Motor Punto 1.6 engasgando

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Motor Punto 1.6 engasgando

por britto.s » Ter Nov 23, 2010 11:53 pm

Pessoal levei o meu Punto 1.6 na cc ontem. To sentindo que o motor engasga em 1a marcha, na saida, e na 2a marcha,o responsavel pela oficina dirigiu o carro e tb sentiu,ele falou que iria entrar em contato com a Fiat pra saber se ha algum problema ou se é caracteristica do carro. Falei que se isso for caracteristica sera um absurdo.Onde ja se viu um carro de 46.000 sair engasgando e isso ser normal. Imprimi alguns relatos do forum e levei na cc,sobre a troca do corpo de borboleta,e eles falaram que esse problema era no 1.8 HLX. Vcs concordam? Gostaria de saber a opiniao de vcs.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Motor Punto 1.6 engasgando

por Ziguratt » Qua Nov 24, 2010 2:12 am

Olá Britto,

Pelo seu relato suponho que vc pegou o carro agora. Em princípio não é nada grave. O pessoal estranhou mas é pelo fato de ser 16v. Com o tempo tu pega a manha, ou seja, 'reaprende' a dirigir mesmo, e tudo volta ao normal. Eu tive que reaprender, pois nunca havia tido um carro 16v. E há vários relatos semelhantes pelo fórum. É só uma questão de adaptação. Daqui um tempinho vc verá que o carro manda muito bem. A primeira semana que dirigi fiquei apavorado, especialmente com a 2 marcha! Mas hoje tá sussa.

Abraço!
Imagem
Meus Fiat´s:
(2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por britto.s » Qua Nov 24, 2010 7:22 am

Bom dia Ziguratt

Peguei o carro agora em agosto,mas tu acha que isso para com o tempo,ou é assim mesmo? Ensina o pulo do gato.O carro ta com 4700Km.

Valeu
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por MrWhite » Qua Nov 24, 2010 8:26 am

acho q a questão é o giro do motor.
vc passa a marcha com quantos rpm???
se passar com menos de 1500 e ar ligado, ele fica engasgando mesmo!
acontece as vezes comigo....

com ar ligado passa marchas acima de 2000rpm
depois conta p nós!

. :arrow: :arrow:
Essence 1.6 | E-Torq | Branco
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
Usuário Banido
Usuário Banido

por britto.s » Qua Nov 24, 2010 3:48 pm

Eu so faço a troca da marcha quando atinge os 3000rpm,pois conforme a galera relata no forum esse motor precisa de mais giro,so que medmo assim o danado engasga e outra coisa raramente ligo o ar condicionado,se liguei umas 03 vezes ate hoje foi muito.

Valeu
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por MrWhite » Qua Nov 24, 2010 3:51 pm

pows mano
CC na hora tem algo errado mesmo!

. :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
Essence 1.6 | E-Torq | Branco
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
Usuário Banido
Usuário Banido

por Ziguratt » Qua Nov 24, 2010 5:12 pm

Olá Britto,

Bom... pelo número de msg tuas no fórum e pelo caso exposto, achei que vc tinha pego o carro há poucos dias! Mas realmente, como disse o Mr.White, deve ter algo errado! Afinal, vc está com o carro desde agosto e já tem 4,700km... Talvez seja o caso de tentar outra CC e ouvir outra opinião, pois vc, penso eu, levou na mesma onde comprou o carro.

Aqui no sul foram poucos os dias que usei ar-condicionado. Mas só pra vc ter ideia: qdo comecei a usar, parecia que tinha voltado pra primeira semana: sentia que o motor dava umas rateadas. Especialmente qdo o carro ainda estava frio.

Eu sempre mudo a marcha pouco acima dos 3000rpm. E qdo engato a segunda, dou uma pisada mais funda no acelerador. Mas depois que o bicho esquenta, é bem mais tranquilo... O meu não tá com 1,300 km ainda.

Mas sei lá... tanto vc qto o carro já tiveram tempo pra se adaptar. Mantenha o pessoal informado. Eu sou um motorista comum, sem grandes conhecimentos. MAs tem uma galera fera por aqui que com certeza pode te ajudar.

Abraço!
Imagem
Meus Fiat´s:
(2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por AndreBsB » Qua Nov 24, 2010 6:36 pm

Tem que fazer o teste da rotação mesmo. Tem muita gente saindo de 8V pra 16V e acha que em baixa vai ser a mesma coisa ou até melhor. Ledo engano. Em baixa tem perdas e tem que trocar as marchas com um giro maior.

No HLX se eu trocar a uns 2500 vai tranquilão e ainda responde muito bem na outra marcha. Em radar de 60km/h, vai de 5ª mesmo e jazinho está a uns 90km/h. É o ponto forte do motor. 16V é pra girar e pouca gente gosta de dirigir esportivamente. Eu gosto, mas não 100% do tempo. Por isso, 8v ou 16V me dou bem.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por britto.s » Qua Nov 24, 2010 9:15 pm

Pessoal,valeu pelas dicas,vou aguardar o retorno da cc e informo a vcs. Se for algum problema a galera ja fica sabendo.

Valeu
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por duche » Qua Nov 24, 2010 11:48 pm

bate corte de giro nele... varias e varias e varias vezes estica todas as marchas, nao tenha 1% de pena essa onda de que tem que esperar certo tempo... fiasco... meu ka 1.6 tirei da ford fiz logo uma viagem para o interior, 300 km ida 300km volta sem do metendo pé. Apos uma semana viajei nele tbm para natal RN logo apos ter emplacado o carro... pé na tabua novamente...ta ai o carro vai fazer 3 anos nao tem 1 teco de problema mecanico nem nada de falta de folego...mete pe sem do rapaz, ainda mais num punto 16v carro pesado e marcha longa tem que meter a bota sem pena.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo