Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

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Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por edulima_aguiar » Qua Dez 29, 2010 10:37 am

Equipado com motor 1.8 E.torQ, Punto parte de R$ 51.700; Focus traz Sigma 1.6 por R$ 54.950

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Não se pode ter tudo no mundo dos carros. Em geral, um desempenho esportivo chega às custas de sacrifico no consumo, enquanto linhas arrojadas costumam tirar espaço de quem anda no banco traseiro – isso quando o próprio banco traseiro não deixa de existir. No duelo de Fiat Punto Sporting 1.8 E.torQ contra Ford Focus 1.6 Flex acontece coisa semelhante: o Punto anda mais e instiga o motorista com seu novo motor de 132 cv, mas o Focus tem espaço superior e um conjunto equilibrado com 115 cv à disposição do motorista.

A versão “semi” top de linha do Fiat custa R$ 51.700 – acima dele está o T-Jet, que traz motor 1.4 turbo de 152 cv por R$ 65.310 – e vem bem equipada. A Ford cobra R$ 54.950 pela opção GLX de seu hatch (com ABS, o preço salta para R$ 55.950), a mais próxima do Punto Sporting em termos de equipamentos, mas que ainda assim deve em relação ao modelo fabricado em Betim (MG).

O que você prefere? Potência e estilo ou espaço e custo/benefício?


Adrenalina versus equilíbrio

O Punto Sporting, agora, honra a sigla. Depois de abandonar o antigo motor 1.8 8V de origem GM com 115 cv e adotar o novo E.torQ 1.8 16V de 132 cv a 5.250 rpm e 18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm (números obtidos com etanol), o hatch finalmente tem um propulsor à altura de sua excelente dirigibilidade.

Antes, o motorista tinha uma direção direta e precisa, suspensão bem acertada entre o conforto e a esportividade, volante com boa pegada e ótima posição de dirigir , mas motor insosso para um conjunto tão instigante. Com a adoção do E.torQ, o Punto não ganhou apenas 17 cv de potência e 0,4 kgfm de torque. Ganhou um motor muito mais suave perto do 1.8 anterior, ruidoso e áspero. Apesar das 16 válvulas, que não costumam ajudar muito na oferta de torque em baixas rotações, dificultando a vida no trânsito, o novo bloco da Fiat não faz feio no anda-e-para. Na pista de testes, o Punto levou 11s3 para ir de 40 a 100 km/h em 3ª marcha, 16s0 na retomada de 60 a 120 km/h em 4ª e 10s6 na prova de 80 km/h a 120 km/h também em 4ª.

São números sensivelmente superiores aos do Focus, equipado com o motor Sigma 1.6 16V de 115 cv a 5.500 rpm e 16,3 kgfm de torque a 4.200 rpm. Nas mesmas provas, ele marcou 12s1, 20s9 e 14s3. É uma considerável desvantagem de 9s4 no acumulado, mas que não pode ser analisada apenas com a frieza dos números.

A aceleração do Punto, como era de se esperar por sua maior capacidade cúbica e potência, também é superior: 10s4 no 0 a 100 km/h contra 12s8 do hatch da Ford. Então, o Punto tem um motor muito melhor que o do Focus, certo? Não é tão simples assim.

Apesar de ter acelerações e retomadas inferiores, o Focus é eficiente e linear no dia a dia. O motor Sigma entrega a potência e o torque de maneira mais suave ao motorista, enquanto o E.torQ 1.8 tem uma característica mais agressiva, “enchendo” de uma hora para outra.

É o que torna o Focus um carro que flui sem precisar de grande atenção do condutor nas trocas de marcha ou pressão no acelerador, enquanto o Punto é um modelo que “pede” para ser conduzido, mas recompensa quem troca as marchas nas rotações corretas e sabe explorar seu potencial com um desempenho esportivo.

Em resumo: o Punto anda mais em qualquer situação, mas você sentirá uma certa obrigação de “pilotá-lo” da forma correta. O Focus perde numa saída de farol, porém não “cobra” nada do motorista e está sempre atento para não perder aquela brecha no trânsito.

Modernos, os dois motores usam corrente no lugar de correia dentada para girar o comando de válvulas. Como a corrente tem praticamente a mesma vida útil do motor (é preciso apenas checar o estado do componente durante as revisões e, se necessário, trocá-lo preventivamente), o dono de um desses carros não terá mais de se preocupar em ter o propulsor quebrado por conta de uma correia dentada rompida.

O revide do Focus

Se o Punto é mais instigante ao volante (o que de forma alguma desmerece o Focus, ainda assim um carro muito bom de dirigir), o Focus começa a reverter o quadro quando a racionalidade entra em cena.

Maior e mais confortável que o hatch da Fiat, ele leva cinco passageiros sem a menor sensação de aperto. Já o Punto oferece mais dificuldade principalmente para quem vai atrás. Isso sem falar no porta-malas (280 litros contra 328 litros) e no acabamento do Focus, ambos superiores (os cintos de segurança e os insertos vermelhos do Punto não agradarão aos mais discretos).

O Focus também freia mais (26 m para ir de 80 km/h a 0 contra 27,5 m do Punto, ambos com sistema antitravamento ABS) e é mais silencioso (a 80 km/h, o Ford emite 61,1 decibéis; o Punto, 64,4 dB).

Em consumo de combustível, os rivais praticamente empatam: 8,1 km/l para o Punto e 8 km/l para o Focus na média cidade/estrada. Apesar dos números parelhos, o resultado é melhor para o Fiat, que consegue ser mais econômico com motor mais potente.

E o contra-ataque do Punto

A Fiat sabe agradar o consumidor quando o assunto é a lista de equipamentos de um carro. Tanto o Punto como o Focus já trazem os triviais (para modelos desta faixa de preço) ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos. O complemento dos pacotes conta com os importantes freios ABS (opcional de R$ 1.000 no Focus) e o airbag duplo, além de rodas de 16” e CD Player integrado ao painel.

Mas o Punto começa a se distanciar “mimando” o dono com alguns itens de conveniência. Para começar, seu sistema de som traz entradas auxiliar e USB, enquanto o do Focus só conta com a porta USB. O Fiat ainda traz máscara negra nos faróis, ponteira de escapamento e pedaleira esportivas e volante com comandos do som.

O custo do dia a dia

Como já era de se esperar, o sobrenome “Sporting” no Punto faz o preço de sua apólice de seguro superar a do Focus. Enquanto a média do Fiat fica em R$ 3.300, a do Ford não ultrapassa R$ 2.500 (o perfil é de um homem casado, com 40 anos e morador da zona sul de São Paulo).

Em compensação, as peças da Ford são mais caras: paga-se R$ 3.313,15 pelo pacote com jogos de pastilhas de freio, amortecedores dianteiros e velas, filtros de ar e combustível, para-lama, farol, retrovisor e kit de embreagem. Só o retrovisor custa R$ 708, muito mais que os R$ 129,37 cobrados pelo mesmo item do Punto. Por vantagens como essa o orçamento da Fiat ficou em R$ 2.095,79, valor R$ 1.217,36 inferior ao cobrado pela Ford.

Não há dúvidas de que a marca americana poderia rever sua tabela de preços para peças, mas a desvalorização vira o jogo a favor Focus. Enquanto ele perde R$ 3.003 no primeiro ano (5,7%), o Punto deprecia R$ 4.897 (9,2%) – os números são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

No fim das contas, o Focus tem seguro R$ 800 mais barato e perde R$ 1.894 a menos no primeiro ano, mas suas peças são R$ 1.217,36 mais caras. Mesmo assim, a vantagem do Focus ainda é de R$ 1.476,64. É claro que esses valores tendem a variar dependendo da região em que é feito o seguro ou do estado do modelo na hora da revenda, mas em uma condição hipotética o Focus mostrou que castiga menos o bolso do dono.

Conclusão

Sim, o Punto é um carro mais instigante e perfeito para quem aprecia as sensações ao volante e bem equipado, mas ele cobra um preço por isso: é menor, tem seguro mais caro e desvaloriza mais.

O Focus, apesar de ser menos potente e perder na comparação da lista de equipamentos, tem mais espaço na cabine e no porta-malas, é mais confortável e silencioso e não abre mão de uma dirigibilidade apurada. O motor Sigma, embora menos instigante, é mais eficiente no dia a dia.

Se não se pode ter tudo no mundo dos carros, aqui o Focus é o que entrega mais

fonte: http://www.carroonline.net/index.asp?codc=6356


## minha conclusão: Achei um comparativo nada a ver por se tratar de categorias diferentes, mas o PUNTO levou essa facil facil....
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por shadowcps » Qua Dez 29, 2010 12:13 pm

interessante esses trechos, que podem esclarecer e confirmar o que foi postado pelos users, para os (poucos) insatisfeitos com o motor E-TorQ:

"...o Punto é um modelo que “pede” para ser conduzido, mas recompensa quem troca as marchas nas rotações corretas e sabe explorar seu potencial com um desempenho esportivo.

Em resumo: o Punto anda mais em qualquer situação, mas você sentirá uma certa obrigação de “pilotá-lo” da forma correta. O Focus perde numa saída de farol, porém não “cobra” nada do motorista e está sempre atento para não perder aquela brecha no trânsito..."

resumindo:
16 V exige motoristas com maior preparo, sensibilidade às respostas e que usem a caixa de marchas quando preciso. :wink:
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por Weliton » Qua Dez 29, 2010 12:17 pm

Focus hatch so me agrada o Top...os demais nao se enquadra na minha listra de compras Possíveis... 8)
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por M.Vinicios-RJ » Qua Dez 29, 2010 12:23 pm

Antes de pegar o Punto pensei muito em um Focus Hatch Sigma (1.6).

Mas acabei indo de Punto Sporting msm ! :mrgreen:
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por MrWhite » Qua Dez 29, 2010 12:55 pm

Cara
este teste foi covarde...
se era p comparar conforto, não precisava nem ser o sporting.
O essence 1.6 completo já resolvia.

Se era p comparar motor, tinha que trazer um Focus 2.0. Ai sim, a comparação iria ser interessante!

Se era para comparar design, acho que os 02 tem propostas diferentes. O Focus parece mais carro de tiozão, um carro mais sóbrio. o Punto tem um design mais esportivo mesmo, e ai, fica dificil comparar mesmo.

E o preço né. O Sporting com mais recursos, motor 1.8 ainda é mais barato que o Focus.

Se fosse p escolher, Eu iria de Sporting Fácil Fácil.
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por edulima_aguiar » Qua Dez 29, 2010 1:46 pm

mas um teste deste é bem bacana para os criticos de plantao que falam que o motor e-torq não vale nada e blablabla....

concordo com o amigo ae, o unico focus que eu compraria seria o GUIA, que é o mais top, e mesmo assim, na comparação iria de T-JET, que foi oq eu fiz... o focus guia vem com roda 16 :? :?
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por Jupiter » Qua Dez 29, 2010 3:49 pm

não gostei da reportagem poderiam usar o punto 1.6 16v (X() (X() (X() (X()
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por VLA » Qua Dez 29, 2010 5:11 pm

acho que usaram o sporting por causa do preço.... tambem concordo que deveriam ter usado um 1.6 completao.

ficou meio esquisito até pra comentar... mas se o punto levou o comparativo, quem sou eu pra questionar hehehe :lol:
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por shadowcps » Qua Dez 29, 2010 6:45 pm

meu cunhado, irmã e familia almoçaram em casa no natal e ele está com um FOCUS 1.6 e aí perguntei sobre o consumo. ele está assustado pq no etanol, estrada, AC ligado, está fazendo 8 km/l. Cidade faz 5 km/l. Carro estava com 300 km apenas ou seja, antes de amaciar é um alcóolatra ávido e sedento mas deve melhorar. Ele quase está com saudade da Idea 1.4 que não andava mas tbem, não bebia...
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Re: Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

por edulima_aguiar » Qua Dez 29, 2010 7:45 pm

5 km na cidade, caramba.... Meu tjet, nuca nem mesmo quando comprei bebia tanto assim...
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