Motor Fire 1.4 16 válvulas 105cv chegando

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por Frmg » Seg Jul 07, 2008 10:01 am

Danilo escreveu:O Punto vai ficar fora dessa justamente porque como você mesmo disse, as mudanças vão ocorrer de forma graduada!! Existe ainda 1 ano e 6 meses de contrato com a GM e esse contrato será respeitado, afinal, a Fiat está tendo gastos com ele.... ela não pode simplismente, a partir do começo de 2009, equipar todos os carros com os novos motores pq isso seria perda de dinheiro em relação a um contrato já estabelecido!

A Fiat tem o contrato com a GM que é uma permissão de utilização dos motores GM, não temos conhecimento preciso das cláusulas do contrato, então é estranho o amigo afirmar que a Fiat precisa respeitar esse contrato e que tem despesas com ele.
Penso eu exatamente o contrário.
Nesse contrato não existe nenhuma cláusula que obrigue a Fiat a utilizar os motores GM até 2010. Trata-se de uma permissão comprada pela Fiat a qual pode ser abandonada a qualquer momento sem custo algum.
E acredite, se a Fiat já tem seus motores com sua tecnologia prontos sabendo que vai economizar porque ela iria continuar comprando motores da GM ???

Danilo escreveu:É por isso que a mudança será gradativa, primeiro vamos acompanhar a chegada do Linea com o novo motor 1.9, depois veremos o novo Mille "Economy" e por ai vai... mas enquanto isso continuaremos vendo o Punto e Stilo 1.8 pq até o final de 2010, algum carro ainda tem que ter o motor 1.8 GM, afinal, existe um contrato que é oneroso para Fiat. Com certeza sai mais barato fazer com que esse motor GM se encaixe a normativa 6 do que rasgar um contrato milionário!

A mesma linha de racíocinio equivocada ao meu ver.
A Fiat não vai rasgar o contrato, pois ela não é obrigada a comprar os motores até 2010
De qualquer forma â mudança realmente será gradual talvez o amigo esteja certo com a continuidade da utilização dos motores, mas com certeza novos modelos serão incluidos na linha até os motores serem substituidos.

A mudança virá primeiramente para os modelos que precisam de novos motores.

Então vamos analisar quem são eles:

Sabendo que o motor 1.4 16V já esta pronto e a Fiat NÃO VAI GUARDAR ELE EM ESTOQUE ATÉ 2010:

Stilo precisa de motor 1.4 16V ??? Não
Linea vai vir com motor 1.4 16V sem ser turbo ??? Não
Punto precisa de motor 1.4 16V ??? Sim
Idea precisa de motor 1.4 16V ??? Sim
Siena precisa de motor 1.4 16V ??? Sim
Palio precisa de motor 1.4 16V ??? Sim
Uno vai vir com motor 1.4 16V ??? Jamais

Então temos Punto, Idea, Siena e Palio que podem receber imediatamente os motores 1.4 16V. Quais desses tem mais urgencia em receber o motor novo ???

Palio recebe criticas por causa do motor Fire 1.4 de 86cv ??? Não
Siena recebe criticas por causa do motor Fire 1.4 de 86cv ??? Não
Idea recebe criticas por causa do motor Fire 1.4 de 86cv ??? Sim
Punto recebe criticas por causa do motor Fire 1.4 de 86cv ??? Sim

Em quais carros a Fiat deverá colocar os motores para suprir a deficiência ???
Vamos lá não é dificil :lol:

Danilo escreveu:Para mim, inocência é acreditar que a Fiat quer mudar para disponibilizar um produto melhor!! Eles estão pouco se lixando para isso. Eles já são lideres de mercado e só estão preocupados em faturar ainda mais, a maior prova disse é o Punto! Se eles quisessem produto de qualidade não veriamos tantas reclamações daqueles que compraram o carro!!! Motor 1.4 Fire, 1.8 GM, 1.9 16v, 1.4 16v... para eles é tudo a mesma coisa... sempre vai ter gente querendo comprar um Fiat. O objetivo de lançar novos motores é de cobrar mais por isso!!! Como dizia Fredman: "There is no free lunch"!!!

Concordo plenamente, a Fiat esta fazendo essas mudanças apenas porque viu uma oportunidade de logístisca de faturar mais oferecedo um produto ainda melhor. E claro deve cobrar mais por isso sim aumentando ainda mais a margem de lucro.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Beto » Seg Jul 07, 2008 3:10 pm

Frmg escreveu: A Fiat tem o contrato com a GM que é uma permissão de utilização dos motores GM, não temos conhecimento preciso das cláusulas do contrato, então é estranho o amigo afirmar que a Fiat precisa respeitar esse contrato e que tem despesas com ele.
Penso eu exatamente o contrário.

O contrato da Fiat com a GM estabelece cota mínima, por isso o Powertrain ainda equipa e equipará os carros da Fiat por algum tempo.

Frmg escreveu:Nesse contrato não existe nenhuma cláusula que obrigue a Fiat a utilizar os motores GM até 2010. Trata-se de uma permissão comprada pela Fiat a qual pode ser abandonada a qualquer momento sem custo algum.

Não é bem assim, existe custo.

Frmg escreveu:De qualquer forma â mudança realmente será gradual talvez o amigo esteja certo com a continuidade da utilização dos motores, mas com certeza novos modelos serão incluidos na linha até os motores serem substituidos.
A mudança virá primeiramente para os modelos que precisam de novos motores.

Perfeito, é o que se pode ver pelo site, modelos ainda utilizando o Powertrain (modelos 2009) e outros na expectativa de utilizarem novos motores (que é o caso do punto!), dando a idéia de que a mudança será realmente gradual.

Imagem
Fonte: Site da Fiat

Muitos podem dizer, "o Punto só não é 2009 porque recém foi 2008 ".
Concordo, mas é conveniente para a Fiat se utilizar deste argumento para lançar novos motores e não reduzir as vendas com a motorização atual.

Frmg escreveu:Concordo plenamente, a Fiat esta fazendo essas mudanças apenas porque viu uma oportunidade de logístisca de faturar mais oferecedo um produto ainda melhor. E claro deve cobrar mais por isso sim aumentando ainda mais a margem de lucro.

Exato, a Fiat acabou de comprar a Tritec, o prazo para recuperação do investimento já está correndo, se ela pode fazer o motor, por que pagar contrato de utilização com a GM?
Agora...se vai ser melhor ou não é um pouco cedo para sabermos, mas que tem potencial tem.
Editado pela última vez por Beto em Seg Jul 07, 2008 6:27 pm, em um total de 1 vez.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por CAPRA » Seg Jul 07, 2008 3:23 pm

Eu ainda acho que, pra 2009, motor novo para o Punto só no modelo turbo (1.4 16V 155cv e centralina e instrumentos do Abarth). E O 1.9 16V só no Linea...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por liborio.liborio » Seg Jul 07, 2008 6:01 pm

CAPRA escreveu:A Quatro Patas garante que em julho começa a produção do turbo, 155cv, 0,8bar $60 mil, 100 uniddes por mês...

e por falar em quatro patas, a revista deste mês tem uma foto de punto a cada quatro ou cinco folhas....

O zuiudo tá bombando heheheheheeh!!!!!

Liborio.
ANTES Punto ELX 1.4
ATUAL GM CRUZE LT com tudo que tenho direito e mais 144 pocotós hehehehe!!!
ATUAL: GM Onix LTZ 1.4 A despesa é minha, mas é a patroa que usa...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por CAPRA » Seg Jul 07, 2008 7:49 pm

liborio.liborio escreveu:
CAPRA escreveu:A Quatro Patas garante que em julho começa a produção do turbo, 155cv, 0,8bar $60 mil, 100 uniddes por mês...

e por falar em quatro patas, a revista deste mês tem uma foto de punto a cada quatro ou cinco folhas....

O zuiudo tá bombando heheheheheeh!!!!!

Liborio.

Eu tô acompanhando a 4patas pq eles tem um Punto ELX no teste dos 60k, que eu acho muito interessante, pq desmonta ele todinho e vc sabe o que pode dar problema no da gente sem esperar chegar nos 60k. Com 15mil, o deles teve 3 ou 4 problemas (capinha retrov, cinto desreg, moldura do painel...)
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Beto » Seg Jul 07, 2008 7:56 pm

CAPRA escreveu:Eu tô acompanhando a 4patas pq eles tem um Punto ELX no teste dos 60k...

Fala CAPRA,
Eles mencionam alguma coisa sobre o consumo??
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por gmorais » Qua Jul 09, 2008 11:33 am

a promessa desse motor é a mesma de antes mas dessa vez pode dar certo... um motor de bom torque, bom desempenho e baixo consumo. seria o melhor dos mundos.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por CAPRA » Qui Jul 10, 2008 12:49 am

Beto escreveu:
CAPRA escreveu:Eu tô acompanhando a 4patas pq eles tem um Punto ELX no teste dos 60k...

Fala CAPRA,

E aí Beto...
No mês avaliado só rodaram com álcool, e fez 7,7 km/l.
Desde dezembro 2007, rodando 91% na cidade a média tá:
álcool 7,9 e gas 9,2. É um ELX 1.4 e está com 15.067km. Ele teve:
- caiu acabamento retrovisor: 1247km
- porta do motorista não abre: 7262
- vazamento de óleo no cambio:9182
- vedação da porta soltando: 10182
- moldura do console solta: 13983
- caiu o "1" do 1.4

Fez revisão de 15000 na Aguri, custo de 396 reais com empurroterapia de limpeza de bicos injetores e descarbonização, o que muitos já comentaram aqui...
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por mkk » Qui Jul 10, 2008 11:14 am

CAPRA escreveu:
Beto escreveu:

Fala CAPRA,

E aí Beto...
No mês avaliado só rodaram com álcool, e fez 7,7 km/l.
Desde dezembro 2007, rodando 91% na cidade a média tá:
álcool 7,9 e gas 9,2. É um ELX 1.4 e está com 15.067km. Ele teve:
- caiu acabamento retrovisor: 1247km
- porta do motorista não abre: 7262
- vazamento de óleo no cambio:9182
- vedação da porta soltando: 10182
- moldura do console solta: 13983
- caiu o "1" do 1.4

Fez revisão de 15000 na Aguri, custo de 396 reais com empurroterapia de limpeza de bicos injetores e descarbonização, o que muitos já comentaram aqui...

Esse sao os resultados do teste de 100 dias do Carro Online:

Medições e considerações finais
Fevereiro 20th, 2008 por Angelo Treviso Neto

Conforme eu havia prometido no meu post anterior, e atendendo aos pedidos dos blogueiros de plantão, vou revelar uma parte da segunda e última medição do Fiat Punto ELX 1.4 realizada com 100% de álcool no tanque. Eis alguns resultados:

1ª medição

0-100 km/h = 14s8 em 260,8 metros

0-400 metros = 19s5

80-120 km/h (4ª marcha) = 15s2

ruído interno a 120 km/h (5ª marcha) = 69,0 decibéis

frenagem de 100-0 km/h = 41,0 metros

Consumo urbano = 8,2 km/litro

Consumo estrada = 10,3 km/litro

2ªmedição

0-100 km/h = 14s8 em 264,9 metros

0-400 metros = 19s3

80-120 km/h (4ª marcha) = 16s1

ruído interno a 120 km/h (5ª marcha) = 70,2 decibéis

frenagem de 100-0 km/h = 39,7 metros

Consumo urbano = 9,1 km/litro

Consumo estrada = 12,3 km/litro

Meu carro ta fazendo o consumo da 1 medicao, tomara q melhore e fique como a 2 medicao! :D
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Re: Motor Fire 1.4 16 válvulas 105cv chegando

por André Fanck » Qui Set 25, 2008 1:25 pm

Tomara q eles lançam logo esse motor 16v, vou troca o meu não vejo a hora.
Roda 15
Molas macaulay
Bixenon 8.000k
Xenon no farolete
Som original com comando na direção
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo