Relato sobre o câmbio Dualogic

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por nilton cartaxo » Ter Nov 30, 2010 10:56 pm

eu particularmente nao gostei desse cambio comparado ao meu sentra q é CVT[ pra mim o cambio auto mais #@%&! q tem pq tu literalmente nao sente as marchas pq elas nao existem] achei os tracos mais fortes q os do meu antigo vectra q tinha um transmiçao de concepçao antiga etc...
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por jeanphillipe » Qua Dez 01, 2010 1:56 pm

conforme essa reportagens acredito que a fiat tá investindo cada vez mais no dualogic

deu certo né...
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... 42,00.html
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por leo_ap » Ter Jan 11, 2011 7:47 am

Post, sensacional... parabéns... ficou muito bem claro como funciona o sistema, não sabia como funcionava o cambio, pensava que era manual, você mesmo tem que "trocar" as marchas mas vi que tem também como deixar lá no automático e não encostar a mão no cambio o dia todo...

bom, mas ficaram 4 dúvidas alguém pode esclarecer?:

1- Vamos supor, vc esta a 50 km/h de "quinta marcha" (no modo automático)... ai do nada vc precisa dar aquela acelerada, ele retoma na segunda marcha, vamos supor, sozinho direto???

2- a função sport tem tanto na automática quanto na manual?

3- o botão S pode ser pressionado em qualquer momento, ou tem algum momento certo?

4- num farol, se você só tira o pé do freio, sem acelerar, o carro anda?

Grato,

Leonardo.
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por jonegi routu » Ter Jan 11, 2011 10:54 am

Òtimo post parabens
R:1-a 50 normalmente comigo ele está de 4 mas ate de 5 ou em outras situações vai ter esta redução ao pisar fundo no pedal que o carro entendera mas as vezes eu prefiro reduzir pois e + rapido e seguro
R:2-sim so que no automatico e para aumentar a rotação do motor na troca de marcha e no manual e para troca ser feita + rapido
R:3-sim
R:4-não
Pra mim e um otimo cambio a maioria vai gostar ainda tem que melhorar um pouco pois as vezes troca de marcha ou não troca quando pecisa e quando vai se aproximando bem devagar de algo no pano o carro da leves tranquinhos podendo dar uma pequena pancada mas nada que um reprogramação de leve não melhore o que e otimo é normalmente ele favorecer o consumo e o conforto
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por leo_ap » Ter Jan 11, 2011 4:39 pm

jonegi routu escreveu:Òtimo post parabens
R:1-a 50 normalmente comigo ele está de 4 mas ate de 5 ou em outras situações vai ter esta redução ao pisar fundo no pedal que o carro entendera mas as vezes eu prefiro reduzir pois e + rapido e seguro
R:2-sim so que no automatico e para aumentar a rotação do motor na troca de marcha e no manual e para troca ser feita + rapido
R:3-sim
R:4-não
Pra mim e um otimo cambio a maioria vai gostar ainda tem que melhorar um pouco pois as vezes troca de marcha ou não troca quando pecisa e quando vai se aproximando bem devagar de algo no pano o carro da leves tranquinhos podendo dar uma pequena pancada mas nada que um reprogramação de leve não melhore o que e otimo é normalmente ele favorecer o consumo e o conforto
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Opa, entendi... valeu... o neutro funciona como uma marcha engatada? A função sport dá sensação de esportividade msmo e/ou uma mudada no carro? Putz então no transito pesado fica difícil controlar o carro, se ele não anda quando vc tira o pé do freio... mesmo pra estacionar... quantos rpm, vc andando mto de boa, ele troca de marchar no automático? e numa descida, quando vc não precisa usar o acelerador, ele joga a marcha lá na quinta??

valeu!!!
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por leo_ap » Ter Jan 11, 2011 6:13 pm

leo_ap escreveu:
jonegi routu escreveu:Òtimo post parabens
R:1-a 50 normalmente comigo ele está de 4 mas ate de 5 ou em outras situações vai ter esta redução ao pisar fundo no pedal que o carro entendera mas as vezes eu prefiro reduzir pois e + rapido e seguro
R:2-sim so que no automatico e para aumentar a rotação do motor na troca de marcha e no manual e para troca ser feita + rapido
R:3-sim
R:4-não
Pra mim e um otimo cambio a maioria vai gostar ainda tem que melhorar um pouco pois as vezes troca de marcha ou não troca quando pecisa e quando vai se aproximando bem devagar de algo no pano o carro da leves tranquinhos podendo dar uma pequena pancada mas nada que um reprogramação de leve não melhore o que e otimo é normalmente ele favorecer o consumo e o conforto
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Opa, entendi... valeu... o neutro funciona como uma marcha engatada? A função sport dá sensação de esportividade msmo e/ou uma mudada no carro? Putz então no transito pesado fica difícil controlar o carro, se ele não anda quando vc tira o pé do freio... mesmo pra estacionar... quantos rpm, vc andando mto de boa, ele troca de marchar no automático? e numa descida, quando vc não precisa usar o acelerador, ele joga a marcha lá na quinta??

valeu!!!


1- mas ela de quinta passa pra segunda marcha direto? ou o cambio passa pela quarta, terceira e ai sim segunda marcha? na função manual dá pra cortar o giro? eu vi alguem falar que se vc estiver a 80 km/h no manual-sport e querer mudar pra segunda dá manobra não consentida, isso ocorre muitos, esses erros?

E em relação a um carro manual, 500 metros, 2 carros iguais, mas um com DL e outro manual... quem chegaria primeiro? Tanto faz no manual ou no no automático, com ou sem sport... qual tem uma tacada mais forte? um DL ou um manual?
Editado pela última vez por leo_ap em Ter Jan 11, 2011 6:24 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por Vitor92 » Ter Jan 11, 2011 6:24 pm

leo_ap escreveu:
leo_ap escreveu:
jonegi routu escreveu:Òtimo post parabens
R:1-a 50 normalmente comigo ele está de 4 mas ate de 5 ou em outras situações vai ter esta redução ao pisar fundo no pedal que o carro entendera mas as vezes eu prefiro reduzir pois e + rapido e seguro
R:2-sim so que no automatico e para aumentar a rotação do motor na troca de marcha e no manual e para troca ser feita + rapido
R:3-sim
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Opa, entendi... valeu... o neutro funciona como uma marcha engatada? A função sport dá sensação de esportividade msmo e/ou uma mudada no carro? Putz então no transito pesado fica difícil controlar o carro, se ele não anda quando vc tira o pé do freio... mesmo pra estacionar... quantos rpm, vc andando mto de boa, ele troca de marchar no automático? e numa descida, quando vc não precisa usar o acelerador, ele joga a marcha lá na quinta??

valeu!!!





1- mas ela de quinta passa pra segunda marcha direto? ou o cambio passa pela quarta, terceira e ai sim segunda marcha?

E em relação a um carro manual, 500 metros, 2 carros iguais, mas um com DL e outro manual... quem chegaria primeiro? Tanto faz no manual ou no no automático, com ou sem sport... qual tem uma tacada mais forte? um DL ou um manual?



Manual é mais "esperto"... Em curta distancia, manual sai bem mais rapido... Uns corsinha 1.0 sai mais rapido que eo no farol ^^ ( tenhu um sporting dual )


diminui gradativamente a marcha
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por jeanphillipe » Ter Jan 11, 2011 10:01 pm

vou acrescentar um adeno:

o cambio é antiburrice.

se vc estiver no manual e esquecer de passar a marcha ou nao quiser por alguma eventualidade o cambio nao deixa vc atingir as 7k rpm dessa forma nao danificando o motor.

e tb nao deixa vc fazer uma troca de marcha que eleve a rotação para acima do normal que poderia danificar o carro.

leo_ap escreveu:
jonegi routu escreveu:Òtimo post parabens
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por Paulo Tadeu Poli » Qua Jan 12, 2011 12:44 pm

Vai aqui um depoimento que pode vir a diminuir os galos nas testas dos calouros em D.L./ O pé direito está condicionado, como todos sabemos, a pisar fundo nos carros com embreagem; e como ao longo da vida foi usado incontáveis vêzes nessa função, passa a ter o que os neurologistas chamam de reflexo medular, ou seja: o movimento automatiza-se, o cérebro não mais processa a informação mandando ordens para que aquela perna execute o movimento; isso se dá diretamente à partir da medula dorsal - espinhal - tornando o reflexo medular, ou condicionado.
No entanto, os pilotos de aviões obrigam-se ao uso de ambos os pés, de forma sistemática e simultânea; e não só isso, nos aviões comanda-se o leme - empenagem móvel vertical - e também a bequilha - roda pequena frontal - através da pressão sobre os pedais; isso com a parte central dos pés, porque as pontas dos pés ficam sobre os freios, que são independentes. Portanto ao taxiar o avião no solo, o piloto usa simultâneamente ambos os pés com igual pressão e os articula, ora com as pontas, ora com as plantas, alternando os movimentos com muita rapidez e precisão nos pousos e decolagens, ocasiões em que dependendo da aeronave a velocidade beira os 200 Km/h
Assim verifica-se que esse condicionamento é setorial, ou seja, pode-se criar com treinamento, reflexos em mais de uma região do cérebro, permitindo movimentos com precisa coordenação em diferentes circunstâncias. Um piloto jamais dará com a testa no parabrisa em um carro DL e nem deixará de pisar fundo e com força na embreagem no uso de um câmbio manual.
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Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por Paulo Tadeu Poli » Qua Jan 12, 2011 4:22 pm

Correção: onde digo pé direito leia-se pé esquerdo.
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