Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
*** Rssss
***

Quando uma campanha de propaganda opta por citar a concorrência, está pisando em ovos. Território delicado este, de promover a própria marca envolvendo diretamente a de terceiros - o resultado naturalmente tende a ser apelativo e baixo. Nisso entra a arte das agências de propaganda, que trabalham todos os elementos da comunicação audiovisual para produzir algo sutil e de bom gosto - afinal, você está vendendo automóveis, e não a campanha do Tiririca (perdoem-me os fãs!). Veja neste post um exemplo gringo de sucesso, e um caso nacional de - digamos francamente - fracasso.
Vamos começar pelo caso Nissan. Este comercial está circulando em todos os horários da TV aberta. Poucas vezes vi algo tão direto e agressivo. Apesar do roteiro engraçado e da produção de ponta, a mensagem que escancara é ácida e desnecessária: estão chamando a Chevrolet, Honda e Fiat de incompetentes. Ou mais do que isso, faz as próprias marcas rivais assumirem este papel e mencionam com precisão cirúrgica os rivais de mercado! Ao mesmo tempo, citam os prêmios conquistados pela Livina - isso sim, algo que se preze.
Mas é preciso mesmo menosprezar as rivais desta maneira? O saldo final é apelativo, e confesso que fico na dúvida se ajudou mesmo a promover a imagem da Nissan. Fora a briga que compraram com a concorrência...
Já a mensagem da BMW, vista neste comercial de circulação holandesa, é rebuscada e quase subliminar. Para os apaixonados entusiastas, Ferrari é uma religião. Então, a marca do cavallino é tratada com o respeito e devoção de quem gosta, entende e respira o mundo dos carros. Posiciona a Ferrari como uma amante, e a BMW como a esposa perfeita. A campanha atinge o que parece impossível: valoriza a concorrência e a própria marca, a primeira de maneira mais direta (mas plana), a última; de forma mais complexa e profunda. De quebra, ganha pontos pela elegância e o posicionamento de connoisseur de automóveis. Ousadia, paixão, respeito. São alguns dos valores que o vídeo transpira.
Assista os comerciais um após o outro, e veja a diferença que uma campanha de propaganda pode fazer para a imagem da marca - independentemente dos seus produtos. A fábrica que faz maravilhas como o 370Z e o GT-R merece algo mais nobre, não acham?
F J


Quando uma campanha de propaganda opta por citar a concorrência, está pisando em ovos. Território delicado este, de promover a própria marca envolvendo diretamente a de terceiros - o resultado naturalmente tende a ser apelativo e baixo. Nisso entra a arte das agências de propaganda, que trabalham todos os elementos da comunicação audiovisual para produzir algo sutil e de bom gosto - afinal, você está vendendo automóveis, e não a campanha do Tiririca (perdoem-me os fãs!). Veja neste post um exemplo gringo de sucesso, e um caso nacional de - digamos francamente - fracasso.
Vamos começar pelo caso Nissan. Este comercial está circulando em todos os horários da TV aberta. Poucas vezes vi algo tão direto e agressivo. Apesar do roteiro engraçado e da produção de ponta, a mensagem que escancara é ácida e desnecessária: estão chamando a Chevrolet, Honda e Fiat de incompetentes. Ou mais do que isso, faz as próprias marcas rivais assumirem este papel e mencionam com precisão cirúrgica os rivais de mercado! Ao mesmo tempo, citam os prêmios conquistados pela Livina - isso sim, algo que se preze.
Mas é preciso mesmo menosprezar as rivais desta maneira? O saldo final é apelativo, e confesso que fico na dúvida se ajudou mesmo a promover a imagem da Nissan. Fora a briga que compraram com a concorrência...
Já a mensagem da BMW, vista neste comercial de circulação holandesa, é rebuscada e quase subliminar. Para os apaixonados entusiastas, Ferrari é uma religião. Então, a marca do cavallino é tratada com o respeito e devoção de quem gosta, entende e respira o mundo dos carros. Posiciona a Ferrari como uma amante, e a BMW como a esposa perfeita. A campanha atinge o que parece impossível: valoriza a concorrência e a própria marca, a primeira de maneira mais direta (mas plana), a última; de forma mais complexa e profunda. De quebra, ganha pontos pela elegância e o posicionamento de connoisseur de automóveis. Ousadia, paixão, respeito. São alguns dos valores que o vídeo transpira.
Assista os comerciais um após o outro, e veja a diferença que uma campanha de propaganda pode fazer para a imagem da marca - independentemente dos seus produtos. A fábrica que faz maravilhas como o 370Z e o GT-R merece algo mais nobre, não acham?
F J
Power...
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
a Nissan tá pegando pesado nesses ultimos comerciais..
hahahaha..
hahahaha..
Ex: Punto ELX 1.4 Cinza Cromo
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
- Velha Guarda
- Mensagens: 4325
- Registrado em: Ter Jul 07, 2009 2:55 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
A NISSAN APELA...
tem uma que zoa a Volks, e a toyota no mesmo comercial !
mostra ate o simbolo de ambas !!!
tem uma que zoa a Volks, e a toyota no mesmo comercial !
mostra ate o simbolo de ambas !!!
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1703
- Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
- Localização: são paulo
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
Lbonetto escreveu:A NISSAN APELA...
tem uma que zoa a Volks, e a toyota no mesmo comercial !
mostra ate o simbolo de ambas !!!
na verdade são simbolos que ao olhar rapido lembra o da toyota e o da tyrssen(esta que é do grupo wv)..
mas nao sao simbolos identicos nao..rs
Power...
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
agora, essa última do Livina ela APELA sim..
mostra todos os concorrentes, inclusive os simbolos..
mostra todos os concorrentes, inclusive os simbolos..
Ex: Punto ELX 1.4 Cinza Cromo
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
- Velha Guarda
- Mensagens: 4325
- Registrado em: Ter Jul 07, 2009 2:55 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
Massas são essas aqui:
http://www.hyundaisuperbowl.com/categor ... ials/2010/
Não sabia nunca que Hyundai se pronuncia RUNDAY.
http://www.hyundaisuperbowl.com/categor ... ials/2010/
Não sabia nunca que Hyundai se pronuncia RUNDAY.
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 389
- Registrado em: Qui Jul 03, 2008 9:53 pm
- Localização: João Pessoa
- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1164
- Registrado em: Seg Jan 04, 2010 2:52 pm
- Localização: BH/MG
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
essa propaganda da bmw é irada demais!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 171
- Registrado em: Sáb Fev 14, 2009 8:55 pm
- Localização: São Paulo
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
rodrigodk escreveu:Lbonetto escreveu:A NISSAN APELA...
tem uma que zoa a Volks, e a toyota no mesmo comercial !
mostra ate o simbolo de ambas !!!
na verdade são simbolos que ao olhar rapido lembra o da toyota e o da tyrssen(esta que é do grupo wv)..
mas nao sao simbolos identicos nao..rs
rodrigao, mlk doidoO !
entao, eu acho q eh o simbolo sim hein !
eh identico cara
repara, principalmente no final, qdo fla
Eu odeio lama(acho q eh isso q os caras flam), na lateral esquerda, em azul e prata, o simbolo da volks !
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1703
- Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
- Localização: são paulo
Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal
pra quem diz que é só com a nissan :


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes