Motor Fundido

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Motor Fundido

por Junior Luchi » Qui Abr 28, 2011 4:14 pm

Amém !!!
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por celowfx » Seg Mai 02, 2011 1:36 am

rguarita escreveu:Caracaaaaa meu, o motor foi pro saco! o que tu fez com esse carro ae?

Rapaz, foi pro saco sim. O mais curioso é que eu não sei o que foi que eu fiz! Hehehehe
Foi estranho. Estava perto da Serra do Jordão, nas proximidades de Araguari/MG, num declive, engatado em 5ª marcha, sem acelerar.
Do nada escutei um barulho seco, abafado e vi fumaça saindo por trás do carro. Em seguida trepidou tudo, como se eu tivesse passado em um punhado de cascalhos (o que, na verdade, era a biela de um dos pistões passeando dentro do bloco do motor (:D)). Foi o tempo da luz espia do óleo acender, o computador de bordo piar freneticamente e me mandar parar. Pois bem, parei. Aí o óleo todo já tinha ido embora. Solução? Guinchar o carro de Araguari/MG à Londrina/PR (750km).

Com o carro já na minha cidade, meu mecânico abriu o motor e viu que uma das bielas tinha se partido (o que deixou o pistão solto), aí já devem imaginar o que aconteceu...

Hoje o bloco tem 4 rombos enormes, dois de cada lado, sem contar as avarias por dentro dele. Segundo meu mecânico não é viável a restauração.
Cabeçote, virabrequim e os dois pistões que sobraram vão precisar passar por retífica.

aldsxp escreveu:Deus nos proteja desses motores premiados e nos livrais das CC picaretas e da polícia, amém!!!!!!!!!!!

Olha, posso te dizer, sinceramente, que Deus me protegeu! Imagine, estava a 120km/h, num declive, num lugar virtualmente sem acostamento, sem sinal de telefone, na volta de um feriado prolongado, super movimentado. Deus me ajudou muito mandando uma alma bondosa pra me dar carona e proteger a minha família que teve de ficar no carro enquanto eu buscava ajuda! Graças a Deus o prejuízo foi só de ordem material, sem maiores problemas.

Pra resumir, eu ainda acho que, considerando a kilometragem do veículo, as condições de uso, e o problema envolvendo os motores 1.8 herdados da GM, muita coisa pode rolar no que diz respeito à indenização ou cobertura, por parte da CC, do reparo do carro. Questões envolvendo Direito do Consumidor e vícios ocultos de difícil constatação, etc, etc. Vamos ver no que dá!
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!
Imagem
[Bravo SpoRting]
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por viinicius » Seg Mai 02, 2011 3:34 pm

Então quer dizer que se o motor arrebentar na garantia.. E eles pegarem informações que eu passei de uma certa rotação ou velocidade, eu corro o risco de perder a garantia?!?!

E outra, a troca de oleo é a cada 7.500? ou 15.000?
Não entendi.
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Ferranda » Seg Mai 02, 2011 3:54 pm

Vamos Lá Vinicius

O modulo de injeção tem uma memoria de ocorrencias, essa memoria armazena continuamente as condiçoes de uso do motor.
Rpm x velocidade x exigencia (% acelerador) e alertas (oleo, temperatura, voltagem e etc). Entre outras coisas.

O modulo "protege" o motor contra alta rpm, cortando a alimentação acima de uma determinada RPM, porem nada impede do motorista "erroneamente" jogar uma 2º a 130km/h e dar over speed no motor...
Sim, essas informaçoes estão disponiveis e a montadora e CC podem acessar esses dados.
Porem uso normal e dentro das faixas de uso e rpm, nada podem alegar...
Claro que se ficar um registro de 6500rpms por 3hrs e vce reclamar que o motor fundiu, aí eles vão alegar mal uso. :lol: :lol: (E com razão)...

Já quanto ao oleo, apesar do manual indicar a troca a cada 15.000kms, isso é em condição ideal. (Condição teorica) e não operacional...
O Ideal é trocar a cada 7500kms.
Normalmente trocar a cada 15.000km acarreta problemas futuros (Borra, entupimento de galerias, desgaste de bronzinas e etc.)

Espero ter ajudado.

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por viinicius » Seg Mai 02, 2011 4:59 pm

Ferranda escreveu:Vamos Lá Vinicius

O modulo de injeção tem uma memoria de ocorrencias, essa memoria armazena continuamente as condiçoes de uso do motor.
Rpm x velocidade x exigencia (% acelerador) e alertas (oleo, temperatura, voltagem e etc). Entre outras coisas.

O modulo "protege" o motor contra alta rpm, cortando a alimentação acima de uma determinada RPM, porem nada impede do motorista "erroneamente" jogar uma 2º a 130km/h e dar over speed no motor...
Sim, essas informaçoes estão disponiveis e a montadora e CC podem acessar esses dados.
Porem uso normal e dentro das faixas de uso e rpm, nada podem alegar...
Claro que se ficar um registro de 6500rpms por 3hrs e vce reclamar que o motor fundiu, aí eles vão alegar mal uso. :lol: :lol: (E com razão)...

Já quanto ao oleo, apesar do manual indicar a troca a cada 15.000kms, isso é em condição ideal. (Condição teorica) e não operacional...
O Ideal é trocar a cada 7500kms.
Normalmente trocar a cada 15.000km acarreta problemas futuros (Borra, entupimento de galerias, desgaste de bronzinas e etc.)

Espero ter ajudado.

Entendi quanto à parte do motor.

Agora sobro o oleo.. as revisões são de 15k em 15k.. seria melhor então eu trocar quando tiver 7.500 por fora da cc? (mas com o oleo indicado) e quando tiver a revisão dos 15k eu trocar novamente para não perder a garantia nem o carro?
Ai eu troco aos 22500 também? (que são 7500km depois dos 15k da revisão)

Entendeu a minha pergunta? AHAHAHAHAHAH
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por M.Baigan » Seg Mai 02, 2011 5:07 pm

Um motor leva no MINIMO uns 130.000 km para fundir. Tente ir no PROCOM, eles resolvem tudo muito rápido e sempre dão razão ao consumidor.
BATTLEFIELD 3 (PS3) LACRADO NA CAIXA R$140,00
Usuário Banido
Usuário Banido

por bbcobra » Seg Mai 02, 2011 6:55 pm

apenas para conhecimento , tive um palio hlx e rodei 220mil km antes de vender pra concessionaria, E EU TROCAVA O OLEO A CADA 15MIL KM, mas utilizava um api 5w40 100% sintetico
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Seg Mai 02, 2011 9:06 pm

Amigos...
Realmente esse assunto é polemico....
Não confio em oleo para 15.000kms. Ainda mais com a nossa otima gasolina.
Vai muito da sorte e da utilização do carro.

Prezado vinicius, é justamente isso o que eu faço. Nas revisões eu troco na CC, nas "intermediarias" eu troco fora da CC e guardo a NF com a esp. do oleo.

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por celowfx » Ter Mai 03, 2011 10:56 am

M.Baigan escreveu:Um motor leva no MINIMO uns 130.000 km para fundir. Tente ir no PROCOM, eles resolvem tudo muito rápido e sempre dão razão ao consumidor.

Pois é! E é justamente isso que penso também. Eu não sei se ir ao Procon vá resolver alguma coisa, porque, de regra, eles não sabem de coisa nenhuma. Na verdade, eu já liguei pra lá e me disseram que se o motor não apresentou problemas dentro dos 90 dias de garantia (Código de Defesa do Consumidor, art. 26, II) eu não teria direito a nada (informação deles, hein!!). Mas independentemente da intervenção do Procon, existem vias alternativas (as judiciais, principalmente) para resolver o problema. Esse tipo de problema, de difícil constatação, ainda mais por leigos, é o que chamamos de "vícios redibitórios" :) sem prejuízo de inverter o ônus da prova para o fornecedor, por ser relação de consumo.

bbcobra escreveu:apenas para conhecimento , tive um palio hlx e rodei 220mil km antes de vender pra concessionaria, E EU TROCAVA O OLEO A CADA 15MIL KM, mas utilizava um api 5w40 100% sintetico

Como o Ferranda disse, esse assunto do óleo é bem polêmico. Na troca de óleo que fiz antes do problema, eu entrei em contato com a mecânica da CC e me disseram que os motores 1.8 herdados da GM trabalham melhor com óleos semi-sintéticos, com a viscosidade maior do que os 100% sintéticos (que são ideais para motores como o Fire 1.4, ou para os que trabalham num regime de rotação mais alto - Ferranda, me corrija se eu estiver errado). Por isso, justamente para evitar dores de cabeça, fiz a troca com 6 meses e com os óleos recomendados (15W40).
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!
Imagem
[Bravo SpoRting]
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por bbcobra » Ter Mai 03, 2011 6:49 pm

foi notavel a diferença quando substitui definitivamente o oleo de fabrica 15w40 api sl(uma *&%$#) por um api sm 5w40 100% sintetico, o motor rodava mais liso, e as partidas de manha no alcool tranquilas, nem usava mais o reservatorio de partida a frio.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo