Grafico da curva de Potencia e torque do Punto 1.4
Grafico da curva de Potencia e torque do Punto 1.4
Sou novo no forum, minha primeira participação. Queria saber se alguém tem ai aquele grafico que tem a curva da potencia e do toque do motor 1.4 que equipa o punto? Não sei se esse é o jeito certo e o lugar correto para essa pergunta, se estiver errado podem corrigir, mas pesquisei antes e não achei oque queria, aguardo respostas....
- Piloto de Atari
A curva eu ainda não vi, mas neste link http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/punto-4.htm você pode dar uma olhada na ficha técnica.
Espero ter ajudado.
(achando a curva, posto na sequencia)
Espero ter ajudado.
(achando a curva, posto na sequencia)
- Instrutor de Auto Escola
Rafael, aqui tem as curvas de potência e torque. Quando li a matéria havia impresso, foi só copiar o link...
http://www2.uol.com.br/bestcars/comp3/c ... -fox-7.htm

R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
- Piloto de Auto Escola
- Piloto de Atari
CAPRA escreveu:Rafael, aqui tem as curvas de potência e torque. Quando li a matéria havia impresso, foi só copiar o link...![]()
Deixa eu aproveitar o tópico para tirar uma dúvida.
As curvas apresentadas quase se sobrepõem, apenas com diferença mais perceptível na do torque.
Analisando o meu modo de dirigir, costumo realizar a troca de marchas com 3000 rpm, logo a potência é praticamente a mesma nos dois combustíveis.
Agora o torque muda um pouco, mas é aí que tá.... é sensível essa diferença a ponto de justificar o álcool?
Ou a minha interpretação está equivocada?

Fonte: link já postado pelo CAPRA
O álcool tem rendimento térmico um pouco melhor que a gasolina (dados da Fiat para o ELX 1.4):
Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm
Torque máximo (ABNT) / regime: 12,4 Kgfm (Gas) - 12,5 Kgfm (Alc) / 3500 rpm
Apenas um cavalinho de diferença, mas o motor vai render mais...
no Best Cars tem uma matéria sobre torque e potência:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/torque7.htm
"Nas várias rotações em que esses eventos -- torque e potência -- ocorrem seus valores variam. O torque sobe à medida em que rotação aumenta, atinge um máximo e depois cai. Esse máximo é justamente o torque máximo. A potência tem o mesmo comportamento, sobe com a rotação -- mas vai atingir seu máximo (potência máxima) em rotação acima da rotação de torque máximo. Também chega uma rotação em que ela começa a cair.
Esses pontos -- de torque e potência -- são plotados num sistema cartesiano (de dois eixos, o horizontal correspondente a rotação e o vertical a torque e a potência), e traçam-se as curvas de torque e de potência.
É importante entender que o motor produz torque a partir da combustão da mistura ar-combustível, que gera uma grande pressão, resultando que os pistões se deslocam e movimentam as manivelas dispostas numa árvore, que por isso tem o nome de árvore de manivelas, também conhecido por virabrequim (do francês villebrequin). A peça que transmite o movimento dos pistões -- movimento retilíneo -- às manivelas é a biela. Cada pistão tem a sua."
Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm
Torque máximo (ABNT) / regime: 12,4 Kgfm (Gas) - 12,5 Kgfm (Alc) / 3500 rpm
Apenas um cavalinho de diferença, mas o motor vai render mais...
no Best Cars tem uma matéria sobre torque e potência:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/torque7.htm
"Nas várias rotações em que esses eventos -- torque e potência -- ocorrem seus valores variam. O torque sobe à medida em que rotação aumenta, atinge um máximo e depois cai. Esse máximo é justamente o torque máximo. A potência tem o mesmo comportamento, sobe com a rotação -- mas vai atingir seu máximo (potência máxima) em rotação acima da rotação de torque máximo. Também chega uma rotação em que ela começa a cair.
Esses pontos -- de torque e potência -- são plotados num sistema cartesiano (de dois eixos, o horizontal correspondente a rotação e o vertical a torque e a potência), e traçam-se as curvas de torque e de potência.
É importante entender que o motor produz torque a partir da combustão da mistura ar-combustível, que gera uma grande pressão, resultando que os pistões se deslocam e movimentam as manivelas dispostas numa árvore, que por isso tem o nome de árvore de manivelas, também conhecido por virabrequim (do francês villebrequin). A peça que transmite o movimento dos pistões -- movimento retilíneo -- às manivelas é a biela. Cada pistão tem a sua."
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
- Piloto de Auto Escola
Ok, a questão não era bem essa mas de qualquer maneira aprendi mais um pouco sobre o assunto e isso sempre é bom.
Visto que o meu carro ainda não cortou o "vínculo afetivo" com a concessionária... kkkk (ELE SIMPLESMENTE NÃO SAIU MAIS DE LÁ!!!)
...
Então...MODIFICO a pergunta.
Aos que já tiveram a oportunidade de utilizar os dois combustíveis, qual deles apresentou melhor comportamento?
Ex: Motor mais silencioso, oscila menos, melhor arrancada....enfim, qual combustível apresentou melhor funcionamento....independente do preço/litro.
Visto que o meu carro ainda não cortou o "vínculo afetivo" com a concessionária... kkkk (ELE SIMPLESMENTE NÃO SAIU MAIS DE LÁ!!!)
...
Então...MODIFICO a pergunta.
Aos que já tiveram a oportunidade de utilizar os dois combustíveis, qual deles apresentou melhor comportamento?
Ex: Motor mais silencioso, oscila menos, melhor arrancada....enfim, qual combustível apresentou melhor funcionamento....independente do preço/litro.