Informações sobre o Punto.

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Informações sobre o Punto.

por ricardovaz85 » Dom Jan 09, 2011 1:24 pm

Fala pessoal do PuntoClube!

Sou Ricardo, sou novo aqui no fórum, pois comprei meu 1º Punto recentemente, mas infelizmente ainda não chegou. Eu comprei o Punto 1.8 Essence 16V Dualogic, Preto Vulcano com Kit Creative 4 (Adesivo Creative nas colunas das portas dianteiras, Sensor de estacionamento, Spoiler na tampa traseira, Rodas de liga leve 6.0 x 16" (inclusive o estepe) + Pneus 195/55 R16, Rádio CD MP3 integrado ao painel com RDS + Blue&MeTM (Sistema baseado no Windows Mobile® com porta USB e Viva-voz Bluetooth® + Volante em couro com comandos do rádio e telefone) e HSD (AirBag duplo + ABS).

Queria saber duas coisas de vocês:

1- Alguém que tem (ou já teve) algum modelo do Punto Dualogic, o que acha do carro, do câmbio principalmente, se é bom, se é ruim... Antes de comprar o Dualogic fiz um teste drive num Linea Absolute e gostei demais;
2 - Já até achei outro tópico aqui no fórum sobre esse assunto, mas queria uma opinião mais especializada. Como meu carro deve chegar nessa semana ou na próxima, será que posso pegar estrada com ele, já na última semana de janeiro? Ou ainda tem essa questão de 'amaciar' o motor até os 1000 primeiros kilometros?

Desde já agradeço a atenção de todos ae! E desculpem me se fiz algo de errado nas perguntas, infringindo alguma regra do fórum!

Abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Informações sobre o Punto.

por AlexJW » Dom Jan 09, 2011 1:55 pm

Parabéns pela compra, tenho um parecido com o seu, só que manual (mesma motorização).

1. Tem um tópico na parte GERAL do fórum falando do Dualogic, lá um dos foristas explicou detalhadamente pq curtiu, e muito, esse câmbio automatizado. Faça uma busca com a ferramenta BUSCAR ou PESQUISAR (não lembro o nome) usando a palavra DUALOGIC que logo vc achará. Só pra adiantar, quem tem curte muito. No meu caso, como no momento prefiro manual, não cogitei de pegar um Dual;

2. Esse lance de "amaciar" é polêmico, dizem que os carros atualmente não precisam de tantos cuidados, mas quem me garante? Por isso, até uns 2.000 km, eu andei no sapato, tranquilidade, sem forçar o motor nem puxar o giro. Coincidentemente, hoje com 3.600 km, sinto o carro melhor;

abrax e use seu carro com muita saúde e prudência.
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por PHSV-BH » Dom Jan 09, 2011 8:04 pm

Quanto ao dual, como já falado, quem tem gosta bastante.

Agora, quanto a amaciar o motor, não é mais necessário isso hoje em dia. Pode pegar estrada tranquilo, mas, por via das dúvidas, não estique muito o motor. Ganhe velocidade de maneira progressiva, sem forçá-lo. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Abraços e parabéns pela compra!
    Imagem
    Atual - Peugeot 408 THP + Pack Premium (farol bixenon direcional + sensor dianteiro)
    Ex - Hyundai i30 AT Completo + teto + ar digital + 8 airbags + sensor crepuscular + sensor de chuva
    Ex - Fiat Punto Completo + Couro + Rodas 17
    Instrutor de Auto Escola
    Instrutor de Auto Escola

por VLA » Seg Jan 10, 2011 12:34 pm

com 500km eu ja estava na estrada com o meu etorq
    "Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
    Moderador
    Moderador

por AndreBsB » Seg Jan 10, 2011 12:56 pm

Prefere conforto ou esportividade?

Conforto = Dualogic
    Esportividade = Manual

Se bem que dualogic parece que rola de trocar marchas como se fosse manualmente, eu não conheço muito bem. Eu nem cogito pegar um carro com câmbio sem ser o manual. Só trocaria manualmente mesmo, caso tivesse a opção.
    Piloto de Testes da FIAT
    Piloto de Testes da FIAT

por gunbolt » Seg Jan 10, 2011 3:42 pm

O meu é idêntico ao seu só que é câmbio manual....

parabéns..é um carrão.
    FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
    Ex:
    FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
    FIAT Uno Smart 2000/2001
    FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por qsboy » Seg Jan 10, 2011 3:55 pm

Pq não pegou um Sporting já?
    Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
    Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
    Instrutor de Auto Escola
    Instrutor de Auto Escola

por ricardovaz85 » Seg Jan 10, 2011 5:01 pm

Primeiro, agradeço ao pessoal que respondeu meu tópico!

qsboy escreveu:Pq não pegou um Sporting já?

Depois que fiz o pedido na concessionária eu pensei nisso, em pegar um Sporting. Mas esse Essence 1.8 Dual (espero) me atenderá bastante!!
    Ansioso para chegar dia 12/01 para ter notícias...

Valeu pessoal!
    Piloto de Atari
    Piloto de Atari

por metallicaman » Qua Jan 12, 2011 12:44 pm

Opa, realmente oq o amigo disse a respeito de esportividade e conforto ta MUITO certo, esse lance de sequencial nao rola, sem embreagem nao da! A não ser que seja um senhor cambio, como um DSG esse cambios "automatizados" brasileiros sao cambios manuais com varios mecanismos mecanicos para passagem da marcha, até no modo "quase manual" da muito tranco por nao ter controle da embreagem, ela sempre passa da mesma forma, mesmo se vc apertar o botaozinho do mitico "s" que SUGERE uma tocada esportiva HEUAHEUAHUEHAUE.... Otimo carro cara, o dual vai te economizar muito o pé esquerdo, mais com certeza pra dar um de piloto de autorama igual tem ae no avatar do pessoal, so com manual mesmo.

Sobre amaciar motores, eu sempre amei motores por isso estou estudando mecanica(a pouco tempo) e a muito tempo escuto de mecanicos mais "velhos" que os motores atuais "andao" nas fabricas de 2000 a 2500 "kilometros" eles ficão parados apenas "girando". A um tempo que as fabricas de motores tem esse procedimento. A unica coisa que acontece com o tempo sao as folgas que melhorao o desempenho do carro e o consumo(se for feito a manutencao) toda maquina termica "se expande" por ação do calor ficando mais "ajustada" com o tempo, é claro se for feito todas as manutenções do carro! Pelo menos é uma das poucas coisas que eu sei, nao sei se todos os motores de todas as marcas seguem esse procedimento. Valeu
    Piloto de Atari
    Piloto de Atari

por AndreBsB » Qua Jan 12, 2011 2:47 pm

Esse lance de os motores atuais já virem pré-amaciados de fábrica procede mesmo. Antigamente, em 1997, lembro que meu pai comprou um Tempra HLX 2.0 16V 0km em uma concessionária de MG. Pra vir pra Brasília, dava pra sentir nítido o carro amarradão. Na subida, perdia velocidade mesmo. Depois de amaciado, o carro andava nas rodovias a uns 210km/h parecendo que tava parado.

Eu quando comprei o Punto já peguei rododia vindo de outra cidade também e meti o pé de final (190) e tudo certo. Carro esperto. Eu fico mais receoso só de esticar muito nas primeiras marchas quando o carro é 0km, porque dependendo pode até subir um cheiro meio de queimado.
    Piloto de Testes da FIAT
    Piloto de Testes da FIAT

Próximo