Amaciar motor (?)
Re: Amaciar motor (?)
Há casos e casos.
Na Mercedes, por exemplo, os motores saem da linha, e tomam kcete no dinamômetro, daí vão para os carros, e tomam outro kcete no teste de entrega.
Já a GM, no manual do Camaro, recomenda que até certa quilometragem não se ultrapasse X RPM.
Eu acho que uma tocada normal, sem moer o motor, já é o bastante.
Na Mercedes, por exemplo, os motores saem da linha, e tomam kcete no dinamômetro, daí vão para os carros, e tomam outro kcete no teste de entrega.
Já a GM, no manual do Camaro, recomenda que até certa quilometragem não se ultrapasse X RPM.
Eu acho que uma tocada normal, sem moer o motor, já é o bastante.
Bravo Essence Branco Banchisa 12/12 - viewtopic.php?f=60&t=19729
Couro + Volante c/ comandos + Reb. retrovisores + Aerofólio + Ponteira + Nokya Hyper Yellow + 2v Alpine + Focal Solid 4 + Hertz ES200

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Re: Amaciar motor (?)
Fernando Vieira escreveu:Isso é bem rígido, fica na casa dos micrômetros mas mesmo assim causa uma diferença danada quando se fala dos extremos. Mas funciona. Com o tempo e um desgaste natural as peças se acomodam e aquele sistema passa a ser "único" com as peças perfeitamente ajustadas. O amaciar o motor é fazer todas as peças dele chegarem a este nível. Deve ser isso que o camarada lá quis dizer com as peças "se conhecerem"
Fernando, justamente isso que quis explanar....
Tanto que o "se conhecer" estava entre "..."
E não é somente a parte do motor que passa por amaciamento, cambio e outros componentes tbem.
Normalmente um amaciamento incorreto, prejudica a vida do motor a longo prazo e não a curto.


- Velha Guarda
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Re: Amaciar motor (?)
Bom, de fato esse negócio de amaciar o motor é coisa do passado.
Se vcs virem a maneira como os pilotos de teste da Fiat dirigem os carros, vcs nunca mais terão a dúvida de que não é necessário amaciar o motor.
Se vcs virem a maneira como os pilotos de teste da Fiat dirigem os carros, vcs nunca mais terão a dúvida de que não é necessário amaciar o motor.

Atual - Peugeot 408 THP + Pack Premium (farol bixenon direcional + sensor dianteiro)
Ex - Hyundai i30 AT Completo + teto + ar digital + 8 airbags + sensor crepuscular + sensor de chuva
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Re: Amaciar motor (?)
Se realmente é coisa do passado, resta uma duvida
Porque o carro muda tanto o comportamento de zero para com uns 15000kms?
Não seria um indicio de acentamento e "casamento" das peças moveis?
Já que eu falei que as peças tinham que se "conhecer" , falar em casamento faz a coisa parecer "duravel" só que não terão filhos...
Não dá pra considerar os pilotos de teste, eles estão pouco se lascando com a durabilidade e possiveis futuras manutenções.



Porque o carro muda tanto o comportamento de zero para com uns 15000kms?
Não seria um indicio de acentamento e "casamento" das peças moveis?
Já que eu falei que as peças tinham que se "conhecer" , falar em casamento faz a coisa parecer "duravel" só que não terão filhos...


Não dá pra considerar os pilotos de teste, eles estão pouco se lascando com a durabilidade e possiveis futuras manutenções.


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Re: Amaciar motor (?)
Ferranda escreveu:Fernando Vieira escreveu:Isso é bem rígido, fica na casa dos micrômetros mas mesmo assim causa uma diferença danada quando se fala dos extremos. Mas funciona. Com o tempo e um desgaste natural as peças se acomodam e aquele sistema passa a ser "único" com as peças perfeitamente ajustadas. O amaciar o motor é fazer todas as peças dele chegarem a este nível. Deve ser isso que o camarada lá quis dizer com as peças "se conhecerem"
Fernando, justamente isso que quis explanar....
Tanto que o "se conhecer" estava entre "..."
E não é somente a parte do motor que passa por amaciamento, cambio e outros componentes tbem.
Normalmente um amaciamento incorreto, prejudica a vida do motor a longo prazo e não a curto.
Do carro como um todo. Qualquer acoplamento mecânico passa por isso. Motor e transmissão são os mais sensiveis, mas tem vários. Mesmo o mecanismo do limpador de para brisas passa por isso
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Re: Amaciar motor (?)
como fiz com todos q comprei zero e rodei +- 200mil km
os primeiros 2000km uso somente gasolina(pelo melhor poder de lubrificaçao), e troco o oleo com 6 ou 7mil km e aí sim coloco um oleo API SM 100% SINTETICO 5W40 OU 0W40 COM IV ACIMA DE 180
depois troco mais uma vez aos 15mil
ai rodo até 200mil km trocando a cada 15mil km, isso num final de 4 anos
isso vou fazer no punto agora com 600km
o primeiro zero q peguei um palio 1.3 16V , trocava sempre a cada 15mil km usando o oleo citado acima, infelismente aos 186mil km peguei uma pedra enorme na estrada q afundou o carter e fundiu o motor
depois foi um palio hlx 1.8 esse sim rodei até os 225mil km trocando a cada 15mil km e usando o BR 5w40 sintetico
depois um gol power vht 1.6 cheguei as 89mil km , mas infelizmente foi roubado, mas utilzando oleo top
DE TODOS OS OLEOS Q USEI E FIZ EXPERIENCIA, CONSUMO, PARTIDA, FUNCIONAMENTO.
DESTACO O CASTROL SLX PROFISSINONAL 5W40
O SHEL HELIX ULTRA APISM 5W40, MELHOR AINDA
MAS NAO QUERO FAZER PROPAGANDAS MAS TIRO O CHAPEU PRO MOBIL 1 API SM 0W40 com IV 189
os primeiros 2000km uso somente gasolina(pelo melhor poder de lubrificaçao), e troco o oleo com 6 ou 7mil km e aí sim coloco um oleo API SM 100% SINTETICO 5W40 OU 0W40 COM IV ACIMA DE 180
depois troco mais uma vez aos 15mil
ai rodo até 200mil km trocando a cada 15mil km, isso num final de 4 anos
isso vou fazer no punto agora com 600km
o primeiro zero q peguei um palio 1.3 16V , trocava sempre a cada 15mil km usando o oleo citado acima, infelismente aos 186mil km peguei uma pedra enorme na estrada q afundou o carter e fundiu o motor
depois foi um palio hlx 1.8 esse sim rodei até os 225mil km trocando a cada 15mil km e usando o BR 5w40 sintetico
depois um gol power vht 1.6 cheguei as 89mil km , mas infelizmente foi roubado, mas utilzando oleo top
DE TODOS OS OLEOS Q USEI E FIZ EXPERIENCIA, CONSUMO, PARTIDA, FUNCIONAMENTO.
DESTACO O CASTROL SLX PROFISSINONAL 5W40
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Re: Amaciar motor (?)
Alguém já experimentou utilizar condicionadores de metais como Militec-1 ou Molykote A2 ou até mesmo Bardahl B12 para antecipar o amaciamento e evitar o desgaste uniforme ?
Aos especialistas em engenharia ai...
O que seria melhor ?!? Forçar o desgaste do motor nos primeiros kms iniciais, remover as partículas e depois colocar condicionadores de metais
ou
Colocar o condicionador para minimizar o atrito nas partes móveis desde o principio?
Estou para fazer um teste de consumo com o Punto ainda na fase de amaciamento para testar a eficiência desse tipo de produto no consumo principalmente nos kms iniciais.
Aos especialistas em engenharia ai...
O que seria melhor ?!? Forçar o desgaste do motor nos primeiros kms iniciais, remover as partículas e depois colocar condicionadores de metais
ou
Colocar o condicionador para minimizar o atrito nas partes móveis desde o principio?
Estou para fazer um teste de consumo com o Punto ainda na fase de amaciamento para testar a eficiência desse tipo de produto no consumo principalmente nos kms iniciais.
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Re: Amaciar motor (?)
Como condicionador, minha irmã usa um muito bom chamado Neutrox 1. Caso você tenha vindo de praia ou piscina precisa de um produto mais forte para reparar o dano.
Olha, se você tiver desgaste uniforme você está no melhor dos mundos, pois as peças estariam se acomodando muito bem. Eu não acho que vale a pena forçar a barra e antecipar o desgaste dos motores não pois, ao forçar sobre estas rebarbas ou pequenas partículas que se soltarão da acomodação, se esse processo for violento, você vai soltar essa parte mas pode provocar uma trinca e encurtar bastante a vida do conjunto (mesmo que microscópica).
Quanto aos condicionadores, apesar da minha piadinha eu realmente os desconheço, mas as peças são projetadas para funcionar sem eles. O lubrificante protege (ou deve proteger, sob condições normais) colocando o desgaste a praticamente zero.
Se você não forçar muito no comecinho e trocar o óleo aos 7500km você será bem feliz.

Olha, se você tiver desgaste uniforme você está no melhor dos mundos, pois as peças estariam se acomodando muito bem. Eu não acho que vale a pena forçar a barra e antecipar o desgaste dos motores não pois, ao forçar sobre estas rebarbas ou pequenas partículas que se soltarão da acomodação, se esse processo for violento, você vai soltar essa parte mas pode provocar uma trinca e encurtar bastante a vida do conjunto (mesmo que microscópica).
Quanto aos condicionadores, apesar da minha piadinha eu realmente os desconheço, mas as peças são projetadas para funcionar sem eles. O lubrificante protege (ou deve proteger, sob condições normais) colocando o desgaste a praticamente zero.
Se você não forçar muito no comecinho e trocar o óleo aos 7500km você será bem feliz.

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Re: Amaciar motor (?)
Estou pensando em usar esse tipo de produto aqui Fernando...
http://www.militecbrasil.com.br/funciona.htm
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