessionárias ele "recomendam". Isso aconteceu na 1ª revisão do Focus da minha mãe, mas eu mandei fazer só o q estava no manual e, por desencardo de conciencia, liguei pra Ford pra ver a posição da fabrica e a resposta q eu recebi foi mais ou menos que como as CC são representantes da Ford, o q elas recomendam é o recomendado pela fabrica. Mesmo assim não engoli e não deixei usarem o Flush na 2ª revisão.
- Piloto de Auto Escola
bem lembrado carlos.morceli: SE e QUANDO a fabrica recomenda algo, com o carro na garantia é bom fazer para que, se acontecer alguma coisa, eles não usem como desculpa. Sobre aplainar o carter não é preciso mesmo, bastando usar uma junta nova e apertar os parafusos de maneira contraposta e pulando 1 (dificil vai ser explicar o esquema mas vamos lá:
1 3 5 7
2 4 6 8
seria mais ou menos assim: apertar primeiro o 1, depois o 8, aí o 2 em seguida o 7, o 4 e 6 e o 4 e 5, mas só encostando. com todos encostados aí sim, é feito o aperto final.
Em posts anteriores foi pedida um foto do blow by. ainda não tirei esse sistema do meu mas como o proncipio é o mesmo que foi usado nos 147, essas fotos ajudarão a entender e achar, lembrando que no 147 ia no fltro de ar e nos Punto, a mangueira vai na caixa plastica (capa):
[/quote]
O antichama é essa "mola" :

e os dois são o sistema blow by. Desculpem o tamanho do post, mas foi preciso.
1 3 5 7
2 4 6 8
seria mais ou menos assim: apertar primeiro o 1, depois o 8, aí o 2 em seguida o 7, o 4 e 6 e o 4 e 5, mas só encostando. com todos encostados aí sim, é feito o aperto final.
Em posts anteriores foi pedida um foto do blow by. ainda não tirei esse sistema do meu mas como o proncipio é o mesmo que foi usado nos 147, essas fotos ajudarão a entender e achar, lembrando que no 147 ia no fltro de ar e nos Punto, a mangueira vai na caixa plastica (capa):

O antichama é essa "mola" :

e os dois são o sistema blow by. Desculpem o tamanho do post, mas foi preciso.

- Moderador
carlos.morceli escreveu:Sandro, eu não estou descordando de vc, mas vc tem certeza q ao se retirar o carter não há a ncecessidade de aplainar? Eu sei q se retirar o cabeçote tem q aplainar pra por denovo, então ao meu ver com o carter acontece o mesmo, ou não?
Carlos
O Cabeçote trabalha com pressões de +- 52 BAR.... ou seja vazar por ali é facinho !! Mas mesmo assim só se faz a retificação da superficie de contato quando existe diferença maior que 8 decimos, fora isso a propria junta que é um sanduiche de varios materiais, se encarrega da vedação. então quando se tira o cabeçote se mede, e SEMPRE SE DEVE TROCAR AS JUNTAS E OS PRISIONEIROS !
Já o carter é como se fosse uma "badeja de oleo" o oleo não é bombeado para ali, e sim escorre pra ele e é sugado pelo pescador da bomba de oleo que pressuriza as galerias, depois ele escorre de novo e assim vai... mesmo assim o circuito de oleo dificilmente passsa de 7bar de pressão. alias presão no carter é sinal de problema de vedação dos aneis deixando escapar pressão dos cilindros para baixo. Sendo assim, a simples subistituição da junta, seja quimica ou pronta já traz vedação mais que necessária. Juntas sim devem ser trocadas SEMPRE após uma dsesmontagem, pois quando são apertadas "tomam a forma" das superficies e a menos que seja muito McGuyver, não vai conseguir casar todas as renentrancias e saliencias da suerfice de novo e acaba vazando.
Existe um flush feito com uma bomba externa, que demora algumas horas, que pode ser feito PREVENTIVAMENTE e bem espaçado contra a borra, mas geralmente os flushs que fazem por ai é colocar um detergente no motor com oleo mais vagabundo rodar o motor, esgotar o oleo e colocar novo oleo, não deixem fazer isso no seu carro...
[]
Sandro
- Piloto de Auto Escola
Blz obrigado Sidnei e Sando pelas informações, vcs por acaso são mecanicos?
Sidnei, como não é algo expecifico do manual eu não vou fazer esse Flush pq é justamente aquela porqueira de por esse detergente no carter e deixar o motor rodando acho q por 30 min e depois jogar tudo fora. Por favor, né? Q #@%&! de detergente mágico é esse q vai dissolver esses contaminantes do oleo em 30 minutos? sem falar q eu sempre troco o oleo com o filtro nos intervalos de uso severo (metade do periodo normal) pra q eu sempre tenha uma boa lubrificação do motor.
Sidnei, como não é algo expecifico do manual eu não vou fazer esse Flush pq é justamente aquela porqueira de por esse detergente no carter e deixar o motor rodando acho q por 30 min e depois jogar tudo fora. Por favor, né? Q #@%&! de detergente mágico é esse q vai dissolver esses contaminantes do oleo em 30 minutos? sem falar q eu sempre troco o oleo com o filtro nos intervalos de uso severo (metade do periodo normal) pra q eu sempre tenha uma boa lubrificação do motor.
- Piloto de Auto Escola