Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por rodrigodk » Qua Dez 22, 2010 9:19 am

*** Esse carro é tesão d++ ***

Imagem

Interpress Motor inicia, com exclusividade na imprensa automobilística brasileira, o primeiro teste de fôlego de um automóvel híbrido comercializado no Brasil. A Ford topou o desafio e cedeu o recém-lançado Fusion Hybrid para participar da seção "Um mês com...", que vai desvendar, em primeira mão, como é ter um veículo do gênero por aqui para uso no dia a dia.

Durante o teste, vamos analisar o comportamento de um veículo "full hybrid" (híbrido total) no cotidiano e suas intercorrências. O automóvel é impulsionado por um motor a gasolina e outro elétrico, integrados na transmissão e uma bateria de alta capacidade (250V-275V), para tracioná-lo. A bateria é recarregável pela própria ação energética do veículo (durante as frenagens, por exemplo), sem que seja necessário ligá-lo a uma tomada.

Funciona assim: apenas o motor elétrico atua quando a velocidade é inferior a 75 km/h. Ou seja, quanto maior o anda-e-para dos engarrafamentos, melhor. Nessa hora o carro praticamente não polui nem consome gasolina. Quando é necessário recarregar a bateria automaticamente ou quando o carro desenvolve velocidades mais altas, o motor a gasolina entra em ação. O resultado é um carro de grande porte, com 1.687 kg, com consumo de 1.0 – segundo a Ford, mas mediremos no teste, 16,4 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada.

Para não causar nenhum tipo de preocupação em relação à nova tecnologia, a Ford oferece oito anos de garantia para a bateria de níquel-metal, desenvolvida em parceria com a Sanyo (para o veículo como um todo, três anos). O preço de ter essa tecnologia nova é de R$ 133.900 (o equivalente só a gasolina custa R$ 82.160).

Aos leitores que vão acompanhar este teste, pedimos a gentileza de usar e abusar dos nossos canais de comunicação para enviar sugestões e tirar dúvidas. Você pode entrar em contato pelo Fale Conosco ou pelo Twitter do site, onde também será possível conferir posts a qualquer momento.

Ao final dos 30 dias de testes, que incluirão várias viagens, você terá um dossiê completo de como é rodar com um automóvel inovador, que aponta para o futuro.

Imagem
Imagem

Uma das grandes sacadas do Fusion Hybrid é que sua condição de elétrico e a combustão não tira nenhum mimo de que os ocupantes sintam mais falta. Em uma das viagens que fiz nestes últimos dias (e o carro está quase com apenas cem quilômetros de autonomia...), pude constatar a utilidade do sensor de ponto cego.

Quando há um automóvel no ponto cego, uma luz amarela se acende no retrovisor externo do lado correspondente. No entanto, na rodovia dos Bandeirantes, de repente a luz ficou amarela permanentemente, e um alerta surgiu no painel, em inglês: "Sensor de ponto cego bloqueado. Consulte manual".

No manual do proprietário, vários fatores podem causar esse bloqueio, nenhum mais grave: uma barreira contínua, vários carros passando na sequência ou mesmo algum resíduo no sensor, que fica sob a caixa de roda traseira. Como eu havia passado em um chão de terra batida num dia de chuva fraca, suponho que foi isso.

Já estava pronto para fotografar a obstrução quando, antes mesmo de chegar ao destino, o sensor voltou a funcionar sozinho. Os resíduos devem ter caído. Outro mimo importante que o Fusion tem (sobretudo em um carro de 4,84 metros de comprimento) é a câmera traseira, que, em conjunto com o sensor de estacionamento, evita batidinhas que podem causar dores de cabeça.

Imagem

Dia de viajar de novo. Desta vez para um lugar mais longe – Itapetininga (SP), cidade na região de Sorocaba. São cerca de 400 quilômetros entre ida e volta. Na hora de carregar o carro, a gente se dá conta de que o porta-malas do Fusion Hybrid é menor do que o do normal.

Sim, a bateria ocupa parte do espaço antes destinado à bagagem. Em vez de 530 litros, a versão oferece 405 litros. É uma redução considerável, mas o espaço não fica tão diminuto. Duas malas grandes e alguns objetos pequenos couberam perfeitamente. Em três dias, já rodamos 633,3 quilômetros com o carro. Logo poderemos medir o consumo do primeiro tanque.

Na viagem o carro se comportou perfeitamente bem. Só raspou na hora de sair da garagem por estar mais pesado. É divertido, na estrada, conferir o trabalho conjunto do motor a combustão e do motor elétrico. O painel mostra essa alternância o tempo todo. A autonomia demora a baixar. Muito bom não ter de ir ao posto a toda hora.

Imagem

Confesso que, no dia do test-drive de lançamento do Fusion híbrido, achei seu painel de instrumentos um pouco complicado – ou poluído. São muitas informações. Mas bastou uma convivência de pouco mais de 24 horas para eu me acostumar relativamente bem a ele. Também fico feliz pelo fato de o teste do "Um mês com..." ter despertado uma imensa curiosidade dos leitores por vários aspectos. Vou respondendo aos poucos.

Antes disso, preciso contar que fiquei preocupado ao notar, logo ao retirar o carro, que este teste deveria ir um pouco além da "vida real". Será necessário rodar mais do que a média desse tipo de análise. Simplesmente porque, logo a chegar a São Paulo, o painel marcava não menos do que 733 quilômetros de autonomia (!). Ou seja, teremos de fazer algumas viagens, curtas e longas.

Imagem


Pelos dados de consumo fornecidos pela Ford multiplicados pelo tanque, que é de 66 litros, o veículo é capaz de parar só depois de rodar por algo entre 1.082,4 km (cidade) e 1.214,4 km (estrada). Aquele velho comercial da motocicleta que combina com tudo, menos com posto de gasolina, cairia como uma luva para o Fusion Hybrid.

Ainda na noite desta sexta (17), saí para rodar com o modelo pelas congestionadas ruas de São Paulo. Sim, nesta época natalina não há horário para engarrafamentos. Meti-me em dois: ao lado do parque Ibirapuera na avenida Paulista (este mais cruel, cerca de uma hora e meia para vencer os dois quilômetros da via). Dá uma sensação diferente saber que, devagar, o carro simplesmente não polui absolutamente nada. Penso: como seria melhor a qualidade de vida, sobretudo dos pedestres, se todos os veículos fossem assim...

Neste sábado (18), fiz uma viagem até Jundiaí. Queria verificar o comportamento do carro na estrada. O que tenho a dizer é que simplesmente não se nota diferença alguma em relação a um veículo a gasolina ou flex. Nas arrancadas e ultrapassagens, tudo normal. Em subidas, mesmo com quatro pessoas a bordo, idem.

Imagem

A gente só lembra que o carro é híbrido ao ver o painel psicodélico que citei no início deste post. Os dados que ele fornece são: temperatura do motor, hodômetro, potência de bateria e motor, nível de carga da bateria (quando a gente freia, mostra que recarrega), velocímetro, nível do combustível, consumo instantâneo (em litros por cem quilômetros) e autonomia. Além disso, uma lúdica animação com folhinhas verdes mostra se o motorista está otimizando ou não os recursos do sistema – quanto mais folhinhas, mais economicamente ele está dirigindo.

Seu motor elétrico gera 107 cv (cavalos) de potência, enquanto o 2.5 Duratec a gasolina tem 158 cv – combinados, são 193 cv. Segundo a Ford, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,1 segundos. Sua velocidade máxima é limitada em 180 km/h, como acontece aliás com todas as versões.

Na rodovia dos Bandeirantes, um carro emparelhou e o passageiro baixou o vidro para olhar o modelo. Deve ter notado nos emblemas que se trata de um híbrido. Como o modelo é discreto e já conhecido do público, a versão "verde" não desperta tantos olhares.

Imagem

Fui buscar o Fusion híbrido na sede da Ford, em São Bernardo do Campo (SP). Quando o carro chega, noto (ou melhor, não noto...) um detalhe que havia passado despercebido durante o test-drive de lançamento, realizado em um percurso dentro da cidade de São Paulo: o carro chega sem fazer barulho nenhum!

Como a cidade estava barulhenta no dia em que o modelo foi apresentado, condição oposta à do pátio da Ford, não foi possível ter essa percepção de forma tão evidente. Rodando com o carro dentro da fábrica, em direção à saída (portanto a velocidade inferior aos 75 km/h a partir dos quais é acionado o motor a gasolina), só se ouve o barulho dos pneus rodando no asfalto.

Como o Fusion já é um carro conhecido do público e por fora só o que identifica a condição de híbrido são os emblemas na lateral (na porta) e na tampa do porta-malas, o carro não chama a atenção na rua. Estaciono normalmente na garagem. Quando vou sair de novo, a primeira gafe: condicionado ao barulho do motor, giro a chave três vezes em falso, aguardando a partida. Até que me toco que carro elétrico não faz barulho e então presto atenção ao aviso de "pronto para dirigir", em inglês, que aparece aceso no painel.

Vou produzir as primeiras fotos do veículo, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo). Ao passar pela rua Aspicuelta, uma pedestre distraída atravessa na frente do carro de repente, fora da faixa, olhando para o outro lado. Fosse um carro "normal", ela teria ouvido o ruído do motor e não cometeria a imprudência.

É, logo de cara a gente nota que, para ter um carro híbrido, é preciso tomar alguns cuidados especiais no trânsito.

F I
Power...
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3340
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por felipe » Qua Dez 22, 2010 5:33 pm

achei sensacional.. excelente ideia..
e o preço paga quem pode mesmo.. não tem jeito.

só achei o painel muito "congestionado" de informações..
Ex: Punto ELX 1.4 Cinza Cromo
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4325
Registrado em: Ter Jul 07, 2009 2:55 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por wcarlete » Qua Dez 22, 2010 7:11 pm

A diferença ainda da pra enxer muitos tanques de gasolina.

O preço tem que ser mais proximo para poder chamar atenção.
Imagem
O Congresso Nacional é um local que:
se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se colocar uma lona em cima vira circo, se colocar luz vermelha vira puteiro, e se der descarga não sobra ninguém.
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1456
Registrado em: Seg Nov 23, 2009 8:56 pm
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por renato_punto_prata2 » Qua Dez 22, 2010 7:44 pm

sensacional esse carro!!!! (=D>) (=D>) (=D>)
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2474
Registrado em: Ter Jun 30, 2009 6:54 pm
Localização: Pernambuco

Re: Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por je9445 » Qui Dez 23, 2010 8:24 am

Quero 1.....
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato
 
Mensagens: 3914
Registrado em: Sex Jul 02, 2010 4:25 pm
Localização: Lauro de Freitas-BA

Re: Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por Fernando Vieira » Qua Dez 29, 2010 9:09 pm

felipe escreveu:só achei o painel muito "congestionado" de informações..


Se eu pudesse botava um painel de avião dentro do carro :lol:

Esse lance de carro híbrido é o futuro. Daqui a pouco mais montadoras e mais modelos vão sair assim e, daqui há uns três carros nossos certamente teremos um híbrido.
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 7:34 pm
Localização: Petrópolis

Re: Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por je9445 » Seg Jan 03, 2011 12:23 pm

Fernando Vieira escreveu:
felipe escreveu:só achei o painel muito "congestionado" de informações..


Se eu pudesse botava um painel de avião dentro do carro :lol:

Esse lance de carro híbrido é o futuro. Daqui a pouco mais montadoras e mais modelos vão sair assim e, daqui há uns três carros nossos certamente teremos um híbrido.


AMÉM.......
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato
 
Mensagens: 3914
Registrado em: Sex Jul 02, 2010 4:25 pm
Localização: Lauro de Freitas-BA

Re: Teste mostra como é o dia a dia do Fusion Hybrid

por rafaelcoelho1985 » Seg Jan 03, 2011 10:33 pm

Esse carro é sensacional!!!!!
Ford pra carro de luxo eh #@%&!...deixa GM no chinelo, na minha opinião!!!!!!
Imagem
Não basta ser carro, tem que ser Punto!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 203
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 11:03 pm
Localização: São Paulo


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes