Problema, Velocidade T-jet
Re: Problema, Velocidade T-jet
Takinarios escreveu:[
Sobre a turbina, ele pode procurar alguma de algum carro que deu PT, mas para pagar os 5k na CC, eu colocava uma maior ja
Me too


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Problema, Velocidade T-jet
Uma palavrinha sobre os oleos e suas especificaçoes...
O que significam os números (10W40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?
Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60).
A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Assim sendo, se o oleo do seu carro deve ser o 15W40 voce pode tranquilamente mudar ele para o 5W40 visto que a parte que voce esta alterando é apenas a parte do oleo com caracteristicas de lubrificacao a frio, ou seja, durante a partida e aquecimento.
Resumindo mais ainda. Voce poode diminuir o menor numero e/ou aumentar o maior numero da especificacao do seu oleo sem perder em qualidade e caracteristicas.
15W40 = 10W50 (aumento lubrif em baixa e em alta temp) = 5W40 (aumento em baixa temp) <> 5W30 porque a lubrificacao em alta temperatura fica prejudicada.
O que significam os números (10W40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?
Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60).
A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Assim sendo, se o oleo do seu carro deve ser o 15W40 voce pode tranquilamente mudar ele para o 5W40 visto que a parte que voce esta alterando é apenas a parte do oleo com caracteristicas de lubrificacao a frio, ou seja, durante a partida e aquecimento.
Resumindo mais ainda. Voce poode diminuir o menor numero e/ou aumentar o maior numero da especificacao do seu oleo sem perder em qualidade e caracteristicas.
15W40 = 10W50 (aumento lubrif em baixa e em alta temp) = 5W40 (aumento em baixa temp) <> 5W30 porque a lubrificacao em alta temperatura fica prejudicada.
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1531
- Registrado em: Qui Fev 05, 2009 9:03 am
- Localização: BH
Re: Problema, Velocidade T-jet
tiagocaria escreveu:Uma palavrinha sobre os oleos e suas especificaçoes...
O que significam os números (10W40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?
Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60).
A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Assim sendo, se o oleo do seu carro deve ser o 15W40 voce pode tranquilamente mudar ele para o 5W40 visto que a parte que voce esta alterando é apenas a parte do oleo com caracteristicas de lubrificacao a frio, ou seja, durante a partida e aquecimento.
Resumindo mais ainda. Voce poode diminuir o menor numero e/ou aumentar o maior numero da especificacao do seu oleo sem perder em qualidade e caracteristicas.
15W40 = 10W50 (aumento lubrif em baixa e em alta temp) = 5W40 (aumento em baixa temp) <> 5W30 porque a lubrificacao em alta temperatura fica prejudicada.
Ali voce colocou 10w50, se aumentar a viscosidade vai ter problemas.
A questão é que um motor turbo é diferente de um normal (tem que lubrificar a turbina tambem), por isso eu fiquei em duvida do 5w30, mas em motores normais pode colocar menor desde que não abaixe muito (de w50 para w30 por exemplo), mas aumentar nunca.
- Velha Guarda
- Mensagens: 5143
- Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
- Localização: SP
Re: Problema, Velocidade T-jet
O nivel de viscosidade que o oleo tem que ter para criar o "filme" lubrificante, é um assunto bem complexo.
Ainda mais em motor turbo, onde o oleo tem a função adicional de "refrigerar" a turbina.
Posso aceitar a ideia de alterar o grau API para melhor (SH, SJ....), porem não alteraria a viscosidade SAE.

Ainda mais em motor turbo, onde o oleo tem a função adicional de "refrigerar" a turbina.
Posso aceitar a ideia de alterar o grau API para melhor (SH, SJ....), porem não alteraria a viscosidade SAE.


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Problema, Velocidade T-jet
Ferranda escreveu:O nivel de viscosidade que o oleo tem que ter para criar o "filme" lubrificante, é um assunto bem complexo.
Ainda mais em motor turbo, onde o oleo tem a função adicional de "refrigerar" a turbina.
Posso aceitar a ideia de alterar o grau API para melhor (SH, SJ....), porem não alteraria a viscosidade SAE.
A viscosidade de alta temperatura eu não tenho coragem de alterar, mas a de baixa ja troquei rsrs
@dono do topico Alguma novidade?
- Velha Guarda
- Mensagens: 5143
- Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
- Localização: SP
Re: Problema, Velocidade T-jet
Desculpa galera... tava em semana de prova na universidade, não tive tempo pra nada..rsrs..
enfim... como não tem outro motor t-jet, e não tem outra turbina pra testar eles me devolveram o carro e disseram que estava pra chegar um outro carro com o mesmo motor (o t-jet), ai vão testar pra ver se é a turbina mesmo.
A unica diferença que eu peguei o carro é que esta com um assobio(acho que é assim) quando eu acelero, coisa chata.
Será que não poderia ser um furo na mangueira, que está ocasionando essa perca de potencia, ou será a helice da turbina que está torta ou quebrada. eu não sei..
E em relação a uma turbina maior... aonde vende? e será que era necessario muitas adaptações para coloca-la?
enfim... como não tem outro motor t-jet, e não tem outra turbina pra testar eles me devolveram o carro e disseram que estava pra chegar um outro carro com o mesmo motor (o t-jet), ai vão testar pra ver se é a turbina mesmo.
A unica diferença que eu peguei o carro é que esta com um assobio(acho que é assim) quando eu acelero, coisa chata.
Será que não poderia ser um furo na mangueira, que está ocasionando essa perca de potencia, ou será a helice da turbina que está torta ou quebrada. eu não sei..
E em relação a uma turbina maior... aonde vende? e será que era necessario muitas adaptações para coloca-la?
- Piloto de Atari
- Mensagens: 30
- Registrado em: Ter Jul 28, 2009 11:40 pm
- Localização: Campina Grabde
Re: Problema, Velocidade T-jet
Assobio quando acelera ou quando solta o acelerador? Eu tentaria tirar todo o combustível e colocaria um tanque de podium para ver.....
Tem um caso de uma mangueira que resseca e solta, que causa uma perda, mas não sei exatamente qual. Tenta dar uma olhada no motor e ve se não tem nada ressecado....
Tem um caso de uma mangueira que resseca e solta, que causa uma perda, mas não sei exatamente qual. Tenta dar uma olhada no motor e ve se não tem nada ressecado....
- Velha Guarda
- Mensagens: 5143
- Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
- Localização: SP
Re: Problema, Velocidade T-jet
A mangueira que falam que é fragil, é aquela que liga no intercooler.
To achando que estão querendo te enrrolar , Jonas.
Se está "assobio" é porque a turbina está girando !
Continuo achando que não é turbina!

To achando que estão querendo te enrrolar , Jonas.
Se está "assobio" é porque a turbina está girando !
Continuo achando que não é turbina!


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Problema, Velocidade T-jet
dá um assobio quando eu acelero... e não quando tiro o pé do acelerador...
E não é a gasolina... eu ando uma faixa de 400 a 500 km por semana.. então já abasteci 2x.
E quanto ao que vcs estão falando possa ser que seja.
Falei com meu tio que é mecanico(mas não mora em minha cidade), ele falou que poderia ser ou um furo na mangueira do intercooler ou a hélice da turbina que poderia estar torta como já tinha falado...
Mas pelo menos uma coisa boa é... já encontrei 2 punto t-jet que deram PT. a turbina custando mais ou menos 1500... pelos menos isso...
mas vou averiguar a mangueira...
E não é a gasolina... eu ando uma faixa de 400 a 500 km por semana.. então já abasteci 2x.
E quanto ao que vcs estão falando possa ser que seja.
Falei com meu tio que é mecanico(mas não mora em minha cidade), ele falou que poderia ser ou um furo na mangueira do intercooler ou a hélice da turbina que poderia estar torta como já tinha falado...
Mas pelo menos uma coisa boa é... já encontrei 2 punto t-jet que deram PT. a turbina custando mais ou menos 1500... pelos menos isso...
mas vou averiguar a mangueira...
- Piloto de Atari
- Mensagens: 30
- Registrado em: Ter Jul 28, 2009 11:40 pm
- Localização: Campina Grabde
Re: Problema, Velocidade T-jet
Leva num bom mecanico ou preparador e pede para ele dar uma olhada em todo o sistema de turbina/intercooler.
Se puder filme esse assobio rs
Se puder filme esse assobio rs
- Velha Guarda
- Mensagens: 5143
- Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
- Localização: SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes