Punto 1.6 16v - alguém já amaciou?
Re: Punto 1.6 16v - alguém já amaciou?
No começo é assim msm, quando peguei o meu axei fraco d+, depois melhora o meu 1.6 ta com 3500km ta andando d+ agora, quero ver depois dos 5mil k dissem que vou ver mais diferença ainda ...
- Piloto de Atari
Camarada, retirei o meu na cc em agosto e na entrega me falaram que esse motor é amaciado de fábrica. É pra sentar o pau sem dó.
- Piloto de Atari
britto.s escreveu:Camarada, retirei o meu na cc em agosto e na entrega me falaram que esse motor é amaciado de fábrica. É pra sentar o pau sem dó.
Errado e certo!!!
A melhoria nos processos de usinagem e consequente uso de materiais que visam a redução de atrito melhorou muito o processo de amaciamento de um carro como era pregado antigamente, não são mais necessários milhares de km para atingir o ponto ótimo de um veículo, mas já esta mais do que comprovado que um determinado período de amaciamento ainda é necessário para que não só o motor, mas todo o conjunto tenha sua performance otimizada.
Ocorre que para muitos motoristas comuns amaciar ainda significa acelerar de leve para não forçar o motor quando na verdade o mérito não é bem esse.
Reza a lenda que a Porsche fabricou um motor 1,1-litro para um 550 da equipe de fábrica, para competir na classe até 1.100 cm3 na 24 Horas de Le Mans de 1953. Esse motor era um 1,5 litro reduzido. Mediram o motor no dinamômetro, como de praxe, e obtiveram 72 cv, em seguida colocando o carro no transporte rumo à França. O carro treinou, correu e venceu na sua classe. De volta à fábrica, mediram o motor só por curiosidade, para saber de quanto tinha sido a perda de potência em função do desgaste. A potência tinha subido para 80 cv em função do amaciamento.
Outro exemplo célebre: em meados da década de 60, quando Émerson Fittipaldi era imbatível na Fórmula Vê 1.200, seu preparador Roger Resny tinha um segredo. Os motores de corrida eram colocados para rodar em Kombis de uso profissional, que normalmente andavam bem carregadas -- e "pé em baixo", pois o motor 1,2-litro de 30 cv mal conseguia movimentar o utilitário com bastante peso a bordo. Depois de cerca de 2 mil quilômetros os motores eram retirados, as válvulas eram esmerilhadas e os cabeçotes, limpos. Pronto, mais um motor "canhão".
Naturalmente ninguém vai submeter o motor do seu carro de passeio a condições extremas como o preparador Roger Resny fazia com os motores destinados ao Emerson, mas os benefícios do amaciamento ainda são reais em tempos atuais.
Eu particularmente acredito na eficácia do sistema de amaciamento TPS100 (Throtle position sensor 100%) porém para carros de passeio recomendo moderação principalmente nas rotações do motor nos primeiros kms para evitar desgaste desnecessário e irregular das peças móveis. Sou a favor de amaciar com sutileza.
O TPS100 é parecido com o famoso "método carga" que também serve para economizar combustível, mas aqui sem preocupação com o consumo (procurem no google sobre método carga). O objetivo desse método é otimizar o assentamento das principais peças móveis (virabrequim, bielas, pistões e anéis), pois nessas condições tende a ser aprimorado ao máximo grau, devido ao próprio esforço efetuado. Com isso, o atrito entre as partes móveis diminui consideravelmente.
Porém é preciso esclarecer que o assentamento das peças móveis tem como objetivo criar folga entre as partes móveis e isso é exatamente o mesmo que desgaste prematuro, pois antecipa a fase de sua vida útil em que o motor atinge a maior potência. Assim, o procedimento de dar pau no carro realizado nos primeiros km seria benéfico apenas em veículos de competição, reduzindo a necessidade de amaciamento até sua entrada nas pistas. Para carros de passeio, andar com aceleração total no primeiros kms apenas encurta a durabilidade do motor, trazendo mais prejuízos que vantagens a longo prazo.
Particularmente não acredito na lenda de motor ficar amarrado para sempre, se você sentar o pé e começar a amaciar um motor de 10mil km depois de um certo tempo ele estará amaciado e com seu rendimento otimizado pela redução do atrito que não fora realizada previamente.
Amaciar é necessário e trás benefícios, a questão toda é como e quando você vai fazer para conciliar durabilidade com performance.
- Piloto de Auto Escola
a partir desta aula, qual seria entao o km que o carro ja estará amaciado???
5000km
10.000km????
.

5000km
10.000km????
.

Essence 1.6 | E-Torq | Branco
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
- Usuário Banido
MrWhite escreveu:a partir desta aula, qual seria entao o km que o carro ja estará amaciado???
5000km
10.000km????
.![]()
![]()
Sem um dinamômetro adequado para realizar as medições não é possível afirmar um quilometragem exata.
O fato é que existe sim um momento que o assentamento das peças já ocorreu, o atrito eliminado e a partir dai não haverá mais ganhos de performance e consumo. Você pode antecipar o amaciamento usando o TPS100 e com apenas 500km um motor pode ficar sem atrito e amaciado, ou você pode prezar pela durabilidade e amaciar com moderação, e isso pode levar 1000km, 2000km, 5000km ou até mais de 10000km. Tudo depende de em que momento você aplicará a carga necessária de esforço para que o motor elimine o atrito interno restante. Uma referência totalmente segura para veículos de passeio com uso normal é a primeira troca de óleo quando o excesso de resíduos que contaminaram o óleo de primeiro abastecimento durante a fase de amaciamento são removidos. A partir dai é trocar o óleo, colocar filtro novo e sentar o pé em algumas esticadas para remover qualquer "atrito" restante no motor que não foi removido durante o assentamento realizado nos primeiros km.
Existem preparadores que utilizam aditivos redutores de atrito para forçar o ganho de desempenho em motores novos que não se tem certeza do amaciamento perfeito. Um bom exemplo é o famoso Militec1 ou o Molicote, pessoal que é próximo as competições automobilísticas pode dar maiores detalhes. O que sei é que a eficiência de um Militec1 é tamanha que o veiculo além de ficar com o motor totalmente otimizado por não ter atrito, passa a consumir menos combustível devido a menor carga necessária e de quebra protege o motor em caso de má lubrificação.
- Piloto de Auto Escola
mas se não me engano a CC manda a primeira troca aos 15000km... ou estou enganado....
.

.

- Usuário Banido
MrWhite escreveu:mas se não me engano a CC manda a primeira troca aos 15000km... ou estou enganado....
.![]()
![]()
![]()
tá falando do oleo né?
15 mil km OU 1 ano, só para quem utiliza o carro em condições perfeitas de transito (estrada sem engarrafamento por exemplo), ou seja, quase ninguem.
para 99% dos casos (quem vai para o trabalho com o carro, leva filho na escola, vai ao supermercado, etc), a troca deve ser feita com 7,5 mil km OU 1 ano.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
hum.. 7500
concordo sim
afinal. uma troca fica na faixa dos 100-150 na CC, e evita uma cagada e tanta ne
.

concordo sim
afinal. uma troca fica na faixa dos 100-150 na CC, e evita uma cagada e tanta ne
.

- Usuário Banido
O defeito do usuario banido tá entre o volante e o banco eu acho !...
o meu 1.4 elx.... fez 195km comigo .... tirei o peh pq tinha uma curva..... demora pra chegar... mas chega !
o meu 1.4 elx.... fez 195km comigo .... tirei o peh pq tinha uma curva..... demora pra chegar... mas chega !
Punto Evo 1.6 16v E.torQ Dualogic, Kit Creative 4, Vidros elétricos traseiros.
Fotos e Comentários - http://bit.ly/cHMxqy
E-Mail - [email protected]
Fotos e Comentários - http://bit.ly/cHMxqy
E-Mail - [email protected]
- Velha Guarda
Olá sou novo aqui!
Tinha um stilo e comprei um Punto 1.6 16v
Fiquei assustado com o consumo do carro. Atualmente o meu esta fazendo 7,2 Km/l na cidade sendo que tenho trocado as marchas entre 2000 e 2500 rpm e o carro não passa disso.
Na estrada o maximo que consegui foi 10,7 e até hoje só usei gasolina aditivada.
hoje o carro esta com 3970 Km rodados e acho o consumo muito ruim pela propaganda feita do motor etc.
Esse é um ponto negativo pois já levei em todas as cc de BH e dizem que assim mesmo que deveria esperar ate 5000 Km coisa que acho ser enganação.
Vejo que temos varios entendidos no assunto e como sou apenas um motorista simples eu gostaria de opiniões de como posso melhor esse consumo.
Abraços a todos!
Tinha um stilo e comprei um Punto 1.6 16v
Fiquei assustado com o consumo do carro. Atualmente o meu esta fazendo 7,2 Km/l na cidade sendo que tenho trocado as marchas entre 2000 e 2500 rpm e o carro não passa disso.
Na estrada o maximo que consegui foi 10,7 e até hoje só usei gasolina aditivada.
hoje o carro esta com 3970 Km rodados e acho o consumo muito ruim pela propaganda feita do motor etc.
Esse é um ponto negativo pois já levei em todas as cc de BH e dizem que assim mesmo que deveria esperar ate 5000 Km coisa que acho ser enganação.
Vejo que temos varios entendidos no assunto e como sou apenas um motorista simples eu gostaria de opiniões de como posso melhor esse consumo.
Abraços a todos!
- Piloto de Atari