CAIXA ISOBARICA...

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

CAIXA ISOBARICA...

por BMG » Qua Dez 08, 2010 4:58 pm

Estava eu dando uma lida por ai e vi um asunto sobre caixa isobarica dutada...

Nele dizia q uma caixa isobarica com 2 sub consegue ter uma litragem menor q uma dessas caixa convencionais com apenas 1 sub...

Issu eh mesmo realidade pois me intereça mto!!!

valeu,
abrass.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: CAIXA ISOBARICA...

por felipe.mm » Qui Dez 09, 2010 1:48 am

BMG escreveu:Estava eu dando uma lida por ai e vi um asunto sobre caixa isobarica dutada...

Nele dizia q uma caixa isobarica com 2 sub consegue ter uma litragem menor q uma dessas caixa convencionais com apenas 1 sub...

Issu eh mesmo realidade pois me intereça mto!!!

valeu,
abrass.

aqui tem um pouco sobre..

http://bass.forumeiros.com/amplificadores-monitoracao-f17/construcao-isobarica-t3090.htm

e aqui um otimo artigo q eu li a mto tempo..

http://autosom.net/artigos/carbox.htm

abs
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por sepacheco » Qui Dez 09, 2010 8:20 am

Sim =é verdade, alem de ter distorção menor e atingir frequencias mais baixas. è como se dividisse o VAS do falante pela metade, MAS você vai usar 2 subs, aplicar 2x mais potencia e ter pressão sonora de um unico sub.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por felipe.mm » Qui Dez 09, 2010 11:46 am

sepacheco escreveu:Sim =é verdade, alem de ter distorção menor e atingir frequencias mais baixas. è como se dividisse o VAS do falante pela metade, MAS você vai usar 2 subs, aplicar 2x mais potencia e ter pressão sonora de um unico sub.

[]

Sandro

ou seja, ai pesa o custo/beneficio.. vc paga mto a mais pra ganhar em espaço.. sera q vale?
ahahahah
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por netikaum » Qui Dez 09, 2010 2:20 pm

pois eh
fui eu mesmo quem sugeriu em outro tópico a caixa isobárica. mas vai depender muito de cada caso.
normalmente usando bons equipamentos e uma caixa selada tem um CxB melhor na relação preço-qualidade-espaço.
Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X
Take a look at it: viewtopic.php?f=23&t=8643

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por BMG » Qui Dez 09, 2010 4:44 pm

Poh intendi essa era a grande questao do probema!!!
ausuhsuhaua

Mas dependendo do carro e do sub eu acredito acaba compensando sim...
Explo.: botar 2 sub da nar num punto vc vai acabar gastando uns 300 conto a mais, porem vai economizar um grande espaço. Eu acho q vale a pena.

valeuu...
Abrass.
Imagem
-Punto 1.8 16v 2011 Amarelo - "BaRT SimPSon" by BMG
*Skydome *Blue&Me *Sensor de estacionamento *Parafusos antifurto
*Ar digital *Chave canivete *Bancos bipartidos c/ apoia-braço central
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sepacheco » Qui Dez 09, 2010 5:43 pm

Sub 10SW2 em caixa suspensão acustica

Caixa R$ 109
Sub 224
Amp 450(esse já toca os kits na frente) =R$ 783

Sub 10SW2 em Caixa isobarica
Caixa 250 (tem umas manhas pra fazer é meio chatinho)
Sub 224 x 2
Amp (só pros subs + amp dos estero R$ 780

Total 1478,00

Será que não é melhor pegar um JLW3 ou um Bostom Acustic por uns 600 reais + uns 550 de amp e perder uns 10 litros de porta malas á mais ?

Isobária é bom sim, mas em sistemas ultra hig end onde se quer ter controle absoluto do sub.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por felipe.mm » Qui Dez 09, 2010 7:55 pm

eu penso nessa caixa e ja me vem alguns falantes mais aprimoradooss..

nao soh subs automotivos, mas como Peerless, Scan-Speak, Seas e outras partindo pro DIY..
ai sim, acho q o proposito do sistema seria outro, sendo q se teria um intuito maior do q a propria economia de espaço como o Sandro argumentou acima!

talvez acho q uma ideia plausivel, mas especifica, seria usar subs de 8" (ou ate de 6") em carros que possuem espaço abaixo do banco de tras, assim poderia fazer a caixa ali msm, mas isso exige q a pessoa nao tenha grandes expectativas qto ao grave.. (Me disseram q o som "TOP" do Nissan Sentra vem com 8 falantes sendo dois subs embaixo do banco.. vdd?)

agora em carros hatch, eu acho q a boa e velha selada esta otima..
minha curiosidade fica na BAND-PASS, ja li em alguns lugares q se trata de uma caixa q nao deixa a desejar em nenhum tipo de musica, ou seja, nao eh como a Selada q tem um grave mais seco nem como a Dutada q tem o grave tao extendido.. verdade!?! ainda nao sei.. mas, apesar do gosto por BASSSSSS (HAHAHA), pelas experiencias que ja tive eu prefiro a Selada, pelo "ataque" ser mais rapido.. agora vai saber se as Dutadas q eu ja ouvi estavam bem montadas neh..

abs ;D
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por sepacheco » Qui Dez 09, 2010 8:08 pm

A Band pass é uma caixa de faixa estreita, mata o timbre do falante (fase membrana) portanto não se presta a graves mais altos que 80 Hz, e se quiser que ela renda bastante pressão precisa estreitar a faixa de trabalho para coisa de 1/4 de oitava... tem sua utilidade,, mas na minha modesta opnião de 16 anos brincando com isso a melhor solução para um carro pra audio normal é uma boa bass reflex (dutada) caixas de linha de transmissão dão resultados excelentes no carro, mas são grandes e dificeis de acertar, mas os graves são maravilhosamente fluidos e naturais ! A caixa com menos chance de errar é a suspensão acustica(selada), quase tudo funciona.
É perigoso rotular a resposta conforme o tipo de caixa, nao funciona assim, depende do falante, do fator de amortecimento do amplificador e do ambiente, é tudo questão de interação.. Um MTX 9512 toca muito mais prolongado e macio em uma caixa selada pequena que um Pioneer 308F em uma enorme caixa bass reflex... Amplificadores classe D tem graves muito mais curtos e descontrolados (pouca dinamica) que bons classe A/B com fonte bem dimensionada, ou seja tudo depende...

[]

Sandro
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por felipe.mm » Qui Dez 09, 2010 8:18 pm

sepacheco escreveu:A Band pass é uma caixa de faixa estreita, mata o timbre do falante (fase membrana) portanto não se presta a graves mais altos que 80 Hz, e se quiser que ela renda bastante pressão precisa estreitar a faixa de trabalho para coisa de 1/4 de oitava... tem sua utilidade,, mas na minha modesta opnião de 16 anos brincando com isso a melhor solução para um carro pra audio normal é uma boa bass reflex (dutada) caixas de linha de transmissão dão resultados excelentes no carro, mas são grandes e dificeis de acertar, mas os graves são maravilhosamente fluidos e naturais ! A caixa com menos chance de errar é a suspensão acustica(selada), quase tudo funciona.
É perigoso rotular a resposta conforme o tipo de caixa, nao funciona assim, depende do falante, do fator de amortecimento do amplificador e do ambiente, é tudo questão de interação.. Um MTX 9512 toca muito mais prolongado e macio em uma caixa selada pequena que um Pioneer 308F em uma enorme caixa bass reflex... Amplificadores classe D tem graves muito mais curtos e descontrolados (pouca dinamica) que bons classe A/B com fonte bem dimensionada, ou seja tudo depende...

[]

Sandro

eeeh.. da parte pratica eu fico devendo, quem sabe qdo eu tiver minha grana eu nao parto pra brincadeira..
qto a esse negocio de OITAVA, nao entendo nada, da pra dar uma luz Sandro?! o Wilson da S9 ficou de me explicar e acabou esquecendo.. eu queria saber mais sobre isso, pq meu player tem as opçoes de corte de algumas "dB/oitava" e gostaria de, eventualmente, num proximo sistema partir para um sistema ATIVO, cortando somente pelo player, vc acha q seria uma boa com o 880PRS? vc acha q teria um ganho em termos de qualidade e controle do sistema comparando-se com o kit q tenho hj?

soh q dai pra começar eu trocaria o PDX por dois A/B, um pro kit (fazendo bi-amp) e outro pro(s) sub(s)..
uma pergunta de curioso, vc que participa tbm do autosom.. o que acha dos talvez "aclamados" sistema soh com fullrange ou fullrange + tweeters cortados "la em cima" ??

abs ;D

EDIT: aproveitando, vc sabe de alguem ou oq posso fazer pra arrumar meu 880PRS, ele esta com mal contato da frente com a central.. qdo eu o comprei ja havia lido sobre a fita q liga a frente a central precisar ser trocada dps de um tempo.. vira e mexe a frente apaga, ou para de funcionar os comandos, ai vc mexe na frente ou volta a funcionar ou senao dai eu dou um RESET e ai volta ao normal.. ;P
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo