Punto 1.6 vazamento de água do radiador
Re: PUNTO 1.6 VAZAMENTO DE ÁGUA DO RADIADOR
Ferranda escreveu:Posso dar um chute diferente ????
Normalmente quando se percebe vazamento só com o carro frio, está relacionado com o selo mecânico da bomba d'agua.
Quando o carro está quente, a agua que vaza evapora ou é dispersada pelo movimento da correia dentada.
Após desligar o carro, o sistema continua pressurizado, porem como a correia está parada, a agua "aparece".
Onde exatamente faz a poça de aditivo+agua? Se for em uma posição abaixo da correia é a bomba.
Quanto à mangueira dilatar e o furo tampar, é justamente ao contrario o que ocorre. Com o calor, a mangueira "amolece" a pressão do sistema aumenta e o furo se torna maior.![]()

Acho que viajei legal nessa mesmo. Faz sentido. Embora eu já ouvi falar nesse tipo de mangueira sim, você consegue esse efeito estruturando a mesma, impedindo que o diâmetro aumente, obrigando a borracha a crescer para o furo. Não deve ser mesmo o caso.
Desculpa a falha

- Piloto de Kart de feriado
Também achei uma vigem legal... mas como posto pouco aqui no PuntoClube preferi ficar quieto. 

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Hmm... A unica coisa q preenche furo quando fura sao aqueles pneus especiais. Só que eles possuem uma especie de gel ou algo parecido dentro né?
- Velha Guarda
Prezados, obrigado a todos que responderam as minhas dúvidas.
Aparentemente o problema foi resolvido, vou torcer pra não voltar a vazar água.
Levei na concessionária e trocaram a mangueira inferior do radiador, fizeram o teste com a bomba de vácuo (que é ligada onde encaixa a tampa do reservatório de água do radiador) e mesmo trocando a mangueira o vazamento continuou (acompanhei o serviço) e a mangueira que trocaram aparentemente nao tinha nenhum problema.
Os mecânicos então passaram um produto na mangueira veda junta (suple black da Loctite) que foi a única coisa que fez o vazamento parar. A água estava vazando na junta da mangueira com o conector de alúmínio do motor. Espero que com o passar do tempo o vazamento não volte depois que acabar a garantia.
Um abraço pra todos.
Aparentemente o problema foi resolvido, vou torcer pra não voltar a vazar água.
Levei na concessionária e trocaram a mangueira inferior do radiador, fizeram o teste com a bomba de vácuo (que é ligada onde encaixa a tampa do reservatório de água do radiador) e mesmo trocando a mangueira o vazamento continuou (acompanhei o serviço) e a mangueira que trocaram aparentemente nao tinha nenhum problema.
Os mecânicos então passaram um produto na mangueira veda junta (suple black da Loctite) que foi a única coisa que fez o vazamento parar. A água estava vazando na junta da mangueira com o conector de alúmínio do motor. Espero que com o passar do tempo o vazamento não volte depois que acabar a garantia.
Um abraço pra todos.
- Piloto de Atari
Olá amigo tive um problema parecido com o seu , pela manhã sempre verificava umas gotas vermelhas no chão da garagem , deixei o Carro funcionando várias vezes até a ventorinha armar e nada de encontar o vazamento. enquanto isso as manchas continuavam aparecendo até que um dia percebi um furo sem vergonha formando uma pequena gota na parte de cima da mangueira, e como os amigos do forum já disseram qndo quente dificilmente vazava , mas na madrugada com o carro frio ocorria o vazamento maior , mangueira trocada problema solucionado. espero ter ajudado!!!!
- Piloto de Atari
Obrigado pela dica Alf. O problema já foi resolvido com a substituição da mangueira.
Muito obrigado.
Vinicius
Muito obrigado.
Vinicius
- Piloto de Atari
Cara tenho um Punto Essence 1.6 2010/2011 e me parece que esse é um problema cronico com esses modelos.
Meu carro esta com 23000Km e sem garantia há uns 3 meses, reparei que a água estava sumindo, completei o reservatório com o aditivo original e por conta da coloração laranja pude perceber o que estava ocorrendo, o radiador estava com vazamento.
Levei em um mecânico de minha confiança e vi com meus próprios olhos o que estava acontecendo, no canto inferior esquerdo do radiador, bem na emenda do radiador estava ocorrendo o vazamento.
A sua observação sobre o vazamento ocorrer somente com o motor frio esta correta, só não sei o porque, mas já li relatos de outros participantes do fórum com problema semelhante com a Km parecida com a do meu carro.
Mesmo estando fora da garantia, irei na concessionária tentar a troca na garantia, pois já li que algumas pessoas conseguiram.
Meu carro esta com 23000Km e sem garantia há uns 3 meses, reparei que a água estava sumindo, completei o reservatório com o aditivo original e por conta da coloração laranja pude perceber o que estava ocorrendo, o radiador estava com vazamento.
Levei em um mecânico de minha confiança e vi com meus próprios olhos o que estava acontecendo, no canto inferior esquerdo do radiador, bem na emenda do radiador estava ocorrendo o vazamento.
A sua observação sobre o vazamento ocorrer somente com o motor frio esta correta, só não sei o porque, mas já li relatos de outros participantes do fórum com problema semelhante com a Km parecida com a do meu carro.
Mesmo estando fora da garantia, irei na concessionária tentar a troca na garantia, pois já li que algumas pessoas conseguiram.
- Piloto de Atari
Mas pelo que sei todo serviço realizado em CC tem garantia. Guarde a nota e caso volte a vazar reclame.
Mas achei muito precoce a troca de mangueira com essa kilometragem...
Mas achei muito precoce a troca de mangueira com essa kilometragem...
- Roda dura de Auto Escola
Estou com o mesmo problema agora, carro quente não vaza, carro frio faz uma poça de água + fluido de radiador. irei levar para checar e trocar a mangueira. valeu !
- Piloto de Atari
Peguei o carro do mecanico, troquei a válvula termostática que estava com a vedação rompida, sensor de temperatura que tambem estava vazando, mangueiras estavam ok !
- Piloto de Atari