Recall ritmo não para
4 mensagens
|Página 1 de 1
Recall ritmo não para
*** Todos so recall de 2010 no Brasil (até o momento) ***

No ano passado, a indústria automobilística bateu recordes de produção e também de recalls. Segundo o Ministério da Justiça foram 39 convocações, envolvendo 459.502 veículos. E o ritmo não para. Em 2010, as chamadas já passam de 20, mas o número de veículos afetados ultrapassou 800 mil unidades. O maior número (1,4 milhão) foi atingido em 2000.
O mais recente recall foi anunciado na última sexta-feira pela General Motors. Todas as unidades do Agile produzidas até hoje foram convocadas por um problema na mangueira de combustível. Casos recentes, como Toyota Corolla, VW Fox e Fiat Stilo continuam na memória do consumidor.
Falha humana, aumento acelerado do ritmo de produção, erro de projeto? O tema é polêmico, sem dúvida. Para especialistas, “cada caso é um caso”. Segundo o engenheiro Joaquim Burin Filho, professor do curso de pós-graduação em Gestão Automotiva da FEI, é preciso considerar a complexidade dos veículos. “Um automóvel hoje tem mais de 4 mil itens, alguns novos, e às vezes há componentes que não apresentam falhas nos testes”, explica.
De acordo com José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute, as razões do aumento dos recalls são paradoxais. “Existe uma pressão muito grande sobre a indústria para o lançamento de novos modelos, com cada vez mais qualidade e novas tecnologias”, afirma. “Antigamente não havia tantos recalls, mas os carros apresentavam falhas e os consumidores não tinham tanto acesso à informação”.
Confira todos os recalls anunciados em 2010:
Chevrolet Agile – 59,7 mil unidades
Início: 27/08/2010
Todas as versões produzidas até hoje
Razão: mangueira de alimentação de combustível
Toyota Lexus - 27 unidades
Início: 02/08/2010
Modelos LS460L e LS600HL produzidos entre os anos 2005 e 2008
Razão: Ruptura das molas do sistema de comando de válvulas de admissão e de escape do motor, devido à contaminação no processo de fabricação.
Honda Accord – 120 unidades
Início: 10/08/2010
Ano/modelo 2003
Razão: Problema na ignição devido a um desvio no processo de produção da haste de travamento
Range Rover Sport e Discovery 3 – 3.545 unidades
Início: 27/07/2010
Modelos com motor V6 a diesel, fabricados em 2005 e 2006
Razão: Válvula unidirecional do sistema de assistência a vácuo do freio que pode apresentar perda na eficiência da frenagem
Honda Civic – 9.658 unidades
Início: 26/07/2010
Modelos fabricados em 2001 e 2002
Razão: Desvio no processo de produção do airbag do passageiro
Ford Focus – 2.241 unidades
Início: 23/07/2010
Modelos com motor 1.6 Sigma ano/modelo 2010
Razão: Vedação de um lote do reservatório de partida a frio
Citroën Xsara Picasso – 27 unidades
Início: 08/07/2010
Todos do ano/modelo 2009
Razão: Problema no alinhamento da direção
Peugeot 207 – 13 unidades
Início: 07/07/2010
Hatch e SW ano/modelo 2009
Razão: Mau alinhamento no sistema de direção
Mitsubishi L200 Triton – 15 mil unidades
Início: 27/05/2010
L200 Triton 2007, 2008 e 2009
Razão: Perda de torque dos parafusos de fixação do pino articulado (pivô) do conjunto braço superior da suspensão dianteira.
Land Rover Defender - 123 unidades
Início: 28/04/2010
Defender 90, 110 e 130, ano-modelo 2007 e 2008
Razão: Vazamento de óleo lubrificante da caixa de transferência do sistema de transmissão
Pajero TR4 Flex – 5.436 unidades
Início: 06/04/2010
Modelos 2009/2010 e 2010/2010
Razão: Problemas no sistema de admissão de ar no motor
Ford Ka – 166.460 unidades
Início: 21/05/2010
Modelos fabricados entre 2008 e 31 de janeiro de 2010
Razão: Desgaste nos fios que compõem o chicote elétrico
Ford Fusion – 861 unidades
Início: 17/05/2010
Modelos fabricados entre dezembro de 2009 e março de 2010
Razão: Defeito no reclinador do banco do passageiro
Toyota Corolla – 107 mil unidades
Início: Maio/2010
Todos os modelos feitos a partir de 2008
Razão: Verificação na colocação dos tapetes no assoalho
Citroën C4 – 6.125 unidades
Início: 12/04/2010
C4 Hatch e C4 Pallas ano/modelo 2009/2010
Razão: Endurecimento da direção em manobras rápidas
Peugeot 207 – 226 unidades
Início: 05/04/2010
Hatch 1.4 Flex ano/modelo 2009/2010
Razão: Má conexão da tubulação de alimentação de combustível ao reservatório
Fiat Stilo – 52.474 unidades
Início: 18/03/2010
Modelos fabricados entre 2004 e 2010, sem freios ABS
Razão: Cubos de rodas traseiras podem se quebrar
Nissan Frontier – 10.624 unidades
Início: 17/03/2010
Modelos fabricados entre 2008 e 2010
Razão: Junção da coluna com a caixa de direção pode se soltar
Novo Gol e Voyage – 193.620 unidades
Início: 11/02/2010
Ano/modelo 2009 e 2010
Razão: Insuficiência de engraxamento no rolamento das rodas traseiras
Honda Fit – 186.902 unidades
Início: 10/02/2010
Modelos fabricados de 2003 a 2008 (New Fit não faz parte)
Razão: Interruptor do comando dos vidros elétricos pode ter infiltração de água
Peugeot 307 – 13 mil unidades
Início: 01/02/2010
Ano/modelo 2008 e 2009
Razão: Falha na identificação da posição do comando do acendimento dos faróis.
F A

No ano passado, a indústria automobilística bateu recordes de produção e também de recalls. Segundo o Ministério da Justiça foram 39 convocações, envolvendo 459.502 veículos. E o ritmo não para. Em 2010, as chamadas já passam de 20, mas o número de veículos afetados ultrapassou 800 mil unidades. O maior número (1,4 milhão) foi atingido em 2000.
O mais recente recall foi anunciado na última sexta-feira pela General Motors. Todas as unidades do Agile produzidas até hoje foram convocadas por um problema na mangueira de combustível. Casos recentes, como Toyota Corolla, VW Fox e Fiat Stilo continuam na memória do consumidor.
Falha humana, aumento acelerado do ritmo de produção, erro de projeto? O tema é polêmico, sem dúvida. Para especialistas, “cada caso é um caso”. Segundo o engenheiro Joaquim Burin Filho, professor do curso de pós-graduação em Gestão Automotiva da FEI, é preciso considerar a complexidade dos veículos. “Um automóvel hoje tem mais de 4 mil itens, alguns novos, e às vezes há componentes que não apresentam falhas nos testes”, explica.
De acordo com José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute, as razões do aumento dos recalls são paradoxais. “Existe uma pressão muito grande sobre a indústria para o lançamento de novos modelos, com cada vez mais qualidade e novas tecnologias”, afirma. “Antigamente não havia tantos recalls, mas os carros apresentavam falhas e os consumidores não tinham tanto acesso à informação”.
Confira todos os recalls anunciados em 2010:
Chevrolet Agile – 59,7 mil unidades
Início: 27/08/2010
Todas as versões produzidas até hoje
Razão: mangueira de alimentação de combustível
Toyota Lexus - 27 unidades
Início: 02/08/2010
Modelos LS460L e LS600HL produzidos entre os anos 2005 e 2008
Razão: Ruptura das molas do sistema de comando de válvulas de admissão e de escape do motor, devido à contaminação no processo de fabricação.
Honda Accord – 120 unidades
Início: 10/08/2010
Ano/modelo 2003
Razão: Problema na ignição devido a um desvio no processo de produção da haste de travamento
Range Rover Sport e Discovery 3 – 3.545 unidades
Início: 27/07/2010
Modelos com motor V6 a diesel, fabricados em 2005 e 2006
Razão: Válvula unidirecional do sistema de assistência a vácuo do freio que pode apresentar perda na eficiência da frenagem
Honda Civic – 9.658 unidades
Início: 26/07/2010
Modelos fabricados em 2001 e 2002
Razão: Desvio no processo de produção do airbag do passageiro
Ford Focus – 2.241 unidades
Início: 23/07/2010
Modelos com motor 1.6 Sigma ano/modelo 2010
Razão: Vedação de um lote do reservatório de partida a frio
Citroën Xsara Picasso – 27 unidades
Início: 08/07/2010
Todos do ano/modelo 2009
Razão: Problema no alinhamento da direção
Peugeot 207 – 13 unidades
Início: 07/07/2010
Hatch e SW ano/modelo 2009
Razão: Mau alinhamento no sistema de direção
Mitsubishi L200 Triton – 15 mil unidades
Início: 27/05/2010
L200 Triton 2007, 2008 e 2009
Razão: Perda de torque dos parafusos de fixação do pino articulado (pivô) do conjunto braço superior da suspensão dianteira.
Land Rover Defender - 123 unidades
Início: 28/04/2010
Defender 90, 110 e 130, ano-modelo 2007 e 2008
Razão: Vazamento de óleo lubrificante da caixa de transferência do sistema de transmissão
Pajero TR4 Flex – 5.436 unidades
Início: 06/04/2010
Modelos 2009/2010 e 2010/2010
Razão: Problemas no sistema de admissão de ar no motor
Ford Ka – 166.460 unidades
Início: 21/05/2010
Modelos fabricados entre 2008 e 31 de janeiro de 2010
Razão: Desgaste nos fios que compõem o chicote elétrico
Ford Fusion – 861 unidades
Início: 17/05/2010
Modelos fabricados entre dezembro de 2009 e março de 2010
Razão: Defeito no reclinador do banco do passageiro
Toyota Corolla – 107 mil unidades
Início: Maio/2010
Todos os modelos feitos a partir de 2008
Razão: Verificação na colocação dos tapetes no assoalho
Citroën C4 – 6.125 unidades
Início: 12/04/2010
C4 Hatch e C4 Pallas ano/modelo 2009/2010
Razão: Endurecimento da direção em manobras rápidas
Peugeot 207 – 226 unidades
Início: 05/04/2010
Hatch 1.4 Flex ano/modelo 2009/2010
Razão: Má conexão da tubulação de alimentação de combustível ao reservatório
Fiat Stilo – 52.474 unidades
Início: 18/03/2010
Modelos fabricados entre 2004 e 2010, sem freios ABS
Razão: Cubos de rodas traseiras podem se quebrar
Nissan Frontier – 10.624 unidades
Início: 17/03/2010
Modelos fabricados entre 2008 e 2010
Razão: Junção da coluna com a caixa de direção pode se soltar
Novo Gol e Voyage – 193.620 unidades
Início: 11/02/2010
Ano/modelo 2009 e 2010
Razão: Insuficiência de engraxamento no rolamento das rodas traseiras
Honda Fit – 186.902 unidades
Início: 10/02/2010
Modelos fabricados de 2003 a 2008 (New Fit não faz parte)
Razão: Interruptor do comando dos vidros elétricos pode ter infiltração de água
Peugeot 307 – 13 mil unidades
Início: 01/02/2010
Ano/modelo 2008 e 2009
Razão: Falha na identificação da posição do comando do acendimento dos faróis.
F A
Power...
Re: Recall ritmo não para
é isso ai...parabéns montadoras......
Mas como dizem tem males que vem para bem....quem sabe assim eles melhoram a qualidade de nossos carros.....
Mas como dizem tem males que vem para bem....quem sabe assim eles melhoram a qualidade de nossos carros.....
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- Piloto de Testes novato
- Mensagens: 3914
- Registrado em: Sex Jul 02, 2010 4:25 pm
- Localização: Lauro de Freitas-BA
Re: Recall ritmo não para
Sinto em informar, mas faltam uns 3 recalls do Novo Gol..
e eu tenho ctz disto, pq fui CONVOCADO umas 4 vezes !
hahaha
e eu tenho ctz disto, pq fui CONVOCADO umas 4 vezes !
hahaha
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1703
- Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
- Localização: são paulo
Re: Recall ritmo não para
Falta so o RECALL pro TJET.
- Velha Guarda
- Mensagens: 3232
- Registrado em: Seg Fev 25, 2008 6:55 pm
- Localização: SP
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes