Motor Fundido

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Motor Fundido

por Felipe Panades » Seg Mar 14, 2011 6:03 pm

Boa tarde , sou proprietario de um fiat punto 1.4 2010 , sou representante comercial e viajo muito , meu carro tem 10 meses e 41mil km , na viagem para o carnaval ele apresentou um defeito , o motor começou a rajar do nada e acabou estourando alguma coisa que posteriormente percebi que algo havia quebrado o bloco do motor .... ele ameaçou pegar fogo eu apaguei tudo e enviei a concessionaria, alegaram um tal de um OVER SPEED.... do qual ultrapassado a garantia e cancelada ... e me combraram R$10.700,00 para arrumar ....

O tecnico da concessinaria me falou que uma biela teria vuado para fora do motor quebrando o bloco e que nao haveria garantia do motor ....
Conversando com tecnicos da area me disseram que ao entrar no over speed (excesso de giro ) o carro quebra o cabeçote nao a biela.
Mas devemos lembrar que todos os carros novos, tem um sensor que inibe o exesso de giro nesses motores.

Gostaria de saber se alguem por aqui ja teve algum tipo de problema.

Estou procurando advogados , e um laudo do IPT para provar que o motor nao teria esses problemas nem se todas as horas de uso dele que fosse fora de giro teria ocasionado algo do tipo ...

at.
Felipe Panades
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Motor Fundido

por Valmir » Seg Mar 14, 2011 6:13 pm

a própria Fiat dá garantia de 100.000Km ao motor, independente da concessionaria
creio que uma consulta ao 0800 da Fiat pode te ajudar preliminarmente nesse caso de 'cancelamento de garantia'
Imagem

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Felipe Panades » Seg Mar 14, 2011 6:18 pm

Ja liguei, enviaram um tecnico e negaram da mesma forma ....

nao me forneceram nenhum laudo provando nada ....

sabe muita especulação para pouca informaçao , eles nao me dao nenhuma informaçao formal, creio eu que o advogado vai adorar pegar esse caso.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rscoutinho » Seg Mar 14, 2011 6:21 pm

Camarada, é fato que utilizar o motor na faixa vermelha do conta-giros diminui a vida útil do mesmo, além da instrução constar no maual do proprietário.

Não estou dizendo que tenha sido o seu caso, mas como o pessoal de concessionária se apega ao possível e impossível para não cobrir uma garantia, seria bom você pudesse levar em uma loja isenta e pedir que evidenciassem esta alegação da concessionária.

Imagino que quase todo mundo já subiu o giro até a zone de corte, pelo menos uma vez. É algo tão passível de dar m*&%$ que acho ninguém sustentaria esta rotação por muito tempo, ao ponto de gerar uma quebra.

Abs!
Ex Punto ELX 1.4 - 2009/2010 - Prata Bari
Ex Bravo Essence 1.8 - 2011/2012 - Vermelho Magma
Atual Bravo Essence 1.8 - 2012/2012 - Prata Bari
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Felipe Panades » Seg Mar 14, 2011 6:26 pm

Entao eu viajo muito , meu carro e rodado e e sempre em estrada onde ele anda mais solto e livre ....

meus pais tambem tem um punto vai bater os 60 mil anda na cidade e nunca ocorreu nada....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rscoutinho » Seg Mar 14, 2011 6:38 pm

Eu não conheço o sistema da central eletrônica do punto, mas, por dedução, imagino que deva existir registros (logs) das máximas de velocidade, giros e temperatura.

Gere evidências (laudos) e antes de acionar a justiça, leve até a concessionária e os coloque contra a parede. Dependendo do advogado, os argumentos são diversificados, como estelionato e perda de receitas, já que vc utiliza o carro como ferramenta de trabalho. Ligue para FIAT e faça uma reclamação formal.

Pelo que me falaram, as ccs fogem da garantia, pois a FIAT não pagaria pelas horas do serviço, somente enviaria as peças necessárias para tal. No seu caso, seriam muitas horas de mecânicos que poderiam estar gerando receitas para a "casa".

Abs.
Ex Punto ELX 1.4 - 2009/2010 - Prata Bari
Ex Bravo Essence 1.8 - 2011/2012 - Vermelho Magma
Atual Bravo Essence 1.8 - 2012/2012 - Prata Bari
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Seg Mar 14, 2011 6:46 pm

Felipe Panades:

Tem um user aqui que teve um problema parecido com um Etorq, dá uma procurada nos tópicos antigos, mais ou menos no mes de setembro ou outubro de 2010.

Alegaram se não me engano giro de 7500rpm no motor dele, o que imagino que só poderia vir a acontecer numa eventual troca errada de marcha (enfiando uma 3ª onde deveria entrar uma 5ª por exemplo). Subindo o giro normalmente isso seria impossivel, pois o corte é feito proximo a 6500rpm.

É complicado isso. Eu também não saberia muito como agir pra provar o contrário. Talvez eu tentaria contratar uma consultoria paralela, numa boa oficinal ou com algum engenheiro mecanico.

Acho até aceitável a Fiat alegar mau-uso dependendo do caso, está no direito dela, agora cobrar R$10.700,00 pela troca do motor Fire é muito imoral. Uns R$4000,00 para substituição do motor parcial de um carro novo estaria muito bem pago se a culpa fosse sua.

valmir:

Que garantia é essa? Não vi nada disso no termo de garantia do carro e nem no manual.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Ferranda » Seg Mar 14, 2011 7:16 pm

Isso mais me cheira a problema de lubrificação que qualquer outra coisa.....
como dito, excesso de rpm a primeira coisa que vai pro beleleu são as valvulas.... :roll:
Quando trava a parte de baixo, acarretando quebra de bloco é porque fundiu a bronzina...
Dificil isso acontecer com alta rpm....
Uma duvida... voce trocava o oleo a cada 15000km, ou a cada 7500 ?
(=D>)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Felipe Panades » Seg Mar 14, 2011 8:32 pm

Ferranda escreveu:Isso mais me cheira a problema de lubrificação que qualquer outra coisa.....
como dito, excesso de rpm a primeira coisa que vai pro beleleu são as valvulas.... :roll:
Quando trava a parte de baixo, acarretando quebra de bloco é porque fundiu a bronzina...
Dificil isso acontecer com alta rpm....
Uma duvida... voce trocava o oleo a cada 15000km, ou a cada 7500 ?
(=D>)

Sempre fiz trocas de oleo e revisoes sempre na kilometragem certa , tenho todas as nfs... inclusive nfs de trocas de oleo todas feita na loja da compra do carro ....

ele tem sim uma central que salva todos os maximos RPM e velocidade , mas como ele tem um protetor de de rotaçoes ele nao ultrapassa mais que o permitido .
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Valmir » Seg Mar 14, 2011 8:39 pm

VLA escreveu:Felipe Panades:

valmir:

Que garantia é essa? Não vi nada disso no termo de garantia do carro e nem no manual.

não sei nos atuais como é isso, mas no meu tem guia de revisões em q consta 1 ano de garantia + garantia de 100.000km pelo motor, desde que todas as revisões tenham sido feitas em CC...
essa garantia na verdade é da Fiat, não da concessionaria, pois pode-se fazer revisão em qq CC até os 100.000 que p/ a fabrica está valendo...
Imagem

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo