O seu Punto motor e-torq consome água?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

O seu Punto motor e-torq consome água?

Mensagempor Scorpio em Qui Jun 30, 2011 17:03

O meu Punto 1.6 motor e-torq consome cerca de 230 ml de água a cada 800 km rodados, ou seja, vai da marca de máximo a marca de mínimo do reservatório de compensação na quilometragem citada. Não há nenhum sinal de vazamento e o mecânico da autorizada também não encontrou nenhum vazamento.

O recepcionista técnico da autorizada disse que é normal consumir água, mas como eles tentam tirar o corpo fora de qualquer conserto durante a garantia não da para acreditar, além do que o sistema é pressurizado e não deveria baixar tão rápido.

Pergunta: O seu Punto com motor e-torq 1.6 ou 1.8 (o sistema de arrefecimento é igual) consome água?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Solução encontrada no caso do meu Punto: Era ar no sistema de arrefecimento, sangrei e não baixou mais.

Leia: viewtopic.php?f=22&t=16764&start=20#p337434

Lembrando que há outras causas para baixar o nível do fluido de arrefecimento.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE - 29 Junho de 2016

Na página 25 há uma informação relevante sobre um radiador alternativo ao original postado pelo colega Felipe.

Leia: viewtopic.php?f=22&t=16764&start=240#p497739

.

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio
Moderador
Moderador

Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: Punto

Re: O seu Punto motor e-torq consome água?

Mensagempor Ramom em Qui Jun 30, 2011 22:11

O meu no inicio bebia muita agua... Mas com o tempo ele foi se ajustando e parou com isso... Agora ele parece um camelo, o nivel demora muito pra baixar!
Ramom
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Ramon
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho
Apelido do Punto: Palio

Mensagempor Scorpio em Qui Jun 30, 2011 23:26

Ramom escreveu:O meu no inicio bebia muita agua... Mas com o tempo ele foi se ajustando e parou com isso... Agora ele parece um camelo, o nivel demora muito pra baixar!

Obrigado por responder!

Ouvi de dois mecânicos experientes que consultei que micro vazamento em um carro novo pode selar por si só com o passar do uso do carro.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor Flavio Vilas Bôas em Sex Jul 01, 2011 18:17

Ao meu entender NÃO justifica consumir água, mesmo porque trata-se de um circuito totalmente fechado. O meu, 1.8 16 V está com 13.000 Km e nunca necessitou de uma só gota. É bom ficar atento. Valeu.
Flavio Vilas Bôas
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Flavio
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Laranja Spot
Apelido do Punto: Igor

Mensagempor Scorpio em Sex Jul 01, 2011 18:43

Flavio Vilas Bôas escreveu:Ao meu entender NÃO justifica consumir água, mesmo porque trata-se de um circuito totalmente fechado. O meu, 1.8 16 V está com 13.000 Km e nunca necessitou de uma só gota. É bom ficar atento. Valeu.

Você esta 100% certo! Não é para baixar da forma como baixa no meu carro o problema é que o vazamento é tão pequeno que não da para achar por onde a água esta escapando, tenho que esperar aumentar o vazamento ou parar de baixar a água como aconteceu com o Punto do colega Ramom que informou tal fato acima.

O duro é ter que ouvir de um recepcionista técnico da autorizada Fiat que é normal consumir água. (#-o)
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor shadowcps em Sex Jul 01, 2011 20:00

Quebrando meu silêncio por uma boa causa: Scorpio na boa- voce é de são paulo e tem várias CCs aí ou cidades vizinhas então, procure outra, que esse recepcionista não entende de nada ! Busque uma segunda opinião porque, como disseram, o sistema é selado e trabalha quando quente, pressurizado então, o "consumo" na verdade é perda de vapor de água por alguma junção ou, até mesmo, pela caixa de ar sob o painel que, para aquecer em dias frios, deixa a água quente circular por ali. Um dica que pode ajudar a identificar ponto de fuga: por causa da coloração do aditivo busque alguma mancha avermelhada nas conexões das mangueiras, tampas do reservatório / radiador e, dentro do carro, tente identificar sob o painel um cheiro adocicado (o aditivo é composto por etileno-GLICOL - glicose = açucar). Isso não é normal.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Punto: Sporting
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor Scorpio em Sex Jul 01, 2011 20:29

shadowcps escreveu:Quebrando meu silêncio por uma boa causa: Scorpio na boa- voce é de são paulo e tem várias CCs aí ou cidades vizinhas então, procure outra, que esse recepcionista não entende de nada !Busque uma segunda opinião
Já procurei outra autorizada e não conseguiram detectar por onde esta vazando o fluido do radiador.
Além disso, procurei dois mecânicos de confiança e eles disseram que como vaza muito pouco é quase impossível localizar.

shadowcps escreveu:como disseram, o sistema é selado e trabalha quando quente, pressurizado.
Disse isso no post inicial

shadowcps escreveu:o sistema é selado e trabalha quando quente, pressurizado então, o "consumo" na verdade é perda de vapor de água por alguma junção ou, até mesmo, pela caixa de ar sob o painel que, para aquecer em dias frios, deixa a água quente circular por ali.
Quando falei consumo quis dizer que tem que repor água...

shadowcps escreveu:Um dica que pode ajudar a identificar ponto de fuga: por causa da coloração do aditivo busque alguma mancha avermelhada nas conexões das mangueiras, tampas do reservatório / radiador e, dentro do carro, tente identificar sob o painel um cheiro adocicado (o aditivo é composto por etileno-GLICOL - glicose = açucar). Isso não é normal.
Obrigado pela dica!
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor Scorpio em Sex Jul 01, 2011 20:30

Nota: O objetivo deste post é saber se esse problema de vazamento de água do radiador nos Puntos com motor e-torq é recorrente.

Quem tiver Punto com motor e-torq e puder contribuir informado; agradeço antecipadamente.
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor shadowcps em Sex Jul 01, 2011 20:32

o nivel da água do meu continua exatamente o mesmo de quando me foi entregue, quase 6 mil km atrás...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Punto: Sporting
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor Fernando Vieira em Sex Jul 01, 2011 22:49

shadowcps escreveu:Quebrando meu silêncio por uma boa causa:

Queremos mais novidades do mundo GEMÊ.

Bom ver você de volta a posição de origem. :dance: :dance: :dance: :dance:

shadowcps escreveu: dentro do carro, tente identificar sob o painel um cheiro adocicado (o aditivo é composto por etileno-GLICOL - glicose = açucar). Isso não é normal.

Só não tente lamber o carro. De repente, se der formiga...

(Tá, só não quis perder a piada)

Mas falando sério, um pouco de perda é normal, mas não deve ser significante, pois o sistema é fechado (selado) e no sistema ideal não haveria perda. Há um pouco. É a mesma coisa que o sistema do A/C que não deve perder "gas".
Fernando Vieira
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

Nome: Fernando
Punto: ELX 1.4
Cor: Vermelho Modena
Apelido do Punto: Red 5

Próximo

Voltar para Dúvidas