Contran proíbe instalação de farol de xênon

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

por Valmir » Qua Jun 08, 2011 2:07 pm

08/06/2011 - 11h04

A instalação de faróis de xênon --gás xenônio-- em veículos foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em todo o país. A resolução 384 foi publicada na terça-feira (7) no "Diário Oficial da União".

Segundo o Contran, a proibição das potentes lâmpadas de xênon --iluminam até três vezes mais que faróis normais-- foi implantada por um quesito de segurança: a luz forte pode ofuscar a visão dos motoristas e causar acidentes. A resolução permite a substituição dos faróis de xênon em veículos que possuem os modelos em seus projetos originais. Os carros novos fabricados antes da norma também estão liberados.

Imagem

O dispositivo chegou a ser proibido pelo Contran em 2009, mas foi liberado após regulamentação que estabelece limites de intensidade de luz.

Os kits de farol de xênon podem custar até R$ 2.000, dependendo do grau de iluminação. O dispositivo virou moda entre os amantes de carros tunados pelo aspecto estético. A instalação irregular do modelo resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

ACESSÓRIOS

De acordo com o Contran, a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material nos dispositivos de iluminação de veículos --conhecidas como máscaras-- também foi proibida na terça.

fonte: Folha.com
Imagem

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Contran proíbe instalação de farol de xênon

por Mucs » Qua Jun 08, 2011 2:13 pm

ahh no Punto eh mt dificl pegarem...policia axa q jah vem de fabrica e tals...
complicado sao aqueles golzin quadrado com xenon 8000k :lol: :x
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Gilonna » Qua Jun 08, 2011 2:15 pm

O que eles vão fazer com aqueles que já tem autorização do próprio Detran no DOC do carro???
Velha Guarda
Velha Guarda

por wells » Qua Jun 08, 2011 2:26 pm

Bom uma lei substitui a outra né... uma autorizava, agora essa "desautoriza".

Mas sinceramente, tenho xenon no meu punto desde o ano passado, nunca fui parado e olha que passo 2 vezes por dia na frente da policia rodoviaria (de manhã e de noite).
Há 1 mes atrás fui parado numa blitz. O guardinha veio reclamar que meu farol tava alto demais que tava iluminando as placas... hauauauahua :mrgreen:
Ja tava preparado pra levar uma multa por causa do xenon, já que eu não legalizei ele, e sempre ando com as lampadas originais pro caso de mandarem tirar... Ai ele virou e falou pra eu mandar regular o farol... é mole??? :shock:
E olha que tinha esse aí que devia ser cabo ou alguma coisa bem porcaria da PM, e veio o "chefão" da blitz (tenente provavelmente) olhou e também e não falou nada.

Depois desse "baculejo" que tomei, regulei os faróis e deixei eles na regulagem mais pra baixo possível... pelo menos agora não cego os morcegos... :mrgreen:

Como essa lei abre uma "brexa" pro caso do carro possuir xenon em algum modelo de punto que já saia de fabrica, a minha alegação pro caso de ser parado e encrencarem vai ser essa. Quero ver quantos guardinhas vão saber que o punto não tem xenon nem como opcional... :mrgreen:

MASSS de qualquer maneira vou continuar andando com o par de lampadas halogenas... :?
Editado pela última vez por wells em Qua Jun 08, 2011 2:29 pm, em um total de 1 vez.
Wells Dantas
[email protected]

Cuide bem do seu corpo, afinal você vive dentro dele...
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Valmir » Qua Jun 08, 2011 2:28 pm

e sempre quando sai uma lei é o periodo que eles mais multam, fiquem espertos!
Imagem

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por moisesvalbuza » Qua Jun 08, 2011 2:39 pm

Eita OOrra viu... Isso é culpa desses infelizes que ficam olhando pro farol do carro que vem contra ao invés de olhar pra sua própria pista. Dpois falam q ofusca a visão e talz... k.c.t. viu!! (X()
Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por diego.paris » Qua Jun 08, 2011 2:50 pm

ehhehehe....tenho só no milha....e pelo jeito vou continuar assim!...Agora não entendi a nota, não será mais permitido máscara negra?
é nois!!!!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por je9445 » Qua Jun 08, 2011 2:58 pm

Li em um outra reportagem que quem ja tem legalizado pode utilizar. A lei vale apenas para quem não tiver legalizado....

Mas é o que o brother mais assima comentou: Os caras pensam que Punto vem com xexon de fabrica e nem param.....
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por luizeduardo » Qua Jun 08, 2011 3:07 pm

Blá blá... blá... blá...blá... não entendem nada mesmo.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Valmir » Qua Jun 08, 2011 3:47 pm

je9445 escreveu:Li em um outra reportagem que quem ja tem legalizado pode utilizar. A lei vale apenas para quem não tiver legalizado....

Mas é o que o brother mais assima comentou: Os caras pensam que Punto vem com xexon de fabrica e nem param.....

eu não confiaria nisso, se for p/ tirar $$ os bichos não poupam esforços...
e o punto já tem 4 anos de mercado, já tá manjado
Imagem

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo