Amaciar motor (?)
Re: Amaciar motor (?)
newton.kamikaze escreveu:Peguei meu punto ontem, e o mecânico disse pra não passar de 5000 rpm nem acima de 120Km/h nos primeiros 3.000km.
ih ja era! com 500km rodados eu ja tava na estrada pegando uma viagem de 5hs + 5hs... numa ultrapassagem passei dos 5000 e dei um pico de 170km/h

mas dá pra contar nos dedos as vezes até hoje que passei dos 5000rpm com o punto... coisa de 4 ou 5... depois de mais uma viagem, meu motor ja ta bem mais esperto em baixa... to comecando a acreditar que esse negocio de amaciar confere... com 5200km rodados ja esta melhor de passar lombada em 2ª marcha, e consigo manobrar o carro em estacionamentos sem acelerar (só na lenta), coisa que sempre fiz com outros carros mas no inicio o punto apanhava e apagava.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Amaciar motor (?)

esse é bom para amaciar rsrsrsrs
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 318
- Registrado em: Seg Mai 04, 2009 9:33 pm
- Localização: Goiânia
Re: Amaciar motor (?)
O meu eu peguei 190km/h no 2º dia com o carro, voltando de viagem. O C3 1.6 16V ficou pra trás. Sem problemas. Só não acho muito bom esgoelar demais nas primeiras marchas no início. De final foi tranquilão. Isso foi há 3 anos e meio atrás. Hoje ando pela mesma rodovia na mesma velocidade. Acho que o desempenho continua igual, nem melhor nem pior. 35.000km rodados.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: Amaciar motor (?)
no caso do etorq, que é fraco em baixa, as vezes eu penso se nao é a gente que se acostuma e acha que melhorou... mas hoje eu tava observando, poxa, estava eu fazendo curvinha de esquina em 3ª em subida a 1500rpm e as vezes até um pouco menos, numa boa.... no inicio, quando peguei o carro, essa era uma situacao onde o etorq chiava...
como disse, fiz 2 viagens com o carro... a primeira de 5hs + 5hs e a segunda de 11hs + 8,5hs... sugestao que dou pra galera que tem etorq: coloquem os brinquedos na estrada!!! etorq+estrada vai muito bem diga-se de passagem.
como disse, fiz 2 viagens com o carro... a primeira de 5hs + 5hs e a segunda de 11hs + 8,5hs... sugestao que dou pra galera que tem etorq: coloquem os brinquedos na estrada!!! etorq+estrada vai muito bem diga-se de passagem.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Amaciar motor (?)
16V é feito para estrada mesmo. Mesmo com o comando de válvulas variáveis
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 318
- Registrado em: Seg Mai 04, 2009 9:33 pm
- Localização: Goiânia
Re: Amaciar motor (?)
olha eu dirijo a semana inteira de boa, quando me estresso piso fundo e eu e meu marido notamos que quando ele pisa no final de semana sempre esticando as marchas o carro faz 11,9 na gasolina e quando eu ando bem devagar o carro faz 9,0 na gasolina, viagei varias vezes com o carro agora ta com 20 mil km's e quando pisava na br uns 140 a 160 direto com duas pessoas o carro desenvolvia bastante, mais noto que a karta marcha nao tem tanta foça como na terceira pra ultrupassar se o teu giro está alto, acho que isso forço o motor e fez ele ser mais rapido, mais nao deu 2 meses andando devagar no maximo 100 na via expressa ele meio que se gasga. Antigamente eu passava a lombadana terceira marcha hoje tenho que fazer isso na segunda. meu marido tem o uno ele fez o mesmo mais notei uma diferença enorme até nos peguinha o uno dele ganha do punto por ele ter usado muito as marchas nos primeiras 20 mil kms! acredito que se vc amaciar tem q anda sempre amaciando pq como moro em floripa sempre tem fila nunca se passa de 100 a nao ser quando pega uma BR coisa que ele sempre faz pois vive viajando!
- Piloto de Atari
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qua Abr 13, 2011 3:56 pm
- Localização: florianopolis
Re: Amaciar motor (?)
Bom pessoal...
eu sei que o motor de Moto é diferente do de carro e talz...
mas a Ducati, por exemplo, ela limita a garantia à rotação do motor.
segundo o pessoal da loja de Verona (IT), a moto tem que nos primeiros 1000km nao passar de 4000RPM.
Dai depois dos 1000 até os 2000 nao pode passa de 5000RPM
pra só dai esticar.... se nao perde a garantia
Faço isso com meus carros, sempre estico depois de 1 mes com o carro mais ou menos, mas nao saio rasgando...
Espero 2, 3 meses pra ver até onde o carro aguenta hahahah
abraços
eu sei que o motor de Moto é diferente do de carro e talz...
mas a Ducati, por exemplo, ela limita a garantia à rotação do motor.
segundo o pessoal da loja de Verona (IT), a moto tem que nos primeiros 1000km nao passar de 4000RPM.
Dai depois dos 1000 até os 2000 nao pode passa de 5000RPM
pra só dai esticar.... se nao perde a garantia
Faço isso com meus carros, sempre estico depois de 1 mes com o carro mais ou menos, mas nao saio rasgando...
Espero 2, 3 meses pra ver até onde o carro aguenta hahahah
abraços
- Piloto de Atari
- Mensagens: 27
- Registrado em: Dom Abr 10, 2011 10:44 pm
- Localização: São Paulo
Re: Amaciar motor (?)
PauloR, mas se realmente for assim, essa informação tem que constar (no minimo) no manual do proprietário... o manual nao traz nada sobre isso.
eu também evito no inicio, mas por pura precaução, pq pelo manual ja poderia sair rasgando... só peguei estrada aos 500km por extrema necessidade...
eu também evito no inicio, mas por pura precaução, pq pelo manual ja poderia sair rasgando... só peguei estrada aos 500km por extrema necessidade...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Amaciar motor (?)
aí pessoal, quero saber como amaciar o motor do meu punto 1.6 16v para ficar andando bem, alguem tem uma resposta concrete. abraço
- Piloto de Atari
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sáb Out 22, 2011 4:30 pm
- Localização: santana do livramento
Re: Amaciar motor (?)
Sem querer desenterrar o tópico depois de quase um ano....
Alguém aí que comprou o carro nesse intervalo tem mais informações? Sei lá, a FIAT, mecânico de confiança...
Comprei o carro, mas por força maior terei que emplacar em outra cidade, 230 km daqui. Pior é que é a "rodovia da m.or.te", de BH até o Vale do Aço.
Agradeço desde já.
Alguém aí que comprou o carro nesse intervalo tem mais informações? Sei lá, a FIAT, mecânico de confiança...
Comprei o carro, mas por força maior terei que emplacar em outra cidade, 230 km daqui. Pior é que é a "rodovia da m.or.te", de BH até o Vale do Aço.
Agradeço desde já.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 113
- Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:39 pm
- Localização: Belo Horizonte
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes