Uso de ar-condicionado e ar quente
Uso de ar-condicionado e ar quente
Sei que é recomendável usar o ar-condicionado do carro ao menos uma vez por semana pra não estragar o sistema (ressecar mangueiras e dar pau no compressor).
No caso do ar quente, também é recomendável usar para não estragar ou o funcionamento é diferente? As mangueiras são as mesmas? O compressor funciona neste modo?
No caso do ar quente, também é recomendável usar para não estragar ou o funcionamento é diferente? As mangueiras são as mesmas? O compressor funciona neste modo?
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
Só aproveitando o gancho. Não sei exatamente quanto ao sistema, mas um engenheiro de uma montadora me deu algumas dicas quanto a utilização do Ar condicionado, para não deixar com cheiro de esgoto.
1. Desligar o ar condicionado quando vc estiver proximo de sua casa, e não desligar quando chegar em casa. Isso dá tempo de pelo menos o ar frio sair do sistema.
2. Ligar o ar quente e deixar por alguns minutos algumas vezes, sempre que vc utilizar o ar condicionado. (mais ou menos a proporção 10 usos x 1 ar quente). Isto para secar um pouco o sistema.
Nao sei se isso funciona, mas tento seguir.
1. Desligar o ar condicionado quando vc estiver proximo de sua casa, e não desligar quando chegar em casa. Isso dá tempo de pelo menos o ar frio sair do sistema.
2. Ligar o ar quente e deixar por alguns minutos algumas vezes, sempre que vc utilizar o ar condicionado. (mais ou menos a proporção 10 usos x 1 ar quente). Isto para secar um pouco o sistema.
Nao sei se isso funciona, mas tento seguir.
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
a menos que alguem me diga que posso ter problema no futuro, eu nao pretendo nunca nem mexer no botao do ar quente... sera q com o tempo o mecanismo dele enferrujaria como acontece nos carros mais antigos que nao tem AC?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
Essas recomendações do Mauro se aplicam ao ar-condicionado de qualquer carro, e são realmente válidas, por ajudarem a preservar o ar-condicionado da formação de fungos (que dá aquele cheiro de carro velho que vocês já devem ter sentido ao andar em alguns carros mais antigos).
Criei o costume de colocar o ar-condicionado na posição quente máximo uns 2 ou 3 minutos antes de chegar em casa - abro as janelas e deixo o ar na ventilação 1, garantindo que o interior do veículo vai ficar livre de umidade. Não custa nada e vejo que realmente faz diferença. Alguns carros como os antigos Ka tinham problemas de vazamento de mangueiras devido ao pouco uso de ar-quente, mas era um defeito do projeto que deixava um pedaço de borracha com água "empoçada" dentro do painel, nos Fiats não temos esse problema.
Quanto ao ar-condicionado frio, é ainda mais importante seu uso regular: No próprio gás refrigerante vão diluídas moléculas de lubrificante, que hidratam e preservam mecanismos do compressor/serpentina/condensador. Se você ficar sem usar o ar frio, a tendência é que esses componentes sequem e oxidem/degradem. Pro pessoal que mora em lugar frio e não costuma usar o ar-condicionado, é bom ter essa atenção mesmo!
[]'s!
Criei o costume de colocar o ar-condicionado na posição quente máximo uns 2 ou 3 minutos antes de chegar em casa - abro as janelas e deixo o ar na ventilação 1, garantindo que o interior do veículo vai ficar livre de umidade. Não custa nada e vejo que realmente faz diferença. Alguns carros como os antigos Ka tinham problemas de vazamento de mangueiras devido ao pouco uso de ar-quente, mas era um defeito do projeto que deixava um pedaço de borracha com água "empoçada" dentro do painel, nos Fiats não temos esse problema.
Quanto ao ar-condicionado frio, é ainda mais importante seu uso regular: No próprio gás refrigerante vão diluídas moléculas de lubrificante, que hidratam e preservam mecanismos do compressor/serpentina/condensador. Se você ficar sem usar o ar frio, a tendência é que esses componentes sequem e oxidem/degradem. Pro pessoal que mora em lugar frio e não costuma usar o ar-condicionado, é bom ter essa atenção mesmo!

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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
O único mecanismo que você tem no sistema de ar passível de lubrificação é o compressor. os trocadores de calor (evaporador e condensador) e o dispositivo de expansão são apenas tubos, portanto não precisam ser lubrificados. O lubrificante não pode ficar junto com o refrigerante pois isso mataria o compressor uma vez que ele comprime gás (ou no caso, vapor) e líquido nessa condição seria incompressível. Claro que com o tempo o refrigerante é contaminado com o lubrificante, mas são poucas moléculas e isso é contaminação. O lubrificante do compressor fica em local diferente no mesmo e, teoricamente não pode entrar na câmara de compressão.
O uso de ar quente de vez em quando é bom para matar os fungos e retirar eventual água que fique condensada na tubulação de ar sendo um berçário de bactérias. usar o ar frio de vez em quando, mesmo para quem está no frio (como eu) é útil para que você sempre saiba como está o sistema e manter o compressor ativo e lubrificado sempre.
O uso de ar quente de vez em quando é bom para matar os fungos e retirar eventual água que fique condensada na tubulação de ar sendo um berçário de bactérias. usar o ar frio de vez em quando, mesmo para quem está no frio (como eu) é útil para que você sempre saiba como está o sistema e manter o compressor ativo e lubrificado sempre.
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
Show de bola, excelente dicas, Parabéns!
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
E em relação ao maior consumo e perda de potência do carro com ar-condicionado ligado é o mesma coisa na potência potência 1 (mínimo) e 4 (máxima)?
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
AndreBsB escreveu:E em relação ao maior consumo e perda de potência do carro com ar-condicionado ligado é o mesma coisa na potência potência 1 (mínimo) e 4 (máxima)?
Vamos Lá.

No caso dos puntos, o ar quente é obtido a partir de uma segunda serpentina instalada, e ela é alimentada com a água quente (a mesma água do radiador/refrigeração do motor), quando vce gira o seletor abre-se uma válvula que dá passagem de parte dessa água por essa serpentina.
Mais importante nesse caso, é manter a água do radiador com a proporção certa de aditivo.
No caso do compressor do arcond, não ocorre diferença no acionamento da vel 1 ou 4 (vce altera o volume de ar a ser refrigerado e não a eficiência do compressor) portanto o consumo vai ser igual (desconsiderando a corrente maior consumida pelo ventilador que vai alterar de forma insignificante o consumo).
Eu sempre deixo ao menos 15min por semana o ar ligado, para que ocorra a lubrificação passada acima (selos mecânicos, pistões, válvulas e etc.)
O óleo lubrificante, circula por todo o conjunto. Inclusive dentro do compressor. (diferente do que o amigo acima escreveu)
Só para alimentar um pouco mais, o óleo utilizado em refrigeração (oleo ester vejetal) é um óleo bem "complexo" pois deve manter as propriedades numa faixa bem grande de temperatura (-10C a 30C) e ser miscível com o gás refrigerante (no caso o R134A), antes quando se utilizava o freon o oleo era mineral.


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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
Ferranda sempre nos dando uma aula......valew brother.....




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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente
je9445 escreveu:Ferranda sempre nos dando uma aula......valew brother.....![]()
![]()
Areas que conheço, opino...
Nas outras aprendo.. Rsrsrs
Isso que é a maravilha do clube....



- Velha Guarda
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