Amaciar motor (?)

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Amaciar motor (?)

por je9445 » Seg Ago 16, 2010 9:27 am

spirito escreveu:Eu não tenho dó não...... até pq se tiver que dar algum problema tem que ser nos primeiro Kms mesmo!!!! O meu 1.6 16V que peguei ontem até agora achei bem esperto.... vamos aguardar

(=D>)
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por viinicius » Seg Dez 27, 2010 5:04 pm

williamgarbim escreveu:huahushu essa foi legal as peças se conhecer , prazer meu nome é pistao eo meu é anel , vamos da umazinha bem forte a 9000 rpm. tenho certeza que vai ser um friuzinho e um tesaozinho de 4 .......... rodas é claro !!!!!!!!!!

AUHAUHHUAUHAUHAHUAHUHUAHUAUHAUHAUHAUAH
Que comédia mano.

Ri demais.
AUUHAUHAHUAUHAUHAUH
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Diego Leão » Qua Dez 29, 2010 10:42 am

Peguei um punto 1.4 faz 1 mês,

No manual diz para ter uma boa economia etc.. Passar as marchas da seguinte forma. Da 1º P/ 2º Marcha atingir até 25KM,da 2º P/ 3º 40KM da 3º P/ 4º 60KM, da 4º P/ 5º 72KM,
Em rotações gira em torno de 2500 a 3000RPM..

Neste 1º mês que estou com o carro, estou passando as marchas entre 2500 a 3500RPM (Estou forçando um pouco) Estou gostando do desempenho, velocidade/força do carro. Na cidade o consumo esta variando entre 6 e 7KM.

Amanhã vou pegar estrada, daí vamos ver quanto ele vai fazer..e posto para vcs.

Eu acredito em ‘’amaciar o carro’’ devido alguns casos que acompanhei de carros que não foram ‘’amaciados’’ (Digo, carros que não forçamos altas rotações logo quando zero e de carros que atingimos altas rotações ‘’quando zero’’) Minha Opinião, existe diferença..

Abcs Galera. O Site é show de Bola MESMO!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Fernando Vieira » Qua Dez 29, 2010 8:57 pm

O que acontece é que os componentes são produzidos em linhas diferentes, por exemplo anéis e blocos. Mas qualquer anel deve ser capaz de andar em qualquer cilindro de qualquer bloco. Como é impossível de se produzir tudo com dimensões exatas, fixam-se tolerâncias geométricas. Assim, o sistema anel-cilindro possui um ajuste dimensionado pelo projetista do motor e que determina as dimensões máxima e mínima que cada componente pode ter para ser aceito.

Isso é bem rígido, fica na casa dos micrômetros mas mesmo assim causa uma diferença danada quando se fala dos extremos. Mas funciona. Com o tempo e um desgaste natural as peças se acomodam e aquele sistema passa a ser "único" com as peças perfeitamente ajustadas. O amaciar o motor é fazer todas as peças dele chegarem a este nível. Deve ser isso que o camarada lá quis dizer com as peças "se conhecerem"

Claro que hoje os sistemas de usinagem permitem o uso de tolerâncias mais apertadas e menos desgaste natural entre peças precisa ocorrer até o ponto ideal. Mas mesmo assim é bom maneirar um pouco nos primeiros 100 km. Outra recomendação é, por mais que a Fiat mande fazer a primeira troca com 7500km, é bom fazer a primeira com 5000km pois eventuais partículas de material que se soltaram nesse desgaste ficam no óleo andando pelo cárter e "comendo" outros componentes. Trocando o óleo você remove eles. Obviamente tem que trocar o filtro também que é quem mais segura essas partículas.
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por shadowcps » Qua Dez 29, 2010 9:02 pm

(=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) gosto muito quando surgem esses posts técnicos. (=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por jonegi routu » Seg Jan 03, 2011 3:42 pm

No caso do meu está com 5000KM não tive dó tambem na primeira semana minha mulher deu
180KM/h no rodoanel
Os motores de hoje em dia são feito com uma tolerancia muito menor como todas as industrias diferente dos 00,90,80,70 e vai em bora
Porem no inicio forçar rotação de 5000á6000rpm somente na rodovia depois de 15minutos nela
em um curto periodo pois digamos ainda tem o motor tolerancia -ou+
Com estes motores E.torg o que melhorou e muito foi o consumo depois dos 4000KM
É o terceiro carro que retiro 0K de 1.0 ao 1.8 16v e nunca deu pau
ABS
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Seg Jan 03, 2011 8:02 pm

eu nao estava querendo abusar do amaciamento durante os primeiros 1000km pelo menos, mas la pelos 700km rodados eu tava no meio de uma viagem e ai fui fazer uma ultrapassagem num cara que tava dificultando, e ai tinha um carro mais à frente, e outro, e fui aproveitando o embalo pra passar todos eles (com seguranca), e de repente meu cunhado me alertou q eu tava a 170 no painel...

agora, com 1700km rodados no painel e na cidade novamente, impressao é de que o carro realmente está mais agil... pode ser psicologico, mas to curtindo de mais o carro :twisted:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por soldier » Qua Jan 05, 2011 11:25 am

marcelbonvechio escreveu:Abastece os primeiros 1000 km adicionando 2 tampinhas de Confort..... huauhahuuhauhauhah

kkkkkkkkkkk...Esta foi a melhor....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por spyderbrk » Sáb Jan 08, 2011 12:44 am

isso de amaciar o carrro realmente é verdade não é mito não...

Eu tinha um fiesta sedan 2007 antes de passar pro C3 e o carro era duro d+++ detestava só o fato de pegar engarrafamento ao ir pra faculdade...

Depois dos 1100-1300km o carro virou uma moça e tava mais versátil, o consumo dele até diminuiu(apesar daquilo beber mais que camelo)...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bbcobra » Dom Jan 23, 2011 1:03 pm

nos manuais da vw e gm sao claros , informando nao exigir ao limite nos primeiros 2000 km
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo