Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Só ir acompanhando no CB no consumo instantaneo, creio que dever marcar 0km/l no cutoff e quando for descendo o giro e chegar na rotação que desarma ele vai mostrar um consumo do tipo 18km/l sei lá ... mas algo bem alto.
Queremos encontrar em qual rotação isso acontece no Punto.
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- Piloto de Auto Escola
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Ai que tá ...
Eu não sei como o CB marca porque ainda não tenho Punto para testar
Deixem a 2500 rpm em 2ª marcha tirem o pé do acelerador completamente e olhem o consumo instântaneo para ver o que marca. Deixem o giro cair até o carro quase morrer (+ ou - 500rpm) ,porque ai na rotação que o cutoff desarmar o consumo vai aumentar.
É só anotar em que rotação que o consumo aumenta.
Eu não sei como o CB marca porque ainda não tenho Punto para testar

Deixem a 2500 rpm em 2ª marcha tirem o pé do acelerador completamente e olhem o consumo instântaneo para ver o que marca. Deixem o giro cair até o carro quase morrer (+ ou - 500rpm) ,porque ai na rotação que o cutoff desarmar o consumo vai aumentar.
É só anotar em que rotação que o consumo aumenta.
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Eu fiz o teste de cutoff todo em 3a marcha...
Dei umas esticadas até 3500rpm e tirei o pé do acelerador...
O carro cai o giro e sobe os km/l...
Quando chega em 50km/l (valor máximo marcado pelo Punto) é em torno de 2100rpm!
E o pc de bordo só retorna a marcar outro valor de consumo abaixo dos 1500rpm (se não me engano...)
Repeti o teste 3 vezes...
E deu em torno de 2100rpm sempre...
Dei umas esticadas até 3500rpm e tirei o pé do acelerador...
O carro cai o giro e sobe os km/l...
Quando chega em 50km/l (valor máximo marcado pelo Punto) é em torno de 2100rpm!
E o pc de bordo só retorna a marcar outro valor de consumo abaixo dos 1500rpm (se não me engano...)
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E deu em torno de 2100rpm sempre...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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- Velha Guarda
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socket escreveu:Eu fiz o teste de cutoff todo em 3a marcha...
Dei umas esticadas até 3500rpm e tirei o pé do acelerador...
O carro cai o giro e sobe os km/l...
Quando chega em 50km/l (valor máximo marcado pelo Punto) é em torno de 2100rpm!
E o pc de bordo só retorna a marcar outro valor de consumo abaixo dos 1500rpm (se não me engano...)
Repeti o teste 3 vezes...
E deu em torno de 2100rpm sempre...
intaum na verdade ... o cutoff do punto desarma em 1500 rpm
que eh quando o motor volta a receber alimentação de combustivel e o CB começa a marcar valor diferente de 50 km/l
me corrijam se estiver errado!

- Barbeiro de Auto Escola
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BaBaCaNa escreveu:socket escreveu:Eu fiz o teste de cutoff todo em 3a marcha...
Dei umas esticadas até 3500rpm e tirei o pé do acelerador...
O carro cai o giro e sobe os km/l...
Quando chega em 50km/l (valor máximo marcado pelo Punto) é em torno de 2100rpm!
E o pc de bordo só retorna a marcar outro valor de consumo abaixo dos 1500rpm (se não me engano...)
Repeti o teste 3 vezes...
E deu em torno de 2100rpm sempre...
intaum na verdade ... o cutoff do punto desarma em 1500 rpm
que eh quando o motor volta a receber alimentação de combustivel e o CB começa a marcar valor diferente de 50 km/l
me corrijam se estiver errado!
Tb pensei isso!
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- Velha Guarda
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É exatamente isso, cut-off em torno de 1500 a 1800, essa rotação é pré-estabelicida pela central e ainda, fecha o corpo da borboleta(nesta RPM se não ouver aceleração, lógico) portanto não entra ar e muito menos combustível, abaixo dessa rpm, a centralina já envia comando pra abrir a borboleta deixando o ar entrar e admitindo combustível(mistura) e bla bla bla.
Se engana quem pensa q cut-off só tem em motores a injeção, no motor a carburador ele atua através de relé e um parafuso batente monitorador da rotação....
Essa história vai longe, quase 3 aulas de 50 minutos só falando em cut-off.
Abraço.
Se engana quem pensa q cut-off só tem em motores a injeção, no motor a carburador ele atua através de relé e um parafuso batente monitorador da rotação....
Essa história vai longe, quase 3 aulas de 50 minutos só falando em cut-off.
Abraço.
Punto ELX – Preto Vulcano


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1500rpms = Palio 1.4
Achei q no Punto fosse abaixo disso.
Algumas lições podemos tirar desse topico:
Se eu perceber q a rotação está próxima de cair e eu estiver em 5a., é melhor reduzir pra 4a, pra rotação subir e o cutoff continuar atuando.
Isso vale pra qq marcha
Isso pode valer mais pra ladeira qdo se quer ter um freio motor mais forte, o inconveniente é o barulho do motor com o giro alto, mas axo q não deve haver muito desgaste...
Numa reta as constantes reduções vão fazer o carro diminuir mais depressa o tempo de frenagem/distância... é... cada caso é um caso...
Achei q no Punto fosse abaixo disso.
Algumas lições podemos tirar desse topico:
Se eu perceber q a rotação está próxima de cair e eu estiver em 5a., é melhor reduzir pra 4a, pra rotação subir e o cutoff continuar atuando.
Isso vale pra qq marcha
Isso pode valer mais pra ladeira qdo se quer ter um freio motor mais forte, o inconveniente é o barulho do motor com o giro alto, mas axo q não deve haver muito desgaste...
Numa reta as constantes reduções vão fazer o carro diminuir mais depressa o tempo de frenagem/distância... é... cada caso é um caso...
- Roda dura de Auto Escola
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tecnicamente o cut off fica em ação até a marcha lenta.
o cut off existe por um motivo.
pq se os bicos injetarem quando a borboleta estiver fechada, e não tiver ar, o combustive não é queimado e e vai para o coletor de escape onde "explode", e produz um efeito parecido com o als, estouro e fogo no escapamento.
o cut off existe por um motivo.
pq se os bicos injetarem quando a borboleta estiver fechada, e não tiver ar, o combustive não é queimado e e vai para o coletor de escape onde "explode", e produz um efeito parecido com o als, estouro e fogo no escapamento.
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Obrigado por esclarecer que é em 1500rpm
Mas acho 1500 rpm um valor muito alto de giro pro motor voltar a receber alimentação.
Se fosse mudado o mapeamento para o cutoff só desarmar abaixo de 1000rpm não haveria ainda mais ganhos em econômia de combustível ???
Considerando que a marcha lenta ficar em torno de 700rpm não seria o suficiente para o carro morrer certo ???

Mas acho 1500 rpm um valor muito alto de giro pro motor voltar a receber alimentação.
Se fosse mudado o mapeamento para o cutoff só desarmar abaixo de 1000rpm não haveria ainda mais ganhos em econômia de combustível ???
Considerando que a marcha lenta ficar em torno de 700rpm não seria o suficiente para o carro morrer certo ???
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