O que não gostou no carro

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: O que não gostou no carro

por LucasMoura » Qua Jan 26, 2011 9:55 am

VLA escreveu:voce leu a parte da maioria e devolveu isso com um argumento fraco, mas voce ignorou a parte que falei de provar o que se fala com argumentos tecnicos, testes, etc.


tem a parte tambem que o Kibon, digo nestle digo Yopa retruca esses argumentos tecnicos... lembra disso?
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 245
Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
Localização: Belo Horizonte

Re: O que não gostou no carro

por LucasMoura » Qua Jan 26, 2011 10:00 am

shadowcps escreveu:Pena que há muito, muito tempo mesmo e não lembro mais como fazer, aprendi nos áureos tempos de engenharia, na disciplina do currículo básico Física I, a resolver problemas como esses, só que usando físicia avançada, na qual nas fórmulas dos movimentos aprendidas no segundo grau e usadas pelo FRMG, usando o cons conceitos vindos de Cálculo Diferencial e Integral: as Integrais. Com isso, usando as integrais é possível ter uma "foto" de cada instante do movimento, bastando definir os limites à serem integrados das variáveis envolvidas como velocidade e aceleração. Seria interessante alguem que ainda se lembre ou seja físico / matemático aplicar esse conceito nos cálculos apresentados, só a título de curiosidade.


Entao, eu tenho quase certeza que se conseguirmos calcular a diferença entre o GM e o Etorq do ponto 1.500 rpm até o ponto que os dois empatam na curva de torque o percentual vai ser consideravelmente maior que 4.4% (quem sabe mais que 10%?). O que ja justifica minha opiniao de preferir o GM pelos motivos que ja expliquei....

Logicamente, como eu ja disse, depois desse ponto de "empate" o etorq começa a tirar a diferença e depois pula na frente do GM. Isso eu nao nego....
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 245
Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
Localização: Belo Horizonte

Re: O que não gostou no carro

por nilton_br » Qua Jan 26, 2011 10:03 am

Bom galera, ou o tópico volta ao normal ou vou trancar.
O tópico foi aberto para as pessoas falarem do que não gostou do carro, portanto acho que todos devem respeitar a opinião alheia.
Quanto ao motor 1.4 acho osso, já tive o 1.8 e o T-jet, "tive" que pegar esse 1.4 sabia que andava pouco, mas é o que eu podia "pagar".
Vendo lanternas de LED, informações: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=6014
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3065
Registrado em: Sex Mai 23, 2008 2:13 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: O que não gostou no carro

por Ferranda » Qua Jan 26, 2011 10:48 am

nilton_br escreveu:Bom galera, ou o tópico volta ao normal ou vou trancar.
O tópico foi aberto para as pessoas falarem do que não gostou do carro, portanto acho que todos devem respeitar a opinião alheia.
Quanto ao motor 1.4 acho osso, já tive o 1.8 e o T-jet, "tive" que pegar esse 1.4 sabia que andava pouco, mas é o que eu podia "pagar".


Apoiado Niltão...
(=D>) (=D>) (=D>)
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: O que não gostou no carro

por shadowcps » Qua Jan 26, 2011 11:34 am

agradecemos pela intervenção (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: O que não gostou no carro

por Frmg » Qua Jan 26, 2011 11:56 am

yopa escreveu: Cara, aqueles cálculos seus realmente estão errados, e não podem ser considerados nem como aproximação . A prova disso é que o movimento do carro não é uniformemente variado como vc considerou, então de fato as equações não podem ser usadas. Pensei que vc tinha conhecimento o bastante para entender pelo menos isso, quando se erra logo na premissa se erra em todo o resto. É direto assim quando não se trata de um problema de prova de ensino médio.
Então não se vanglorie desses cálculos, e nem se aproveite da falta de conhecimento neste assunto por parte do pessoal do fórum.

Vcs são muito fanáticos e não aceitam as opiniões contrárias as suas. Então da mesma forma que vc sente pena do LucasMoura eu sinto pena de vc por tamanha ignorancia.


Fernando Vieira escreveu:
Deixa eu dar meu pitaco, tenho acompanhado isso de longe:

Não manjo muito de motor, tem muita gente aqui bem melhor do que eu, embora eu tenha formação na área. Mas quanto aos números apresentados quero opinar:

Quem usou aquelas equações (não lembro) usou dos conhecimentos do ensino médio para resolver um problema e não fez nada de errado. Desconheço a formação de quem o fez, mas usou muito bem os conceitos.

sabemos que a aceleração de um carro não é linear, temos ainda o arrasto do vento, os pneus não rodam sem deslizar sobre o piso da rua, há a resistência interna das peças de motor e transmissão, uma infinidade de coisas... Se torna impossível quantificar tudo isso. Com os dados que ele tinha, pior ainda.

Se quiser as equações exatas do problema, boa sorte, só no arrasto do vento você já está ferrado pois tudo o que você vai conseguir é o Coeficiente de arrasto do Punto e do Celta que variam em função da velocidade. Mas em baixas velocidades ele pode até ser desprezado. E como quantificar o atrito dos pneus contra o piso da rua? Que piso era? Como estavam os pneus do Punto e do Celta? Danou-se né?

Tudo o que o cara fez foi fazer uma aproximação do problema. Não foi para ter uma solução exata. E sua aproximação é válida. Só para se ter uma ideia, para calcular a qual velocidade um fusca levantaria voo eu considerei o fusca como sendo um semicilindro, e estava certo na minha aproximação (isso foi em uma prova).

Portanto, as três paginas de números significam sim muita coisa, não a exatidão, mas uma boa aproximação que nos permite ter uma noção. Quer contestar? Faça simulações em computadores ou práticas e desminta. Isso pode acontecer.


O Detalhe é que eu nunca andei nem no GM 1.8 nem em nenhum Etorq. Estou falando sem ter visto as diferenças, por pura análise de números.


Obrigado Fernando :wink:

Se eu tivesse mais informações disponíveis para realizar equações mais elaboradas, faria com o maior prazer mesmo diante da minha 'ignorância".
Apesar de minha graduação incluir conceitos de física, não sou um especialista no assunto, mas sei que diante do cenário limitado o objetivo foi alcançando.
Tenho certeza que mesmo com todos os fatores levados em consideração o resultado não iria divergir de forma suficiente para invalidar a aproximação realizada, afinal de contas a premissa sempre foi "aproximação", portanto não me equivoquei na inicial.

Acho que não precisamos mais estender o assunto. Que ele volte a sua proposta original :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

Re: O que não gostou no carro

por Romano » Qua Jan 26, 2011 12:44 pm

LucasMoura escreveu:ontem levei um pau de um celta 1.0.

O cara estava ensebando na rua atras de um auto escola. Quando o auto escola encostou o celta ficou de lado e ficaram conversando, eu percebi entao que eram conhecidos e se achavam donos da rua. Assim que o celta passou o auto escola e voltou pra faixa dele eu joguei de lado e pisei fundo (tava de segunda a uns 20 km/h). O Filho da Pulga do celta pirraçou e pisou fundo tb. Resultado, eu estava em uma rua de bairro, o celta se manteve com a mesma aceleraçao que eu estava durante um bom trecho e somente a 10 milimetros antes do cruzamento o meu Punto conseguiu passar na frente do celta. Se um onibus tivesse virado na rua eu tava lascado! Se eu tivesse no Punto antigo, quando o cara do celta resolvesse pirraçar, eu ja teria passado ha muito tempo!

Ou seja, em situaçoes reais, o torque de um 16v nao presta... é sonho imaginar que vc sempre vai se dispor de 1.000 km de reta pra ficar colocando giro alto. Me digam como vcs teriam feito pra passar na frente do celta com DIGNIDADE de um motor 1.8 litros em um trecho curto!!!! iriam passar a primeira marcha a 20 km/h???????? O carro manual sequer deixa vc fazer isso, o cambio nao permite o engate de primeira com o carro numa certa velocidade.

Ainda bem que quando isso acontece meus vidros estao fechados, pra nao correr risco do cara ver minha cara e nao ser mais humilhante!

Vejam bem, estou falando de coisas comuns do dia a dia, nao me venham com teoria de rodovia que nao cola! No transito pesado, que me arrisco a afirmar é o transito que a MAIORIA aqui enfrenta nas grandes cidades, o novo motor nao passa de um bicho preguiça!

- Se estiver em engarrafamento e precisar mudar de faixa, melhor nem tentar, porque até o Etorq resolver acelerar o uno que ta atras de vc ja cortou pro lado e pegou sua brecha.

- Se estiver trafegando num bairro e precisar cortar um molenga, melhor nao tentar, pq se o cara pirraçar vc nao vai dar conta.

Nas demais situaçoes o Etorq atende, só mesmo se adaptar ao modo de dirigir (sempre esguelar o carro). Mas para o que eu acho que a maioria vive diariamente, motor GM é o que há!

Lucas



Vergonha alheia [mode on]

Já sei aonde está o problema do Punto, mas não vou comentar para não causar intrigas hehehehehehehe...

Faz o seguinte, coloca o motor do celta no punto, ou então avisa a Fiat q eles estão usando um motor errado, fala que o certo é 1.0 VHC kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 387
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 11:44 am
Localização: Campinas

Re: O que não gostou no carro

por LucasMoura » Qua Jan 26, 2011 1:17 pm

Romano escreveu:
LucasMoura escreveu:ontem levei um pau de um celta 1.0.

O cara estava ensebando na rua atras de um auto escola. Quando o auto escola encostou o celta ficou de lado e ficaram conversando, eu percebi entao que eram conhecidos e se achavam donos da rua. Assim que o celta passou o auto escola e voltou pra faixa dele eu joguei de lado e pisei fundo (tava de segunda a uns 20 km/h). O Filho da Pulga do celta pirraçou e pisou fundo tb. Resultado, eu estava em uma rua de bairro, o celta se manteve com a mesma aceleraçao que eu estava durante um bom trecho e somente a 10 milimetros antes do cruzamento o meu Punto conseguiu passar na frente do celta. Se um onibus tivesse virado na rua eu tava lascado! Se eu tivesse no Punto antigo, quando o cara do celta resolvesse pirraçar, eu ja teria passado ha muito tempo!

Ou seja, em situaçoes reais, o torque de um 16v nao presta... é sonho imaginar que vc sempre vai se dispor de 1.000 km de reta pra ficar colocando giro alto. Me digam como vcs teriam feito pra passar na frente do celta com DIGNIDADE de um motor 1.8 litros em um trecho curto!!!! iriam passar a primeira marcha a 20 km/h???????? O carro manual sequer deixa vc fazer isso, o cambio nao permite o engate de primeira com o carro numa certa velocidade.

Ainda bem que quando isso acontece meus vidros estao fechados, pra nao correr risco do cara ver minha cara e nao ser mais humilhante!

Vejam bem, estou falando de coisas comuns do dia a dia, nao me venham com teoria de rodovia que nao cola! No transito pesado, que me arrisco a afirmar é o transito que a MAIORIA aqui enfrenta nas grandes cidades, o novo motor nao passa de um bicho preguiça!

- Se estiver em engarrafamento e precisar mudar de faixa, melhor nem tentar, porque até o Etorq resolver acelerar o uno que ta atras de vc ja cortou pro lado e pegou sua brecha.

- Se estiver trafegando num bairro e precisar cortar um molenga, melhor nao tentar, pq se o cara pirraçar vc nao vai dar conta.

Nas demais situaçoes o Etorq atende, só mesmo se adaptar ao modo de dirigir (sempre esguelar o carro). Mas para o que eu acho que a maioria vive diariamente, motor GM é o que há!

Lucas



Vergonha alheia [mode on]

Já sei aonde está o problema do Punto, mas não vou comentar para não causar intrigas hehehehehehehe...

Faz o seguinte, coloca o motor do celta no punto, ou então avisa a Fiat q eles estão usando um motor errado, fala que o certo é 1.0 VHC kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


certim! concordo com voce!
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 245
Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
Localização: Belo Horizonte

Re: O que não gostou no carro

por je9445 » Qua Jan 26, 2011 1:23 pm

nilton_br escreveu:Bom galera, ou o tópico volta ao normal ou vou trancar.
O tópico foi aberto para as pessoas falarem do que não gostou do carro, portanto acho que todos devem respeitar a opinião alheia.
Quanto ao motor 1.4 acho osso, já tive o 1.8 e o T-jet, "tive" que pegar esse 1.4 sabia que andava pouco, mas é o que eu podia "pagar".


ok.... (=D>) (=D>) (=D>)
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato
 
Mensagens: 3914
Registrado em: Sex Jul 02, 2010 4:25 pm
Localização: Lauro de Freitas-BA

Re: O que não gostou no carro

por Fernando Vieira » Qui Jan 27, 2011 10:43 pm

shadowcps escreveu:Pena que há muito, muito tempo mesmo e não lembro mais como fazer, aprendi nos áureos tempos de engenharia, na disciplina do currículo básico Física I, a resolver problemas como esses, só que usando físicia avançada, na qual nas fórmulas dos movimentos aprendidas no segundo grau e usadas pelo FRMG, usando o cons conceitos vindos de Cálculo Diferencial e Integral: as Integrais. Com isso, usando as integrais é possível ter uma "foto" de cada instante do movimento, bastando definir os limites à serem integrados das variáveis envolvidas como velocidade e aceleração. Seria interessante alguem que ainda se lembre ou seja físico / matemático aplicar esse conceito nos cálculos apresentados, só a título de curiosidade.


Desafio aceito! Me formei tem pouco mais de um ano essa coisa ainda está na minha cabeça. Só pra constar, o intuito é a curiosidade, não reacender a discussão, tanto que nem vou pensar em dois carros, mas sim em um só. Se eu errar corrijam.

O que o Shadow quer é montar as equações de movimento para o carro em arrancada. Bem, a rigor são seis equações de movimento (uma para translação em cada eixo, X, Y e Z e outra para a rotação em torno de cada um), mas vamos assumir que o carro está em linha reta, sem subir e sem descer. Assim o problema fica unidimensional e uma equação só basta.

A equação será uma função que relacione a posição X do carro em cada tempo t determinado. Ou seja, uma função tipo X(t). Vamos tentar montar. Aqui entra um conceito de derivada (para a turma que sabe cálculo diferencial) e para quem não sabe seria algo como a taxa de variação de uma função. Bem, a derivada (ou o que faz variar) da função posição é a velocidade. Vamos chamar de X`(t). O que faz a velocidade variar é a aceleração, que diremos ser X``(t)

A aceleração não é constante, como no MUV, e nem zero como no MU. Portanto, temos que achar uma expressão de sua variação em função do tempo para integrar e chegar a função da posição.

Da segunda lei de Newton temos que F=m(t)*X``(t) (O famoso F=ma escrito de outra forma). A massa do carro, a rigor varia com o tempo, pois o combustível é queimado e sai do carro, diminuindo a massa do carro. Mas para um carro de rua e curta distância isso é bem desprezível. Portanto vamos assumir a massa como constante e igual a m.

As forças atuantes no carro são várias, mas vamos considerar baixa velocidade e desprezar o arrasto. Vamos supor que o atrito entre pneus e rua permite que os pneus rolem sem deslizar ou seja o carro não patina, nem canta pneu. Dessa forma a única força a considerar é a do motor impulsionando as rodas.

Essa força será o torque do motor (chamamos de T) multiplicada pela relação de transmissão (R) da marcha que o carro está. Vamos inserir um fator de eficiência n1 para os esforços internos que o motor é obrigado a vencer e consome seu torque (n1<1). Consideremos n2 para o ar condicionado (n2<1 com ar ligado e n2=1 com ar desligado). Esse torque é entregue as rodas e portanto a força que o carro fará para se mover será esse torque dividido pelo raio do conjunto roda + pneu.

Recapitulando F(t) = T(t)*R*n1*n2

Para obter T(t) precisamos da curva de torque do motor. Essa curva fornecerá o Torque em função da RPM. RPM não serve, estamos falando de tempo. Mas dá para fazer T(RPM) virar T(t). Como os pneus não derrapam a RPM é função da velocidade do carro e da relação de transmissão (a marcha). Algo como RPM(t) = (X`(t)+P(t))/R onde P é a pisada no acelerador que o motorista exerce em função do tempo.

Dois adendos: 1- o carro parte do repouso e o cara largou o pé da embreagem. Ele vai acelerar suavemente para impedir o carro de cantar pneu. Vamos assumir que ele afunda o pé no pedal de forma linear e parte do zero do acelerador (Assim P(t)=Ht, H sendo o coeficiente ou a variação de pisada do cara)

2 - Se ele mudar a marcha danou-se, ele provoca uma descontinuidade não prevista no modelo. A saída seria calcular tudo de novo para a outra marcha (outro R) e com Velocidades e acelerações iniciais que seriam a de quando ele trocou de marcha.

Então faríamos uma composição de funções T(RPM) com RPM(t) para obter a T(t). Vale lembrar que a função T(RPM) é empírica, levantada em dinamômetro, portanto você vai ter que aproximar uma função integrável (como um polinômio) para calcular isso, ou integrar numericamente.

De posse da T(t) voltamos lá para a lei de Newton que fica da forma X``(t) = (T(t)*R*n1*n2)/m Mas T(t) depende da velocidade e ficará em algo do tipo T(t)=C(t)*(X´(t)+P(t)+To)onde To é o torque com a rotação inicial (de quando ligamos o carro e ele fica em ponto morto) e C são os fatores vindos da curva de torque

Então temos que resolver: X``(t) = C(t)[(X´(t)+P(t)+To)/R]*R*n1*n2/m O problema é isso ser uma equação diferencial e daí tem que se usar técnicas de solução que eu não lembro agora.

Se eu tiver errado em alguma coisa o esquecido de algo, sintam-se a vontade.

[]´s
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 7:34 pm
Localização: Petrópolis

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes