Jogo de velas
Re: Jogo de velas
acho que vale a pena leembrar um pequeno detalhe, coisa que acontecia e ainda acontece:
o projeto de um motor engloba todos os componentes e, dentre os quais, as velas. Muitas vezes colocar a vela "da moda", usada em motores preparados portanto, com suas características originais já alteradas pode trazer danos sérios ao motor normal pelo fato de que a própria vela tem uma temperatura característica àquele modelo. Colocando uma vela mais quente - é sério e já vi acontecer - a temperatura no interior da câmara de combustão se eleva muito e, sob o tempo de funcionamento nesse regime, pode até acontecer a fusão dos metais que compõem as válvulas ou o próprio pistão e a manutenção disso é cara bagarai e geralmente exige, alem da torca daspeças danificadas também a retífica do cabeçote. Pessoalmente acho que o "ganho" é muito pequeno diante do valor pago e do risco envolvido.
o projeto de um motor engloba todos os componentes e, dentre os quais, as velas. Muitas vezes colocar a vela "da moda", usada em motores preparados portanto, com suas características originais já alteradas pode trazer danos sérios ao motor normal pelo fato de que a própria vela tem uma temperatura característica àquele modelo. Colocando uma vela mais quente - é sério e já vi acontecer - a temperatura no interior da câmara de combustão se eleva muito e, sob o tempo de funcionamento nesse regime, pode até acontecer a fusão dos metais que compõem as válvulas ou o próprio pistão e a manutenção disso é cara bagarai e geralmente exige, alem da torca daspeças danificadas também a retífica do cabeçote. Pessoalmente acho que o "ganho" é muito pequeno diante do valor pago e do risco envolvido.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
por isso estou colocando a mesma vela com grau termico do motor etorq , resistiva tambem, mesmo comprimento de rosca e profundidade, o q muda é q é de iridium
- Piloto de Autorama
ah, agora melhorou... mesmo grau térmico não dá nada. 

- Moderador
as velas do motor etorq é NGK BKR7E as originais
as que estou colocando é ngk BKR7EIX
E NAS mesmas condiçoes de funcionamento elas duram 2 a 3 veses mais q as de cobre
as que estou colocando é ngk BKR7EIX
E NAS mesmas condiçoes de funcionamento elas duram 2 a 3 veses mais q as de cobre
- Piloto de Autorama
Alguém sabe qual é o espaçamento do eletrodo das velas NGK BKR7E utilizadas nos motores e-torq?
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
legal saber isso e, mera curiosidade: o preço é, no mínimo, 3 vezes maior tbem ?

- Moderador
quando eu for tirar as velas eu vou medir a folga das originais, como o carro está com quase 5mil km , creio eu vai estar dentro da tolerancia sem desgaste
- Piloto de Autorama
bbcobra escreveu:quando eu for tirar as velas eu vou medir a folga das originais, como o carro está com quase 5mil km , creio eu vai estar dentro da tolerancia sem desgaste
Legal! Não esqueça de passar a informação.

Você tem o jogo de laminas para medir?
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio escreveu:bbcobra escreveu:quando eu for tirar as velas eu vou medir a folga das originais, como o carro está com quase 5mil km , creio eu vai estar dentro da tolerancia sem desgaste
Legal! Não esqueça de passar a informação.
Você tem o jogo de laminas para medir?
sim eu tenho essa ferramenta, pode ficar tranquilo
- Piloto de Autorama
A unica vantagem é realmente a durabilidade, (mantendo-se o mesmo grau termico).
Um tempo atras, usava as bosch 4 eletrodos.... muito boa e com durabilidade superior...
Porem a de iridium, tem o eletrodo bem fino, favorecendo a faisca.

Um tempo atras, usava as bosch 4 eletrodos.... muito boa e com durabilidade superior...
Porem a de iridium, tem o eletrodo bem fino, favorecendo a faisca.

- Velha Guarda