Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por Frmg » Ter Jun 17, 2008 11:50 am

Só ir acompanhando no CB no consumo instantaneo, creio que dever marcar 0km/l no cutoff e quando for descendo o giro e chegar na rotação que desarma ele vai mostrar um consumo do tipo 18km/l sei lá ... mas algo bem alto.

Queremos encontrar em qual rotação isso acontece no Punto.
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por shimi » Ter Jun 17, 2008 1:37 pm

SNME qdo está em cutt off o CB marca 50 km/l, não é?
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por Frmg » Ter Jun 17, 2008 1:56 pm

Ai que tá ...

Eu não sei como o CB marca porque ainda não tenho Punto para testar :lol:

Deixem a 2500 rpm em 2ª marcha tirem o pé do acelerador completamente e olhem o consumo instântaneo para ver o que marca. Deixem o giro cair até o carro quase morrer (+ ou - 500rpm) ,porque ai na rotação que o cutoff desarmar o consumo vai aumentar.

É só anotar em que rotação que o consumo aumenta.
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por socket » Ter Jun 17, 2008 4:09 pm

Eu fiz o teste de cutoff todo em 3a marcha...
Dei umas esticadas até 3500rpm e tirei o pé do acelerador...
O carro cai o giro e sobe os km/l...
Quando chega em 50km/l (valor máximo marcado pelo Punto) é em torno de 2100rpm!
E o pc de bordo só retorna a marcar outro valor de consumo abaixo dos 1500rpm (se não me engano...)

Repeti o teste 3 vezes...
E deu em torno de 2100rpm sempre...
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por BaBaCaNa » Ter Jun 17, 2008 4:27 pm

socket escreveu:Eu fiz o teste de cutoff todo em 3a marcha...
Dei umas esticadas até 3500rpm e tirei o pé do acelerador...
O carro cai o giro e sobe os km/l...
Quando chega em 50km/l (valor máximo marcado pelo Punto) é em torno de 2100rpm!
E o pc de bordo só retorna a marcar outro valor de consumo abaixo dos 1500rpm (se não me engano...)

Repeti o teste 3 vezes...
E deu em torno de 2100rpm sempre...


intaum na verdade ... o cutoff do punto desarma em 1500 rpm
que eh quando o motor volta a receber alimentação de combustivel e o CB começa a marcar valor diferente de 50 km/l

me corrijam se estiver errado! ;)
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por socket » Ter Jun 17, 2008 5:02 pm

BaBaCaNa escreveu:
socket escreveu:Eu fiz o teste de cutoff todo em 3a marcha...
Dei umas esticadas até 3500rpm e tirei o pé do acelerador...
O carro cai o giro e sobe os km/l...
Quando chega em 50km/l (valor máximo marcado pelo Punto) é em torno de 2100rpm!
E o pc de bordo só retorna a marcar outro valor de consumo abaixo dos 1500rpm (se não me engano...)

Repeti o teste 3 vezes...
E deu em torno de 2100rpm sempre...


intaum na verdade ... o cutoff do punto desarma em 1500 rpm
que eh quando o motor volta a receber alimentação de combustivel e o CB começa a marcar valor diferente de 50 km/l

me corrijam se estiver errado! ;)


Tb pensei isso!
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por Thales » Ter Jun 17, 2008 6:09 pm

É exatamente isso, cut-off em torno de 1500 a 1800, essa rotação é pré-estabelicida pela central e ainda, fecha o corpo da borboleta(nesta RPM se não ouver aceleração, lógico) portanto não entra ar e muito menos combustível, abaixo dessa rpm, a centralina já envia comando pra abrir a borboleta deixando o ar entrar e admitindo combustível(mistura) e bla bla bla.

Se engana quem pensa q cut-off só tem em motores a injeção, no motor a carburador ele atua através de relé e um parafuso batente monitorador da rotação....

Essa história vai longe, quase 3 aulas de 50 minutos só falando em cut-off.

Abraço.
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por Mauro » Ter Jun 17, 2008 6:35 pm

1500rpms = Palio 1.4
Achei q no Punto fosse abaixo disso.

Algumas lições podemos tirar desse topico:
Se eu perceber q a rotação está próxima de cair e eu estiver em 5a., é melhor reduzir pra 4a, pra rotação subir e o cutoff continuar atuando.
Isso vale pra qq marcha

Isso pode valer mais pra ladeira qdo se quer ter um freio motor mais forte, o inconveniente é o barulho do motor com o giro alto, mas axo q não deve haver muito desgaste...

Numa reta as constantes reduções vão fazer o carro diminuir mais depressa o tempo de frenagem/distância... é... cada caso é um caso...
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por Diego_ » Ter Jun 17, 2008 7:22 pm

tecnicamente o cut off fica em ação até a marcha lenta.
o cut off existe por um motivo.
pq se os bicos injetarem quando a borboleta estiver fechada, e não tiver ar, o combustive não é queimado e e vai para o coletor de escape onde "explode", e produz um efeito parecido com o als, estouro e fogo no escapamento.
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por Frmg » Ter Jun 17, 2008 9:46 pm

Obrigado por esclarecer que é em 1500rpm :wink:

Mas acho 1500 rpm um valor muito alto de giro pro motor voltar a receber alimentação.

Se fosse mudado o mapeamento para o cutoff só desarmar abaixo de 1000rpm não haveria ainda mais ganhos em econômia de combustível ???

Considerando que a marcha lenta ficar em torno de 700rpm não seria o suficiente para o carro morrer certo ???
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