Novidades entre o sucesso e o encalhe
Novidades entre o sucesso e o encalhe
Que o brasileiro é ávido por novidades e o mercado nacional de veículos está superaquecido, não há dúvidas. Mas nem sempre um novo produto é sinônimo de sucesso comercial. Das dezenas de carros inéditos lançados em 2010, apenas alguns obtiveram êxito nas vendas até agora. São exemplos o Citroën AirCross, o Fiat Novo Uno e o Hyundai ix35. Outro novato que vem surpreendendo pelo volume de pedidos é o pequeno Chery Face. O hatch compacto chinês, lançado em agosto do ano passado, não chegou às seis mil unidades previstas pela montadora, mas fez barulho ao somar 2.991 vendas até dezembro – média de quase 750 unidades/mês.
O mesmo não se pode dizer do médio Cielo, outro modelo lançado pela Chery pouco antes do Face, no fim de maio, nas carrocerias hatch e sedã. Apesar do preço atraente (R$ 41.900, nas duas versões) e da lista de série completa, o Cielo vendeu miúdas 1.012 unidades (649, para o hatch, e 363, para o sedã) em sete meses de mercado – média mensal de 145 emplacamentos. Ainda assim, o médio chinês não chega a ser uma decepção, como foi (até agora) a perua Hyundai i30 CW. Lançada em meados de julho, a station wagon derivada do hatch i30 – líder em seu segmento– totalizou apenas 580 unidades em cinco meses. Foram tímidas 116 vendas mensais.
Ainda assim, observando o segmento de peruas médias, a i30 CW não foi tão mal. Ficou em terceiro lugar num segmento com apenas três modelos – além da Hyundai, disputam vendas a Renault Mégane GT e a Volkswagen Jetta Variant. Mas a station não repetiu o sucesso do hatch médio i30, que encerrou 2010 como líder no seu nicho e quase 36 mil unidades. Outro Hyundai que vêm crescendo em volume é o utilitário-esportivo ix35, o sucessor do Tucson – que agora é nacional, feito em Anápolis, no interior de Goiás. O SUV sul-coreano chegou em agosto e, em cinco meses, emplacou 6.798 unidades, com média respeitável de 1.360 entregas/mês.
Também embalado pela “febre” dos utilitários, o Citroën AirCross é outro que surpreendeu positivamente nas vendas até aqui. Lançado no fim de agosto do ano passado, o crossover compacto chegou para afrontar o Ford EcoSport. E conseguiu fazer bonito, com 4.254 unidades acumuladas. O total parece pouco diante das duas mil unidades pretendidas pela Citroën. Mas o modelo começou a vender mesmo em outubro, quando conseguiu 786 pedidos. Em novembro e dezembro, o crossover obteve 3.187 emplacamentos, média de quase 1.600 vendas mensais. Em janeiro, com 1.199 entregas, foi o terceiro mais emplacado, atrás de EcoSport e Honda CR-V.
Já com a picape compacta Chevrolet Montana, que foi amplamente modificada no fim de setembro, aconteceu o contrário. Em vez de despontar nas vendas, o utilitário estacionou. No primeiro mês “cheio”, os emplacamentos caíram das 2.825 unidades (setembro) para 2.070 (outubro). Em novembro, a Montana ficou estável (2.188 unidades) e em dezembro veio o ápice: 4.254 modelos da picape pequena vendidos, total superior às 3.500 unidades mensais previstas pela General Motors. Só que nesse mesmo mês a líder Fiat Strada somou 11.979 unidades, enquanto a vice-líder Volkswagen Saveiro registrou 5.967 pedidos.
Em janeiro a Montana melhorou, com 2.581 entregas. De qualquer forma, o desempenho da Montana foi bem mais “saboroso” para a GM que o das picapes Peugeot Hoggar e Volks Amarok – ambas estreantes em seus segmentos. A Hoggar foi apresentada pela marca francesa nos últimos dias de abril, enquanto a Amarok foi lançada em janeiro, mas só chegou às lojas em maio, coincidentemente junto com a “picape by Peugeot”. E os resultados obtidos pelos modelos podem ser considerados desastrosos, pelo menos em 2010. Enquanto a Hoggar somou 4.027 unidades até dezembro, a Amarok vendeu 3.385 modelos no período – a Toyota Hilux, principal concorrente, totalizou 33,6 mil unidades no ano.
São desempenhos que contrastam com a boa chegada do Fiat Novo Uno, lançado dias depois, no início de maio. O hatch popular da marca italiana caiu rapidamente no gosto dos brasileiros, chegando a ameaçar a liderança de mais de 20 anos do Volkswagen Gol. Claro, o veterano Mille permanece em linha e também faz volume nos emplacamentos do subcompacto. Mas basta olhar os números para perceber que o Novo Uno é um sucesso de vendas. A nova geração fez as vendas saltarem das 168.499 unidades, vendidas em 2009, para as 229.323 unidades em 2010 – um avanço de 73,4% no acumulado, crescimento muito superior ao do mercado (10,6%).
Em 2011, o mercado brasileiro deve receber mais de 80 modelos inéditos, fora os lançamentos do fim do ano passado – que foram muitos. Há mais de uma dezena de modelos cujo desempenho ainda é uma incógnita. O médio Fiat Bravo, por exemplo, chegou às revendas em dezembro, mas não fez “barulho” até agora: apenas 527 emplacamentos em janeiro. Já o Hyundai Sonata arrematou 624 unidades em seu primeiro mês (janeiro), mais que o triplo das 203 unidades somadas no período pelo Chevrolet Malibu, outro modelo acanhado em 2010. A lista dos recém-chegados ainda traz Renault Fluence, os Kia Cadenza e Sportage e os crossovers Peugeot 3008 e Mitsubishi ASX, sem falar nos muitos chineses. E aí, quem emplaca em 2011?
http://carsale.uol.com.br/novosite/revista/mercado/materia.asp?idnoticia=6807
O mesmo não se pode dizer do médio Cielo, outro modelo lançado pela Chery pouco antes do Face, no fim de maio, nas carrocerias hatch e sedã. Apesar do preço atraente (R$ 41.900, nas duas versões) e da lista de série completa, o Cielo vendeu miúdas 1.012 unidades (649, para o hatch, e 363, para o sedã) em sete meses de mercado – média mensal de 145 emplacamentos. Ainda assim, o médio chinês não chega a ser uma decepção, como foi (até agora) a perua Hyundai i30 CW. Lançada em meados de julho, a station wagon derivada do hatch i30 – líder em seu segmento– totalizou apenas 580 unidades em cinco meses. Foram tímidas 116 vendas mensais.
Ainda assim, observando o segmento de peruas médias, a i30 CW não foi tão mal. Ficou em terceiro lugar num segmento com apenas três modelos – além da Hyundai, disputam vendas a Renault Mégane GT e a Volkswagen Jetta Variant. Mas a station não repetiu o sucesso do hatch médio i30, que encerrou 2010 como líder no seu nicho e quase 36 mil unidades. Outro Hyundai que vêm crescendo em volume é o utilitário-esportivo ix35, o sucessor do Tucson – que agora é nacional, feito em Anápolis, no interior de Goiás. O SUV sul-coreano chegou em agosto e, em cinco meses, emplacou 6.798 unidades, com média respeitável de 1.360 entregas/mês.
Também embalado pela “febre” dos utilitários, o Citroën AirCross é outro que surpreendeu positivamente nas vendas até aqui. Lançado no fim de agosto do ano passado, o crossover compacto chegou para afrontar o Ford EcoSport. E conseguiu fazer bonito, com 4.254 unidades acumuladas. O total parece pouco diante das duas mil unidades pretendidas pela Citroën. Mas o modelo começou a vender mesmo em outubro, quando conseguiu 786 pedidos. Em novembro e dezembro, o crossover obteve 3.187 emplacamentos, média de quase 1.600 vendas mensais. Em janeiro, com 1.199 entregas, foi o terceiro mais emplacado, atrás de EcoSport e Honda CR-V.
Já com a picape compacta Chevrolet Montana, que foi amplamente modificada no fim de setembro, aconteceu o contrário. Em vez de despontar nas vendas, o utilitário estacionou. No primeiro mês “cheio”, os emplacamentos caíram das 2.825 unidades (setembro) para 2.070 (outubro). Em novembro, a Montana ficou estável (2.188 unidades) e em dezembro veio o ápice: 4.254 modelos da picape pequena vendidos, total superior às 3.500 unidades mensais previstas pela General Motors. Só que nesse mesmo mês a líder Fiat Strada somou 11.979 unidades, enquanto a vice-líder Volkswagen Saveiro registrou 5.967 pedidos.
Em janeiro a Montana melhorou, com 2.581 entregas. De qualquer forma, o desempenho da Montana foi bem mais “saboroso” para a GM que o das picapes Peugeot Hoggar e Volks Amarok – ambas estreantes em seus segmentos. A Hoggar foi apresentada pela marca francesa nos últimos dias de abril, enquanto a Amarok foi lançada em janeiro, mas só chegou às lojas em maio, coincidentemente junto com a “picape by Peugeot”. E os resultados obtidos pelos modelos podem ser considerados desastrosos, pelo menos em 2010. Enquanto a Hoggar somou 4.027 unidades até dezembro, a Amarok vendeu 3.385 modelos no período – a Toyota Hilux, principal concorrente, totalizou 33,6 mil unidades no ano.
São desempenhos que contrastam com a boa chegada do Fiat Novo Uno, lançado dias depois, no início de maio. O hatch popular da marca italiana caiu rapidamente no gosto dos brasileiros, chegando a ameaçar a liderança de mais de 20 anos do Volkswagen Gol. Claro, o veterano Mille permanece em linha e também faz volume nos emplacamentos do subcompacto. Mas basta olhar os números para perceber que o Novo Uno é um sucesso de vendas. A nova geração fez as vendas saltarem das 168.499 unidades, vendidas em 2009, para as 229.323 unidades em 2010 – um avanço de 73,4% no acumulado, crescimento muito superior ao do mercado (10,6%).
Em 2011, o mercado brasileiro deve receber mais de 80 modelos inéditos, fora os lançamentos do fim do ano passado – que foram muitos. Há mais de uma dezena de modelos cujo desempenho ainda é uma incógnita. O médio Fiat Bravo, por exemplo, chegou às revendas em dezembro, mas não fez “barulho” até agora: apenas 527 emplacamentos em janeiro. Já o Hyundai Sonata arrematou 624 unidades em seu primeiro mês (janeiro), mais que o triplo das 203 unidades somadas no período pelo Chevrolet Malibu, outro modelo acanhado em 2010. A lista dos recém-chegados ainda traz Renault Fluence, os Kia Cadenza e Sportage e os crossovers Peugeot 3008 e Mitsubishi ASX, sem falar nos muitos chineses. E aí, quem emplaca em 2011?
http://carsale.uol.com.br/novosite/revista/mercado/materia.asp?idnoticia=6807







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Coitada da montana... levou uma surra nas vendas....
Acho muito legal aquela verde abacate....
(brincadeira)!!!! Simplesmente horrível... 
Quem ta nadando de braçada no mercado Br, é a Hyundai.... Mesmo com os custos de manutenção nas nuvens.



Acho muito legal aquela verde abacate....



Quem ta nadando de braçada no mercado Br, é a Hyundai.... Mesmo com os custos de manutenção nas nuvens.



- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Como lançam uma Montana chamada Sport com motor 1.4 8v?


FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
gunbolt escreveu:Como lançam uma Montana chamada Sport com motor 1.4 8v?
do mesmo jeito que lançam um uno sporting 1.4 8v

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Dá-lhe Hyundai.. esse Sonata é um monstro!
e um balde de agua fria para os adoradores do Bravo.. realmente é muito raro de ver nas ruas.
e um balde de agua fria para os adoradores do Bravo.. realmente é muito raro de ver nas ruas.
Ex: Punto ELX 1.4 Cinza Cromo
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
- Velha Guarda
- Mensagens: 4325
- Registrado em: Ter Jul 07, 2009 2:55 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Ferranda escreveu:Coitada da montana... levou uma surra nas vendas....![]()
![]()
Acho muito legal aquela verde abacate....![]()
(brincadeira)!!!! Simplesmente horrível...
Quem ta nadando de braçada no mercado Br, é a Hyundai.... Mesmo com os custos de manutenção nas nuvens.![]()
Ferrandex,
A Hyundai já não tá com a manutenção tão cara assim, pois já pratica uma tabela fixa com preços para revisões de todos os seus modelos, mesmo os mais caros. Na própria página da Hyundai tem os valores, dá uma olhada só: http://www.hyundai-motor.com.br/revisao.php
O preço das peças caiu um pouco tbm, só o tempo de espera para algumas que ainda joga contra.
No dia que o pacote de peças dos Hyundai e Kia estiver mais baixo e mais farto, vai ser difícil segurar as coreanas...
Quanto ao post do Shadow... eu já tinha avisado que nestas condições o Bravo ia encalhar... agora essa Air Cross é um lixo, estranho fazer tanto sucesso...
- Velha Guarda
- Mensagens: 2279
- Registrado em: Qui Jul 29, 2010 3:07 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Bravo iria encalhar porque, para um carro completo com Air Bag, ABS... quase 60K 

Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Timerman escreveu:Bravo iria encalhar porque, para um carro completo com Air Bag, ABS... quase 60K
O Essence com AirBag e ABS passa um pouquinho de 60, não?
Outro dia lá na FIAT o vendedor disse que o Bravo Essence mais "pelado" tá saindo por 57k... (mas claro que com uma negociação isso cai...).
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
- Mensagens: 2279
- Registrado em: Qui Jul 29, 2010 3:07 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Parabéns pela matéria! Muito elucidativa, além de mostrar em números (e não palavras ao vento) coisas "arduamente" discutidas em outros posts! 


VAI DEIXAR SAUDADES.... ALIÁS JÁ DEIXOU!!!! Fotos do meu carro nas páginas 1, 2, 5, 9 e 11 viewtopic.php?t=15067
Re: Novidades entre o sucesso e o encalhe
Como eu ja disse e volto a repetir, com certeza no futuro eu vou ter um hyundai......
Agora a melhor noticia foi saber que a Monstrana não está batendo recordes de vendas.....ufa
Agora a melhor noticia foi saber que a Monstrana não está batendo recordes de vendas.....ufa
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- Piloto de Testes novato
- Mensagens: 3914
- Registrado em: Sex Jul 02, 2010 4:25 pm
- Localização: Lauro de Freitas-BA
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante