Durabilidade do Pneu P-7 195/55/16

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Durabilidade do Pneu P-7 195/55/16

por brunocrv » Seg Fev 28, 2011 3:13 pm

Pessoal,

Comprei um PUNTO ELX 1.4 09/10 Creative 1, com as rodas Aro 16.

Gostaria de saber da galera que tem esse modelo do Punto, e até mesmo os que tem o modelo Sporting 1.8, qual a durabilidade desses Pneus, ou seja, com quantos KM houve necessidade de realizar a troca?

att,
Bruno.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Durabilidade do Pneu P-7 195/55/16

por tarcisio doubek » Seg Fev 28, 2011 4:03 pm

o meu, sporting, ta com 45 mil km e ta longe de trocar, acredito que rode ainda mais uns 20 mil.

se voce fizer sempre o balanceamento e alinhamento, os pneus duram bastante.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por brunocrv » Seg Fev 28, 2011 4:05 pm

Opa, que beleza.

O meu está com 22 mil km rodado, inclusive já irei fazer o rodizio das rodas.

Dizem que o bom é realizar a cada 10.000 km.

Qual a pressão que você coloca nos pneus na calibragem? 30? 31?

Aqui em Brasilia, como tem muito buraco, coloco 32 libras.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tarcisio doubek » Seg Fev 28, 2011 5:16 pm

eu calibro seguindo o manual, 27 na frente e 27 atras.... cuidado pra nao calibrar muito cheio, os pneus desgastam o lado de dentro rapidamente.

é sempre bom fazer o rodizio tb!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por shadowcps » Seg Fev 28, 2011 5:55 pm

bruno, como voce não colocou a km do seu carro, deduz-se que deva estar precisando fazer a troca pois bem, a durabilidade dos pneus depende de diversos fatores, a maioria deles dependentes dos hábitos do motorista:

1- a cada 6 meses, verificar o alinhamento das rodas, incluindo o eixo traseiro; se pegar buraco, verificar antes;

2- uma vez por semana, calibrar os pneus com a pressão reocmendada na contra capa do manual;

3- verificar o balanceamento das rodas se notar vibração no volante em velocidades ao redor de 100 km/h

Claro que, quanto mais forte voce arrancar (fritando pneus) ou frear bruscamente, deixando marcas, a vida tbem diminui.

Por exemplo, meu antigo ELX rodou 24.000 km e os pneus originais ainda nem haviam chegado na metade da sua vida útil, mas eu sempre segui o que postei acima inclusive qdo tiro carro zero da CC, a primeira coisa que faço é verificar o alinhamento, uma vez que o carro costuma sair gabaritado da fábrica e não, alinhado e na CC gerlmente deixam o volante torto e gosto quando estou na reta, que o volante fique reto.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por VLA » Seg Fev 28, 2011 9:02 pm

fiquei animado lendo esse topico, principalmente pq essa medida tem menor mercado e consequentemente preço mais caro.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Massa » Seg Fev 28, 2011 9:13 pm

tarcisio doubek escreveu:o meu, sporting, ta com 45 mil km e ta longe de trocar, acredito que rode ainda mais uns 20 mil.

se voce fizer sempre o balanceamento e alinhamento, os pneus duram bastante.

Eu troquei os meus com 47K mas ainda faltava uns 2 milímetros para atingir a marca de TWI...

Eu senti que em pista molhada esse pneu perdia muito aderência, principalmente saindo muito de frente em cuvas. Quando eram novos, não chegavam a comprometer.

No seco até que não comprometia mas uma coisa que me incomodava é que esse pneu não "avisa" quando vai desgarrar.

Coloquei os ContiPremium Contact 2 da Continental e são muito superiores ao P7, principalmente em pista molhada.

Abç

Massa
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por brunocrv » Ter Mar 01, 2011 8:07 am

Sidnei,

Obrigado pelas dicas.

Meu carro está com 23 mil km. De acordo com suas dicas, vejo que estou no caminho certo então.

Sempre faço o rodizio das rodas, e sempre verifico a questão de alinhamento e balanceamento.

Minha tocada na cidade também não é muito agreciva, sempre faço a redução do carro com a macha, não sobrecarregando os freios. Além do pneu, os discos e as pastilhas também agradecem.

O Vinicius tem razão. Como essa medida de pneu tem pouca demanda no mercado, o valor dele é muito caro.

Agora, a calibragem que está no manual é de 27 libras? para a medida 195/55/16?

Se encher demais acontece o que o Tarciso falou? Come o lado de dentro mesmo?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Ter Mar 01, 2011 8:15 am

se nao me engano o manual do essence fala em 28 libras pra carro vazio e 31 ou 32 libras pra carro lotado...

eu uso 30 a 31 direto pra evitar pegar uma roda num buraco.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por shadowcps » Ter Mar 01, 2011 10:16 am

o que acontece com calibragem errada?

1- se estiver abaixo do recomendado por exemplo, calibrado para carro vazio e pega etrada com carro cheio, haverá desgaste maior nas laterais, que rodarão mais encostadas ao piso devido à deformação excessiva da parte central algo mais ou menos como um "U" invertido;

2- se estiver com calibragem acima por exemplo, carro vazio calibrado para quando cheio, como o Vla exemplificou, haverá desgate maior na parte central da banda de rodagem, que terá a parte central do "U" invertido mais arredondada no centro e esse centro é que acabará fazndo todo o serviço que seria para ser distribuído por toda a superfície da banda de rodagem.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Próximo