COMO GUIAR CARRO 16v

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: COMO GUIAR CARRO 16v

por Ferranda » Sáb Fev 26, 2011 4:14 pm

Ahhhhh Vinicius....
Voce tinha que me lembrar desse figura????
Baita cara pentelho... :lol: :lol: :lol:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por gabrielsakai » Sáb Fev 26, 2011 9:15 pm

haha eu vou gostar! sai do 1.0 , o que vir rpa cima é mais que lucro =)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Dom Fev 27, 2011 8:53 am

gabriel, no começo, talvez na primeira semana, vc certamente estranhará mas depois, voce se habituando ao motor, verá uma gde diferença. Para mim essa disferença se deu especificamente, em relação ao consumo, que evoluiu com o passar dos dias com o carro. Por exemplo, no começo achei a embragem alta pra caramba e aí, nas saídas, acelerava mais que o necessário, aumentando o consumo. No trechinho de estrada, na subida, eu ainda achava que era necessário reduzir de 5a. para 4a., o que já não faço mais enfim, o motorista precisa sim, se acostumar com o carro, para ser feliz.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por gabrielsakai » Dom Fev 27, 2011 4:34 pm

entendi, vou aprender, obrigado gente! (:D)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrefachetti » Sex Jun 24, 2011 6:19 pm

Meu Punto 1.6 etorq Dualogic chegou anteontem. :-D
Tenho andado em modo "super piano" pra aprender os detalhes do carro novo, motor novo, sistema de cambio totalmente novo pra mim e ainda... 16V.
Sai de um Polo 1.6 03/04 (com 88000) que me respondia rapido, nervoso, em baixa rotação e chegava em boa vel.final (que pra mim não precisa passar de 100km/h no geral ou estourando 120km/h). Mas nas altas eu sentia claramente q ele se esforçava pra chegar
Achei estranha a relação de RPM pra troca de marcha pelo DL no Punto, mas estou entendendo agora, com as respostas do topico, que são mais altas do que eu estava acostumado tb por ser 16v. E o motor esta com miseros....58Km rodados :P
Bom, vou acompanhando os debates e "aprendendo" a guiar a maquina.
Abção pra galera veterana (=D>)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ramom » Sex Jun 24, 2011 8:40 pm

gabrielsakai escreveu:haha eu vou gostar! sai do 1.0 , o que vir rpa cima é mais que lucro =)

x2

Outra coisa, essa parada de subir giro e tal... Em carro turbo rola aquele "clutch kick", chute na embreagem, pro giro subir melhor... Será que isso pode fazer diferença nesse E.Torq por ser 16v e oferecer melhor giro em altas rotaçoes?

Sei que a pergunta é sem noção e que 99% de chances de nao funcionar, mas perguntar nao ofende né?! hehehehe
Velha Guarda
Velha Guarda

por Markaum » Dom Jun 26, 2011 12:49 am

Cara, vim de um Audi A3 1.8 20V
e a questão não é as 16v
o Audi era bem arisco!

Mas no meu 1.6 etorq tive q me reacostumar!
seguinte!
mantenha o giro alto. Ou seja, sempre trocando marchas!
e tem um pequeno erro no escalonamento das marchar, tipo assim> tá lento demais para a 3a marcha e muito rápido p 2a marcha,
Ai vc vai sentir um tranco no engate da 2a por estar rápido demais para usar a 2a
Com o tempo acostuma!

Outra, NUNCA, nunca mesmo avance em um cruzamento em baixa velocidade com a 3a.
O motor parece "vazio" e vc vai ficar quase q parado! Não relute e mete a 2a.

Mais uma: cuidado quando pisar fundo em uma esticada da 2a para a 3a. Ele enche muito rapido depois do 2000 rpm, e vc pode alcancar 7000 rpm sem perceber. Já fiz esta cagada pq fiquei esticando a marcha olhando pelo retrovisor o golfzinho sumindo!

na saida os Golfzinhos 1.6 saem no frente. Não se desespere. Troque as marchas no limite antes de perder potencia e após a 3a vc verá quem é que manda!

depois posto mais!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por sergiosb2017 » Dom Jun 26, 2011 11:32 am

Não sei dirigir bem como vcs, mas acho na minha humilde opnião que deve ser mais difícil dirigir 16v comum ( menos andando pouco) do que o t-jet ( molas - barras estabizadoras e perfil baixo )tai a grande diferença. Muito dificil pra mim é tração traseira com carro originais. pra mim o 8v é mais facil porque a dosagem e sensibilidade no pedal fica mais preciso ( na hora da correção - claro com giros na medida)
ANTÔNIO SÉRGIO BH/MG
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por nandoteco » Dom Jun 26, 2011 11:35 am

Boa resposta, falou td e mais um pouco!

VLA escreveu:simples: mantenha sempre o motor em pelo menos 2000rpm e vai ter o motor sempre pronto quando precisar afundar o pé e ter respostas rápidas.

se quiser arrancar mais forte (na frente do gol e do polo que vc perguntou no outro topico), suba um pouco mais o giro do que faria num 8v.

no dia-a-dia utilize a faixa de giro entre 2000 e 2500 rpm pra ter um bom consumo de combustivel.
Fernando Morais
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrefachetti » Qui Jun 30, 2011 3:55 pm

Fala rapaziada

Agora meu 1.6 16v Dualogic tem 1 semana de uso. Até ontem só tinha andado uns 150Km dentro da cidade. Viajei ontem por 300km +-. Na estrada a média foi de 12,5Km/L. E o motor COMEÇOU a "amaciar".
To sentindo BASTANTE diferença entre o Polo 1.6 8v 03/04 q nós tinhamos. O Polo, por já ter o motor "aberto", era super arisco em baixa velocidade, arranque (não que eu seja apressadinho, mas se a gente tem um motor 1.6, é pra ser mais rapido desde o começo da aceleragem, né? Deus me livre a sensação de carro 1.0).
Sinto o Dualogic meu lento na hora de reduzir de marchas mais altas quando a rotação cai. Especialmente de 5ª pra 4ª e 4ª pra 3ª - e aí as 16v sofrem mais ainda... Isso muda com o tempo? Eu tenho ajudado reduzindo em algumas situações no próprio cambio (aproveitando q ele aceita "sugestões" mesmo no AUTO)
E a retomada de aceleração? Com o tempo, o motor amaciado, vou ter um veículo um pouco mais "alerta" pras saídas do que agora?
Mas a verdade é que estou bem satisfeito com o Punto. Design, conforto (que banco é aquele!), as 16v me levaram ontem a 130Km/H com a rotação em apenas 30kRPM e eu nem sentia aceleração ou qualquer outra instabilidade...
Mas quero e preciso do carro mais arisco no transito de cidade.
Vamos nos falando
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo