Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por octanton » Ter Jul 06, 2010 9:59 pm

Meu punto também sofre do mesmo mal,

O meu quando passa de 3mil rotações, começa um barulho parecendo motor de caminhão, se ligar o ar então, parece um motor da cummis esmirilhando, sem falar que faz vibrar o carro.

Sem falar da perda de potencia, o carro normal parece que está 30% mais fraco.

Ninguem conseguiu detectar de onde vem o problema, mas é isso, ronco fora do normal, vibração muito forte e motor fraco.

Não sei o que é =/
PUNTO ELX 1.4 | VERMELHO ALPINE | CHAVE CANIVETE | SONY | KIT ANTI GRILOS | PLANEJANDO NAR 300 + 2x 2 VIAS NAR
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Out 13, 2009 8:26 pm
Localização: São Paulo

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por Lbonetto » Qua Jul 07, 2010 11:17 am

No meu ainda nao notei essa trepidação do cambio, mas que eh ruim das marchas entrarem...
pelo amor de Deus...
haushaushaushaushaushaushaus
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador
 
Mensagens: 1703
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
Localização: são paulo

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por Tiago24 » Seg Abr 04, 2011 7:14 am

Bom Dia Pessoal, comprei um Punto ELX 1.4 09/10 há duas semanas e ele está com a mesma vibração citada anteriormente, vibra toda a carroceria a partir de 70 km/h e 3000 rpm, mas a direção não trepida em momento algum. Será que o problema é so o diferencial ou será necessário trocar também os semi-eixos? Fico no aguardo pois meu carro não está mais na garantia, garantia só da loja que comprei o carro, 3 meses de motor e câmbio e estou aproveitando a garantia pra resolver logo isso ou então eles acharem outro Punto igualzinho ao meu pra fazerem a troca. Fica a dúvida: Será necessário trocar somente o diferencial ou o diferencial e os semi-eixos? Fico no aguardo de uma ajuda aí. Antecipadamente agradeço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Jan 26, 2011 1:23 am
Localização: Salvador

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por luizeduardo » Seg Abr 04, 2011 11:34 am

Verifiquem a geometria completa da suspensão dianteira (cambagem + cáster + convergencia)!!!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola
 
Mensagens: 557
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 3:23 pm
Localização: São Paulo

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por Ferranda » Seg Abr 04, 2011 12:06 pm

Galera...
A maioria dos motores realmente entra em ressonância em determinadas rotações.
Isso é "meio" que normal, de tão normal existem motores que tem um eixo com (fase / frequência) contraria justamente para "equilibrar" essas vibrações.
Claro que tal eixo existe em projetos mais caros.
Só como informação, essa vibração é a justificativa da utilização de polia damper nos motores Fiat, assim como nos opalas (GM).

Quer entrar na zona de conforto, ou ande mais depressa ou mais devagar... fuja das 3000rpms. Rsrsrsr


(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por Tiago24 » Seg Abr 04, 2011 6:49 pm

Meu Punto vai pra loja que o comprei amanhã, eles já sabem mais ou menos o que é, o problema é relacionado a semi-eixo e diferencial. Vamos ver o que vai dar e eu posto aqui.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Jan 26, 2011 1:23 am
Localização: Salvador

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por Ferranda » Seg Abr 04, 2011 6:53 pm

Estranho....
Pois semi-eixo e diferencial continuam girando mesmo apos desacoplar a embreagem...
Portanto a vibração deveria continuar e não parar quando do acionamento da embreagem.
:wink:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por Tiago24 » Qua Abr 06, 2011 5:29 pm

Bem, o carro foi pra loja ontem, a loja deixou por cortesia um Gol por esses dias até o Punto ficar pronto. Vamos ver o que foi trocado e depois eu posto aqui. Segundo meu mecânico de confiança, o problema está nos deslizantes/tulipas empenados e ele ainda me disse que a tendência é piorar. O importante que não vou gastar nada pois o carro tem garantia de 3 meses de motor e câmbio. O jeito agora é esperar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Jan 26, 2011 1:23 am
Localização: Salvador

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por Tiago24 » Sex Abr 08, 2011 6:13 pm

O carro continua na loja e eles ja trocaram homocinéticas. semi-eixos, so falta agora trocar o diferencial. Segunda ou Terça o carro deve ficar pronto. Continuo aguardando pra ver o resultado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Jan 26, 2011 1:23 am
Localização: Salvador

Re: Trepidação estranha, será cambio? Problema de projeto?

por franck » Seg Out 31, 2011 10:08 am

ESTÁ TREPIDAÇÃO COM CERTEZA NÃO DEVE SER O SEMI-EIXO:

SEGUE ABAIXO DICAS PARA DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

DIAGNÓSTICO

PARA DIAGNÓSTICAR O PROBLEMA TEM QUE RODAR EM AFASTO LISO, DE PREFERÊNCIA PLANO (NORMALMENTE SÓ APARECE EM ESTRADAS, PQ NO TRÂNSITO DO DIA A DIA FICA DIFÍCIL DETECTAR QUANDO O PROBLEMA ESTÁ NO INÍCIO), COM A ROTAÇÃO ENTRE 2000 E 3000 RPM E COM VELOCIDADE ENTRE 60 A 100 KM PODENDO VARIAR DE CARRO PARA CARRO, NÃO IMPORTANDO SE ESTÁ DE 4ª OU 5ª MARCHA.

NESTE CASO O PEDAL DO ACELERADOR TREPIDA E MUITO / O PEDAL DA EMBREAGEM TREPIDA, MAS COM INTENSIDADE BEM MENOR / VALE OBSERVAR OS LIMPADORES DE PARABRISAS, VERÃO QUE ELES TREPIDAM / VALE TB APOIAR O JOELHO NA LATERAL DO PAINEL ONDE FICA O SOM E OS INTERRUPTORES DO AR, VERÃO QUE TODO CARRO ESTÁ TREPIDANDO / SE ESTIVER DE CARONA, COM O PÉ NO ASSOALHO, COM A PALMA TOTALMENTE APOIADA NO ASSOALHO, VERÁ A TREPIDAÇÃO.

PARA TER CERTEZA QUE O PROBLEMA NÃO ESTÁ NAS RODAS E PNEUS, SUGIRO QUE ANTES FAÇA CONFERÊNCIA DOS BALANCEAMENTOS / EMPENOS DAS RODAS / SUSPENSÃO COMO TODO.

SOLUÇÃO

PEÇA SEU MECÂNICO DE CONFIANÇA PARA DESMONTAR O SEMI-EIXO, LEVE-O A UM TORNEIRO ANTES DE TROCAR A PEÇA, POIS MUITAS VEZES É A TÚLIPA QUE FICA DENTRO DA CAIXA DE MARCHAS, O MELHOR A SE FAZER É CONFERIR O SEMI-EIXO EM UM TORNEIRO MECÂNICO (ELE IRA FIXAR A PEÇA EM UM TORNO E GIRAR COM RPM ELEVADO COM A PEÇA FIXA), CONFERIR SE AS TRIZETAS ESTÃO PERFEITAS E O PRINCIPAL... CONFERIR AS TÚLIPAS.

CASO ESTEJA COM O SEMI-EIXO EMPENADO, TROQUE-O, MAS NÃO ESQUEÇA DE CONFERIR AS TRIZETAS E O PRINCIPAL... AS TÚLIPAS PARA NÃO SER OBRIGADO DEMONSTAR TODO SISTEMA NOVAMANTE.

CONFERINDO AS TRIZETAS E TÚLIPA

PEÇA PARA SEU MECÂNICO CONFERIR:

TRIZETAS: SE HÁ DESGASTE IRREGULAR NA SUPERFÍCIE DAS TRIZETAS E SE FALTA ALGUMA ESFERA OU HÁ FOLGA EXCESSIVA NOS ROLAMENTOS.

TÚLIPAS: COM ELAS LIMPAS, PEÇA QUE PARA O MECÂNICO CONFERIR COM A PONTA DOS DEDOS O INTERIOR DA PEÇA PARA VER SE HÁ "CALOS" (DESGASTE IRREGULAR) ONDE A TRIZETA GIRA. A TRIZETA FICA ACOPLADA NUMA DAS PONTAS DO SEMI-EIXO E QUE VAI ENCAIXADO NA TÚLIPA.

PODE SER QUE O MECÂNICO VISUALISE O DESGASTE IRREGULAR NA TÚLIPA DESMONTANDO SOMENTE OS SEMI-EIXOS, O QUE É POUCO PROVÁVEL, POIS A CAIXA DE MARCHAS VAI ESTAR MONTADA, PROVAVELMENTE FIXADA NO CARRO AINDA, E ELE SOMENTE VAI PERCEBER ATRÁVES DO TATO DOS DEDOS.

OBS: QUALQUER DESGASTE IRREGULAR, TIPO CALO, POR MENOR QUE SEJA (QUESTÃO DE MILÍMETROS) FARÁ UMA DIFERENÇA ENORME NO VEÍCULO. CUIDADO.

O PROCEDIMENTO CERTO NESTE CASO, EMBORA SEJA BEM MAIS TRABALHOSO, É DESMONTAR TODA CAIXA E DEMONSTRAR A PLANETÁRIA, SOMENTE AI QUE A TÚLIPA VAI PODER SER RETIRADA. COM A TÚLIPA FORA DA CAIXA, PODE-SE VERIFICAR PERTO DE UMA LAMPADA, FICA MAIS FÁCIL PASSAR OS DEDOS DENTRO, VAI PODER GIRAR A PEÇA, ENFIAR OS DEDOS DE VARIOS ÂNGULOS.

OBS: SE CHEGOU ATÉ ESTE PONTO E NÃO VIU QUALQUER IRREGULARIDADES APONTADAS ACIMA, PODE DESMONTAR A CAIXA E VERIFICAR A TÚLIPA, POSSIBILIDADE DO PROBLEMA ESTAR AI É DE 99,99% MESMO QUE SEU MECÂNICO DIGA QUE NÃO VIU NENHUMA IRREGULARIDADE, PQ MUITAS VEZES AS MÃOS DOS MECÂNICOS SÃO IGUAIS A TIJOLOS E COM AS TÚLIPAS FIXADAS NA CAIXA, DEBAIXO DO CARRO, FICA DIFÍCIL PERCEBER O PROBLEMA.

EXPLICANDO:

NA PONTA DO SEMI-EIXO (PEÇA QUE TRANSFERE A ROTAÇÃO DA CAIXA PARA AS RODAS) FICA ACOPLADO A TRIZETA (CONJUNTO DE PEQUENOS ROLAMENTOS). A TRIZETA ENCAIXA DENTRO DA TÚLIPA E GIRA EM ALTISSÍMA ROTAÇÃO DENTRO DA TÚLIPA E SE ESTA ESTIVES COM UM PEQUENO CALO, MESMO QUE MÍNIMO, VAI TRANSFERIR TODA VIBRAÇÃO PARA O PEDAL DO ACELERADOR E PARA A CARROCERIA, FICANCO O VOLANTE E A SUSPENSÃO SEM QUALQUER VIBRAÇÃO.

A TÚLIPA É UMA PEÇA QUE FICA DENTRO DA PLANETÁRIA, (EM ALGUNS LOCAIS CHAMÃO A TÚLIPA DE PLANETÁRIA) QUE FICA DENTRO DA CAIXA DE MARCHAS. PARA TROCAR A TÚLIPA É PRECISO DESMONTAR A CAIXA DE MARCHAS E RETIRAR A PLANETÁRIA, APÓS RETIRAR A PLANETÁRIA DE DENTRO DA CAIXA É PRECISO DESMONTAR A PLANETÁRIA PARA RETIRAR A TÚLIPA.

FELIZMENTE ESSA PEÇA É VENDIDA SEPARADAMENTE NA REDE DE CONCESSIÓNARIAS FIAT, DIFERENTE DE ALGUMAS MARCAS... (PARA AQUELES QUE METEM PAU NA FIAT, VALE DIZER QUE DEPENDENDO DO CARRO/MARCA NÃO VENDEM SEPARADO OU SE VENDEM É MUITO CARRO, A PONTO DE ALGUNS MECÂNICOS ENVIAREM A TÚLIPA PARA UM TORNEIRO PARA QUE PLAINE A SUPERFÍCIE A FIM DE QUE O CALO SUMA...) O QUE NESSE PONTO A FIAT E A VW SÃO NOTA 10.

O VALOR DA TÚLIPA NAS CONCESSIONÁRIAS FIAT É EM TORNO DE R$ 155,00 CADA UMA (SÃO DUAS).

CASO NÃO ENCONTREM EM ESTOQUE, A PEÇA DEMORA EM TORNO DE 5 DIAS PARA CHEGAR (REGIÃO DA GRANDE BH).

ESPERO QUE TENHA AJUDADO.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 148
Registrado em: Qua Mar 24, 2010 8:46 pm
Localização: belo horizonte

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes