Jogo de velas

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Jogo de velas

por bbcobra » Qui Mar 03, 2011 1:27 pm

o gap da vela original é 0,9 bkr7e
mas na frente com o uso da vela de iridium, eu relato o funcionamento do motor
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 120
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 5:18 pm
Localização: goiania

Re: Jogo de velas

por moisesvalbuza » Qui Mar 03, 2011 2:18 pm

kct... eu mal sei pra q serve uma vela... e vem os caras com esse monte de dados e nomes... :shock:
to por fora msm.. ahuahuahu
Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 462
Registrado em: Ter Out 05, 2010 9:22 am
Localização: Gov. Valadares

Re: Jogo de velas

por bbcobra » Qui Mar 03, 2011 2:29 pm

tambem troquei o oleo e filtro colocando o mobl1

ao soltar o compartimento do filtro o elementro filtrante vem junto, este fica preso a peça q solta, detalhe o elemento filtrante tem lado e ao colocar o outro tem q aplicar um certa força pra q fique bem encaixado dentro do compartimento pra q possa enroscar novamente na base
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 120
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 5:18 pm
Localização: goiania

Re: Jogo de velas

por Ferranda » Qui Mar 03, 2011 2:45 pm

moisesvalbuza escreveu:kct... eu mal sei pra q serve uma vela... e vem os caras com esse monte de dados e nomes... :shock:
to por fora msm.. ahuahuahu


Normalmente se acende uma vela, "pra passar o defunto" :lol: :lol: :lol:

Sem sacanagem....
A vela do motor apesar de aparentemente simples, é bastante complexa.
A vela tem uma função de "auto limpeza", essa autolimpeza ocorre devido ao aquecimento e dissipação do calor do conjunto para o bloco (rosca).
Quanto mais quente, mais limpa. Porem se a vela não for a projetada para o motor, ela pode ser quente o suficiente para inflamar os gases devido ao seu calor (temperatura) e não devido a faísca, ocasionando pre detonação (batida de pino) e superaquecimento da câmara de combustão.... (com consequências desastrosas na maioria das vezes)
Por isso a escolha do grau térmico da vela não deve ser alterado. Salvo em casos de alterações como adaptação de turbo/blower que se torna necessário usar velas mais frias.
Os números não inversamente proporcionais... quanto mais alto, mais fria. Quanto mais baixo mais quente.... A vela grau 7 é mais quente que a 8.
O termo gap é a medida em mm da distancia entre o eletrodo central e o eletrodo massa.
Por incrível que pareça, essa distancia influi enormemente no comportamento e funcionamento do motor.
Quanto mais aberto melhor o torque e força em baixa, porem em alta podem ocorrer falhas de funcionamento.

A literatura sobre velas é algo que vale a pena ser estudado.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: Jogo de velas

por shadowcps » Qui Mar 03, 2011 10:04 pm

tipo: algo à se fazer em um carnaval chuvoso e frio ? (:D)

mas é serio: tem muita coisa interessante nos motores dos carros que a gde maioria nem faz ideia. por isso os "mechânicos" se esbaldam ao empurrar um monte de coisas desnecessárias e que sequer, são feitas, mas são cobradas...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: Jogo de velas

por tiago_cmartins » Qui Mar 03, 2011 10:40 pm

alguém sabe se tem como regular o tal "gap"? Se sim, como é feito?
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 40
Registrado em: Sáb Out 04, 2008 7:13 pm
Localização: Belém

Re: Jogo de velas

por Scorpio » Qui Mar 03, 2011 11:01 pm

tiago_cmartins escreveu:alguém sabe se tem como regular o tal "gap"? Se sim, como é feito?

Coloca-se uma lâmina calibrada na espessura recomendada pelo fabricante do carro entre eletrodo central e o eletrodo massa da vela, se houver folga de pequenas batidas no eletrodo de massa até a lâmina ficar justa.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: Jogo de velas

por Ferranda » Sex Mar 04, 2011 12:23 am

Se nao tiver laminas calibradas, uma lamina de serra tem exatamente 0,8mm
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: Jogo de velas

por asilva54 » Sex Mar 04, 2011 9:44 am

Ola galera.
Olha sobre as velas básicas de fábrica tenho a seguinte opinião:
- as montadoras por medida de economia, etc, só usam o básico, como as velas.
As velas superiores saõ as de Platina que dura 3 vezes mais em relação a comum e a de Iridium bem mais.
O que se ganha com isso? Os eletrodos estarão sem desgaste por muito e muito tempo, por ter o eletrodo central bem fino, material bem superior que dura muito, não desgasta fácil, a centelha será mais uniforme, encorpada, etc.
Se as de Platina duram quase 60.000 km e a de Iridium 100.000 km quase.

No meu caso, tenho um Corsa 1.0 97. Eita motorzinho ruidoso. Tinha até receio de subir muito o giro dele. Muitos estalidos metálicos e ronco assombroso.

Depois que coloquei umas velas de Platina NGK BPR6EGP, estou tão satisfeito com o carro que dá até dó desfazer do mesmo, até por ser eu o 1° dono.
Esta bem mais esperto para esse motor que reclamava tanto dele.

Façam o teste com as de Platina!
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Mai 10, 2009 9:13 pm
Localização: Vila Velha - ES

Re: Jogo de velas

por tiago_cmartins » Sex Mar 04, 2011 8:38 pm

Scorpio escreveu:
tiago_cmartins escreveu:alguém sabe se tem como regular o tal "gap"? Se sim, como é feito?

Coloca-se uma lâmina calibrada na espessura recomendada pelo fabricante do carro entre eletrodo central e o eletrodo massa da vela, se houver folga de pequenas batidas no eletrodo de massa até a lâmina ficar justa.


Obrigado pela informação, vou pedir pra verificarem os estados da vela, pois meu carro já fez três anos e 25.000 KM e ainda tá com as velas originais. Será que é bom trocá-las logo ou esperar a revisão de 30.000 km?
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 40
Registrado em: Sáb Out 04, 2008 7:13 pm
Localização: Belém

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes