Jogo de velas
Re: Jogo de velas
o gap da vela original é 0,9 bkr7e
mas na frente com o uso da vela de iridium, eu relato o funcionamento do motor
mas na frente com o uso da vela de iridium, eu relato o funcionamento do motor
- Piloto de Autorama
kct... eu mal sei pra q serve uma vela... e vem os caras com esse monte de dados e nomes...
to por fora msm.. ahuahuahu

Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
- Roda dura de Auto Escola
tambem troquei o oleo e filtro colocando o mobl1
ao soltar o compartimento do filtro o elementro filtrante vem junto, este fica preso a peça q solta, detalhe o elemento filtrante tem lado e ao colocar o outro tem q aplicar um certa força pra q fique bem encaixado dentro do compartimento pra q possa enroscar novamente na base
ao soltar o compartimento do filtro o elementro filtrante vem junto, este fica preso a peça q solta, detalhe o elemento filtrante tem lado e ao colocar o outro tem q aplicar um certa força pra q fique bem encaixado dentro do compartimento pra q possa enroscar novamente na base
- Piloto de Autorama
moisesvalbuza escreveu:kct... eu mal sei pra q serve uma vela... e vem os caras com esse monte de dados e nomes...![]()
Normalmente se acende uma vela, "pra passar o defunto"

Sem sacanagem....
A vela do motor apesar de aparentemente simples, é bastante complexa.
A vela tem uma função de "auto limpeza", essa autolimpeza ocorre devido ao aquecimento e dissipação do calor do conjunto para o bloco (rosca).
Quanto mais quente, mais limpa. Porem se a vela não for a projetada para o motor, ela pode ser quente o suficiente para inflamar os gases devido ao seu calor (temperatura) e não devido a faísca, ocasionando pre detonação (batida de pino) e superaquecimento da câmara de combustão.... (com consequências desastrosas na maioria das vezes)
Por isso a escolha do grau térmico da vela não deve ser alterado. Salvo em casos de alterações como adaptação de turbo/blower que se torna necessário usar velas mais frias.
Os números não inversamente proporcionais... quanto mais alto, mais fria. Quanto mais baixo mais quente.... A vela grau 7 é mais quente que a 8.
O termo gap é a medida em mm da distancia entre o eletrodo central e o eletrodo massa.
Por incrível que pareça, essa distancia influi enormemente no comportamento e funcionamento do motor.
Quanto mais aberto melhor o torque e força em baixa, porem em alta podem ocorrer falhas de funcionamento.
A literatura sobre velas é algo que vale a pena ser estudado.

- Velha Guarda
tipo: algo à se fazer em um carnaval chuvoso e frio ?
mas é serio: tem muita coisa interessante nos motores dos carros que a gde maioria nem faz ideia. por isso os "mechânicos" se esbaldam ao empurrar um monte de coisas desnecessárias e que sequer, são feitas, mas são cobradas...

mas é serio: tem muita coisa interessante nos motores dos carros que a gde maioria nem faz ideia. por isso os "mechânicos" se esbaldam ao empurrar um monte de coisas desnecessárias e que sequer, são feitas, mas são cobradas...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
alguém sabe se tem como regular o tal "gap"? Se sim, como é feito?
- Piloto de Atari
tiago_cmartins escreveu:alguém sabe se tem como regular o tal "gap"? Se sim, como é feito?
Coloca-se uma lâmina calibrada na espessura recomendada pelo fabricante do carro entre eletrodo central e o eletrodo massa da vela, se houver folga de pequenas batidas no eletrodo de massa até a lâmina ficar justa.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
- Velha Guarda
Ola galera.
Olha sobre as velas básicas de fábrica tenho a seguinte opinião:
- as montadoras por medida de economia, etc, só usam o básico, como as velas.
As velas superiores saõ as de Platina que dura 3 vezes mais em relação a comum e a de Iridium bem mais.
O que se ganha com isso? Os eletrodos estarão sem desgaste por muito e muito tempo, por ter o eletrodo central bem fino, material bem superior que dura muito, não desgasta fácil, a centelha será mais uniforme, encorpada, etc.
Se as de Platina duram quase 60.000 km e a de Iridium 100.000 km quase.
No meu caso, tenho um Corsa 1.0 97. Eita motorzinho ruidoso. Tinha até receio de subir muito o giro dele. Muitos estalidos metálicos e ronco assombroso.
Depois que coloquei umas velas de Platina NGK BPR6EGP, estou tão satisfeito com o carro que dá até dó desfazer do mesmo, até por ser eu o 1° dono.
Esta bem mais esperto para esse motor que reclamava tanto dele.
Façam o teste com as de Platina!
Olha sobre as velas básicas de fábrica tenho a seguinte opinião:
- as montadoras por medida de economia, etc, só usam o básico, como as velas.
As velas superiores saõ as de Platina que dura 3 vezes mais em relação a comum e a de Iridium bem mais.
O que se ganha com isso? Os eletrodos estarão sem desgaste por muito e muito tempo, por ter o eletrodo central bem fino, material bem superior que dura muito, não desgasta fácil, a centelha será mais uniforme, encorpada, etc.
Se as de Platina duram quase 60.000 km e a de Iridium 100.000 km quase.
No meu caso, tenho um Corsa 1.0 97. Eita motorzinho ruidoso. Tinha até receio de subir muito o giro dele. Muitos estalidos metálicos e ronco assombroso.
Depois que coloquei umas velas de Platina NGK BPR6EGP, estou tão satisfeito com o carro que dá até dó desfazer do mesmo, até por ser eu o 1° dono.
Esta bem mais esperto para esse motor que reclamava tanto dele.
Façam o teste com as de Platina!
- Piloto de Atari
Scorpio escreveu:tiago_cmartins escreveu:alguém sabe se tem como regular o tal "gap"? Se sim, como é feito?
Coloca-se uma lâmina calibrada na espessura recomendada pelo fabricante do carro entre eletrodo central e o eletrodo massa da vela, se houver folga de pequenas batidas no eletrodo de massa até a lâmina ficar justa.
Obrigado pela informação, vou pedir pra verificarem os estados da vela, pois meu carro já fez três anos e 25.000 KM e ainda tá com as velas originais. Será que é bom trocá-las logo ou esperar a revisão de 30.000 km?
- Piloto de Atari