Problema, Velocidade T-jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Problema, Velocidade T-jet

por Ferranda » Qui Set 01, 2011 11:12 am

Takinarios escreveu:[
Sobre a turbina, ele pode procurar alguma de algum carro que deu PT, mas para pagar os 5k na CC, eu colocava uma maior ja :P

Me too (:D)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por tiagocaria » Qui Set 01, 2011 12:20 pm

Uma palavrinha sobre os oleos e suas especificaçoes...

O que significam os números (10W40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?

Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60).
A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Assim sendo, se o oleo do seu carro deve ser o 15W40 voce pode tranquilamente mudar ele para o 5W40 visto que a parte que voce esta alterando é apenas a parte do oleo com caracteristicas de lubrificacao a frio, ou seja, durante a partida e aquecimento.

Resumindo mais ainda. Voce poode diminuir o menor numero e/ou aumentar o maior numero da especificacao do seu oleo sem perder em qualidade e caracteristicas.
15W40 = 10W50 (aumento lubrif em baixa e em alta temp) = 5W40 (aumento em baixa temp) <> 5W30 porque a lubrificacao em alta temperatura fica prejudicada.
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Takinarios » Qui Set 01, 2011 7:17 pm

tiagocaria escreveu:Uma palavrinha sobre os oleos e suas especificaçoes...

O que significam os números (10W40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?

Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60).
A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Assim sendo, se o oleo do seu carro deve ser o 15W40 voce pode tranquilamente mudar ele para o 5W40 visto que a parte que voce esta alterando é apenas a parte do oleo com caracteristicas de lubrificacao a frio, ou seja, durante a partida e aquecimento.

Resumindo mais ainda. Voce poode diminuir o menor numero e/ou aumentar o maior numero da especificacao do seu oleo sem perder em qualidade e caracteristicas.
15W40 = 10W50 (aumento lubrif em baixa e em alta temp) = 5W40 (aumento em baixa temp) <> 5W30 porque a lubrificacao em alta temperatura fica prejudicada.

Ali voce colocou 10w50, se aumentar a viscosidade vai ter problemas.
A questão é que um motor turbo é diferente de um normal (tem que lubrificar a turbina tambem), por isso eu fiquei em duvida do 5w30, mas em motores normais pode colocar menor desde que não abaixe muito (de w50 para w30 por exemplo), mas aumentar nunca.
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Qui Set 01, 2011 8:36 pm

O nivel de viscosidade que o oleo tem que ter para criar o "filme" lubrificante, é um assunto bem complexo.
Ainda mais em motor turbo, onde o oleo tem a função adicional de "refrigerar" a turbina.
Posso aceitar a ideia de alterar o grau API para melhor (SH, SJ....), porem não alteraria a viscosidade SAE.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Takinarios » Sáb Set 03, 2011 6:11 pm

Ferranda escreveu:O nivel de viscosidade que o oleo tem que ter para criar o "filme" lubrificante, é um assunto bem complexo.
Ainda mais em motor turbo, onde o oleo tem a função adicional de "refrigerar" a turbina.
Posso aceitar a ideia de alterar o grau API para melhor (SH, SJ....), porem não alteraria a viscosidade SAE.

A viscosidade de alta temperatura eu não tenho coragem de alterar, mas a de baixa ja troquei rsrs

@dono do topico Alguma novidade?
Velha Guarda
Velha Guarda

por jonasrodrigotf » Sex Set 09, 2011 2:23 pm

Desculpa galera... tava em semana de prova na universidade, não tive tempo pra nada..rsrs..
enfim... como não tem outro motor t-jet, e não tem outra turbina pra testar eles me devolveram o carro e disseram que estava pra chegar um outro carro com o mesmo motor (o t-jet), ai vão testar pra ver se é a turbina mesmo.

A unica diferença que eu peguei o carro é que esta com um assobio(acho que é assim) quando eu acelero, coisa chata.

Será que não poderia ser um furo na mangueira, que está ocasionando essa perca de potencia, ou será a helice da turbina que está torta ou quebrada. eu não sei..

E em relação a uma turbina maior... aonde vende? e será que era necessario muitas adaptações para coloca-la?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Takinarios » Sex Set 09, 2011 8:13 pm

Assobio quando acelera ou quando solta o acelerador? Eu tentaria tirar todo o combustível e colocaria um tanque de podium para ver.....
Tem um caso de uma mangueira que resseca e solta, que causa uma perda, mas não sei exatamente qual. Tenta dar uma olhada no motor e ve se não tem nada ressecado....
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Sáb Set 10, 2011 6:37 pm

A mangueira que falam que é fragil, é aquela que liga no intercooler.
To achando que estão querendo te enrrolar , Jonas.
Se está "assobio" é porque a turbina está girando !
Continuo achando que não é turbina!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por jonasrodrigotf » Sáb Set 10, 2011 9:27 pm

dá um assobio quando eu acelero... e não quando tiro o pé do acelerador...
E não é a gasolina... eu ando uma faixa de 400 a 500 km por semana.. então já abasteci 2x.

E quanto ao que vcs estão falando possa ser que seja.

Falei com meu tio que é mecanico(mas não mora em minha cidade), ele falou que poderia ser ou um furo na mangueira do intercooler ou a hélice da turbina que poderia estar torta como já tinha falado...

Mas pelo menos uma coisa boa é... já encontrei 2 punto t-jet que deram PT. a turbina custando mais ou menos 1500... pelos menos isso...
mas vou averiguar a mangueira...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Takinarios » Dom Set 11, 2011 12:56 am

Leva num bom mecanico ou preparador e pede para ele dar uma olhada em todo o sistema de turbina/intercooler.
Se puder filme esse assobio rs
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo