Uso de ar-condicionado e ar quente

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Uso de ar-condicionado e ar quente

por AndreBsB » Sex Dez 31, 2010 2:29 pm

Sei que é recomendável usar o ar-condicionado do carro ao menos uma vez por semana pra não estragar o sistema (ressecar mangueiras e dar pau no compressor).

No caso do ar quente, também é recomendável usar para não estragar ou o funcionamento é diferente? As mangueiras são as mesmas? O compressor funciona neste modo?
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por Mauro Suzuki » Sex Dez 31, 2010 3:38 pm

Só aproveitando o gancho. Não sei exatamente quanto ao sistema, mas um engenheiro de uma montadora me deu algumas dicas quanto a utilização do Ar condicionado, para não deixar com cheiro de esgoto.
1. Desligar o ar condicionado quando vc estiver proximo de sua casa, e não desligar quando chegar em casa. Isso dá tempo de pelo menos o ar frio sair do sistema.
2. Ligar o ar quente e deixar por alguns minutos algumas vezes, sempre que vc utilizar o ar condicionado. (mais ou menos a proporção 10 usos x 1 ar quente). Isto para secar um pouco o sistema.
Nao sei se isso funciona, mas tento seguir.
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por VLA » Sex Dez 31, 2010 5:02 pm

a menos que alguem me diga que posso ter problema no futuro, eu nao pretendo nunca nem mexer no botao do ar quente... sera q com o tempo o mecanismo dele enferrujaria como acontece nos carros mais antigos que nao tem AC?
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por Transeunte » Seg Jan 03, 2011 4:15 am

Essas recomendações do Mauro se aplicam ao ar-condicionado de qualquer carro, e são realmente válidas, por ajudarem a preservar o ar-condicionado da formação de fungos (que dá aquele cheiro de carro velho que vocês já devem ter sentido ao andar em alguns carros mais antigos).

Criei o costume de colocar o ar-condicionado na posição quente máximo uns 2 ou 3 minutos antes de chegar em casa - abro as janelas e deixo o ar na ventilação 1, garantindo que o interior do veículo vai ficar livre de umidade. Não custa nada e vejo que realmente faz diferença. Alguns carros como os antigos Ka tinham problemas de vazamento de mangueiras devido ao pouco uso de ar-quente, mas era um defeito do projeto que deixava um pedaço de borracha com água "empoçada" dentro do painel, nos Fiats não temos esse problema.

Quanto ao ar-condicionado frio, é ainda mais importante seu uso regular: No próprio gás refrigerante vão diluídas moléculas de lubrificante, que hidratam e preservam mecanismos do compressor/serpentina/condensador. Se você ficar sem usar o ar frio, a tendência é que esses componentes sequem e oxidem/degradem. Pro pessoal que mora em lugar frio e não costuma usar o ar-condicionado, é bom ter essa atenção mesmo! ;)

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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por Fernando Vieira » Seg Jan 03, 2011 9:35 pm

O único mecanismo que você tem no sistema de ar passível de lubrificação é o compressor. os trocadores de calor (evaporador e condensador) e o dispositivo de expansão são apenas tubos, portanto não precisam ser lubrificados. O lubrificante não pode ficar junto com o refrigerante pois isso mataria o compressor uma vez que ele comprime gás (ou no caso, vapor) e líquido nessa condição seria incompressível. Claro que com o tempo o refrigerante é contaminado com o lubrificante, mas são poucas moléculas e isso é contaminação. O lubrificante do compressor fica em local diferente no mesmo e, teoricamente não pode entrar na câmara de compressão.

O uso de ar quente de vez em quando é bom para matar os fungos e retirar eventual água que fique condensada na tubulação de ar sendo um berçário de bactérias. usar o ar frio de vez em quando, mesmo para quem está no frio (como eu) é útil para que você sempre saiba como está o sistema e manter o compressor ativo e lubrificado sempre.
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por vinicius799 » Qua Jan 05, 2011 10:39 am

Show de bola, excelente dicas, Parabéns!
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por AndreBsB » Qua Jan 05, 2011 6:55 pm

E em relação ao maior consumo e perda de potência do carro com ar-condicionado ligado é o mesma coisa na potência potência 1 (mínimo) e 4 (máxima)?
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por Ferranda » Qua Jan 05, 2011 7:21 pm

AndreBsB escreveu:E em relação ao maior consumo e perda de potência do carro com ar-condicionado ligado é o mesma coisa na potência potência 1 (mínimo) e 4 (máxima)?


Vamos Lá. :wink:
No caso dos puntos, o ar quente é obtido a partir de uma segunda serpentina instalada, e ela é alimentada com a água quente (a mesma água do radiador/refrigeração do motor), quando vce gira o seletor abre-se uma válvula que dá passagem de parte dessa água por essa serpentina.
Mais importante nesse caso, é manter a água do radiador com a proporção certa de aditivo.

No caso do compressor do arcond, não ocorre diferença no acionamento da vel 1 ou 4 (vce altera o volume de ar a ser refrigerado e não a eficiência do compressor) portanto o consumo vai ser igual (desconsiderando a corrente maior consumida pelo ventilador que vai alterar de forma insignificante o consumo).

Eu sempre deixo ao menos 15min por semana o ar ligado, para que ocorra a lubrificação passada acima (selos mecânicos, pistões, válvulas e etc.)
O óleo lubrificante, circula por todo o conjunto. Inclusive dentro do compressor. (diferente do que o amigo acima escreveu)
Só para alimentar um pouco mais, o óleo utilizado em refrigeração (oleo ester vejetal) é um óleo bem "complexo" pois deve manter as propriedades numa faixa bem grande de temperatura (-10C a 30C) e ser miscível com o gás refrigerante (no caso o R134A), antes quando se utilizava o freon o oleo era mineral.

(>:D<)
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por je9445 » Qui Jan 06, 2011 8:03 am

Ferranda sempre nos dando uma aula......valew brother..... (=D>) (=D>) (=D>)
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Re: Uso de ar-condicionado e ar quente

por Ferranda » Qui Jan 06, 2011 11:43 am

je9445 escreveu:Ferranda sempre nos dando uma aula......valew brother..... (=D>) (=D>) (=D>)


Areas que conheço, opino...
Nas outras aprendo.. Rsrsrs
Isso que é a maravilha do clube.... :wink: :wink:
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