Qual valvula Blow Off Usar?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Qual valvula Blow Off Usar?

por Alvaro Alva » Qua Jan 26, 2011 12:46 pm

Ola pessoal sou novo e acabei de comprar um T-jet , estou doido para colocar uma Blow off e escutar o espirro , como ja vi alguns falam que se perde potencia , outros dizem que nao , e que precisa de uma preparaçao....
mas mesmo assim qual seria a valvula ,marca, site ou especificaçao e como seria feito (how to)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Qual valvula Blow Off Usar?

por Alvaro Alva » Qua Jan 26, 2011 12:46 pm

Ola pessoal sou novo e acabei de comprar um T-jet , estou doido para colocar uma Blow off e escutar o espirro , como ja vi alguns falam que se perde potencia , outros dizem que nao , e que precisa de uma preparaçao....
mas mesmo assim qual seria a valvula ,marca, site ou especificaçao e como seria feito (how to)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ruhl » Qua Jan 26, 2011 9:13 pm

Estude mais!
Perde potencia SIM. E aumenta significativamente o desperdício de combustivel.

Vou tentar explicar:

O turbo compressor vai aumentando a rotaçao e pressao na entrada do TBI com o aumento da rotaçao do motor, mas como a borboleta esta aberta(o carro esta acelerando), esse ar comprimido esta indo todo para a camara de combustao gerando potencia para o seu carro.

Imagine em uma aceleraçao quando subimos o giro do motor em uma marcha ate que precisamos trocar de marcha. Ao apertar a embreagem precisamos tirar o pé do acelador, logo a borboleta fecha, mas o turbo continua mandando ar comprimido para o TBI. Se nao tivesse a valvula que faz o espirro, esse ar comprido quebraria a borboleta e destruiria seu motor. O espirro nada mais é que uma valvula aliviando essa pressao.

O seu T-JET nao espirra pois ele usa um sistema mais inteligente. Houve um trabalho do turbo compressor para comprimir esse ar, logo joga-lo para fora pela valvula para fazer o espirro seria um desperdicio, logo ele retorna com esse ar para saida do MAF e assim reutiliza-lo para gerar mais potencia para seu motor.

Alem de desperdiçar essa energia, a ECU ja contabilizou esse ar comprimido, logo ele injetará no motor gasolina suficiente a essa quantidate de ar que entraria no motor. Como no cilindro nao terá ar suficiente para consumir esse tanto de combustivel que a central mandou injetar, ele nao vai queimar, desperdiçando combustivel e ainda atrapalhará o funcionamento do catalisador, aumentando a poluiçao emitida pelo seu carro.

Dica:
Se quiser brincar, ou apenas escutar seu motor espirrando, tire a capa do seu motor.
O duto que reutiliza o ar comprimido foi moldado junto com a capa(tipo um plastico preto).
Pode tirar para escutar que nao estraga o motor, apenas perde potencia.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scheide » Sáb Mar 26, 2011 12:08 pm

Eu acho que sua teoria está errada Ruhl.
A partir do momento que vc tira o pé do acelerador, o motor não consome mais o ar que a turbina estava empurrando, e isso é "descartado". Não tem como armazenar isso para usar depois, entende? Então a teoria de reuttilizar para gerar mais potência para o motor está um pouco "furada".
A outra parte, sobre o motor contabilizar a gasolina que iria usar, não sei não, mas acho que não confere, porque senão o motor ficaria "afogado" com o excesso de combustível quando não fosse usado.
Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Takinarios » Sáb Mar 26, 2011 8:47 pm

O.O, eu instalei e postei em manutenção, NÃO perde potência, o que acontece é que quando passa a marcha ele da um tranco um pouco maior, só isso, mas mesmo assim é coisa minima. Dependendo do tempo que voce demora para trocar marcha (afinal o carro é manual, não um automatizado de dupla embreagem), esse ar que a valvula eletronica solta para a admissão sai pelo filtro de ar, ja que a pressão dele é maior....
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ruhl » Sáb Abr 09, 2011 9:13 pm

Scheide escreveu:Eu acho que sua teoria está errada Ruhl.
A partir do momento que vc tira o pé do acelerador, o motor não consome mais o ar que a turbina estava empurrando, e isso é "descartado". Não tem como armazenar isso para usar depois, entende? Então a teoria de reuttilizar para gerar mais potência para o motor está um pouco "furada".
A outra parte, sobre o motor contabilizar a gasolina que iria usar, não sei não, mas acho que não confere, porque senão o motor ficaria "afogado" com o excesso de combustível quando não fosse usado.
Abraços

Minha teoria está correta sim. Voce que esta precisando estudar um pouco mais. =]

Não ha um armazenamento, e sim uma recirculação.
Quando voce tira o pé do acelerador para trocar de marcha, a turbina esvazia pois a rotação do motor irá cair na neutra, porem como o ar comprimido foi recirculado, quando engatar a proxima marcha ele ja estará à alta pressao gerando alta potencia para seu motor.
Se voce usar a blow-off e liberar esse gas para a atmosfera, ao engatar a marcha voce terá que dar uma acelerada para a turbina encher e aumentar a pressao do turbo, gerando o tranco que o camarada aqui em cima citou.

Quanto a parte de contabilizar a gasolina confere sim. O motor nao afoga pois nao é tanto combustivel assim que se injeta. Repare que o consumo do punto T-JET é bem bom.
Nos veiculos comerciais, devido a lei de emissoes, o fator lambda oscila entre rica e pobre perto da estequimetrica. Em veículos preparados chegam a rodar com fator 0,8 e não afogam.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Takinarios » Sáb Abr 09, 2011 9:39 pm

Ruhl escreveu:
Scheide escreveu:Eu acho que sua teoria está errada Ruhl.
Abraços

Minha teoria está correta sim. Voce que esta precisando estudar um pouco mais. =]

Não ha um armazenamento, e sim uma recirculação.
Quando voce tira o pé do acelerador para trocar de marcha, a turbina esvazia pois a rotação do motor irá cair na neutra, porem como o ar comprimido foi recirculado, quando engatar a proxima marcha ele ja estará à alta pressao gerando alta potencia para seu motor.
Se voce usar a blow-off e liberar esse gas para a atmosfera, ao engatar a marcha voce terá que dar uma acelerada para a turbina encher e aumentar a pressao do turbo, gerando o tranco que o camarada aqui em cima citou.

Quanto a parte de contabilizar a gasolina confere sim. O motor nao afoga pois nao é tanto combustivel assim que se injeta. Repare que o consumo do punto T-JET é bem bom.
Nos veiculos comerciais, devido a lei de emissoes, o fator lambda oscila entre rica e pobre perto da estequimetrica. Em veículos preparados chegam a rodar com fator 0,8 e não afogam.

Sim e não, porque uma parte do ar escapa pelo filtro, pela pressão positiva, tanto que ser instalar um filtro conico da pra ouvir o espirro.
E assim, afirmar que perde potencia é dizer que se passar no dino vai dar menos cavalos que original, o que não acontece.
Velha Guarda
Velha Guarda

por Scheide » Dom Abr 10, 2011 10:26 am

Bem, vamos lá.
Eu já estudei bastante sobre isso, já tive 6 carros turbinados, já participei de provas de arrancada, vivia em oficina.
Você continua com a visão errada sobre o funcionamento desta válvula e do pseudo "reaproveitamento"/ recirculação do ar.
A válvla de prioridade foi criada justamente para a turbina não desacelerar, para não dar um tranco no eixo dela, porque no momentos que você tira o pé do acelerador o motor não consome mais aquele ar todo. Então, quando esta válvula não existia, a turbina tomava um tranco pois o ar ficava preso e fazia ela diminuir a rotação.
Quando você troca de marcha, a rotação do motor não cai na neutra(a não ser que o seu punto tenha a famosa caixa-seca, hehe) ele apenas diminui um pouco, mas a turbina não esvazia, ela continua girando, só que com uma rotação menor porque o motor não esta mais produzindo tantos gases pelo escapamento(que é o que faz a turbina girar).
Se você tiver humildade para ler e entender o que estou escrevendo (se quiser pesquisar, fique a vontade), verá que esta recirculação de ar que você menciona não tem como fazer a turbina voltar em alta pressão, porque o que movimenta a turbina são os gases do escapamento. Entao, se o seu motor não queimar este ar que "volta" para o ele, não ajuda em nada.
Sendo assim, esta frase sua aqui está completamente errada: "Se voce usar a blow-off e liberar esse gas para a atmosfera, ao engatar a marcha voce terá que dar uma acelerada para a turbina encher e aumentar a pressao do turbo, gerando o tranco que o camarada aqui em cima citou".

Porque? Porque tanto faz liberar o ar para a atmosfera ou para dentro do filtro de ar. Se o seu carro tem este dispositivo a sua turbina não vai desacelerar tanto, justamente por causa da válvula, não gerando o tranco na turbina, preservando-a..

Espero que aprecie a aula de mecânica.

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Takinarios » Ter Abr 12, 2011 6:44 pm

Exatamente (=D>) (=D>) (=D>)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Boeira » Dom Mai 18, 2014 7:54 pm

Boa noite pessoal, desculpa "movimentar"este tópico novamente. Sou novo no forum.
Estava pesquisando sobre a valvula de prioridade e achei este tópico.
Otima aula do Scheide, vou aproveitar para tirar mais uma dúvida, estou afim de por uma HKS, essas que tem no mercado livre é confiavel?
o vendedor disse que talvez eu precise usar um "recirculador" porque o carro usa sistema MAF. Isso confere?

desde ja agradeço

abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo