Direção não alinha de jeito nenhum

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Direção não alinha de jeito nenhum

por Calabresa » Sex Jan 28, 2011 8:38 am

Olá pessoal
Seguinte: comprei um linea T-jet seminovo, mas o carro tá zerado, peguei com 10 mil km. Tudo muito bom, perfeito no motor e tals mas a direção tem algo que me incomoda, ela parece fora do centro.
Com o passar de algumas semanas notei que a direção era um pouco torta pra direita, tipo o volante fica fora do centro. O carro não puxa pra nenhum lado, quando solto o volante ele vai retinho pra frente mas o volante ficava um pouquinho virado pra direita.

Levei na cc e fizeram a geometria, melhorou mas não resolveu. Na revisão de 15mil fizeram geometria de novo, e não deu 1° sequer de erro, mas o volante continuava lá torto. O mecanico então ajustou a barra lá embaixo do motor e quando volto pra buscar o carro, estava torto pra esquerda. Reclamei e eles arrumaram, deixaram retinha.
mas agora, passados 400 km, tenho a impressão que tá ficando torto pra esquerda de volta.
O que me intriga é que tem dias que tá retinho, pego umas ruas retas e fica centrado, mas outros dias fico brigando com o volante fora do centro.

Agora as dúvidas:
-Será que isso de estar reto e estar torto é só impressão minha?
-Será que é folga na caixa de direção? ou só uma regulagem errada?
-Se for folga na caixa a garantia cobre(tenho mais um ano e meio)?

To cansado de levar na cc e nao resolverem, e não queria pagar uma geometria e dae descobrir que era folga na caixa.

Alguem ja teve problema de folga ou na caixa?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Direção não alinha de jeito nenhum

por mcd » Sex Jan 28, 2011 3:31 pm

Cara, presta atenção se vc não tá andando cada hora de um lado da rua, pq a rua é caída pra esquerda e pra direita, e nas extremidads, se estiver na esquerda por exemplo, pra andar reto sua direção terá que ficar um pouco virada pra direita, e de estiver na direita, vai ficar pra esquerda.... então certifique-se de que está numa rua totalmente plana... se estiver, eu levaria num centro especializado nesse tipo de serviço, pelo menos pra ver o que tá acontecendo... e se for mais grave, leva o resultado na cc e pede pra arrumarem.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Sex Jan 28, 2011 3:59 pm

Como o pneu do tjet é "meio" larguinho" , ele é mais suscetível a transmitir para o volante as irregularidades e desníveis do asfalto, muita vezes puxando para um dos lados.
No meu era igualzinho o seu.
Mesmo em algumas estradas, pendia levemente para um dos lados. Nunca é 100% reto, mesmo que a estrada seja reta. Até porque para facilitar o escoamento da agua, e evitar hidroplanagem as estradas não são planas e sim levemente abauladas ou muitas vezes "riscadas".

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Calabresa » Sex Jan 28, 2011 4:22 pm

Então
o X da coisa é que tem dias que noto que esta muito torto e em outros esta retíssimo, isso no mesmo trajeto(trabalho casa).

Quando a rua tem caimento ele puxa, mas isso eu sei que é normal, inclusive é o maior probleda de ajustar na cc, pq as ruas ao redor da cc são todas caidas.
Hoje emprestei o carro pro meu tio, vou dar uma de inocente e perguntar o que ele achou e se puxou pra algum lado, dae tomo uma opiniao imparcial, já que nunca comentei com ele pra que lado eu acho que esta torto.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Sex Jan 28, 2011 4:29 pm

Dá uma bela calibrada nos pneus (Ainda frios) e veja se melhora....
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por gunbolt » Sex Jan 28, 2011 10:24 pm

eu sempre tenho essa sensação..desde o meu Palio.
FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por viniat » Sáb Jan 29, 2011 1:43 am

x2

Também estou pulando de alinhador em alinhador tentando deixar o volante "reto"
O carro está impecavel... não puxa para nem um lado... não vibra... não está gastando pneu errado...
Mas sobe na rampa de alinhamento e coloco o volante na posição que quero, bem centrado usando as alavancas de seta e luzes como parâmetro...
Desce da rampa e o volante fica torto... (~X()

Estou achando que é o eixo traseiro torto de certo modo que fique igual dos dois lados... levando a maquina de alinhamento achar que está OK.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Ferranda » Sáb Jan 29, 2011 7:58 am

Se está em duvida com relação ao eixo traseiro, leve em um alinhador a laser computadorizado.
Ele analisa as "4 patas" e diz se está dentro dos parametros de fabrica, e se caster, camber e etc estão OK.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Mauricio78 » Sáb Jan 29, 2011 9:09 am

Esse lance de desalinhamento da direção eu nunca percebí no meu. As veses eu acho que ele puxa um pouco para direita mas deve ser o desnível da estrada como o pessoal comentou. No meu o único problema que eu tenho é com o desgaste mais acentuado nos ombros externos dos pneus da frente. Já levei em 2 oficinas diferentes para fazer alinhamento mas continua. O mecânico disse que pode ser o problema no trajeto Resende - Angra que eu faço toda a semana e é muito sinuoso. Será que isso procede?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por flaviocamargos » Sáb Jan 29, 2011 10:23 am

O meu T-jet tbem tem isso... mas acontece pelos motivos citados pelo Ferranda. A prova de que não é problema do carro é o seguinte: a garagem do predio é 100% plana, quando estou nela o volante fica 100% reto. Pode desencanar parceiro! :wink:
Imagem
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo