Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Frmg escreveu:Obrigado por esclarecer que é em 1500rpm![]()
Mas acho 1500 rpm um valor muito alto de giro pro motor voltar a receber alimentação.
Se fosse mudado o mapeamento para o cutoff só desarmar abaixo de 1000rpm não haveria ainda mais ganhos em econômia de combustível ???
Considerando que a marcha lenta ficar em torno de 700rpm não seria o suficiente para o carro morrer certo ???
Blz ate seria sim, mas imagina vc acelerando de 5 a 1000 rpm, o motor ia pular fora ou entao vc ia ter q reduzir do msm jeito. pra aumentar a rotação se precisasse de acelerar um pouco mais rapido. Com isso gastaria mais combustivel ainda.
Punto ELX – Preto Vulcano


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thales escreveu:Blz ate seria sim, mas imagina vc acelerando de 5 a 1000 rpm, o motor ia pular fora ou entao vc ia ter q reduzir do msm jeito. pra aumentar a rotação se precisasse de acelerar um pouco mais rapido. Com isso gastaria mais combustivel ainda.
Desculpa Thales mas não consegui entender e nem ver lógica no que você escreveu

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Frmg escreveu:thales escreveu:Blz ate seria sim, mas imagina vc acelerando de 5 a 1000 rpm, o motor ia pular fora ou entao vc ia ter q reduzir do msm jeito. pra aumentar a rotação se precisasse de acelerar um pouco mais rapido. Com isso gastaria mais combustivel ainda.
Desculpa Thales mas não consegui entender e nem ver lógica no que você escreveu
É o efeito da vodka no nosso amigo Thales.. liga nao Frm !

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=)
kkkkkkkkkkkkkk
foi a cerva q "ganhamos" la no motor day hehehehe
Mas acho q a colocação dele era uma pergunta minha...Eu custumo a andar em 4a, 5a marcha e pisando de leve no acelerador com giro próximo aos 1.500, 2mil...será q isso consome mais??
foi a cerva q "ganhamos" la no motor day hehehehe
Mas acho q a colocação dele era uma pergunta minha...Eu custumo a andar em 4a, 5a marcha e pisando de leve no acelerador com giro próximo aos 1.500, 2mil...será q isso consome mais??

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BART escreveu:kkkkkkkkkkkkkk
foi a cerva q "ganhamos" la no motor day hehehehe
Mas acho q a colocação dele era uma pergunta minha...Eu custumo a andar em 4a, 5a marcha e pisando de leve no acelerador com giro próximo aos 1.500, 2mil...será q isso consome mais??
Não, na verdade essa é a melhor forma de consumir menos.
O que faz o motor beber é a rotação e não a velocidade do carro. Como consumo de combustível é uma relação entre velocidade e rotação, quanto maior a velocidade em menores rotações o motor vai consumir menos Km/L.
Anderson – Santos/SP
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Frmg escreveu:thales escreveu:Blz ate seria sim, mas imagina vc acelerando de 5 a 1000 rpm, o motor ia pular fora ou entao vc ia ter q reduzir do msm jeito. pra aumentar a rotação se precisasse de acelerar um pouco mais rapido. Com isso gastaria mais combustivel ainda.
Desculpa Thales mas não consegui entender e nem ver lógica no que você escreveu
Bom, na verdade nem eu entendi o q eu escrevi, o bart esqueceu de mandar os remedios q eu tinha pedido emprestado pra ele.(hehehe Zueria)
O q eu to falando é q se vc precisar de torque a 1000 rpm vc teria q pisar muito mais, entao a central é programada pra fechar a borboleta em 1500 e abaixo disso já estaria tendo combustão, imagina no meu caso motor 1.4 retomando de 40 a 100 de 5° ia demorar uns 5 minutos,(de 1000rpm até umas 4000) entao o proposito de manter a rotação a 1500 é evitar q a rotação fique tão baixa e melhorando o tempo pra chegar no torque máximo q deve ser em torno de 4000 no 1.4.
Melhorou? O efeito da vodka passou.
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mkk escreveu:Cut off : +- 500 rpm
Ponto morto : +- 800 rpm
Valores com meu carro.
Sorry!

Cut off: +- 1500 rpm
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Corrigindo...
Eu refiz o teste +3x hj...
E o cutoff ocorreu abaixo dos 1500rpm!
Foi em torno de 1300... qse 1200rpm!
Repeti o mesmo processo...
Estico a 3a e tiro o pé...
Espero o giro cair... vejo o consumo chegar a 50km/l...
Aí espero cair + ainda e o consumo começar a mudar...
E aí bateu na faixa de rpm citada!
Eu refiz o teste +3x hj...
E o cutoff ocorreu abaixo dos 1500rpm!
Foi em torno de 1300... qse 1200rpm!
Repeti o mesmo processo...
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Espero o giro cair... vejo o consumo chegar a 50km/l...
Aí espero cair + ainda e o consumo começar a mudar...
E aí bateu na faixa de rpm citada!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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1300 rpm já é mais justo ...
O que eu digo é o seguinte ...
Se o cutoff deixa de funcionar em 1500rpm ao detectar no conta giros que o giro esta caindo e chegando perto de 1500rpm é melhor colocar uma marcha para baixo do que deixar o giro cair ainda mais, só que isso vai fazer o freio motor trabalhar mais forte e o carro provavelmente vai parar antes do desejado como por exemplo em um semáforo vermelho.
Fora que na minha opinião gasta mais combustível ...
O objetivo é ficar o menor tempo possível parado no semáforo vermelho porque em ponto morto gasta mais combustível, legal seria deixar o carro escorregar usando o cutoff o máximo de tempo possível.
Com um cutoff em 1500rpm não da pra explorar tão bem isso.
Agora se ...
O cutoff deixa de funcionar precisamente a 1000rpm você pode deixar o carro escorregar em 5ª marcha muito mais tempo sem precisar reduzir de marcha e sem aumentar o freio motor. O problema de torque e retomada que o Thales citou se comporta da mesma forma independente da rotação porque a central ao detectar aceleração abre imediatamente a borboleta. Tanto faz o cutoff deixar de funcionar em 2000rpm ou 1000rpm se acelerar o carro acende denovo. Esse negócio de estar perto da faixa de torque não faz sentido quando o objetivo é desaceleração.
Em uma estrada na descida eu até concordaria porque chega em 1500rpm obriga ele colocar 4ª marcha para voltar a ficar com o giro perto da faixa de torque, mas na cidade o cutoff deixando de funcionar em giro alto é ruim.
Sei que se deixar o cutoff parar de funcionar numa rotação muito baixa o carro corre o risco de morrer porque esta numa rotação muito proxima da rotação de ponto morto. Mas quanto mais baixo estiver teoricamente é melhor.
O que eu digo é o seguinte ...
Se o cutoff deixa de funcionar em 1500rpm ao detectar no conta giros que o giro esta caindo e chegando perto de 1500rpm é melhor colocar uma marcha para baixo do que deixar o giro cair ainda mais, só que isso vai fazer o freio motor trabalhar mais forte e o carro provavelmente vai parar antes do desejado como por exemplo em um semáforo vermelho.
Fora que na minha opinião gasta mais combustível ...
O objetivo é ficar o menor tempo possível parado no semáforo vermelho porque em ponto morto gasta mais combustível, legal seria deixar o carro escorregar usando o cutoff o máximo de tempo possível.
Com um cutoff em 1500rpm não da pra explorar tão bem isso.
Agora se ...
O cutoff deixa de funcionar precisamente a 1000rpm você pode deixar o carro escorregar em 5ª marcha muito mais tempo sem precisar reduzir de marcha e sem aumentar o freio motor. O problema de torque e retomada que o Thales citou se comporta da mesma forma independente da rotação porque a central ao detectar aceleração abre imediatamente a borboleta. Tanto faz o cutoff deixar de funcionar em 2000rpm ou 1000rpm se acelerar o carro acende denovo. Esse negócio de estar perto da faixa de torque não faz sentido quando o objetivo é desaceleração.
Em uma estrada na descida eu até concordaria porque chega em 1500rpm obriga ele colocar 4ª marcha para voltar a ficar com o giro perto da faixa de torque, mas na cidade o cutoff deixando de funcionar em giro alto é ruim.
Sei que se deixar o cutoff parar de funcionar numa rotação muito baixa o carro corre o risco de morrer porque esta numa rotação muito proxima da rotação de ponto morto. Mas quanto mais baixo estiver teoricamente é melhor.
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Ola.
Fiz o teste duas vezes em meu ELX, começou a marcar diferente o consumo por volta de 1500 a 1300rpm. Vou ainda tentar não deixar abaixo disso em uma desaceleração.
Tambem fiz o teste em um Golf GTI 180cv, aparecia --km/l em vez de 50km/l caso dos nossos puntos, e o cutoff sai de cena por volta de 2300rpm!!!! e começa a marcar 22,0km/l para menos.
Tipo, caramba é a rotação em que o turbo começaria a entrar em uma acelaração. Mas como se trata de desacelaração poderia ser mais baixo esse valor.
abs.
Fiz o teste duas vezes em meu ELX, começou a marcar diferente o consumo por volta de 1500 a 1300rpm. Vou ainda tentar não deixar abaixo disso em uma desaceleração.
Tambem fiz o teste em um Golf GTI 180cv, aparecia --km/l em vez de 50km/l caso dos nossos puntos, e o cutoff sai de cena por volta de 2300rpm!!!! e começa a marcar 22,0km/l para menos.
Tipo, caramba é a rotação em que o turbo começaria a entrar em uma acelaração. Mas como se trata de desacelaração poderia ser mais baixo esse valor.
abs.
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