Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
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Giorgetto Giugiaro é o Designer Automotivo do Século, de acordo com 132 (relativamente) jovens jornalistas da área em 1999. O entendimento que eles têm da história do automóvel, porém, parece ter se concentrado em suas próprias vidas adultas. Se a influência de GG é maior do que a de Battista “Pinin” Farina ou a de Harley Earl é um bom debate, mas não há dúvidas de que ele é um dos mais prolíficos projetistas vivos. “Eu já projetei carros para todas as grandes montadoras exceto a Honda, e um dia eu vou fazer isso”, afirma o Maestro. A fusão de sua firma Italdesign com a Volkswagen pode significar um fim para esse meio século de intensa atividade, mas ele continua a ser uma força poderosa e altamente influente no design automotivo.
7 de agosto de 1938: nascido em uma família artística em Garessio, província de Cuneo, no norte da Itália. Seu pai é um pintor.
1952: Muda-se para Turim, matricula-se na escola de design do famoso caricaturista da década de 1920 conhecido como Golia. Em uma festa de fim de ano letivo, o sobrinho de Golia, Dante Giacosa, engenheiro chefe da Fiat, vê os desenhos automotivos de Giugiaro e lhe oferece uma vaga de aprendiz na Fiat.
1955: Contratado no Centro de Estilo de Veículos Especiais da Fiat em Mirafiori. Em quatro anos, o supervisor imediato de Giugiaro não apresenta nenhum de seus projetos ao chefe do Centro.

Alfa Romeo 2000
1959: Frustrado, ele apresenta alguns desenhos a Nuccio Bertone, que então lhe pede um projeto experimental. “Você sabe aquele desenho que eu lhe pedi para fazer como um teste? Bem, eu o vendi à Alfa Romeo, então é melhor você vir trabalhar para mim.” Seu salário mensal sobe de 129 para 225 dólares. O desenho se torna o Alfa Romeo 2000 (posteriormente, 2600), o primeiro carro de Giugiaro.
1960: Enviado para um regimento militar alpino bem longe de Turim. Bertone aluga um quarto de hotel para Giugiaro, instala uma mesa de desenho e mantém GG trabalhando no projeto do Alfa Romeo Giulia GT em seu tempo livre. Ele também faz o primeira de três exemplares únicos da Ferrari por meio da Carrozzeria Bertone.
1961: Segundo modelo grande produzido: o BMW 3200CS.
1962: Dá passos largos com outra Ferrari exclusiva – a 250GT pessoal de Nuccio Bertone – e dois modelos para produção – os cupês Simca 1000/1200 S e o Iso Rivolta GT 300/340.
1963: Casa-se com Maria Teresa Serra.

Ferrari 250 GT
1964: O Canguro, o Alfa favorito de Giorgetto, é produzido. Giugiaro também projeta um Ford Mustang exclusivo para a publicação Automobile Quarterly.
1965: Seu filho, Fabrizio, nasce durante o Salão do Automóvel de Genebra, onde o Fiat 850 Spider foi revelado.
1966: Bertone quer contratar o projetista Marcello Gandini. Insatisfeito, Giugiaro muda-se para a Ghia, na época operada pelo argentino Alessandro de Tomaso. O carro de produção limitada De Tomaso Mangusta lança o período de cantos vivos como o papel dobrado de um origami para Giugiaro.

Ford Mustang Giugiaro
1967: Deixa a Ghia para abrir a Italdesign em parceria com o brilhante engenheiro de produção Aldo Mantovani.
1968-71: Nascem tanto a Italdesign quanto a filha Laura. A Italdesign faz barulho com o dramático supercarro de motor central Bizzarrini Manta. Dentro de três anos, ele adiciona carros-conceito da Abarth, Suzuki,Porsche e – soberbamente, com o Iguana 33/2 – Alfa Romeo ao seu portfólio, sem contar a produção do Maserati Bora e do sedã Alfasud. Esses projetos chamam a atenção de Kurt Lotz, que acabara de assumir a VW e sabia que precisava de produtos novos.
1971: A VW contrata a Italdesign para diversos projetos, mas Rudolf Leiding, que sucedeu Lotz, imediatamente rejeita todos os desenhos exceto o do Golf, dizendo: “Não pode dar certo, mas é tarde demais para mudá-lo”, provando que a sorte vence o mau julgamento.
1972: Um estagiário de verão chamado Ferdinand Piëch passa dois meses aprendendo sobre design com Giugiaro, agora com 34 anos de idade. Piëch prevê que o Golf será um fracasso.

Volkswagen Golf
1973-76: Provavelmente o pico da carreira de Giugiaro em termos de volume e qualidade de trabalho com sete carros em produção – VW Passat, Scirocco e Golf; Alfa Romeo Alfetta GT e Alfasud Sprint; Hyundai Pony; Maserati Quattroporte e Lotus Esprit. O Golf é, na própria opinião de Giugiaro, seu melhor e mais importante projeto e foi uma derivação direta do De Tomaso Mangusta no tratamento de superfícies e linhas de corte. Quem poderia imaginar?
1978-79: Nasce um carro-conceito apreciado por Guigiaro, o Lancia Megagamma, um carro alto e pequeno. Mas esse conceito foi contrabalanceado pelo BMW M1 que aproveitava mal o espaço.
1980: Risca o Fiat Panda, talvez seu segundo mais importante design. Ele fica em produção por 25 anos, incluindo variações com tração integral (cuja engenharia também era da Italdesign).

BMW M1
1981: O De Lorean DMC12, projetado muito antes, e o altamente influente Isuzu Piazza/Impulse entram em produção.
1983: O Fiat Uno estreia. Ele ainda é produzido hoje no Brasil e é um dos maiores sucessos da Fiat.
1984: Um ano de crescimento: o Saab 9000, seu irmão sob a carroceria Lancia Thema, o Isuzu Gemini (também produzido como Chevrolet Spectrum), o Seat Ibiza, três conceitos da Lancia e um conceito para a Lotus (o Etna) e outro para a Ford (o Maya).

Fiat Uno
1985-86: Tão ocupado com modelos de produção para a Hyundai, Fiat, Seat e Renault que não há muito tempo para carros-conceito além do Machimoto, Oldsmobile Incas e o VW Orbit. Ah, e a Italdesign trabalhou na engenharia do Ford Escort conversível. Bem ocupado mesmo.
1987-88: Projetos de mais para tempo de menos. Coisas como o Eagle Premier não impressionam nem os críticos nem os compradores. Então, repentinamente – como foi proclamado pela imprensa na época, “Giugiaro está de volta” – aparecem três carros de exibição da Audi definitivamente fora do padrão, mas realmente empolgantes: Aztec Aspid e Asgard.
1989-1991: o Lexus GS300 e o totalmente inesperado Subaru SVX, um ótimo GT que estava completamente fora do mercado da Subaru – e, por isso, vendeu pouco – chegam às ruas.

Ford Escort conversível
1995-1996: Mais conceitos, incluindo o Lamborghini Cala – antecessor do Gallardo 2004 – e um modelo de produção, o Daewoo Lanos, são adicionados ao portfólio. Fabrizio Giugiaro se torna o diretor de estilo da firma.
1997-1999: a Italdesign se torna a Italdesign-Giugiaro.
2000: A reputação decresce mesmo com os negócios indo bem com cada vez mais projetos de carrocerias. Os rumores na indústria dizem que a Italdesign incluiria um desenho de Giugiaro de graça se a empresa ganhasse o contrato de engenharia. Os projetos chegavam a ele com o conceito e tema inclusos.
2003: Um exemplo disso: o conceito Alfa Romeo Brera. Sem saber a origem do projeto à época, ele foi aclamado como “um bem-vindo retorno à boa forma para a família Giugiaros e o estúdio Italdesign.” Na verdade, o projeto foi feito majoritariamente por Jean-Paul Oyono da Zagato.

Alfa Romeo Brera
2003: Auxilia no design do Lamborghini Gallardo.
2004-2005: A GG50, uma Ferrari feita por e para Giugiaro, é construída para celebrar seu meio século de design automotivo. A Italdesign também produz o re-estilizado Alfa 156 e os Fiat Croma e Grande Punto.
2006: Um segundo Mustang de Giugiaro, em maior parte feito por Fabrizio.
2008: A empresa celebra seu quadragésimo aniversário com vários conceitos e carros de produção, incluindo o Suzuki SX4 2007.
2010: A Lamborghini Holdings, um braço do Grupo Volkswagen, compra 90,1% da Italdesign-Giugiaro.

Fiat Punto
F A


Giorgetto Giugiaro é o Designer Automotivo do Século, de acordo com 132 (relativamente) jovens jornalistas da área em 1999. O entendimento que eles têm da história do automóvel, porém, parece ter se concentrado em suas próprias vidas adultas. Se a influência de GG é maior do que a de Battista “Pinin” Farina ou a de Harley Earl é um bom debate, mas não há dúvidas de que ele é um dos mais prolíficos projetistas vivos. “Eu já projetei carros para todas as grandes montadoras exceto a Honda, e um dia eu vou fazer isso”, afirma o Maestro. A fusão de sua firma Italdesign com a Volkswagen pode significar um fim para esse meio século de intensa atividade, mas ele continua a ser uma força poderosa e altamente influente no design automotivo.
7 de agosto de 1938: nascido em uma família artística em Garessio, província de Cuneo, no norte da Itália. Seu pai é um pintor.
1952: Muda-se para Turim, matricula-se na escola de design do famoso caricaturista da década de 1920 conhecido como Golia. Em uma festa de fim de ano letivo, o sobrinho de Golia, Dante Giacosa, engenheiro chefe da Fiat, vê os desenhos automotivos de Giugiaro e lhe oferece uma vaga de aprendiz na Fiat.
1955: Contratado no Centro de Estilo de Veículos Especiais da Fiat em Mirafiori. Em quatro anos, o supervisor imediato de Giugiaro não apresenta nenhum de seus projetos ao chefe do Centro.

Alfa Romeo 2000
1959: Frustrado, ele apresenta alguns desenhos a Nuccio Bertone, que então lhe pede um projeto experimental. “Você sabe aquele desenho que eu lhe pedi para fazer como um teste? Bem, eu o vendi à Alfa Romeo, então é melhor você vir trabalhar para mim.” Seu salário mensal sobe de 129 para 225 dólares. O desenho se torna o Alfa Romeo 2000 (posteriormente, 2600), o primeiro carro de Giugiaro.
1960: Enviado para um regimento militar alpino bem longe de Turim. Bertone aluga um quarto de hotel para Giugiaro, instala uma mesa de desenho e mantém GG trabalhando no projeto do Alfa Romeo Giulia GT em seu tempo livre. Ele também faz o primeira de três exemplares únicos da Ferrari por meio da Carrozzeria Bertone.
1961: Segundo modelo grande produzido: o BMW 3200CS.
1962: Dá passos largos com outra Ferrari exclusiva – a 250GT pessoal de Nuccio Bertone – e dois modelos para produção – os cupês Simca 1000/1200 S e o Iso Rivolta GT 300/340.
1963: Casa-se com Maria Teresa Serra.

Ferrari 250 GT
1964: O Canguro, o Alfa favorito de Giorgetto, é produzido. Giugiaro também projeta um Ford Mustang exclusivo para a publicação Automobile Quarterly.
1965: Seu filho, Fabrizio, nasce durante o Salão do Automóvel de Genebra, onde o Fiat 850 Spider foi revelado.
1966: Bertone quer contratar o projetista Marcello Gandini. Insatisfeito, Giugiaro muda-se para a Ghia, na época operada pelo argentino Alessandro de Tomaso. O carro de produção limitada De Tomaso Mangusta lança o período de cantos vivos como o papel dobrado de um origami para Giugiaro.

Ford Mustang Giugiaro
1967: Deixa a Ghia para abrir a Italdesign em parceria com o brilhante engenheiro de produção Aldo Mantovani.
1968-71: Nascem tanto a Italdesign quanto a filha Laura. A Italdesign faz barulho com o dramático supercarro de motor central Bizzarrini Manta. Dentro de três anos, ele adiciona carros-conceito da Abarth, Suzuki,Porsche e – soberbamente, com o Iguana 33/2 – Alfa Romeo ao seu portfólio, sem contar a produção do Maserati Bora e do sedã Alfasud. Esses projetos chamam a atenção de Kurt Lotz, que acabara de assumir a VW e sabia que precisava de produtos novos.
1971: A VW contrata a Italdesign para diversos projetos, mas Rudolf Leiding, que sucedeu Lotz, imediatamente rejeita todos os desenhos exceto o do Golf, dizendo: “Não pode dar certo, mas é tarde demais para mudá-lo”, provando que a sorte vence o mau julgamento.
1972: Um estagiário de verão chamado Ferdinand Piëch passa dois meses aprendendo sobre design com Giugiaro, agora com 34 anos de idade. Piëch prevê que o Golf será um fracasso.

Volkswagen Golf
1973-76: Provavelmente o pico da carreira de Giugiaro em termos de volume e qualidade de trabalho com sete carros em produção – VW Passat, Scirocco e Golf; Alfa Romeo Alfetta GT e Alfasud Sprint; Hyundai Pony; Maserati Quattroporte e Lotus Esprit. O Golf é, na própria opinião de Giugiaro, seu melhor e mais importante projeto e foi uma derivação direta do De Tomaso Mangusta no tratamento de superfícies e linhas de corte. Quem poderia imaginar?
1978-79: Nasce um carro-conceito apreciado por Guigiaro, o Lancia Megagamma, um carro alto e pequeno. Mas esse conceito foi contrabalanceado pelo BMW M1 que aproveitava mal o espaço.
1980: Risca o Fiat Panda, talvez seu segundo mais importante design. Ele fica em produção por 25 anos, incluindo variações com tração integral (cuja engenharia também era da Italdesign).

BMW M1
1981: O De Lorean DMC12, projetado muito antes, e o altamente influente Isuzu Piazza/Impulse entram em produção.
1983: O Fiat Uno estreia. Ele ainda é produzido hoje no Brasil e é um dos maiores sucessos da Fiat.
1984: Um ano de crescimento: o Saab 9000, seu irmão sob a carroceria Lancia Thema, o Isuzu Gemini (também produzido como Chevrolet Spectrum), o Seat Ibiza, três conceitos da Lancia e um conceito para a Lotus (o Etna) e outro para a Ford (o Maya).

Fiat Uno
1985-86: Tão ocupado com modelos de produção para a Hyundai, Fiat, Seat e Renault que não há muito tempo para carros-conceito além do Machimoto, Oldsmobile Incas e o VW Orbit. Ah, e a Italdesign trabalhou na engenharia do Ford Escort conversível. Bem ocupado mesmo.
1987-88: Projetos de mais para tempo de menos. Coisas como o Eagle Premier não impressionam nem os críticos nem os compradores. Então, repentinamente – como foi proclamado pela imprensa na época, “Giugiaro está de volta” – aparecem três carros de exibição da Audi definitivamente fora do padrão, mas realmente empolgantes: Aztec Aspid e Asgard.
1989-1991: o Lexus GS300 e o totalmente inesperado Subaru SVX, um ótimo GT que estava completamente fora do mercado da Subaru – e, por isso, vendeu pouco – chegam às ruas.

Ford Escort conversível
1995-1996: Mais conceitos, incluindo o Lamborghini Cala – antecessor do Gallardo 2004 – e um modelo de produção, o Daewoo Lanos, são adicionados ao portfólio. Fabrizio Giugiaro se torna o diretor de estilo da firma.
1997-1999: a Italdesign se torna a Italdesign-Giugiaro.
2000: A reputação decresce mesmo com os negócios indo bem com cada vez mais projetos de carrocerias. Os rumores na indústria dizem que a Italdesign incluiria um desenho de Giugiaro de graça se a empresa ganhasse o contrato de engenharia. Os projetos chegavam a ele com o conceito e tema inclusos.
2003: Um exemplo disso: o conceito Alfa Romeo Brera. Sem saber a origem do projeto à época, ele foi aclamado como “um bem-vindo retorno à boa forma para a família Giugiaros e o estúdio Italdesign.” Na verdade, o projeto foi feito majoritariamente por Jean-Paul Oyono da Zagato.

Alfa Romeo Brera
2003: Auxilia no design do Lamborghini Gallardo.
2004-2005: A GG50, uma Ferrari feita por e para Giugiaro, é construída para celebrar seu meio século de design automotivo. A Italdesign também produz o re-estilizado Alfa 156 e os Fiat Croma e Grande Punto.
2006: Um segundo Mustang de Giugiaro, em maior parte feito por Fabrizio.
2008: A empresa celebra seu quadragésimo aniversário com vários conceitos e carros de produção, incluindo o Suzuki SX4 2007.
2010: A Lamborghini Holdings, um braço do Grupo Volkswagen, compra 90,1% da Italdesign-Giugiaro.

Fiat Punto
F A
Power...
Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo



Esse éo Cara !!!
Ele seguiu uma evolução perfeita no design automotivo e revolucionou !!!
TISSOT
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Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
rodrigodk escreveu:1963: Casa-se com Maria Teresa Serra.
Essa eu já sabia.
Pra quem não sabe, ele é cunhado do José serra !!!



TISSOT
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Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
andretissot escreveu:rodrigodk escreveu:1963: Casa-se com Maria Teresa Serra.
Essa eu já sabia.
Pra quem não sabe, ele é cunhado do José serra !!!
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nao sabia q ele e o serra careca q nunca viu uma perereca eram paretes.. rs
Power...
Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
pow, nem sabia disso ae tbm...
hahaha
isso q eh um cara bem sucedido !
vlw pelo punto ae^^
hahaha
isso q eh um cara bem sucedido !
vlw pelo punto ae^^
- Piloto de Kart amador
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Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
Todos digam amém pro tio GG...
- Velha Guarda
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Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
AMÉM, TITIO GG











YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
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Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
ChuckNorriFacts:
Chuck Norris encomenda seus carros diretamente com Giugiaro....
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- Velha Guarda
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Re: Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo
HSUhsuaHSAUshaU
chuck norris facts foi mtoo boa !
suahsauhsuASHAUhSAUSAhAS
melhor q isso soh ver os novos gol by Giu
chuck norris facts foi mtoo boa !
suahsauhsuASHAUhSAUSAhAS
melhor q isso soh ver os novos gol by Giu
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