Punto 1.6 16v - alguém já amaciou?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Punto 1.6 16v - alguém já amaciou?

por Guilherme18P » Sex Set 17, 2010 9:32 pm

com 100% de etanol no tanque fiz uma viagem de 200km. Antes, nesse mesmo trecho ele consumia meio tanque fácil. Hoje, surpreendentemente, ele gastou pouco mais 1/4, fazendo 11,1km/L, isso com 3 pessoas no carro mais bagagens. Tá melhorando e muito. Antes nao passava de 8km/L.
Punto Essence 1.6 16V - Branco Banchisa
Com kit Creative I + Kit HSD + Sensor de Estacionamento
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por burgs » Sáb Set 18, 2010 12:11 pm

LucasMoura escreveu:Eu tinha um punto 1.8 HLX e se eu pudesse eu ressussitava ele da enchente e voltava a andar com ele.

Peguei um sporting etorq e imediatamente senti a diferença dos motores. Esse novo é muito lerdo e fraco, estou frustrado.

Nem amaciando o motor por 500 mil Km ele vai ter o desempenho do antigo.

Alguns dizem que é diferente dirigir um 16 valvulas, mas digo que prefiro muito mais acelerar de 5ª marcha e ganhar velocidade fácil em uma subida (como eu fazia no falecido 1.8 GM) do que ter que reduzir pra 4ª ou 3ª como preciso fazer com esse etorq.

A intençao nao é falar mal assim de graça... Já tive outro Punto e nao tenho palavras para conseguir elogiar o carro, de tao bom em todos os aspectos.

Estou sim, extremamente frustado com esse novo motor! O carro continua perfeito, mas o coraçao enfraqueceu demais!

Lucas

Eu andei lendo tdo a respeito disso , um forista que foi banido ele estava falando a verdade !! que p etorq era uma furada que a fiat nao sabe fazer motor bla bla bla bla !!! ufa me livrei dessa bucha pelo jeito. valeu turma!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ziguratt » Sáb Set 18, 2010 4:59 pm

Eu andei lendo tdo a respeito disso , um forista que foi banido ele estava falando a verdade !! que p etorq era uma furada que a fiat nao sabe fazer motor bla bla bla bla !!! ufa me livrei dessa bucha pelo jeito. valeu turma!!!

Burgs,

Acho que não é por aí, ou seja, Fiat não saber fazer motor. Eu tinha um Punto 1.8 GM e achava, digamos assim, um motor honesto. E sim, o torque em baixa rotação era realmente bom. E sim, no começo senti a diferença de um motor pro outro.

Ao mesmo tempo, um primo meu tinha uma Meriva 1.8, sendo, portanto, o 'mesmo' motor. Acho que na verdade falar o 'mesmo motor' talvez não seja o correto. Talvez o certo fosse o 'mesmo projeto' de motor, pois era totalmente diferente vc andar no 1.8 do Punto (e do Siena, que já tive tb) com o 1.8 da Meriva. Sendo o mesmo 'projeto' de motor, a Fiat faz as adaptações que julga adequadas ao seu propósito ou perfil, assim como a GM.

Tipo: eu nunca senti o torque dos meus 1.8 na Meriva do meu primo. Da mesma maneira, meu primo sempre disse que na 'versão' Fiat, os motores ficavam melhores, no sentido de resposta e agilidade. E olha que ele entende do negócio, eu não (e ele já dirigiu outros carros GM com o 1.8 tb).

Acredito que essa teoria de '16v ser diferente' realmente procede. Agora que já estou 'entendendo' um motor 16v, já estou começando a recuperar a agilidade que eu tinha no 1.8. No começo estranhei bastante.

Bom, só uma opinião.
Abraço!
Imagem
Meus Fiat´s:
(2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por AlexJW » Dom Set 19, 2010 6:22 pm

burgs escreveu:
LucasMoura escreveu:Eu tinha um punto 1.8 HLX e se eu pudesse eu ressussitava ele da enchente e voltava a andar com ele.

Peguei um sporting etorq e imediatamente senti a diferença dos motores. Esse novo é muito lerdo e fraco, estou frustrado.

Nem amaciando o motor por 500 mil Km ele vai ter o desempenho do antigo.

Alguns dizem que é diferente dirigir um 16 valvulas, mas digo que prefiro muito mais acelerar de 5ª marcha e ganhar velocidade fácil em uma subida (como eu fazia no falecido 1.8 GM) do que ter que reduzir pra 4ª ou 3ª como preciso fazer com esse etorq.

A intençao nao é falar mal assim de graça... Já tive outro Punto e nao tenho palavras para conseguir elogiar o carro, de tao bom em todos os aspectos.

Estou sim, extremamente frustado com esse novo motor! O carro continua perfeito, mas o coraçao enfraqueceu demais!

Lucas

Então quem não goste do EtorQ que reclame com a BMW e Crysler tbm, co-autoras do projeto deste mesmo motor.

Pra mim o motor e desempenho do carro são só alegria... nada a reclamar, não por enquanto.

abçs!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por shadowcps » Dom Set 19, 2010 7:37 pm

acho incrivel a capacidade de juklgar do ser humano: "um forista que foi banido estava falando a verdade..." Só por ter o mesmo ponto de vista o cara estava certo ee todos os demais, estão errados. Tipo assim: se o mundo não concorda comigo, pára o mundo pra todos descerem e so ficar eu...

Adianta não Alex. maldita inclusão digital (~X()
    ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
    Moderador
    Moderador

por Bullet80 » Dom Set 19, 2010 9:04 pm

Fiz uma viagem esse fim de semana e atingi os 1000km com o carro.......numa média de 130 km/h fez 9km/l no etanol, com ar ligado fez 8,5km/l.....acho que até os 2000 km vai melhorar mais. Agora to totalmente adaptado ao carro, dei umas aceleradas até 170 km/h e o carro ainda tava pedindo mais. É realmente diferente o motor 16v....enquanto os 8v quando chegam por volta dos 150, 160 já começam a ter uma queda grande na aceleração, ficando cada vez mais difícil o aumento de velocidade, percebi que o 16v fica ainda mais forte, porque o torque tá mais alto, na medida em que o rpm já ulttrapassou os 4500 giros. De 140 pra 170 é bem rápido. Acho que chega nos 185 km/h com certa facilidade.
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por LucasMoura » Seg Set 20, 2010 9:44 am

Enfim.

Por esses comentarios continuo percebendo que o a grande diferença é o tipo de resposta de um motor pro outro. Eu, sem a menor sombra de duvida, digo que prefiro acelerar de 5ª marcha a 60 km por hora em uma subida e sentir o carro pegando velocidade rápido, do que ter que reduzir pra 3ª e ficar trocando marcha o tempo inteiro (o que aumenta consumo tambem).

Pode ser que esse motor foi feito pensando mais no Dualogic do que nos proprietarios de cambio manual.

De uma forma ou de outra, esse motor me deixou frustrado e tenho saudades demais do meu antigo e falecido Punto 1.8 HLX !!! parabens aos que ficaram satisfeitos com esse Etorq...

Vou me contentar em estar dirigindo um carro muito bonito, silencioso e confortavel... porem lerdo e fraco! Fico com ele um tempo e depois faço um test drive antes de trocar por outro. (eu nunca aprendo a liçao!)

abçs

Lucas
    "8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
    sinal fechou, vc ficou!
    eu passei, vc nao!
    essa vaga é minha, procura outra!
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por LucianoBH » Seg Set 20, 2010 2:01 pm

LucasMoura escreveu:Enfim.

Por esses comentarios continuo percebendo que o a grande diferença é o tipo de resposta de um motor pro outro. Eu, sem a menor sombra de duvida, digo que prefiro acelerar de 5ª marcha a 60 km por hora em uma subida e sentir o carro pegando velocidade rápido, do que ter que reduzir pra 3ª e ficar trocando marcha o tempo inteiro (o que aumenta consumo tambem).

Pode ser que esse motor foi feito pensando mais no Dualogic do que nos proprietarios de cambio manual.

De uma forma ou de outra, esse motor me deixou frustrado e tenho saudades demais do meu antigo e falecido Punto 1.8 HLX !!! parabens aos que ficaram satisfeitos com esse Etorq...

Vou me contentar em estar dirigindo um carro muito bonito, silencioso e confortavel... porem lerdo e fraco! Fico com ele um tempo e depois faço um test drive antes de trocar por outro. (eu nunca aprendo a liçao!)

abçs

Lucas

Cara, se quiser trocar pelo meu 1.6 16, aceito? Blz? :-D

É o E-torQ também, mas pelo menos é branco :D
    Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
    Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
    Roda dura de Auto Escola
    Roda dura de Auto Escola

por AndreBsB » Seg Set 20, 2010 2:23 pm

Minha opinião é a seguinte:

É difícil afirmar que o motor x é pior que o motor y. Depende do uso de cada pessoa. Pra uma pessoa, um motor 1.0 pode ser melhor que o 1.8, visando exclusivamente a economia.

O Punto 1.4 eu não acho melhor em nada, pois além de ser lento, nem econômico é. Bebe mais que o 1.8 "Powertreco".

Muitos reclamam do 1.8 8V mas EU acho um excelente motor. É econômico (comigo não faz menos de 12km/l na gsolina, e sempre dando umas pisandas com R17 e filtro esportivo), tem um excelente torque em baixa (conforto ao dirigir), manutenção barata. Tá certo que não tem desempenho esportivo, mas quando exigido, responde muito bem sim.

Eu trocaria esse motor somente pelo 1.4 16V Turbo do TJET ou pelo 1.8 16V. O 1.8 16V talvez seja pior um pouco em baixa como falaram acima, mas se pisar vai andar na frente do 1.8 8V tranquilamente. A contrapartida é boa. Não trocaria pelo 1.6 16V nem a pau. Iria perder conforto pra andar na manha e, se pisar, seria pau a pau (não sei quem ficaria na frente, só colocando lado a lado com dois pilotos bons). Quem anda esgoelando o carro 100% do tempo?

Lógico que a FIAT vai defender que é um motor mais moderno (de fato é, foi lançado depois), mais econômico (será? vai ter de esgoelar mais e o carro não é mais leve, acho que até mais pesado).
    Piloto de Testes da FIAT
    Piloto de Testes da FIAT

por LucianoBH » Seg Set 20, 2010 2:29 pm

AndreBsB escreveu:Eu trocaria esse motor somente pelo 1.4 16V Turbo do TJET ou pelo 1.8 16V. O 1.8 16V talvez seja pior um pouco em baixa como falaram acima, mas se pisar vai andar na frente do 1.8 8V tranquilamente. A contrapartida é boa. Não trocaria pelo 1.6 16V nem a pau. Iria perder conforto pra andar na manha e, se pisar, seria pau a pau (não sei quem ficaria na frente, só colocando lado a lado com dois pilotos bons). Quem anda esgoelando o carro 100% do tempo?

Hehe, também não é assim cara. Dirigir o 1.6 é questão de costume. Da pra andar numa boa no 1.6 sem perder o conforto, é só saber o regime de rotação que você deve efetuar a troca das marchas. É uma tocada totalmente diferente dos motores 8v. Eu tinha um 206 1.4 8v, a achava o carrinho bem espertinho em baixa. Depois de uns 3.000 rpm ele perdia todo o fôlego, e eu o tesão :lol:
    Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
    Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
    Roda dura de Auto Escola
    Roda dura de Auto Escola

AnteriorPróximo