O museu “secreto” de motores da Nissan

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

O museu “secreto” de motores da Nissan

por rodrigodk » Qua Out 13, 2010 10:34 am

*** Lessssgal ***

Imagem

Anos atrás, folheando uma revista, vi fotos de vários carros de competição da Nissan em um armazém. Não havia um endereço nem estava aberto à visitação. Mas, depois de um convite de um amigo para visitar o Japão, resolvi encontrar esse bendito armazém.

Dave Coleman – aquele mesmo do Miatabusa – escrevia do Japão para a Sport Compact Car e revelou a história do santo graal dos fãs da Nissan: um museu secreto repleto de máquinas de competição aposentadas – sem nenhum tipo de restauro – abrangendo toda a história da empresa. Nas poucas fotos que ele tirou havia de tudo, desde Skylines do Grupo N, modelos 300ZX R32 de diversas categorias, protótipos do Grupo C, um Safari 510 ainda enlameado... tudo. Eu estava boquiaberto.

Infelizmente, a única informação dada por ele é que eram de algum lugar no Japão. Buscas na Internet não rendiam nenhuma informação relevante e todos os entendidos de carros com quem conversei não tinham ideia do que estava falando. Mas eu sabia que o complexo industrial da Nissan estava concentrado na prefeitura de Kanagawa, em um dos distritos costeiros da cidade, então convenci meu amigo a me acompanhar pela busca.

No primeiro dia perambulei pela região, circulando em volta da estação de trem que imaginei estar no centro da área a ser vasculhada. Perguntei para todos os trabalhadores que encontramos onde poderíamos encontrar um museu e recebemos indicações para todos os lados. Nós nem ao menos sabíamos se fazíamos as perguntas corretas, e depois de boa parte do dia estava claro que apenas andamos entre galpões abandonados. Desistimos.

Na vez seguinte, encontramos um pessoal em uma loja de conveniência que parecia conhecer o que falávamos. Desenharam um pequeno mapa, e saímos na direção contrária à vez anterior. Os conjuntos industriais da Nissan deram lugar aos prédios de escritório, e tinha certeza de que iria encontrar o lugar. Perguntando a alguns taxistas, fomos parar em um grande prédio que parecia ser o local perfeito para velhos motores combatentes. Salivava incontrolavelmente enquanto andava pelas portas automáticas que levavam diretamente à sala de emergência do hospital da Nissan. Ninguém sabia do que eu estava falando. Desistimos novamente.

Levou um tempo até que pudéssemos começar uma nova busca. Quando isso aconteceu, eu sabia que aquela provavelmente era a última vez em que teria a ajuda de meu amigo naquela caçada por velhos carros sujos. Desta vez fomos direto na direção das fábricas, e terminamos no meio de várias fábricas de motores. Ao perguntar para todos os seguranças que encontramos, um rapaz finalmente nos indicou um estacionamento repleto de GT-Rs nos mais variados estados de modificação. Um pequeno prédio ficava próximo a uma das fábricas em operação. Batizado de Sala de Visitas, era obviamente um museu.

Fui recebido por uma bela recepcionista, que nos entregou algumas miniaturas em escala 1:43, nos conseguiu alguns desenhos de Zs feitos por um braço robótico soldador relegado à tarefa de desenhista, e então nos estendeu o cumprimento com os braços que indicava que estávamos livres para andar pelos corredores.

Tratava-se do museu de motores da Nissan, com o primeiro andar dedicado a exemplares de todas as séries de motores de rua e competição do catálogo da Nissan/Datsun exibidos com uma pequena legenda em japonês e inglês. O lugar estava completamente vazio (duvido que tenha mais do que alguns milhares de visitantes anuais) e pudemos fuçar e mexer em praticamente tudo sem nenhum tipo de interrupção. Não era exatamente o que eu procurava, mas foi impossível me decepcionar, ao considerar a qualidade do que estava ali exposto.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

F J
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: O museu “secreto” de motores da Nissan

por marcelaum » Qua Out 13, 2010 2:13 pm

Cara que animal,mas fiquei esperando pra ver as fotos dos carros e nada,vc nao tem elas ai nao?
abraco
Rodas Aro 18 Rx Motorsports,Molas Eibach,Emblemas Abarth,Filtro Esportivo,Escape Esportivo,
Painel de Fibra de Carbono,Dvd Pioneer 5289Bt,kit 2 vias Focal Acess,Coaxiais Eclipse
2 Subwoofers Bravox Uxp 10" 400rms,Banda 4.8 DE 600rms stereo e Taramps 2.7 de 2000rms Mono
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por rodrigodk » Qua Out 13, 2010 3:25 pm

marcelaum escreveu:Cara que animal,mas fiquei esperando pra ver as fotos dos carros e nada,vc nao tem elas ai nao?
abraco

mano os de miniaturia ai nao servem? uhauhauhauha

então dos carros só tinha duas q nao achei muitoooo interessante de por..rs
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

por Weliton » Qua Out 13, 2010 4:08 pm

(:D)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola