Conheça linguagem dos motoristas nas rodovias e comunique-se
Conheça linguagem dos motoristas nas rodovias e comunique-se
Conheça a linguagem dos motoristas nas rodovias e comunique-se!
Quando estão nas rodovias, os motoristas podem utilizar alguns códigos populares para indicar que vão fazer alguma manobra de mudança de direção, redução brusca de velocidade ou até avisar sobre algum acidente nas proximidades. Esses códigos são simples e servem como regras “não-oficiais” de comunicação para garantir mais segurança durante as suas viagens.
Conheça os gestos mais comuns e fique esperto:
1 - Ligar a seta para direita em uma via de duplo sentido: é usado para avisar o motorista de trás que não há carros vindo no sentido oposto e que é seguro ultrapassar;
2 - Ligar a seta para a esquerda em uma via de duplo sentido: indica que, por algum motivo, não é seguro ultrapassar;
3 - Piscar faróis para quem está seguindo à sua frente: pode significar que o motorista de trás está pedindo passagem;
4 - Piscar os faróis e buzinar insistentemente: indica que o motorista de trás tem algum problema e precisa realizar ultrapassagem urgentemente.
5 - Piscar faróis no sentido oposto: indica que aquele motorista passou por algum obstáculo ou acidente pouco adiante;
6 - Piscar os faróis no sentido oposto, com quatro dedos apontados para o chão: alerta para a presença de animais na pista;
7 - Buzinar duas vezes, com toques curtos e rápidos: significa um gesto de agradecimento após uma ultrapassagem ou algum aviso;
8 - Sinalizar lentamente com as mãos sobre o volante para o carro em direção contrária: alertar sobre acidente nas proximidades;
9 - Ligar a seta da a esquerda, na pista da esquerda em vias de mão única com duas pistas: indica que o motorista está pedindo passagem.
Fonte: MotorClube
Quando estão nas rodovias, os motoristas podem utilizar alguns códigos populares para indicar que vão fazer alguma manobra de mudança de direção, redução brusca de velocidade ou até avisar sobre algum acidente nas proximidades. Esses códigos são simples e servem como regras “não-oficiais” de comunicação para garantir mais segurança durante as suas viagens.
Conheça os gestos mais comuns e fique esperto:
1 - Ligar a seta para direita em uma via de duplo sentido: é usado para avisar o motorista de trás que não há carros vindo no sentido oposto e que é seguro ultrapassar;
2 - Ligar a seta para a esquerda em uma via de duplo sentido: indica que, por algum motivo, não é seguro ultrapassar;
3 - Piscar faróis para quem está seguindo à sua frente: pode significar que o motorista de trás está pedindo passagem;
4 - Piscar os faróis e buzinar insistentemente: indica que o motorista de trás tem algum problema e precisa realizar ultrapassagem urgentemente.
5 - Piscar faróis no sentido oposto: indica que aquele motorista passou por algum obstáculo ou acidente pouco adiante;
6 - Piscar os faróis no sentido oposto, com quatro dedos apontados para o chão: alerta para a presença de animais na pista;
7 - Buzinar duas vezes, com toques curtos e rápidos: significa um gesto de agradecimento após uma ultrapassagem ou algum aviso;
8 - Sinalizar lentamente com as mãos sobre o volante para o carro em direção contrária: alertar sobre acidente nas proximidades;
9 - Ligar a seta da a esquerda, na pista da esquerda em vias de mão única com duas pistas: indica que o motorista está pedindo passagem.
Fonte: MotorClube
- Roda dura de Auto Escola
E ainda há o esquema noturno...q vc deixa no farolete, dá uma piscada pro caminhão à frente e ele tbm abaixa o dele pra melhor visualizar adiante!!!
Qdo nos deparamos com pessoas que realmente sabem dirigir, dá ate gosto de pegar estrada!!
Qdo nos deparamos com pessoas que realmente sabem dirigir, dá ate gosto de pegar estrada!!

- Velha Guarda
BART escreveu:E ainda há o esquema noturno...q vc deixa no farolete, dá uma piscada pro caminhão à frente e ele tbm abaixa o dele pra melhor visualizar adiante!!!
não entendi essa
Valeu!
Ricardo
Ricardo
- Piloto de Autorama
Qdo vc estiver em uma estrada à noite e à sua frente tem um caminhão por exemplo, vc abaixa seu farol e o da frente faz o mesmo, pq assim fica mais escuro adiante e vc vê se ha luz de farol vindo na mão contrária...

- Velha Guarda
BART escreveu:Qdo vc estiver em uma estrada à noite e à sua frente tem um caminhão por exemplo, vc abaixa seu farol e o da frente faz o mesmo, pq assim fica mais escuro adiante e vc vê se ha luz de farol vindo na mão contrária...
Essa é mto inteligente mesmo... Mas tem uns retardados que não entendem... Quando é com caminhão e ônibus (acho os motoristas de ônibus mais ''simpáticos'' na estrada) eles geralmente entendem.. mas qdo vc faz isso com um carro na tua frente.. raramente ele entende!

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
Pois é...
Tem gente que desconhece isso...
Na Europa... se vc recebe um toque de luz no sentido contrário...
É aviso de acidente ou polícia...
Aqui tem gente que dá toque de luz sem motivo aparente!
Essa dica do BART eu desconhecia...
Mas à noite dá pra saber se o carro está longe ou perto...
Vc ao tentar ultrapassar, se conseguir distinguir os 2 farois... é pq o carro que vem no sentido oposto está perto... então não deve ultrapassar!
Caso você veja as luzes como 1 unico ponto... o carro está numa distância segura pra ultrapassar...
Tem gente que desconhece isso...
Na Europa... se vc recebe um toque de luz no sentido contrário...
É aviso de acidente ou polícia...
Aqui tem gente que dá toque de luz sem motivo aparente!
Essa dica do BART eu desconhecia...
Mas à noite dá pra saber se o carro está longe ou perto...
Vc ao tentar ultrapassar, se conseguir distinguir os 2 farois... é pq o carro que vem no sentido oposto está perto... então não deve ultrapassar!
Caso você veja as luzes como 1 unico ponto... o carro está numa distância segura pra ultrapassar...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
valmir escreveu:BART escreveu:E ainda há o esquema noturno...q vc deixa no farolete, dá uma piscada pro caminhão à frente e ele tbm abaixa o dele pra melhor visualizar adiante!!!
essa eu aprendi quando viajei com meu cunhado (que era motorista de caminhão) há muitos anos atrás...
e motorista d caminhão tem outras 'técnicas', como 'gelar' uma maçã colocando ela num local externo do caminhão, e após rodar alguns quilômetros, ela fica gelada
E recheada de mosquitinhos, sujeira, bactérias...

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
Apenas um complemento: como eu gosto de viajar com o farol aceso durante o dia sempre tem algum desavisado que pisca os farois apenas para avisar que os meus estão ligados, ai qual a minha tendencia? Reduzir por achar que tem algum obstaculo, acidente ou Policia a frente.
Abs

Abs
- Barbeiro de Auto Escola
Ricardofar2008 escreveu:Apenas um complemento: como eu gosto de viajar com o farol aceso durante o dia sempre tem algum desavisado que pisca os farois apenas para avisar que os meus estão ligados, ai qual a minha tendencia? Reduzir por achar que tem algum obstaculo, acidente ou Policia a frente.![]()
Abs
Isso é #@%&! mesmo...não consigo entender de como um cidadão pega estrada e não ascende o farol, mesmo q de dia... será q não sabem q é mais segurança pra eles mesmo ou não querem gastar as lâmpadas?? hehehe
Lembre-se Socket..Lavou ta novo!!

- Velha Guarda
BART escreveu:Ricardofar2008 escreveu:Apenas um complemento: como eu gosto de viajar com o farol aceso durante o dia sempre tem algum desavisado que pisca os farois apenas para avisar que os meus estão ligados, ai qual a minha tendencia? Reduzir por achar que tem algum obstaculo, acidente ou Policia a frente.![]()
Abs
Isso é #@%&! mesmo...não consigo entender de como um cidadão pega estrada e não ascende o farol, mesmo q de dia... será q não sabem q é mais segurança pra eles mesmo ou não querem gastar as lâmpadas?? hehehe
Lembre-se Socket..Lavou ta novo!!
Mas sabe qual é o problema Bart é o nosso grande governo que não faz uma campanha para que se ande em estradas durante o dia ou com chuva com o farol ligado mesmo sabendo que em outros paises isso reduziu drasticamente o numero de acidentes, nos EUA qualquer pingo de chuva e eles já ligam o farol, isso já está impregnado na cultura deles.
Abs
- Barbeiro de Auto Escola