Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por Mauro » Qua Jun 18, 2008 8:07 pm

Acho essa questão de manter o giro alto (+-1500) em transito muito stressante.
Não vou ficar jogando marchas subsequentes nessa situação, farei qdo tiver mais folgado, em ladeiras, boas retas e etc.
É uma economia de palitos que não vale a pena me deixar paranoico, colocarei em ponto morto mesmo até chegar ao semáfolo.
Usarei o cutoff apenas em situações ideais de conforto pra mim.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 392
Registrado em: Qua Abr 09, 2008 5:58 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

por Frmg » Qua Jun 18, 2008 8:25 pm

Rssrsrs é verdade também não é para ficar paranóico !!! :lol:

Se parar para olhar não é tão complicado assim é simples só engatar marchas pra baixo além do que aumenta a segurança andar sempre engrenado.

Agora 2000rpm no Golf ?!? Meu Deus assim o cutoff não tem utilidade nenhuma !!!
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

por Thales » Qua Jun 18, 2008 9:11 pm

Frmg escreveu:
Sei que se deixar o cutoff parar de funcionar numa rotação muito baixa o carro corre o risco de morrer porque esta numa rotação muito proxima da rotação de ponto morto.


Exatamente o eu queria falar, mas eu estava encontrando as palavra, hehehe, obrigado por encontrar pra mim.
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1420
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 11:10 pm
Localização: Belo Horizonte-MG

por socket » Qua Jun 18, 2008 10:12 pm

Eu só sei de uma coisa...
Dá trabalho d+ dirigir assim!
Cansa... hehe...

Prefiro andar ao meu jeito... :P
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
Localização: Portugal

por Thales » Qua Jun 18, 2008 10:48 pm

socket escreveu:Eu só sei de uma coisa...
Dá trabalho d+ dirigir assim!
Cansa... hehe...

Prefiro andar ao meu jeito... :P


Dá msm viu, mas se fosse dualogic, ia ser mais facil.
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1420
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 11:10 pm
Localização: Belo Horizonte-MG

por socket » Qua Jun 18, 2008 11:00 pm

thales escreveu:
socket escreveu:Eu só sei de uma coisa...
Dá trabalho d+ dirigir assim!
Cansa... hehe...

Prefiro andar ao meu jeito... :P


Dá msm viu, mas se fosse dualogic, ia ser mais facil.


O melhor é dirigir com prazer!
Essa preocupação com marcha aqui... giro ali... tira todo o prazer!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
Localização: Portugal

por Thales » Qua Jun 18, 2008 11:06 pm

É msm, e dirigir pra mim é ouvir o motor berrar, #@%&! é q so pode de vez em quando, afinal não sou dono de posto, heeehehhe, importante é dirigir como gosta, eu fiz muito isso pra tentar ver qto dava a média do carro, e já consegui 8,1km/l dessa forma, ir reduzindo 5 4 3 2 até parar, mas comecei a ficar com braço doendo, agora ja não ligo mais pra isso, voltei a dirigir normalmente e não dx o CB em Ci mais.

Abraço.
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1420
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 11:10 pm
Localização: Belo Horizonte-MG

por Frmg » Sáb Jun 21, 2008 12:32 pm

Mais alguém além do Thales notou ganhos no consumo explorando o cutoff ??? Foi de quanto para quanto o consumo ???
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

por GustavoBH » Sáb Jun 21, 2008 7:46 pm

thales escreveu:É msm, e dirigir pra mim é ouvir o motor berrar, #@%&! é q so pode de vez em quando, afinal não sou dono de posto, heeehehhe, importante é dirigir como gosta, eu fiz muito isso pra tentar ver qto dava a média do carro, e já consegui 8,1km/l dessa forma, ir reduzindo 5 4 3 2 até parar, mas comecei a ficar com braço doendo, agora ja não ligo mais pra isso, voltei a dirigir normalmente e não dx o CB em Ci mais.

Abraço.


eheheh estamos diferentes entao Thales...

eu só ando com o CB em Ci .... e sempre reduzo as marchas... pra mim o prazer de dirigir está no troca troca das marchas... e ficar sempre acertando a pequena aceleraçao(punta taco) entre uma troca e outra durante uma reduzida maior, pra igualar a rotaçao do motor e dar o mínimo de tranco possivel ! As vezes eu erro o ponto e da um tranquinho! heheh Mas um dia eu acerto todas! =p
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG



Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Avatar do usuário
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1110
Registrado em: Ter Mai 20, 2008 10:48 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

por pedrosouza » Sáb Jun 21, 2008 11:46 pm

Frmg escreveu:Mais alguém além do Thales notou ganhos no consumo explorando o cutoff ??? Foi de quanto para quanto o consumo ???


Usando o cutoff ainda não percebi grandes diferenças não, mas usando aquela config de marchas 1-3-5 consegui levar o consumo de 6.1 pra 8.4 e ainda chegou a um pico de 9.2 em 1 dia !
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2109
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:09 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes